PROJETO DE LEI Nº 17/2017 JÁ FOI APROVADO PELA CÂMARA DE VEREADORES POR UNANIMIDADE
No mês de setembro de 2017, o prefeito Antonio Sobrinho havia enviado à Câmara de Vereadores de Alagoa Grande o projeto de Lei 1.346/2017 que autorizava ao Governo Municipal atualizar a Planta de Valores de Logradouros e a Tabela de Preços Unitários de Edificações, o qual foi aprovado com o voto de "minerva" dado pelo Presidente Marcelo de Canafístula, tendo em vista que na votação em plenário houve empate em 5x5.
Até aí, tudo bem.
Mas o que o Poder Executivo e Legislativo não esperava foi a dimensão do que foi repercutido depois da divulgação realizada pelo Blog "JORNALISTA GILDO ARAÚJO". A matéria causou polêmica, porque foi quando finalmente o povo tomou conhecimento dos possíveis valores que iriam pagar; e assim, reagiu de forma indignada com relação aos critérios adotados pelo Governo Municipal.
Dada a confusão do projeto, o cidadão alagoagrandense estava sentindo que iria ser lesado. Consequentemente, a revolta popular obrigou o prefeito a ter que ir às emissoras de rádios tentar explicar as medidas tomadas pela sua equipe técnica... o que foi pior!
Pois, ao invés de dirimir dúvidas das pessoas que telefonavam, passou a atirar a esmo contra a matéria publica e contra o próprio jornalista Gildo que a escrevera, inclusive com palavras não muito republicanas.
Em seguida, quando o jornalista esteve participando do programa "COMANDO DO POVO", comandado pelo radialista Sátyro Ayres, utilizando-se do seu direito de resposta, explicou de forma democrática e participativa que o gestor deveria simplesmente ouvir primeiro o povo para somente em seguida chegar o projeto às entidades representatividades. Uma ideia óbvia, já que essa é a função do gestor municipal: representar o povo!
Por incrível que possa parecer, o prefeito seguiu de forma "ipsis litteris” a ideia transmitida, inclusive chegando a visitar algumas comunidades para sentir o que deveria modificar. Essas mesmas responsabilidades tiveram também os vereadores e chegaram a uma conclusão de que nós estávamos corretos em nossas observações. E foi dentro desse raciocínio que o Chefe do Executivo alagoa-grandenses, ao reconhecer o erro, observou que sua equipe havia exagerado na forma de calcular a Tabela de Preços, enviando, assim, dois novos projetos leis para a Câmara de Vereadores.
Os dois novos projetos de lei são os de nº 17 e 18/2017, que autoriza o Executivo municipal a realizar parcelamento e conceder desconto e isenção de IPTU (Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) a partir do próximo ano.
Diante de tudo isso, observa-se a força de um jornalismo levado a sério, em que quando se leva a informação de forma imparcial, o público dá credibilidade e reage de forma ordeira, embora manifestando sua indignidade.
E o importante mesmo é que a sociedade viu o governo se curvar diante do clamor do povo! É por isso que acreditamos em nossa democracia, acreditamos na Constituição Federal quando diz que "o governo emana do povo". E aqui vale também reconhecer a "humildade" do Governo municipal, mesmo que de forma silenciosa, reconhecer seu erro.
Será que neste momento não seria interessante o Chefe do Executivo Municipal usar os meios de comunicação para pedir desculpas e dizer que errou, e que agora está tentando consertar com o novo Projeto?
Mas, o que vale é saber que "entre mortos e feridos salvaram-se todos".
A intenção desse semanário é a de deixar o nosso leitor simplesmente bem informado, sobretudo com a verdade dos fatos alagoagrandenses. Não somos nenhum "Charlie Ebdo" - semanário francês conhecido mundialmente - mas fazemos o nosso melhor. O nosso objetivo é ver a sociedade alagoagrandense sentir-se mais justa e igualitária.
A conclusão que se pode tirar de mais um capítulo dessa novela chamada "IPTU" é a de que a sociedade está, cada vez mais, atenta ao que acontece ao seu redor, principalmente no mundo político de hoje. Sem dúvidas, estamos felizes em vermos que o nosso povo está lendo mais, o que nos deixa esperançosos de que estamos no caminho certo de nossa transformação social. Com isso, fica em nós a consciência do dever cumprido. E que venham as melhoras!
RAPIDINHA 1
"NINGUÉM SE PERDE NA VOLTA": DEPUTADO BOSCO CARNEIRO VOLTA AO PPS.
Em entrevista dada na última sexta-feira (27) ao programa "Em cima da Hora" da Rádio Cultura de Guarabira, comandado pelo radialista Rudney Araújo, o deputado Bosco Carneiro declarou que está voltando ao PPS (Partido Popular Socialista), que na Paraíba tem como presidente o ex-vice-prefeito da capital Nonato Bandeira. Com essa afirmação, o parlamentar acaba com a expectativa criada na imprensa paraibana depois de sua saída do PSL (Partido Social Liberal).
RAPIDINHA 2
DEPUTADO BOSCO CARNEIRO DIZ QUE ACEITA APOIO DO PREFEITO SOBRINHO DE ALAGOA GRANDE À SUA REELEIÇÃO.
Durante sua entrevista, na Rádio Cultura de Guarabira, ao ser indagado pelo apresentador sobre um possível apoio do prefeito Antonio Sobrinho à sua reeleição, o deputado Bosco Carneiro disse que "estava de acordo com a união de esforços por Alagoa Grande". Segundo ele, o interesse primordial é por Alagoa Grande. Nesse sentido, o parlamentar acrescentou que o importante é ver o desenvolvimento da cidade. E mais, "Se o município de Alagoa Grande estiver crescendo, qual o motivo que temos para irmos contra isso?".
RAPIDINHA 3
À PEDIDO DO VEREADOR JORGE LUIZ, A CÂMARA DE VEREADORES DA CIDADE DE INGÁ CONCEDE TÍTULO DE CIDADÃO AO DEPUTADO BOSCO CARNEIRO.
Na última última sexta-feira (27), o Deputado Estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado, João Bosco Carneiro Júnior, tornou-se o mais novo filho ilustre da cidade de Ingá. A honraria foi concedida através da propositura do vereador Jorge Luiz Bezerra da Silva em sessão ordinária daquele município, tendo sido aprovada por unanimidade. Parabenizamos ao nobre vereador pelo gesto, e ao deputado Bosco Carneiro pelos méritos.
RAPIDINHA 4
DIRETOR DE "A UNIÃO" RECEBE TÍTULO DE CIDADANIA ALAGOAGRANDENSE.
Na última quinta-feira (26), a Câmara Municipal reuniu-se em sessão solene para a entrega de diversos títulos de cidadania alagoagrandense a pessoas ilustres que têm contribuído para o crescimento do município. Entre elas, estava o Dr. Murilo Padilha, diretor administrativo do Jornal "A UNIÃO". A propositura da honraria foi do vereador Adauto Coutinho. Parabenizamos ao Dr. Murilo Padilha. Ele que também faz parte da equipe de assessoria do gabinete do deputado Bosco Carneiro.
RAPIDINHA 5
CÂMARA DE VEREADORES DE ALAGOA GRANDE FAZ ENTREGA DE COMENDA MINISTRO OSWALDO TRIGUEIRO DE ALBUQUERQUE E MELLO A IÊDA DE PAIVA CARNEIRO, MÃE DO DEPUTADO JOÃO BOSCO CARNEIRO JÚNIOR.
A Câmara de Vereadores de Alagoa Grande, na última quinta-feira (26), realizou uma solenidade para a entrega de vários títulos de cidadania e comendas às pessoas que já prestaram relevantes serviços ao município. Uma das homenageadas foi a Tabeliã Iêda de Paiva Carneiro, mãe do Deputado Estadual João Bosco Carneiro Júnior. Devido a impossibilidade de se fazer presente ao evento, D. Iêda Carneiro foi representada pela sua filha Juliana Carneiro que agradeceu a todos os vereadores pela honraria e especialmente ao vereador Luis Lucindo pela propositura.
RAPDINHA 6
MAIS UMA AÇÃO DO DEPUTADO BOSCO CARNEIRO: “PROGRAMA CIDADÃO” DO GOVERNO DO ESTADO CHEGOU A CIDADE DE LUCENA.
Na última quinta-feira (26), O "PROGRAMA CIDADÃO" do Governo do Estado da Paraíba foi até a cidade de Lucena com o objetivo de atender ao povo em diversas áreas. Foram realizadas inúmeras atividades como: Tirar novas documentações ou segunda vias, Consultas médicas, Consultas advocatícias, entre outros procedimentos. Tudo isso só foi possível graças ao pleito feito pelo deputado Bosco Carneiro junto ao Governo do Estado, em atendimento às solicitações dos dos vereadores Jair, Sibiu e Chico, além de Marcelo Pimentel - liderança importante da cidade de Lucena. São por essas e outras ações que o deputado Bosco Carneiro vem se credenciando como um dos deputados a ser reeleito na próxima eleição.
RAPIDINHA 7
VEREADOR RODRIGO FEIÇÃO DE ITABAIANA TEM AUDIÊNCIA COM DIRETORES DA CAGEPA
O vereador Rodrigo Feição e os demais vereadores de Itabaiana estiveram reunidos com diretores da CAGEPA (Companhia de Água e Esgoto do Estado da Paraíba) para tratar sobre o abastecimento de água da cidade. Rodrigo Feição é uma grande revelação da política itabaianense. É importante ressaltar que este jovem parlamentar está dando integral apoio ao deputado Bosco Carneiro em sua cidade e região.
RAPIDINHA 8
DEPUTADO BOSCO CARNEIRO E PREFEITO DE ALAGOA GRANDE VÃO ATÉ ÓRGÃOS DO GOVERNO DO ESTADO REIVINDICAR ESCRITURAS DE CONJUNTOS HABITACIONAIS.
O deputado Bosco Carneiro e o prefeito de Alagoa Grande, Antonio da Silva Sobrinho, estiveram visitando alguns órgãos do Governo do Estado com o objetivo de conseguir as escrituras das casas do Conjunto CEHAP I, CEHAP II e Conjunto João Bosco Carneiro (conhecido também por Camará). Para o parlamentar, o importante é ver o bem estar do povo, não importa quem esteja na gestão.
RAPIDINHA 9
PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALAGOA GRANDE, MARCELO DE CANAFÍSTULA, DEFENDE CANDIDATURA DE FERNANDO BEIRA MAR PARA PRESIDENTE DA REPÚBLICA.
Circula um áudio nas "Redes Sociais" de um diálogo do presidente da Câmara Municipal de Alagoa Grande com um cidadão a respeito da política nacional. Em um dado momento da conversa, o vereador-presidente diz que a solução para o Brasil é votar em Fernando Beira Mar. Depois de viralizado por toda cidade, vieram diversas críticas contra o parlamentar alagoagrandense por defender a candidatura de quem se encontra preso, e ainda ter como histórico o fato de ser um dos maiores traficantes do país. É um absurdo uma pessoa de bom senso falar algo tão inócuo. Parece que a presidência está deixando o vereador totalmente perdido. Foi lamentável essa atitude do presidente da Câmara de vereador. Isso só piora a imagem de nosso parlamento e porque não dizer da cidade.
RAPIDINHA 10
EM ALAGOA GRANDE, VEREADOR CLÁUDIO BARBOSA DEVERÁ SE AFASTAR DO PODER LEGISLATIVO E ABRIR VAGA PARA O SUPLENTE NEN CALIXTO.
O vereador e futuro presidente da Câmara Municipal de Alagoa Grande, Lucicláudio Barbosa, deverá se afastar do Poder Legislativo por um período ainda não definido. Com o seu provável afastamento, quem deverá assumir a vaga é o suplente de vereador Antonio Calixto (Nen Calixto), atual secretário de articulação do município. Essa mesma tentativa havia sido proposta ao Vereador Edvaldo Vieira, sem sucesso. É bom lembrar que o Vereador Edvaldo Vieira, depois de muita pressão de seus correligionários por empregos, não resistiu e terminou por fazer um acordo com o prefeito; e assim, o Vereador Edvaldo Vieira passa a fazer parte da bancada de sustentação do governo municipal.
RAPIDINHA 11
NA HORA ERRADA: ASSESSOR DIRETO DE SOBRINHO TENTA CONCILIAÇÃO POLÍTICA DO PREFEITO COM EX-PREFEITO BÔDA.
Uma fonte fidedigna, próxima ao ex-prefeito Bôda, confessou a este colunista, semana passada, que um assessor direto do prefeito Antonio Sobrinho procurou um familiar do ex-prefeito Bôda para uma tentativa de reaproximação política. Segundo a fonte, o ex-prefeito ao tomar conhecimento dessa possibilidade, apenas ignorou a proposta. Pelo visto, a tentativa foi em vão. Para quem entende um pouco da política alagoagrandense, isso é mais uma tentativa de boicotar o possível apoio do prefeito ao deputado Bosco Carneiro. Fique de olho prefeito, porque isso pode ser mais uma conspiração contra sua estratégia política... e pode estar nascendo dentro de seu próprio gabinete.
JOSÉ GILDO DE ARAÚJO
JORNALISTA
DRT 4580/97