domingo, 27 de janeiro de 2019

Alagoa Grande: “Não vim para atrapalhar, vim para Confundir”



Começar usando uma frase tão antiga dita pelo “velho guerreiro”, Abelardo Barbosa (Chacrinha) é o encaixe perfeito para o momento que estamos vivenciando em diversos municípios paraibanos, pois estamos diante de uma safra de prefeitos que estão enfrentando dificuldades em se comunicar com os seus respectivos cidadãos e as cidadãs.
No caso específico da cidade de Alagoa Grande, terra de Jackson do Pandeiro, é difícil até de analisar pois, no geral, o atual Prefeito Antônio Sobrinho não vem fazendo uma má administração, já que está realizando algumas obras importantes no município, principalmente no tocante à infraestrutura com recuperação de órgãos como foi o caso do Hospital Municipal, Escolas, Creches, entre outras; sendo evidente que o governo municipal tem realizado recuperação de ruas.
No entanto, é perceptível que a sua comunicação com a população tem deixado muito a desejar, e isso tem trazido várias críticas por parte dos seus moradores.
Vamos citar alguns exemplos básicos: 1) esse fato dos 100 anos em homenagem ao artista da terra Jackson do Pandeiro, em que segundo alguns ativistas culturais, a Secretaria de Cultura estaria colocando empecilho na concretização de algumas ações solicitadas pelos ativistas e que foram assinadas pelo Prefeito; 2) o caso dos concursados que tiveram que recorrer ao Ministério Público para ver seus direitos recuperados; e, 3) o caso do menino Kauê que não deveria chegar aonde chegou se o Prefeito tivesse se solidarizado desde o princípio.
Com esse quadro de controvérsias, a tendência é a de que poderá ir se criando um sintoma de insatisfação por parte da sociedade que poderá chegar a um patamar de insustentabilidade, e aí começar a perder peças importantes dentro do xadrez político, o que só favorecerá aos seus adversários.
Parece que o que comentamos aqui ecoa muito mais junto ao povo do que aos governistas, pois pensam que esse berço esplêndido será por toda vida.
A verdade é que esse governo alagoagrandense ou passa por reformas, principalmente, numa comunicação mais clara e objetiva com o povo, ou irá ter dificuldades na conquista de uma reeleição.
Um governo que trabalha contra ele mesmo, nunca vimos isso antes. Esconder a verdade, significa guardar a derrota.
Se o Prefeito Sobrinho ainda quiser continuar com chance de reeleição já está passando da hora de resolver essas questões. O tempo urge e exige definições, embora pareça tudo muito confuso.
O segredo é: Escutem o povo! Para que depois não digam que não foram avisados.

RAPIDINHA 1

DEPUTADO BOSCO CARNEIRO E MAIS 35 DEPUTADOS TOMAM POSSE NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA.

Será na próxima sexta-feira (1º de fevereiro), a posse dos novos deputados estaduais da Paraíba. O evento acontecerá na Assembleia Legislativa no período da manhã. A sessão será presidida pelo parlamentar mais antigo no Poder Legislativo, o qual deverá ser Adriano Galdino. A mesa diretora ainda está sendo “costurada” pelo Governador João Azevedo e os demais parlamentares da base governista. O deputado Bosco Carneiro poderá ocupar um lugar na mesa diretora. Só lembrando, no mesmo dia, também estarão tomando posse os deputados federais e senadores eleitos ou reeleitos na última eleição. Será uma grande festa da nossa democracia.

RAPIDINHA 2

SAÚDE: GABINETE DO DEPUTADO BOSCO CARNEIRO REALIZA CAMPANHA PELA PREVENÇÃO DA HANSENÍASE.


A assessoria do gabinete do deputado Bosco Carneiro vem usando as redes sociais com o objetivo de valorizar a vida, daí quase que semanalmente postarem nas redes assuntos referentes à preservação da saúde da população. Esses informativos são por demais importantes tendo em vista a necessidade de alertar a sociedade sobre determinadas patologias. Em relação à HANSENÍASE, o texto diz que em 2018, cerca de 28 mil casos foram diagnosticados em todo Brasil, desses 463 só na Paraíba. Apesar de ser uma doença secular, ainda é crescente o número de pessoas infectadas devido à falta de informações sobre o diagnóstico e tratamento adequado. Quando da existência de manchas com poucas ou nenhuma sensibilidade no corpo, a pessoa deve procurar um profissional de saúde (médico) para uma avaliação. Hanseníase é uma doença séria, mas que tem cura e o tratamento pode ser feito pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

RAPIDINHA 3

CONTOS E CANTOS: DEPUTADO BOSCO CARNEIRO PARTICIPA DE EVENTO PROMOVIDO PELA TV CORREIO DA PARAÍBA.

Na última quarta-feira (23), o deputado Bosco Carneiro, atendendo a convite do Conselheiro Estadual de Cultura, Severino Antônio da Silva (Bibiu), e do Poeta Saulo Mendonça, participou do Programa “Contos e Cantos” da TV Correio da Paraíba que tem como apresentador o cantor Ton Oliveira. Na oportunidade, o grupo musical “Os Filhos de Jackson” foi premiado. Ao final todos assistiram ao show dos “Filhos de Jackson” em homenagem aos 100 anos do alagoagrandense Jackson do Pandeiro, que está sendo oficialmente comemorado pelo Estado da Paraíba durante todo o ano.

RAPIDINHA 4

BATIDO O MARTELO: ALÉM DE ADRIANO GALDINO (PRESIDENTE PARA O PRIMEIRO BIÊNIO), HERVÁZIO BEZERRA SERÁ CONFIRMADO PELO GOVERNADOR JOÃO AZEVEDO COMO PRESIDENTE DO SEGUNDO BIÊNIO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA.


Já está tudo certo! Com a desistência de Jeová Campos, Buba Germano, Cida Ramos e Estela Bezerra, os futuros Presidentes do Poder Legislativo Estadual serão Adriano Galdino (PSB) para o primeiro biênio e Hervázio Bezerra (PSB) para o segundo biênio. Todavia, vale dizer que ainda existe uma pequena chance que Wilson filho (PTB) permaneça dentro dessa costura. Porém, pelo olhar político, a verdade é a de que o governador João Azevedo e o ex-governador Ricardo Coutinho jamais entregará a presidência a algum parlamentar que não seja de seu partido, principalmente o segundo biênio que são os próximos às futuras eleições. É uma questão de estratégia política.

RAPIDINHA 5

TEMPORAL ATINGE AS CIDADES DE INGÁ, ITATUBA, RIACHÃO DO BACAMARTE E SERRA REDONDA.

Neste sábado (26), um grande temporal atingiu vários municípios do agreste paraibano. As forte chuvas que vieram acompanhadas de relâmpagos e trovões deixaram as cidades de Ingá, Itatuba e Riachão do Bacamarte em alerta. A cidade de Ingá chegou a ficar sem energia elétrica, já que o temporal atingiu o sistema de distribuição de energia e deixou o município totalmente às escuras. Devido as forte ventanias, foram registradas algumas oscilações nos provedores de internet, fato que ocasionou alguns danos aos usuários.

RAPIDINHA 6

CONCURSADOS EXIGEM NOMEAÇÃO POR PARTE DA PREFEITURA DE ALAGOA GRANDE E VÃO AO MINISTÉRIO PÚBLICO.

Vários concursados (55), estiveram no Ministério Público Estadual do município de Alagoa Grande para exigir da Prefeitura Municipal suas nomeações. Segundo os concursados, o Prefeito Sobrinho havia convocado cinquenta e cinco no ano passado e que foram autorizados a realizarem os exames exigidos por lei. Depois de terem realizado todos os procedimentos legais tiveram uma surpresa, a de que não seriam nomeados. Diante da frustração, resolveram então recorrer ao Ministério Público em busca de que a justiça possa determinar ao governo municipal alagoagrandense as devidas nomeações. É preciso muita cautela ...

RAPIDINHA 7

ALAGOA GRANDE: EM PROGRAMA DE RÁDIO ATIVISTAS CULTURAIS CRITICAM PREFEITURA MUNICIPAL POR FALTA DE DIVULGAÇÃO DOS 100 ANOS DE JACKSON DO PANDEIRO.

Um grupo de ativista cultural do município de Alagoa Grande encabeçado pelo Severino Antônio da Silva (Bibiu), membro do Conselho de Cultural Estadual, ao participar de um programa na Rádio Piemont FM teceu diversas críticas ao Prefeito Antônio Sobrinho e ao seu Secretário de Cultura Marcelo Félix, o qual chamou de incompetente. Segundo Bibiu, esse fato ocorreu devido ao desprezo como o governo do município vem tratando a comemoração aos 100 anos de Jackson do Pandeiro. O ativista disse em seu programa que cidades como Sousa, Guarabira, Campina Grande, entre outras, estão dando bastante ênfase ao “Rei do Ritmo”, enquanto a cidade onde ele nasceu (Alagoa Grande), o governo municipal parece não estar nem aí. Bibiu ainda fez duras críticas a algumas barracas que estão tirando o visual de algumas pinturas realizadas pelo artista Geóstenes Melo, dentre elas uma de Jackson do Pandeiro.

RAPIDINHA 8

DESABAFO NO FACE: ARTISTA ALAGOAGRANDENSE SE DECEPCIONA AO VER SUA ARTE (DESENHO DE JACKSON DO PANDEIRO) COBERTA POR BARRACAS DE TIRO AO ALVO.

O artista alagoagrandense Geóstenes Melo, autor de belíssimos desenhos artísticos realizados próximos à histórica balaustradas (subida para o Teatro Santa Ignês) em Alagoa Grande, usou sua rede social (Facebook) para demonstrar sua tristeza em ver sua arte sendo coberta por várias barracas que se instalaram para a festa da padroeira da cidade. Entre as caricaturas realizadas pelo autor, está uma de Jackson do Pandeiro, filho de Alagoa Grande, que este ano está sendo homenageado pelo Governo do Estado pelos seus 100 anos. O mais inusitado de tudo isso é que existe uma barraca que possui um desenho de um possível tiro em direção a arte em homenagem a Jackson do Pandeiro direciona uma arma em direção ao próprio desenho. Será que não é mais uma afronta à nossa cultura? Não é cômico, sequer engraçado.

RAPIDINHA 9

AFINADO COM O PREFEITO: VEREADOR ADAUTO DE ALAGOA GRANDE DIZ QUE PREFEITO SOBRINHO IRÁ REFORMAR O CAIC E O GINÁSIO DE ESPORTE MUNICIPAL.

Na última sexta-feira (25), em conversa com este jornalista na Câmara Municipal, o vereador Adauto de Mariza afirmou que o Prefeito Sobrinho vem realizando muito por Alagoa Grande. O parlamentar declarou que brevemente o Chefe do Executivo Municipal estará realizando duas grandes obras na cidade, a primeira será a recuperação do CAIC José Ferreira de Paiva e, em seguida, a reestruturação do Ginásio de Esporte Municipal e todo o seu em torno, inclusive, com iluminação. Aliás, esta obra tem que ser o mais urgente possível, pois o reclame da população por falta de energia naquela localidade é muito grande.

RAPIDINHA 10

CASO KAUÊ: AUDIÊNCIA MARCADA PARA DIA 13 DE FEVEREIRO EM ALAGOA GRANDE.


Está marcado para o próximo dia 13 de fevereiro no Fórum de Alagoa Grande a audiência em que será decidida se é ou não da alçada da Prefeitura ou do Estado a compra do aparelho do pequeno Kauê. Segundo o pai da criança, Antônio Marcelo Onofre, há uma expectativa muito grande em relação a essa audiência, já que Kauê poderá ter uma grande vitória. Em conversa com este jornalista, o advogado Dr. Bisneto disse que está fazendo a defesa de Kauê atendendo a uma solicitação do deputado Bosco Carneiro. Seria importante que não haja nenhum tipo de manifestação popular para que toda audiência possa fluir naturalmente.

RAPIDINHA 11

PROFESSORES DE MESTRADOS DA UFPB FAZEM CAMPANHA EM FAVOR DE KAUÊ.

Um grupo de alunos do PAPMEM (Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio) do Campus I da UFPB, fez uma mobilização em prol de arrecadar fundos para ajudar na compra do aparelho do pequeno Kauê. São manifestações desse tipo que nos deixa bastante felizes. Parabenizamos não só ao Professor Alexandre, mas a todos os mestrandos da UFPB pelo comprometimento de uma causa social tão nobre. Isso sim é que é pensar no futuro de nossas crianças. Quem sabe se Kauê não poderá ser aluno desses professores no futuro? Se isso vier acontecer, será um momento marcante na vida desses profissionais.

RAPIDINHA 12

GOLEIRO MAGRÃO DO SPORT RECIFE PEDE AJUDA PARA KAUÊ.

O renomado goleiro Magrão, atualmente jogando no Sport Recife, fez um vídeo pedindo ajuda para o pequeno Kauê e divulgou nas redes sociais. O caso dessa criança mexeu realmente com toda população brasileira. Que bom que ainda temos um conjunto de pessoas que se preocupam em se doar aos seus semelhantes. Que exemplo esse do goleiro Magrão! Talvez seja até mais importante do que levar o milésimo gol do ex-jogador Romário.






RAPIDINHA 13

EQUIPE DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CORDEL VISITA CAIANA DOS CRIOULOS DE ALAGOA GRANDE.


Neste domingo (27), o ativista cultural de Alagoa Grande, Severino Antônio da Silva (Bibiu) esteve com uma equipe da Academia Brasileira de Cordel do Rio de Janeiro. Segundo Bibiu, o senhor Wamberto, que é natural de Alagoa Grande, mora na capital carioca onde trabalha, e veio visitar a sua terra natal depois de muitos anos, tendo visitado a Casa de Margarida Alves e em seguida foram até ao Quilombo de Caiana dos Crioulos, onde desfrutaram das belezas naturais e culturais, além de uma bela degustação em um recém inaugurado restaurante turístico. 



JOSÉ GILDO DE ARAÚJO
JORNALISTA
DRT 4580/97