domingo, 1 de outubro de 2023

Em Campina: "Game Over" para Bruno Cunha Lima


OPINIÃO EXCLUSIVA DO JORNALISTA GILDO ARAÚJO 

 


 Até parece algo surreal o que vem acontecendo durante toda a administração do prefeito Bruno Cunha Lima em Campina Grande. São vários episódios que não fazem jus a uma das maiores e mais desenvolvidas cidades do nordeste brasileiro.

Durante esses quase três anos de gestão, há um clima de tensão quase que semanalmente na Rainha da Borborema, é hospital dando apagão, posto de saúde sendo interditado, falta de solução de continuidade de obras deixadas pelo ex-prefeito Romero Rodrigues, o mal relacionamento com a imprensa que ficou evidente quando do possível envolvimento no caso que culminou na demissão da jornalista Waléria Assunção, entre tantos outros.

Talvez alguém pudesse pensar que, depois de todas essas peripécias, tudo agora seria voltado para as obras que o prefeito Bruno deu início, como no entorno do Parque Evaldo Cruz mas, infelizmente, “Está tudo como dantes no Quartel de Abrantes”, ou seja, a obra continua sendo ofuscada pelo próprio prefeito campinense que a todo instante toma medidas que vão de encontro à população e que sempre provoca repercussão em todo Estado da Paraíba.

Desta vez, para a surpresa de todos, alcançou um verdadeiro “holocausto laboral”, se assim podemos expressar, algo que mexe com o sentimento de qualquer cidadão de bom coração, que foi a exoneração súbita de mais de 8 mil pais e mães de família prestadores de serviços da Prefeitura de Campina Grande, algo inacreditável que jamais alguém imaginaria que seria imposto pelo jovem prefeito que pregava esperança por dias melhores nas camadas mais humildes de sua terra.

A verdade é que a retirada dessas pessoas do seu campo laboral, recebeu nota de repúdio tanto dos vereadores da oposição, como da senadora Daniela Ribeiro (Progressistas), e mais, o principal repúdio foi o da população paraibana que assiste estarrecida essa medida que muito faz lembrar os Tiranos (Senhor soberano e injusto).

Hoje, em Campina Grande, o sentimento é de revolta e indignação, pois serão aproximadamente mais de 30 mil pessoas a dar entrada no bolsa família, além de provocar uma grande retração econômica na cidade, e ainda um aumento significativo do êxodo da população que, sem emprego, poderá migrar para o sudeste do País.

Será que ainda existirá clima para comemorar o aniversário de Campina Grande no próximo dia 11 deste mês? Será que não seria uma insensatez por parte do governo municipal fazer algum tipo de comemoração, quando deixa aproximadamente 30 mil campinenses no campo da amargura? Como disse Tom Jobim: “É pau, é pedra, é o fim do caminho”, de pessoas que voltam ao desemprego e ao desespero, proporcionado para alguém que eles mesmos, na esperança de continuarem seus trabalhos, depositaram sua confiança e hoje sofrem suas frustrações e a certeza de que terão um Natal e um final de ano tristes com seus familiares, pois tiraram o pão de cada dia da boca de filhos, pais e mães de famílias.

Não temos nenhuma dúvida de que esse dinheiro que deixará de circular prejudicará massivamente o comércio que já vem sofrendo há muito tempo com a retração econômica que vem atingindo a cidade.

O que pode estar passando na cabeça de um gestor que pratica uma “insanidade” dessa magnitude? Será que o prefeito consegue dormir bem depois de um ato dessa natureza? Será que o prefeito Bruno tem consciência de quantas pessoas estarão procurando psicólogos para se consultar, por não poder ver seus filhos se alimentando em sua mesa? Mas esse “fim do caminho” não será só para os humildes, mas também para os que se acham exaltados, porque vale lembrar que a soberba também tem data para encerrar.

Diante de tudo isso, fica uma indagação, qual o propósito de demitir tantos pais de famílias? Será que isso também não seria um sinal de “caça às bruxas” dos possíveis eleitores ainda remanescentes do governo de seu antecessor, Romero Rodrigues, para depois colocar os eleitores comprometidos com a sua reeleição? Será que toda essa reação não é uma forma revanchista depois que Romero Rodrigues se reuniu com membros da oposição política em Campina, como a vereadora Jô Oliveira, o deputado Inácio Falcão (PC do B) e Aguinaldo Ribeiro (progressistas)? Será que Bruno já percebeu que Romero será mesmo seu adversário nas eleições em 2024?

Infelizmente, essa medida tomada pelo prefeito Bruno Cunha Lima foi além do que se imaginava, e não temos dúvidas de que foi mais um peso bastante significativo para uma iminente derrota nas urnas no próximo ano, principalmente, se o candidato for Romero Rodrigues.

Pelo jeito, deu “Game Over” para Bruno Cunha Lima, que leva consigo para “o fundo do poço” o senador Veneziano Vital. Esse “tapa na cara” não foi nas pessoas simples, mas em uma sociedade como um todo que agora grita por justiça. Esse “tiro no pé”, o prefeito poderá pagar caro, quiçá com uma derrota esmagadora nas eleições do próximo ano para o candidato das oposições, ou a senadora Daniella Ribeiro (PSD), ou Romero Rodrigues (Podemos) “...Vão-se os sonhos nas asas da descrença, voltam os sonhos nas asas da Esperança” (Augusto dos Anjos).

Quem viver, verá!

 

 

RAPIDINHA 1

PREFEITO SOBRINHO, SEU FILHO ALBIERRE MELO E OS SECRETÁRIOS DAGOBERTO FERNANDES (NENÉM) E GILDO ARAÚJO VISITAM ENGENHO GREGÓRIO ACOMPANHADO DO EMPRESÁRIO MARCOS CORREIA.

 

Depois de votar nas eleições para a escolha dos novos membros do Conselho Tutelar, o prefeito Sobrinho e seu filho Albierre Melo, acompanhado do empresário Marcos Correia estiveram participando de uma visita ao Engenho Gregório. Na localidade, o gestor alagoagrandense visitou a indústria de cachaça que produz o produto para ser comercializado em vários estados brasileiros. Em seguida, o Chefe do Executivo alagoagrandense participou de um almoço junto aos familiares de Dr. Vinicius Lemos. Quem também esteve acompanhando o prefeito Sobrinho foi o secretário Dagoberto Fernandes (Neném), e Gildo Araújo. 

Mais fotos da visita do prefeito Sobrinho ao Engenho Gregório no final desta edição.

 

RAPIDINHA 2

 

COM A PRESENÇA DO PREFEITO SOBRINHO, SECRETÁRIOS MUNICIPAIS PARTICIPAM DE REUNIÃO COM EQUIPE DE ADVOGADOS PARA DISCUTIR A LEI nº 8.666/1993 E A LEI nº 14.1993/2021 QUE VERSAM SOBRE LICITAÇÕES PÚBLICAS.


 

Com a presença do prefeito Sobrinho, na última quinta-feira (28), foi realizado no auditório da Prefeitura Municipal de Alagoa Grande uma reunião dos secretários municipais e uma equipe de advogados que palestraram sobre a Lei nº 8.666/1993 e a Lei nº 14.133/2021 que versam sobre licitações públicas. Durante o encontro, Dr. Tony Robson, um dos palestrantes, discorreu sobre o entendimento da aplicação dos recursos de acordo com a Lei nº 8.666/1993 que ainda estará em vigor até o final de dezembro, e sobre a nova Lei nº 14.133/2021 que também está em vigor, cujo objetivo principal é a aplicação das Compras Públicas Summit, a fim de promover conhecimento e fomentar a transformação digital nos órgãos públicos, e sobre como a tecnologia pode ajudar os servidores e as partes interessadas na melhor produtividade, com segurança e transparência.

Durante sua fala, o prefeito Sobrinho falou sobre as dificuldades que os prefeitos estão encontrando para administrar. Veja.


 

 

Em seguida, veja a fala do Dr. Tony Robson, advogado que realizou a palestra aos presentes.

 


 

RAPIDINHA 3


ALAGOA GRANDE: PREFEITO SOBRINHO PARTICIPA DE ENCONTRO COM SUPERINTENDENTE DO INCRA NO AUDITÓRIO DA PREFEITUA MUNICIPAL.

Na última quarta-feira (27), o prefeito Sobrinho de Alagoa Grande participou de uma reunião promovida pelo sindicato dos trabalhadores rurais do município com o Superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), na Paraíba, Antônio Barbosa e os agricultores de diversos assentamentos do município, no auditório do Governo Municipal. Na oportunidade, o prefeito Sobrinho falou sobre a importância do evento, e disse que estava contribuindo com o INCRA e com o sindicato dos trabalhadores, cujo objetivo dessa parceria era o de trabalhar para que em breve todos os assentados tenham, de maneira segura, o direito de receber seus títulos de posse de terras. Sobrinho também parabenizou a Beto do sindicato por sua preocupação junto ao trabalhador rural, e agradeceu a Dr. Antônio Barbosa por sua presença em Alagoa Grande. Estiveram presentes: os secretários, Dr. André Fernandes, Dagoberto Fernandes (Neném), Fernando de Fortunato, Fabiano Luz, Gildo Araújo e Carmen Aenetânea.

 

Ao final do encontro, veja a fala do prefeito Sobrinho.

 


 

Em seguida falou o Dr. Antônio Barbosa, Superintendente do Incra na Paraíba.

 


 

Veja também a fala do presidente do sindicato, Beto do sindicato.


 

 

Em seguida, falou o secretário Fabiano Luz. Veja.


 

 

Veja também a participação de um agricultor quando fez uso da palavra e elogiou o prefeito Sobrinho, e o secretário Dagoberto Fernandes (Neném), pelos relevantes serviços prestados ao povo da zona rural.

 

 




 

RAPIDINHA 4

MAIS UM GOL DE PLACA DO GESTOR ALAGOAGRANDENSE: EM VISITA AO BAIRRO VILA NOVA, PREFEITO SOBRINHO E SUPERINTENDENTE DO INCRA, ANTÔNIO BARBOSA, FIRMAM PARCERIA PARA LEGALIZAÇÃO DOS TERRENOS.



Agora será definitivo. O Bairro Vila Nova, área pertencente ao INCRA, que hoje já se encontra totalmente urbanizada, terá seus lotes legalizados através de uma parceria firmada entre o prefeito Sobrinho e o Superintendente do órgão, quando da visita de ambos, na última quinta-feira (28), na localidade. O encontro contou com a presença da senhora Elza, moradora da comunidade. 

Durante a permanência no local o prefeito Sobrinho, o Superintendente do Incra na Paraíba e a moradora falaram sobre a visita feita “in loco”.

 

 

 

RAPIDINHA 5

SETEMBRO AMARELO: SECRETARIA DE SAÚDE DE ALAGOA GRANDE PROMOVE GRANDE EVENTO QUE CONTOU COM A PRESENÇA DE ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS.

A secretaria de saúde de Alagoa Grande promoveu um grande evento dentro da programação do “Setembro Amarelo” na última sexta-feira (29). A caminhada seguiu por várias ruas da cidade onde os participantes falavam sobre a importância da vida. Durante o encontro, que se encerrou em frente ao Teatro Santa Ignêz, o secretário de saúde de Alagoa Grande, Dr. João Montenegro, falou sobre a importância de eventos dessa natureza. Veja.

 

 


 

RAPIDINHA 6

MAIS NOVIDADES DO GOVERNO SOBRINHO: SECRETARIA DE SAÚDE REALIZARÁ EXAMES DE VISTA COMPLETO DE FORMA GRATUITA.

A gestão do prefeito Sobrinho traz mais uma novidade para Alagoa Grande. Durante a semana da saúde visual, que será realizado brevemente, a secretaria de saúde do município estará atendendo à população com exames de vista completo e de forma gratuita. Além do exame de fundo de olho, estarão sendo oferecidos à população alagoagrandense refração computadorizada, exame de movimento ocular, medida de pressão ocular, biomicroscopia, ceratometria, teste do olhinho a partir das 8 horas até as 14 horas. As pessoas interessadas deverão comparecer ao local dos exames, munidos dos seguintes documentos: RG, CPF, NÚMERO DE TELEFONE E COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA.

 

 

 

RAPIDINHA 7


E HAJA OBRAS: PAVIMENTAÇÃO EM PARALELEPÍPEDO DA RUA ALFREDO MARTINS DE ALBUQUERQUE NO CONJUNTO AGNALDO VELOSO BORGES CONTINUA EM PLENO VAPOR.

 

A Rua Alfredo Martins de Albuquerque, localizada no Conjunto Agnaldo Veloso Borges, continua sendo totalmente pavimentada em calçamento. O objetivo do prefeito, Sobrinho é levar dignidade a todas as famílias que residem naquela localidade. Uma obra que passou vários anos e só agora está sendo realizada, disse a moradora Hilda de “Caé”. Veja vídeo produzido na localidade na última sexta-feira (29).

 


 

 

José Gildo de Araújo

Jornalista

 
















 

Nenhum comentário:

Postar um comentário