O Juiz da Comarca de Alagoa Grande, Dr. José Jackson, em atendimento a uma Ação Civil Pública impetrada pelo representante do Ministério Público do Estado da Paraíba, Dr. João Benjamim Delgado Neto, condenou o ex-presidente da Câmara Municipal de Alagoa Grande, Josildo de Oliveira Lima, por improbidade administrativa devido às contribuições previdenciárias não contabilizadas e não recolhidas no valor aproximado de R$ 100.000,00 (Cem Mil Reais) durante o exercício de 2009.
Por conta disso, foi lhe imputado o ressarcimento do valor, além de multas. Ademais da condenação pecuniária, o ex-presidente da Câmara de Vereadores de Alagoa Grande teve seus direitos políticos suspensos pela Justiça.
Como notícia ruim sempre prevaleceu sobre as boas, esse fato foi, sem sombras de dúvidas, o que mais chamou atenção da população devido à viralização também das mídias locais e regionais. Mas é importante lembrar que esse julgamento foi em primeira instância e que ainda não foi aprovado por um colegiado superior para que o ex-vereador possa se tornar inelegível. Essa ação ainda irá ter um grande percurso, já que Josildo deverá recorrer e isso demandará tempo, pois, a nossa justiça ainda é bastante burocrática (lenta).
Inclusive, esse fato nos remete a lembrar outro, quando no final de 2016, este colunista esteve no Fórum local e havia sete processos sobre denúncias TAMBÉM feitas pelo mesmo Ministério Público que tinham como Réu um outro ex-presidente da Câmara de vereadores, o senhor Fernando da Silva Ferreira, atual Chefe de Gabinete do Prefeito Antônio Sobrinho. E mais, os assuntos desses processos TAMBÉM eram a improbidade administrativa relativa aos anos de 2006 a 2008, que TAMBÉM teve suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado; ou seja, processo que iniciaram antes de Josildo Oliveira mas que até agora não obtivemos nenhuma notícia sobre a sentença. Para quem tiver a curiosidade, aqui estão os números dos processos: PROCESSO 0000580-94.2010.815.0031; PROCESSO 0000224-65.2011.815.0031; PROCESSO 0000921-86.2011.815.0031; PROCESSO 0000244-22.2012.815.0031; PROCESSO 0000624-45.2012.815.0031; PROCESSO 0000625-30.2012.815.0031; PROCESSO 0001675-86.2015.815.0031.
Diante disso, cabe uma pergunta: Por que a sentença do ex-presidente Josildo Oliveira saiu antes da decisão cujo réu é o senhor Fernando da Silva Ferreira? Até porque, esse processo, pelo que tomamos conhecimento, iniciou-se antes daquele referente ao senhor Josildo Oliveira, que administrou a Câmara Municipal entre 2009 e 2012, ou seja, posterior a Fernando Ferreira.
Como leigo no assunto, deixamos a palavra com o nosso Poder Judiciário, já que a população precisa de uma resposta para que nenhum caso fique impune, e que tudo seja passado a limpo. Mas, com certeza, é no mínimo curiosa as prioridades dos expedientes.
Por fim, a conclusão a que chegamos é a de que não só os políticos, mas qualquer cidadão que assuma uma responsabilidade, principalmente pública, procure ser zeloso, pois é preciso que cada um tome ciência do seu papel dentro da sociedade que está inserido. Sobretudo na sociedade do século XXI. Felizmente, não dá mais para esconder nada por “baixo do tapete”, pois poucos dias depois os fatos vêm à luz da verdade.
Que esse exemplo de punição traga uma reflexão para qualquer pessoa que assuma cargo público, ainda mais se for de confiança pelo povo. Que tenha a consciência de que essa confiança não é só do Chefe de plantão, mas acima de tudo, confiança da população!
É preciso que as autoridades tomem cuidado com tudo que está acontecendo, pois a sociedade, mesmo silenciosa, continua antenada com as impunidades e injustiças que estão causando contra ela, com a impunidade silenciosa. Quem comete erro, tem que ser condenado pelo seu erro. É assim que o Brasil tem chance de evolução ética. E quando o Judiciário atua de forma cronológica e transparente, ganha a credibilidade de todo o povo que padece nessa corrupção manifesta.
No mais, resta-nos aguardar o que acontecerá ao Senhor Josildo Oliveira na 2ª instância, assim como ao Senhor Fernando Ferreira em 1ª instância. Estaremos acompanhando.
Para toda a população, fica o alerta sobre as eleições 2018, que se antenem com a questão da corrupção, escolhendo candidatos que realmente possam fazer a diferença ao longo dos 4 anos, candidatos que trabalhem de forma a dignificar os eleitores. Chega de atos de corrupção dessa magnitude, chega de impunidade. Queremos uma sociedade mais prudente, perspicaz. E que faça valer a democracia.
RAPIDINHA 1
DEPUTADO BOSCO CARNEIRO USA A TRIBUNA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA PARA COBRAR DA CAGEPA A ATIVAÇÃO COM URGÊNCIA DA BARRAGEM DE BREJINHO QUE BENEFICIARÁ A CIDADE DE JUAREZ TÁVORA.
Na última quarta-feira (22), o deputado Bosco Carneiro, vice-presidente da Assembleia Legislativa, fez um pronunciamento no sentido de que a CAGEPA regularize o fornecimento de água para a cidade de Juarez Távora, de forma imediata. Segundo o parlamentar, o antigo reservatório de Brejinho está com um acúmulo de água bastante significativo (580 mil m³ de água), o que significa dizer que dá para abastecer aquela cidade por um período de aproximadamente 06 (seis) meses. O parlamentar também solicitou providência da CAGEPA para que a extensão do sistema de captação de Acauã seja concluído, a fim de que assim, possa vir a diminuir a falta d’água nos municípios de Ingá, Itatuba, Juarez Távora e o distrito de Zumbi de Alagoa Grande. Veja em vídeo o pronunciamento do deputado Bosco Carneiro.
RAPIDINHA 2
DEPUTADO BOSCO CARNEIRO USA A TRIBUNA DA ASSEMBLEIA PARA CRITICAR AMEAÇAS DE FECHAMENTO DE AGÊNCIAS DO BANCO DO BRASIL NA PARAÍBA.
Mais uma vez, o deputado Bosco Carneiro fez um duro pronunciamento na Assembleia Legislativa em favor da permanência das Agências do Banco do Brasil nas cidades de Alagoa Grande, Ingá e outras cidades da região. O parlamentar disse que, enquanto o Banco fala em fechar agências no interior da Paraíba, ao mesmo tempo está construindo agências em São Paulo. Particularmente perguntamos: Será que a Paraíba também não merece investimento? Ao final de seu discurso, Bosco Carneiro disse que o Banco do Brasil não deve fechar nenhuma de suas agências na Paraíba, pois a presença da instituição também é uma finalidade social. Veja o vídeo do pronunciamento na Assembleia Legislativa.
RAPIDINHA 3
DEPUTADO BOSCO CARNEIRO VISITA SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO E REIVINDICA MAIS FILTROS E CARTÃO ALIMENTAÇÃO PARA ALAGOA GRANDE, JUAREZ TÁVORA, ITABAIANA E PILÕES.
Na semana passada, o Deputado Estadual Bosco Carneiro esteve visitando a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano. O objetivo da visita foi para que a Secretaria desse maior celeridade às entregas de filtros de barros e “Cartão Alimentação” para os municípios de Alagoa Grande, Juarez Távora, Itabaiana e Pilões, áreas de atuações políticas do parlamentar. O deputado Bosco Carneiro esteve com a secretária Cida Ramos acompanhado de seu assessor de gabinete Dr. Murilo Padilha. Bosco Carneiro é, sem sombra de dúvidas, um parlamentar operoso, por isso é que faz um mandato exemplar. Parabéns.
RAPIDINHA 4
ASSESSOR DE GABINETE DO DEPUTADO BOSCO CARNEIRO VISITA ZONA RURAL DE ALAGOA GRANDE.
Quem esteve participando de um almoço na comunidade de “Malhada” de Alagoa Grande foi o assessor de gabinete do deputado Bosco Carneiro, Marcos de Zumbi, atendendo ao convite formulado pelo Presidente da Associação Comunitária daquela localidade, Genilson Vitorino. Marcos tem sido peça-chave para o deputado Bosco Carneiro, principalmente, na área social e na saúde.
RAPIDINHA 5
CÂMARA DE SERRA REDONDA APROVA EMENDA À LEI ORGÂNICA MUNICIPAL QUE AMPLIA OS PERÍODOS DE LICENÇAS MATERNIDADE E PATERNIDADE E IMPLEMENTA A LICENÇA POR ADOÇÃO PARA SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS.
Na última quarta-feira (22), os vereadores do Município de Serra Redonda, cidade localizada no Piemonte da Borborema, aprovaram uma proposta de Emenda à Lei Orgânica Municipal nº 001/2017, que amplia os períodos de licenças maternidade e paternidade e cria a licença por adoção para servidores públicos do Município. A propositura foi dos vereadores, José Wilson, presidente da Câmara Municipal, como também dos vereadores Lima de Odiza e Dé de Danda. Como a propositura é de alteração à Lei Orgânica, haverá duas votações. Parabéns aos parlamentares da nossa Serra Redonda!
RAPIDINHA 6
E HAJA ADESÃO: EM JUAREZ TÁVORA, DEPUTADO BOSCO CARNEIRO AUMENTA SEU CONTINGENTE ELEITORAL.
Foi neste domingo no município de Juarez Távora que o deputado Bosco Carneiro somou mais alguns adeptos ao seu projeto político. Desta vez, foi na Comunidade Quirino, onde duas lideranças da localidade, Sandro e Lucas, aderiram ao grupo político comandados pelo ex-vereador Augusto Bezerra, Geraldo, e o ex-prefeito Batista. Ao que nos parece, o deputado acertou mais uma vez por ficar com essas lideranças. Pelo jeito, vêm muitos votos naquela região! Ruim para Wilson que, cada vez mais, fica isolado.
RAPIDINHA 7
BETO DO PT SERÁ CANDIDATO ÚNICO PARA ELEIÇÃO DA NOVA DIRETORIA DO SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE ALAGOA GRANDE E CONFIRMA SEU APOIO A BOSCO CARNEIRO EM 2018.
O ex-vice-prefeito e sindicalista José Wamberto, será o único candidato a eleição do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande. Beto, como é mais conhecido pela população, tem uma extensa prestação de serviços aos trabalhadores rurais, daí o motivo pelo qual não ter surgido nenhum concorrente para enfrentá-lo. A eleição dar-se-á no próximo dia 10 de dezembro. Em conversa com este colunista, na semana passada, o sindicalista afirmou que este ano haverá algumas mudanças na forma da eleição, uma delas é a de que haverá urnas em alguns setores da zona rural do Município para que evite o deslocamento de pessoas de suas áreas. Exemplo disso é que haverá urnas na Caiana dos Crioulos! Na política, Beto nos afirmou que está unido com o projeto político do deputado Bosco Carneiro em sua reeleição. Pelo que estamos observando, parece que é a cidade e a região irmanadas em ver, mais uma vez, o trabalho do deputado Bosco Carneiro abrilhantando todos paraibanos. Vamos em frente!
RAPIDINHA 8
EM INGÁ, EX-PREFEITO LULA RATIFICA APOIO AO DEPUTADO BOSCO CARNEIRO EM 2018.
O ex-prefeito do município de Ingá (Lula) confirmou, neste domingo, que sua chapa já está pronta. Para o Governo do Estado, votará em João Azevedo, caso seja confirmado nas convenções. Para Deputado Federal, votará em Veneziano Vital do Rêgo. E para Deputado Estadual votará em JOÃO BOSCO CARNEIRO. Para Lula, só resta a definição para o Senado Federal, pois se for o governador Ricardo Coutinho, estará com ele. A coisa está ficando cada vez melhor para Bosco Carneiro. Vamos aguardar mais novidades.
RAPIDINHA 9
PREFEITO SOBRINHO ANIVERSARIA SEM O GLAMOUR ESPERADO.
Ao contrário do que muita gente já vinha comentando, o prefeito Antônio Sobrinho resolveu passar seu aniversário com uma simples comemoração entre os servidores da prefeitura, alguns simpatizantes e familiares. Desta vez, tirou de letra a especulação de que seria uma festa de “arromba” com bandas e tudo mais. Nada de banda. Foi melhor com Bega. Se não fosse assim, iria dar muita margem para as críticas. Na nossa modesta opinião, agiu corretamente.
RAPIDINHA 10
RECITAL DA NEW MUSIC FOI UM SUCESSO EM ALAGOA GRANDE.
No último domingo (19), foi realizado na cidade de Alagoa Grande o décimo Recital NEW MUSIC, organizado pela Escola de Música dos professores Joel e Kilma. A festa contou com a apresentação de crianças e jovens músicos e artistas da cidade, e teve um público com cerca de 300 (trezentas) pessoas para assistir ao festival. No final, houve premiação dos melhores da noite. Parabenizamos o Professor Joel e sua esposa Kilma pela iniciativa.
JOSÉ GILDO DE ARAÚJO
JORNALISTA
DRT 4580/97