Foi nesse direcionamento que o suplente de senador André Amaral fez seu discurso e aproveitou a oportunidade para anunciar sua desfiliação do Podemos para ingressar, junto com seu filho, o ex-deputado federal André Amaral Filho, no União Brasil.
O evento contou também com a presença do senador do MDB e vice-presidente do Senado Federal, Veneziano Vital do Rêgo, com o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, que também é pré-candidato ao Governo em 2026; além de vários deputados federais, deputados estaduais, prefeitos, vereadores e lideranças políticas.
Talvez alguém possa até imaginar que durante o encontro não se falou em 2024... ledo engano, na oportunidade, já foi praticamente batido o martelo do grupo que ali se fazia presente de apoiar incondicionalmente a candidatura do deputado federal Ruy Carneiro a prefeito de João Pessoa no próximo ano, embora o próprio ex-governador Cássio Cunha Lima tenha dito que apoia Ruy Carneiro, mas não descarta a possibilidade de Pedro Cunha Lima vir a disputar as eleições da capital no próximo ano.
De toda forma, o que se viu foi uma voz uníssona em torno do nome de Ruy Carneiro.
Dos que estavam presentes, só resta saber qual o destino do senador Veneziano Vital, que foi candidato a governador na última eleição com o apoio do Partido dos Trabalhadores (PT). Essa sua presença no evento promovido pelo União Brasil causa de certa maneira um frisson na classe política, apesar da sua natureza democrática de sempre prestigiar esse tipo de encontro. Porém, não há como negar que, nas entrelinhas, se observou uma aproximação bastante íntima entre Vené e Efraim, onde o próprio senador Efraim Filho disse que foi o senador Veneziano que “apertou o botão do foguete”, uma alusão a sua candidatura ao Senado, e isso tem um significado político sim, já que no futuro poderá lhe render uma vaga na chapa na disputa para sua reeleição ao Senado, pois o próprio Veneziano afirmou que o seu desejo é a sua reeleição, e é para isso que ele vem formatando seu futuro político.
Aliás, vamos dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus, a preço de hoje, o senador Veneziano é o parlamentar paraibano de maior influência na política nacional, isso todos sabemos, agora, ele precisa reverter essa influência em votos a seu favor, e ao que parece, já começou. Ele e sua assessoria tem ido aos municípios da Paraíba fazer entrega de diversas ações de seu mandato, ou seja, acordou. Já estava mais do que na hora.
De tudo que foi visto no evento do União Brasil, pode-se dizer que foi um encontro para saber como está o termômetro político das oposições na Paraíba, que continua muito forte. Só nos resta saber se vai ter musculatura política para vencer as eleições na maioria das cidades paraibanas em 2024, pois é fático que o agrupamento situacionista que conta com o apoio do governador João Azevedo permanece bastante coesa e focada em vencer a disputa do ano que vem.
A verdade é que o páreo será muito ardoroso para ambos os lados. Quem viver, verá!
RAPIDINHA 1
E O TRABALHO DO PREFEITO SOBRINHO NÃO PARA: ESTÁ MARCADO PARA QUINTA-FEIRA, DIA 04, LICITAÇÃO DA OBRA DO MERCADO PÚBLICO DE ALAGOA GRANDE. OBRA CUSTARÁ MAIS DE R$ 6 MILHÕES.
Está marcado para a próxima quinta-feira (04), uma das mais importantes licitações de obras do município de Alagoa Grande, onde o prefeito Sobrinho irá investir mais de R$ 6 milhões de reais. Pelo projeto apresentado, o Mercado Público será praticamente novo. Já no entorno, o gestor alagoagrandense afirmou que irá construir um anexo parecido a um mini shopping, retirando aquelas barracas existentes no local. No pátio da feira, será colocado uma nova cobertura, inclusive, com os bancos de feira todos padronizados, tudo dentro do “Padrão Sobrinho de Qualidade” (PSQ).
Opinião: Essa obra é, sem sombras de dúvidas, uma das mais esperadas, não só pelos feirantes que aguardam com grande expectativa a concretização desse sonho, mas sobretudo da população, que há anos aguardava um dia surgir um gestor que olhasse para o Mercado Público. Ainda bem que Sobrinho veio para resgatar tudo aquilo que os gestores passados deixaram praticamente acabado. Até parece que a população de Alagoa Grande escapou por um milagre, porque se não fosse, um filho da terra como Sobrinho, a cidade já estaria sucumbida, basta ver o próprio hospital municipal que fecharam as portas. O mercado público não seria diferente, teria o mesmo destino. A pergunta que fica é: quando Alagoa Grande terá um prefeito da estirpe de Sobrinho? É por demais importante a população tomar consciência de colocar alguém no lugar do prefeito Sobrinho quem realmente tem e deseja continuar com o mesmo compromisso de trabalho e amor por Alagoa Grande, pois esse negócio de "bonzinho", “tapinha nas costas”, nada mais é do que uma forma disfarçada de enganar o povo alagoagrandense novamente. De uma coisa temos certeza, de que o prefeito Sobrinho e todos os seus liderados irão colocar alguém que realmente ame de verdade a sua terra. A verdade é que a gestão do prefeito Sobrinho está ensinando e conscientizando aos alagoagrandenses de forma didático-pedagógico para que não errem mais na hora de escolher seus representantes. Esperamos que venha alguém dentro do Padrão Sobrinho de Qualidade, já que o povo não aceita mais retrocesso. Entregar uma cidade organizada ao atraso, o grande perdedor será a própria população.
RAPIDINHA 2
PREFEITO SOBRINHO PRESTIGIA ENCONTRO DE NEGÓCIOS PROMOVIDO PELO BANCO DO NORDESTE EM ALAGOA GRANDE.
Na última quarta-feira (26), foi realizado no auditório da Prefeitura Municipal de Alagoa Grande, o Encontro de Negócios 2023, promovido pelo Banco do Nordeste (BNB), que foi realizado pela Agência local que compreende 10 municípios da região. O evento contou com a participação do prefeito de Alagoa Grande, Antônio da Silva Sobrinho, além de várias autoridades do Banco do Nordeste, e Agentes de Desenvolvimento do Banco, e empresários de diversos segmentos.
Opinião: O Banco do Nordeste, especialmente a agência de Alagoa Grande, é uma instituição que mesmo sendo financeira tem prestado relevantes serviços ao comércio da cidade, tendo em vista que vem fomentando a geração de emprego e renda no município. Sob a gerência do senhor Vítor e de seus Agentes como Nazareno, a postura da instituição mudou para melhor de forma alvissareira, já que se aproximou muito mais da população, o que tem lhe trazido muitos dividendos, não só do ponto de vista de lucros, mas também na cooperação desenvolvimentista, principalmente aos microempresários que são grandes empreendedores do município. Essa nova dinâmica implementada pelo gerente Vítor, tem produzido várias demandas positivas na economia do município de Alagoa Grande. Evidentemente, todo esse reflexo de crescimento do Banco do Nordeste em Alagoa Grande, notadamente, se dá em decorrência de uma gestão pública adotada pelo prefeito Sobrinho, o que proporciona muita segurança nos negócios da instituição com os seus credores, e isso é notável dentro do programa Crediamigo, que veio para impulsionar de forma surpreendente a economia da cidade. Está aí a prova de como é importante se ter uma gestão enxuta, pois até a economia cresce. Parabéns a todos que se esforçam para esse novo tempo que Alagoa Grande vive.
RAPIDINHA 3
PREFEITO SOBRINHO RETOMA SERVIÇOS DE PERFURAÇÕES DE POÇOS NO MUNICÍPIO DE ALAGOA GRANDE.
Foi retomado, desde a semana passada, os serviços de perfurações de poços em vários setores do município de Alagoa Grande. Só na última sexta-feira (28), foram perfurados três novos poços. No ginásio de esporte municipal, o poço deu uma vazão de 9 mil litros por hora. Outro poço perfurado foi na comunidade de Lagoa de Serra, e o terceiro no distrito de Zumbi, mais precisamente no bairro da Jacutinga. Além de uma grande vazão, o poço deu água doce.
Veja imagens em vídeo feito local.
Em seguida, veja a fala do subprefeito Tiel de Zumbi.
Logo após, veja vídeo do poço perfurado no ginásio de esportes.
Logo em seguida, veja o poço perfurado na comunidade Lagoa de Serra.
RAPIDINHA 4
MAIS AÇÕES DO PREFEITO SOBRINHO: PREFEITURA DE ALAGOA GRANDE JÁ REALIZOU MAIS DE MIL HORAS MÁQUINAS DE CORTE DE TERRAS NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO E META É ATINGIR 2 MIL HORAS, AFIRMA SECRETÁRIO DE AGRICULTURA, FABIANO LUZ.
A Prefeitura de Alagoa Grande, através da secretaria de agricultura, já realizou mais de mil horas máquinas de corte de terra dos agricultores alagoagrandenses. A afirmação é do secretário Fabiano Luz. Fabiano também afirmou que o prefeito Sobrinho contratou mais sete tratores que estão espalhados em toda zona rural do município. Ele também revelou que em até dez dias, se não houver nenhum problema, serão mais de duas mil horas máquinas servindo aos agricultores. Veja a fala do secretário de agricultura Fabiano Luz.
RAPIDINHA 5
PREFEITURA DE ALAGOA GRANDE CONTINUA REALIZANDO SERVIÇOS DE CONSTRUÇÃO E RECUPERAÇÃO DE BARREIROS E DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA EM TODA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO.
A Prefeitura Municipal de Alagoa Grande continua em pleno vapor construindo ou recuperando barreiros em toda zona rural do município, além de distribuir água através de carro-pipa. A meta do prefeito Sobrinho é atender a todos os agricultores, ou seja, atender a todos de forma igualitária, sem fazer acepção de pessoas. Esse também tem sido a orientação do secretário Dagoberto Fernandes (Neném), que está encarregado de fazer esses serviços de atendimento ao homem e a mulher do campo.
Veja em vídeo dos trabalhos feitos na última sexta-feira (28), no assentamento Maria da Penha I.
RAPIDINHA 6
NA BOCA DO POVO: AGRICULTORES AGRADECEM AO PREFEITO SOBRINHO E AO SECRETÁRIO DAGOBERTO FERNANDES (NENÉM) PELA CONSTRUÇÃO E CONSERVAÇÃO DE BARREIROS E DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA EM TODA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO.
Diante dos benefícios que estão sendo recebidos pela gestão municipal de Alagoa Grande, especialmente pela construção, recuperação de barreiros e distribuição de carros-pipas, o prefeito Sobrinho e o secretário Dagoberto Fernandes (Neném) têm recebidos muitos elogios por parte dos agricultores alagoagrandenses. Na última sexta-feira (28), durante os trabalhos realizados em suas terras, vários agricultores fizeram questão de deixar suas homenagens de agradecimento e de reconhecimento pelos trabalhos que vêm sendo feitos nas mais diversas localidades da zona rural do município. Veja o testemunho de alguns agricultores em relação aos trabalhos que vêm sendo realizados. Acompanhe.
Inicialmente fala o senhor Duca, assentado do “Maria da Penha”.
Em seguida falou outro assentado, o senhor José Salvador.
Em seguida a palavra do senhor Antônio Franco. Veja.
RAPIDINHA 7
SEST/SENAT DE CAMPINA GRANDE REALIZA REUNIÃO NO AUDITÓRIO DA PREFEITURA DE ALAGOA GRANDE PARA DISCUTIR POSSIBILIDADE DE CURSOS DE CAPACITAÇÃO NA CIDADE.
Em atendimento a uma solicitação feita pelo prefeito de Alagoa Grande, Antônio Sobrinho, na última terça-feira (26), uma equipe do SEST/SENAT de Campina Grande promoveu uma reunião que contou com diversos secretários municipais e vereadores no auditório da Prefeitura de Alagoa Grande. O objetivo do encontro foi discutir a realização de cursos de capacitação profissional em diversas áreas que serão ministradas à população alagoagrandense. Do SEST/SENAC estiveram presentes os alagoagrandenses: Fernanda Medeiros, Allan Willian e Cynthya Medeiros. Dos secretários municipais estiveram presentes: Carmem Aenetânia (Administração), Fabiano Luz (Agricultura), Fábio Marques (Desenvolvimento Social), Gildo Araújo (Comunicação), João Montenegro (Saúde) e Marcelo Félix (Cultura), além do secretário chefe de gabinete e vereador licenciado Fernando de Fortunato.
Opinião: Até parece redundância, mas o prefeito Sobrinho com a sua perspicácia, observando o crescimento do município, já começou a se preocupar com a qualificação do povo alagoagrandense, especialmente, os jovens. Isso mostra o quanto o gestor alagoagrandense é um visionário, pois, ao mesmo tempo que pensa no desenvolvimento do município, coloca em prática o aprendizado de seu povo, porque se não for assim os que vêm de outro município poderão tomar as vagas, já que hoje a qualificação profissional é por demais importante. Mais uma vez, parabenizamos a visão futurística que tem o prefeito Sobrinho. Por isso, é considerado o maior gestor da história de Alagoa Grande.
RAPIDINHA 8
ABERTURA DOS JOGOS ESTUDANTIS DA PARAÍBA SERÁ EM ALAGOA GRANDE NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA.
Os jogos estudantis da Paraíba da microrregião terão sua abertura na próxima quinta-feira no ginásio de esportes municipal. Os jogos serão realizados na quinta-feira (04) e na sexta-feira (05), e contarão com a participação de 11 municípios da região do brejo. O evento será promovido pelo governo da Paraíba em parceria com a Prefeitura de Alagoa Grande, através da secretaria de educação e secretaria de esporte e lazer. Além do ginásio municipal, os jogos também serão realizados na ECIT Oswaldo Trigueiro e na Escola Estadual Padre Hildon. Serão em torno de 400 pessoas envolvidas com o evento entre jogadores e profissionais. Estarão presentes atletas das seguintes cidades: Alagoa Grande, Alagoa Nova, Algodão de Jandaíra, Arara, Areia, Areial, Esperança, Matinhas e Remígio. O prefeito Sobrinho tem dado total apoio à comissão organizadora dos jogos em Alagoa Grande. Queremos parabenizar a todos envolvidos, desde o prefeito Antônio Sobrinho até aos secretários Alessandra Lívia da educação, Ítalo Avelar do esporte e lazer, e ao subsecretário de esporte Amadeu Galdino, professor Jaime Luiz, os diretores Manoel Pereira de Aquino do Padre Hildon Bandeira, e Wllame Nóbrega do ECIT Oswaldo Trigueiro.
RAPIDINHA 9
PRESIDENTE DA FAMUP DIZ QUE PREFEITOS ESTÃO APREENSIVOS COM O ATRASO DOS RECURSOS PARA OS MUNICÍPIOS PARAIBANOS: 4 MESES DE QUEDA.
Em entrevista dada na semana passada ao Sistema Arapuan de João Pessoa, o presidente da Federação das Associações dos Municípios (Famup), George Coelho, disse que os prefeitos paraibanos começaram a ter dificuldades com o repasse de verba do Governo Federal para os municípios paraibanos, o que tem prejudicado financeiramente algumas prefeituras e o andamento de obras já licitadas. Para o presidente da FAMUP, somente no ano passado há uma demanda de R$ 3 bilhões, represada pela gestão do presidente Lula (PT), mesmo após a garantia dada por representantes do governo federal, durante a última marcha dos prefeitos, em Brasília, de que os repasses seriam efetivados de forma imediata. Ele revelou ainda que os repasses ocorreram com regularidade nos últimos quatro anos, até 31 de dezembro de 2022, mas deixou de acontecer no início da nova gestão federal. “Até o dia 31 de dezembro de 2022 os prefeitos receberam normalmente suas transferências constitucionais, suas transferências extra orçamentárias de forma que contemplava os municípios sem nenhum problema, mas já vamos para o quarto mês seguido de atrasos. Esse dinheiro é dos municípios e não precisa ficar represado na União”, declarou George Coelho.
Opinião: Está mais do que na hora do governo Lula reagir, porque se não daqui a pouco poderá começar a perder peças importantíssimas para o futuro político de seu partido. Ainda bem que em Alagoa Grande, o prefeito Sobrinho é muito organizado.
José Gildo de Araújo
Jornalista Profissional