Na semana passada, colocamos em dúvidas a possível candidatura da senhora Iêda Carneiro, mãe do deputado João Bosco Carneiro Júnior, pois este, em uma entrevista para um blog local, não citou o nome de sua genitora entre os prováveis nomes para disputar as eleições alagoagrandense no próximo ano.
O fato se confirmou numa reunião com os vereadores da bancada de oposição em Alagoa Grande, na capital do estado, João Pessoa, junto com o nosso representante estadual. Com isso, o vereador Josildo Oliveira, que havia comunicado a todo povo de Alagoa Grande, que estava abandonando a política por diversos motivos, disse que agora será um dos postulantes a prefeito ou vice prefeito na chapa do grupo carneirista, e mais, afirmou que já deixou o PSD, e já ingressou no PSL do deputado Júnior Carneiro, ao lado do seu companheiro e vereador Marcos de Zumbi.
Pra quem não queria mais nada com a política, de repente volta como timoneiro, é realmente uma prova inconteste de como a política é dinâmica! O vereador se mostra bastante confiante e, pelo entusiamo, poderá ser mesmo o candidato do grupo oposicionista.
Resta saber se já combinaram com o vereador Fabiano Luz que na boca do povo é também candidatíssimo, ou será que ele, Fabiano, cederá e tornar-se-á vice na chapa de Josildo Oliveira? Vai ser uma verdadeira guerra para uma conciliação dentro do grupo oposicionista, pois vai ser preciso acalmar os ânimos na escolha da chapa majoritária, pois sem a participação de alguém da família carneiro, poderá haver acirramento na hora da escolha.
Esperamos que ocorra tudo em paz.
Quem está só assistindo de "camarote" todo esse desdobramento das oposições é o prefeito Bôda, sabedor de que não realiza uma boa administração até o momento, parece não ver concorrente na disputa do próximo ano, pois esses fatos ocorridos com os seus adversários só lhe estimula a ser candidato, pois talvez, para o prefeito, um embate sem um membro do clã carneiro torne mais fácil lograr êxito na sua reeleição, já que parece que se terá uma disputa menos acirrada, ao contrário do que sempre foi, em nosso município.
Ao permanecer esses personagens, o cenário que vemos, pelo menos momentaneamente, favorece de forma clara ao prefeito Bôda, pois, sem o grupo oposicionista apresentar uma candidatura com musculatura política, que inspire confiança e perspectivas de vitória poderá haver um desestímulo por parte da sua militância, o que dará um alívio no eleitorado do prefeito, que poderá ganhar mais quatro anos à frente da administração na terra de Margarida Maria Alves.
Enfim, como a política é uma verdadeira arte da metamorfose do caráter humano, poderemos ver de tudo, ainda, pois estamos apenas no aquecimento das eleições. Fiquemos de olho!
(Ao final deste artigo queremos agradecer aos blogs, portais e emissoras de rádios que estão reproduzidos aos seus leitores ou ouvintes, mesmo que, às vezes, sem citar o nome do autor. O importante é estarmos contribuindo, de forma imparcial, para termos uma sociedade mais crítica, consciente, tornando-a cada vez mais independente, livre e fraterna.)
JOSÉ GILDO DE ARAÚJO
JORNALISTA
DRT 4580/97