domingo, 19 de fevereiro de 2023

Ele voltará? O Ostracismo Político de Ricardo Coutinho

 OPINIÃO EXCLUSIVA DO JORNALISTA GILDO ARAÚJO.

 


“Eu sou apenas um rapaz, latino americano, sem dinheiro no Banco, sem parentes importante e vivo no interior”, assim diz a letra do magnífico e inesquecível poeta, cantor e compositor Belchior. A melodia dessa composição nos remete a um político que até recentemente era o principal protagonista da política paraibana. Estamos falando do ex-governador Ricardo Coutinho, graduado em Farmácia pela UFPB, que mais tarde tornar-se-ia servidor concursado da própria instituição de ensino. Porém, ele tinha nas veias o desejo de um dia entrar na vida pública, pois já fazia parte da militância partidária.

Ricardo, que no princípio possuía uma vida árdua, pois era filho de uma humilde costureira, ou seja, “não tinha dinheiro no Banco, nem parentes importantes”, nasceu na capital João Pessoa, e trilhava os caminhos de sua trajetória política também pelo interior da Paraíba.

Dono de uma postura invejável, dada a sua firmeza e seus propósitos, além de possuir o dom da eloquência, levou milhares de pessoas a quererem lhe ouvir, pois tratava-se de um homem público probo, corajoso, que inspirava esperança ao povo de que estaria nascendo um grande ícone da política paraibana e quiçá do Brasil, de modo que consideravam que ele se sobreporia aos emblemáticos protagonistas da política da Paraíba como o senador Ruy Carneiro, e os ex-governadores Wilson Braga e José Maranhão.

 Seu pragmatismo moral e ético ascendeu-lhe rapidamente ao cargo de vereador em João Pessoa (1993), e já em 1999, foi o deputado mais votado do Estado. Ricardo era realmente um fenômeno, pois vinha “tratorando” todos os políticos tradicionais da época, pois em 2004 foi eleito prefeito de João Pessoa e reeleito em 2008. Daí em diante, os seus adversários começaram a temê-lo, pois viam em Ricardo Coutinho a possibilidade de uma quebra de paradigma da política tradicional, já que ele se apresentava com um formato diferente de se fazer política pública. Todo esse acervo de prestações serviços na capital lhe levou a ser eleito governador da Paraíba em 2010 com o slogan de “Uma nova Paraíba”, tendo sido reeleito em 2014 para o segundo mandato.

Em 2018, ajudou a eleger seu sucessor, o governador João Azevedo e Veneziano Vital do Rêgo para o senado, depois de já ter abdicado a condução de candidatura ao senado ou câmara federal, o que seria naturalmente eleito, talvez tenha sido aí seu grande pecado político.

Logo no início do mandato de João Azevedo em 2019, começou a ruir seu relacionamento político com o governador em relação a alguns posicionamentos políticos entre cargos e a eleição da Assembleia Legislativa. Mas o pior ainda estava por vir, que foi o estouro da “Operação Calvário” desenvolvida pelo Ministério Público e o Gaeco, onde foram deflagradas diversas investigações de dinheiro público dentro das gestões do ex-governador.

A partir daí começou o seu inferno astral e político, pois desde aquele momento seus caminhos foram sendo sempre tortuosos, e até agora ele (Ricardo) não encontrou uma saída para se restabelecer na vida pública. Aliás, até parece que a não indicação de Ricardo Coutinho para ocupar um cargo no governo Lula passa por esses problemas junto à Justiça, pois ao que parece alguém do governo já consultou o Poder Judiciário sobre o assunto e foi totalmente descartada a possibilidade de nomeação. Daí o porquê de todo esse ostracismo de Ricardo Coutinho na política paraibana.

Pelo caminhar da situação, Ricardo não deve postular a Prefeitura de João Pessoa, mesmo ainda sendo um dos favoritos, dado alguns empecilhos jurídicos que possam surgir e atropelá-los durante o percurso eleitoral, daí a deputada Cida Ramos e o deputado Luciano Cartaxo estarem pleiteando junto ao Partido dos Trabalhadores a indicação de candidatura à Prefeitura de João Pessoa.

Para Ricardo só resta muita resiliência, e dar tempo ao tempo, pois ele é o senhor da razão. Apenas lamentamos que um homem público da estirpe de Ricardo Coutinho tenha caído numa situação de penúria dessa, se é que aconteceu... só com o aprofundamento das investigações poderemos concluir tudo isso. São muitas agruras. Parece aquele ditado popular em que fala sobre o “Rei morto é rei posto”.

Agora uma coisa é fato, ele não está morto, e se vier para a disputa em 2024, sem nenhuma pendência judicial, Ricardo Coutinho voltará como um gigante podendo ser eleito novamente prefeito de João Pessoa. Não subestime, o Mago!

“O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” (Salmos 30:5)

Quem viver, verá!.

 

RAPIDINHA 1

PREFEITO SOBRINHO DECRETA PONTO FACULTATIVO NAS REPARTIÇÕES PÚBLICAS MUNICIPAIS DE ALAGOA GRANDE DURANTE FESTEJOS CARNAVALESCOS. SÓ FUNCIONARÃO SERVIÇOS ESSENCIAIS.

As repartições públicas do município de Alagoa Grande terão pontos facultativos durante o período do carnaval, devendo funcionar apenas, os serviços essenciais. O Decreto nº 09/2023 foi assinado pelo prefeito Antônio Sobrinho na última segunda-feira (13). A volta ao trabalho está prevista para a próxima quarta-feira (22), a partir das 13h. A todos, desejamos um ótimo carnaval. 

 

RAPIDINHA 2

SERÁ? AO LADO DO PREFEITO SOBRINHO, SUPLENTE DE SENADOR ANDRÉ AMARAL DIZ QUE NINGUÉM DE SUA FAMÍLIA SE CANDIDATARÁ A PREFEITO OU VICE-PREFEITO DE ALAGOA GRANDE E AGRADECE AO GESTOR ALAGOAGRANDENSE PELA CONFIANÇA E AMIZADE.


O suplente de senador André Amaral (Pros) divulgou nas redes sociais um vídeo, ao lado do prefeito Sobrinho, em que declarou que nenhum familiar seu fará parte da chapa majoritária nas eleições do próximo ano em Alagoa Grande. O empresário também no vídeo agradeceu ao prefeito alagoagrandense por todo apoio dado aos seus empreendimentos e disse que sua pretensão é gerar emprego e renda na cidade. Ainda em sua fala, teceu vários elogios ao prefeito Sobrinho e reafirmou seu apoio ao futuro candidato que será apresentado pelo grupo do prefeito Sobrinho. Em seguida, o prefeito Sobrinho agradeceu pela amizade e por tudo que a família Amaral tem empreendido na geração de emprego dos alagoagrandenses. Veja.

 


 

 

RAPIDINHA 3

SUPLENTE DE SENADOR ANDRÉ AMARAL, LOGO APÓS CONVERSA COM O PREFEITO, REAFIRMA SEU COMPROMISSO DE LEALDADE COM O SOBRINHO E COM O DESENVOLVIMENTO DE ALAGOA GRANDE.


Em sua fala, o suplente de senador André Amaral disse que nunca colocou o nome de seus familiares em uma disputa eleitoral para prefeito na cidade de Alagoa Grande, mesmo tendo sido convidado, pois o intuito de sua família é com a geração de emprego para o povo da cidade, que se sente muito bem acolhida. Ele agradeceu às várias pessoas que ao encontrá-lo sempre lhe acolhe vibrando, porém satirizou algumas pessoas, as quais, começaram a denegrir sua imagem, mas que não geram emprego em Alagoa Grande. Ainda em sua fala, o suplente de senador convidou o empresariado a investir em Alagoa Grande, cidade que ele e sua família escolheram para morar. Veja.

 


 

 

O suplente de senador pelo Pros fez questão de agradecer o acolhimento do gestor alagoagrandense a sua família, e por tudo que o prefeito Sobrinho tem feito pela cidade de Alagoa Grande. Diante de tudo que Sobrinho tem feito por sua terra, ele reassumiu o compromisso político de estar junto com o gestor alagoagrandense, no próximo pleito eleitoral. Acompanhe.


 

 

Opinião: Tudo que vem acontecendo em nível de Brasil, Paraíba e especialmente, em Alagoa Grande, faz parte da política. Em João Pessoa, já se começa a desenhar um acirramento político entre o prefeito Cícero e o deputado Luciano Cartaxo, ex-prefeito da capital paraibana. Em Alagoa Grande, como em qualquer cidade, não é diferente, há várias pré-candidaturas lançadas, fora aquelas em que ainda estão por acontecer. É claro, que todas essas movimentações dos possíveis pré-candidatos do grupo do prefeito Sobrinho também criam muito expectativa, tendo em vista que o escolhido já terá meio caminho andado, já que a gestão do prefeito Sobrinho possui uma vasta aceitação por parte da população alagoa-grandense. Entretanto, isso não significa dizer que, quem Sobrinho indicar, vence.

Por isso, observando todo esse cenário, o chefe do executivo alagoagrandense optou em realizar uma pesquisa para sentir da população, quem ela quer que o substitua, e daí reunir seu agrupamento para fazer uma análise. A verdade é que, nessas alturas do campeonato, todo mundo quer ser prefeito de Alagoa Grande. Quem não quer pegar uma Prefeitura enxuta, bem administrada e ainda com dinheiro em caixa?

Vamos aguardar, pois sabemos que o grupo capitaneado pelo prefeito Sobrinho irá indicar um candidato que tenha responsabilidade e compromisso com o seu legado, e acima de tudo com o destino do povo que ele tão bem vem cuidando, com zelo e lisura. Recai sobre os ombros do prefeito Sobrinho, considerado o maior administrador da história de Alagoa Grande, ter que avaliar junto com seu povo a indicação do seu substituto. Vai ser preciso muito amadurecimento e moderação, pois vai ser preciso encontrar alguém que tenha a mesma visão e perspicácia do prefeito Sobrinho, pois foi assim que deu certo. O mais importante, nesse momento, é a união do grupo, e o foco voltado para a administração, é o que mais interessa a população. Vamos aguardar. As emoções estão começando. 

 

RAPIDINHA 4

TUDO CERTO: BETO DO SINDICATO SERÁ NOMEADO PELO PREFEITO SOBRINHO COMO O NOVO SUBPREFEITO DO DISTRITO DE DISTRITO DE CANAFÍSTULA. 


Tudo certo. José Wamberto, Beto do Sindicato, será o novo subprefeito do distrito de Canafístula. A nomeação acontecerá já no início de março, afirmou o chefe do executivo alagoagrandense, Antônio Sobrinho.  As conversas já avançaram neste sentido, desde algumas semanas, mas na última quarta-feira (15) foi dado o veredito. Beto é atualmente presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, onde já foi vereador e vice-prefeito na cidade. Na última eleição, esteve junto com o grupo do prefeito Sobrinho na defesa da eleição do presidente Lula e da reeleição do governador João Azevedo. É mais um prefeitável que chega ao governo do prefeito Sobrinho. Aliás, o nome de Beto já foi citado pelo prefeito Sobrinho em várias entrevistas como um dos quatro nomes que poderão figurar na chapa das eleições do próximo ano. 

 

Na última sexta-feira (17), Beto do Sindicato falou sobre suas perspectivas de assumir o cargo, já no próximo mês. Acompanhe.


 

 

Ele também falou sobre o desejo de vir a disputar a Prefeitura de Alagoa Grande em 2024. Veja. 

 


 

 

RAPIDINHA 5

ALAGOA GRANDE: CÂMARA DE VEREADORES APROVAM PROJETOS ENVIADOS PELO PREFEITO SOBRINHO.

Em Sessão ordinária realizada na última quinta-feira (16), a Câmara de Vereadores de Alagoa Grande aprovou todos os Projetos de Lei encaminhados pelo prefeito Sobrinho. Durante a apreciação das matérias, houve por parte dos parlamentares várias discussões acaloradas. A proposta do Projeto de Lei nº 01/2023, que concedeu aumento substancial aos salários de diversas categorias do funcionalismo público, foi a responsável pelos embates na Casa Francisco Luiz de Albuquerque Melo. Ao fazer seu pronunciamento, o vereador Aquillis de Tatá (Kilão) posicionou-se contra o aumento salarial para os secretários municipais. Veja.



Em seguida, o parlamentar disse ter recebido mensagens de pessoas, as quais ele tratou de forma pejorativa de “Babão do Prefeito”. “…Eu não estou preocupado se eu sou vereador de um mandato só, não…”. Veja.

 


 

Ao contrário do que disse o vereador Aquillis de Tatá (Kilão), o vereador Luis Lucindo fez questão de pedir desculpas aos servidores municipais pelo tratamento dado a eles (servidores), pelo do vereador Aquillis de Tatá (Kilão) nas redes sociais e na noite daquela sessão. Veja a fala do vereador Luis Lucindo.


 

 

Ao final de seu pronunciamento, o vereador Luis Lucindo voltou a pedir desculpas a todos os servidores pela forma como o vereador Aquillis de Tatá tratou os funcionários municipais, especialmente, os funcionários da saúde. “Mas peço desculpas a vocês, por vocês serem taxados de babão e fazerem parte da panelinha do prefeito, pelo vereador Aquillis, meu muito obrigado”. Veja.




 

 

Mas a fala de insatisfação ao que disse o vereador Aquillis de Tatá também veio da vereadora Marilene Karla Coutinho, que fez elogios aos Projetos encaminhados pelo prefeito Sobrinho, e solidarizou-se com os servidores municipais (secretários). Ao final, disse se dirigindo ao vereador Aquillis de Tatá: “..Tenha mais respeito do vereador aos profissionais, tenham mais respeito, pois são pessoas que trabalham”. Veja.

 

 


 

Em seguida, o vereador Clemilson Rodrigues, de forma didática-pedagógica, fez uma exposição dos valores recebidos pelos secretários em municípios menores do que a cidade de Alagoa Grande. Vejam o brilhante pronunciamento do vereador Clemilson Rodrigues.


 

 

Ao final das discussões, o Projeto de Lei nº 01/2023 foi aprovado por 8 votos favoráveis. Votaram contra o Projeto do prefeito que concedeu aumento aos secretários municipais, os vereadores Aquillis de Tatá (KIlão), e Marcos de Zumbi. Outro importante Projeto de Lei aprovado oriundo do executivo alagoagrandense foi o de nº 02/2023, o qual concedeu aumento salarial aos servidores da saúde, infraestrutura e educação. Durante a discussão do Projeto, o líder do governo, Ronaldo Marques, fez algumas observações pelas quais o prefeito havia encaminhado a proposta de reajuste salarial das categorias descritas no PL. Veja a fala do líder, Ronaldo Marques. 


 

 

O Projeto de Lei nº 02/2023 foi aprovado por unanimidade dos vereadores presentes, assim como os PLs 03, 04 e 05/2023.

 

RAPIDINHA 6

SAÚDE: PREFEITURA DE ALAGOA GRANDE CONTINUA REALIZANDO SERVIÇOS DE AMPLIAÇÃO E REFORMA NO POSTO DE SAÚDE DO QUILOMBO CAIANA DOS CRIOULOS. 


 A prefeitura de Alagoa Grande continua em pleno vapor realizando a reforma no Posto de Saúde no Quilombola Caiana dos Crioulos. O objetivo do prefeito Sobrinho é entregar à comunidade um equipamento moderno, com todas as condições de atendimento à população daquela região. São diversas salas de atendimento que estão sendo recuperadas. A obra encontra-se em fase de conclusão, onde já foram iniciados os serviços de pinturas em sua parte interna e externa.

 


 

 

RAPIDINHA 7


CALÇAMENTO QUE DÁ ACESSO AO QUILOMBO CAIANA DOS CRIOULOS ESTÁ PRÓXIMO DE SUA CONCLUSÃO PELA GESTÃO DO PREFEITO SOBRINHO.

Os trabalhos de pavimentação em várias vias do Quilombo de Caiana dos Crioulos continuam sendo realizados pela Prefeitura Municipal de Alagoa Grande, o que acabou de vez com a lama no período de inverno e na época de verão. Essa é mais uma ação da gestão do prefeito Sobrinho para aquela comunidade, que antes viviam em situação muito difícil. O objetivo do prefeito Sobrinho é melhorar o acesso dos moradores da região, além de fomentar o turismo rural, tendo em vista que o Quilombo Caiana dos Crioulos tem uma enorme representatividade cultural para o município. 


 

 

Opinião: O quilombo Caiana dos Crioulos jamais, em sua história, viu tanto investimento. É importante lembrar que o prefeito Sobrinho além de recuperar as estradas vicinais da região, proporcionou aos moradores quilombolas o acesso de carros chegando na porta de casa, algo fora do imaginário daquela população se não tivesse um prefeito da estirpe de Sobrinho. Foi lá também que o prefeito Sobrinho fez um ginásio de esporte para que os jovens da comunidade pudessem realizar suas práticas esportivas e culturais. Sobrinho também está reformando o posto de saúde para que os profissionais possam melhorar, ainda mais, o atendimento à saúde do povo, e mais, colocou um carro novo para atender a população, em caso de urgência. Foi na Caiana dos Crioulos que o prefeito Sobrinho fez uma grande reforma na Escola Firmo Santino, dando todas as condições para que os filhos dos quilombolas pudessem ter um ensino-aprendizagem com dignidade. Aliás, fiquei feliz quando ao chegar na escola me deparei com uma grande professora ensinando lá, a mesma que um dia ensinou aos meus filhos. Fiquei muito feliz. Diante de tudo isso, só podemos dizer que esse é o Sobrinho que Alagoa Grande hoje reverencia, gestor comprometido com os valores humanos de seu município, sem acepção de pessoas. Esse sim, é o verdadeiro timoneiro da esperança que a torna em certeza. É por isso que ele tem milhares de “babões” (pessoas que reconhecem seu trabalho) em Alagoa Grande. 

 

RAPIDINHA 8

AGRICULTURA: PREFEITURA DE ALAGOA GRANDE CONTINUA REALIZANDO CADASTRAMENTO E CORTE DE TERRAS DOS AGRICULTORES DO MUNICÍPIO.


A Prefeitura Municipal de Alagoa Grande, através da secretaria de agricultura, continua realizando o cadastramento e simultaneamente o corte de terras dos trabalhadores rurais do município. Na última terça-feira (14), o secretário de agricultura, Fabiano Luz, esteve com sua equipe de servidores realizando o cadastro no assentamento Margarida Alves. Ao lado do presidente da associação, Toinho do sindicato, e do secretário de comunicação Gildo Araújo, Fabiano Luz, fez um breve relato das condições para o corte de terra, além de explicar sobre o seguro-safra. Logo após a sua fala, e depois de tirar as dúvidas dos assentados, foi dado início ao cadastramento. 

Veja em vídeo a fala do secretário Fabiano Luz quando ele falou sobre o cadastramento e o corte de terras na zona rural de Alagoa Grande.

 


 

Em seguida, Fabiano Luz também falou sobre a distribuição de sementes para os agricultores este ano. Acompanhe.

 


 

RAPIDINHA 9


POR DETERMINAÇÃO DO PREFEITO SOBRINHO, SERVIÇOS DE TERRAPLANAGEM, RECUPERAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE PEQUENOS BARREIROS CONTINUAM EM TODA ZONA RURAL DE ALAGOA GRANDE.

Por determinação do prefeito Sobrinho, a secretaria de infraestrutura do município continua realizando serviços de terraplanagem, recuperação e construção de barreiros em toda zona rural do município. É um trabalho constante, pois a prioridade do prefeito Sobrinho é atender os trabalhadores e trabalhadoras do campo o máximo possível, pois o gestor alagoagrandense sempre tem dito que o agricultor pede muito pouco ao gestor, na maioria das vezes, apenas, água, estradas e recuperação de barreiros. Queremos também parabenizar ao secretário Dagoberto (Neném) pela dedicação e assiduidade no trabalho com o povo do campo. Veja vídeo gravado.

 

 


 

RAPIDINHA 10

MAIS DESENVOLVIMENTO PARA ALAGOA GRANDE: A REFORMA DA FEIRA DE GADO ESTÁ PRÓXIMA DE SER CONCLUÍDA.


E o trabalho do prefeito Sobrinho não para. A feira de gado é mais uma ação da gestão do prefeito alagoagrandense que está em sua fase conclusiva. Nela já foram trocadas várias estacas e arames de proteção. Mesmo ainda faltando pouca coisa para o término, como a pintura que já dá para observar uma grande diferença de como se encontrava alguns dias atrás. A feira de gado é um lugar em que existe uma movimentação financeira importante para a cidade, pois são recursos que aquecem o mercado econômico local e proporcionam mais riqueza para o município. Melhorar a estrutura física da feira de gado, significa dizer que mais comerciantes surgirão para negociar seus produtos, que agora serão acrescidos com a venda e troca de ovinos e caprinos. Parabenizamos a gestão do prefeito Sobrinho que vem procurando participar em todas as ações que geram emprego e renda para a população. Isso é verdadeiramente gestão pública.


 

RAPIDINHA 11


ALAGOA GRANDE: ESCOLA DE DEMONSTRAÇÃO PROMOVE FESTA DE CARNAVAL COM ESTUDANTES.

A “Demonstração Folia” saiu às ruas de Alagoa Grande na última sexta-feira (17). Uma festa promovida pela direção da Escola Estadual de Demonstração de Alagoa Grande, onde professores e estudantes tiveram participação ativa em levar alegria pelas ruas da cidade. Queremos parabenizar a diretora da escola, a professora Mércia Braga.

 


 

 

José Gildo de Araújo

Jornalista Profissional.  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário