domingo, 12 de outubro de 2025

Efeito Cícero: Aumenta Tensão entre Veneziano, Efraim e os Cunha Lima

 OPINIÃO EXCLUSIVA DO JORNALISTA GILDO ARAÚJO












A confusão nas oposições agora é pra valer. Quem dizia que só havia problemas no grupo governista agora está provando do mesmo “veneno”. Com a chegada do prefeito Cícero Lucena (sem partido), ao MDB, ao qual deverá se filiar ainda esta semana para ser o pré-candidato a governador pela nova sigla partidária, o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) começou a destronar a força do também senador e pré-candidato ao governo pelas oposições Efraim Filho (União).

Na última sexta-feira (10), Veneziano, numa “cajadada só”, “derrubou dois coelhos”, ao usar de suas estratégias políticas e convencer o ex-candidato a prefeito de Santa Luzia Netto Lima (MDB) a romper com Efraim Filho e passar a apoiar a pré-candidatura de Cícero Lucena. Mais que isso: Netto Lima também abandonou o apoio à candidatura para deputado federal de George Morais e agora figura como pré-candidato a deputado federal no grupo comandado por Veneziano Vital do Rêgo.

Essa movimentação poderá prejudicar, e muito, não apenas a pré-candidatura de Efraim na região, mas principalmente a de George Morais, já que todo aquele entorno é considerado “área dos Morais”.

Essa baixa foi, sem sombra de dúvidas, uma perda irreparável para os Morais e uma vitória política de Veneziano, mas essa atitude poderá custar caro em um possível segundo turno. Quem conhece os Morais sabe o quanto eles não aceitam esse tipo de investida, ainda mais dentro de seus próprios “domínios”. Isso certamente terá consequências, caso Cícero Lucena dispute o segundo turno com Lucas Ribeiro (PP).

Levando em consideração o que ainda está por vir, essa ação de Vené e Cícero é apenas o início de grandes investidas que ainda irão acontecer, já que o próximo passo do senador Veneziano Vital é tentar retirar o apoio do grupo Cunha Lima a pré-candidatura de Efraim Filho, o que tem deixado o senador direitista bastante preocupado. Numa tentativa de conter possíveis danos, Efraim intensificou o corpo a corpo em Campina Grande ao lado do prefeito Bruno Cunha Lima (União). Durante as homenagens pelos 161 anos de Campina Grande, Efraim anunciou a liberação de R$ 10 milhões para investimentos na saúde, recursos oriundos de suas emendas parlamentares — uma tentativa de manter a fidelidade dos Cunha Lima em Campina Grande e região.

Mas a tarefa não será fácil, diante das articulações promovidas por Veneziano Vital, que já começou a cobrar reciprocidade, assim como tem feito o próprio Efraim. O fato é que Veneziano, que estava praticamente “solto”, encontrou em Cícero Lucena um álibi político que lhe devolveu sobrevida e visibilidade, surpreendendo até mesmo os bastidores com a ascensão repentina do prefeito da capital.

A grande questão agora é: para onde irá o grupo Cunha Lima? Manterá a pré-candidatura de Pedro Cunha Lima (PSD), que detém um capital político expressivo e é bem visto por parte significativa do eleitorado paraibano, sempre fiel às suas posições firmes, ou sacrificará essa liderança para compor alianças improváveis? As pesquisas mostram que Pedro, mesmo sem grandes movimentações, segue bem pontuado, o que confirma seu potencial eleitoral.

Será que os Cunha Lima irão apoiar a pré-candidatura de Efraim Filho, preservando a lealdade histórica e ideológica de seu grupo, alinhado à direita tradicional, ou optarão por apoiar Cícero Lucena e, indiretamente, ajudar na reeleição de Veneziano Vital? Como diz o próprio Efraim Filho, “Cícero Lucena é um dissidente do governo, não um oposicionista”.

O que se percebe é que há um imbróglio político difícil de resolver dentro das oposições, e isso pode favorecer diretamente o grupo governista, que observa tudo de camarote, pronto para acolher os insatisfeitos.

Aliás, uma pergunta que não quer calar: por que os pré-candidatos oposicionistas só querem que Pedro Cunha Lima seja vice, mero coadjuvante, e não o protagonista da chapa? As pesquisas? As articulações nacionais? Como já disse o ex-governador Ricardo Coutinho (PT), “essas pesquisas não significam absolutamente nada em relação às eleições do ano que vem, pois, o jogo de verdade ainda não começou”.

Diante de tudo isso, observa-se uma tendência crescente de animosidade nas oposições, e a disputa central será pelo destino político do grupo Cunha Lima, que, após anos de protagonismo, agora se vê diante do dilema de não poder escolher livremente o seu sucessor natural — Pedro Cunha Lima — e ter que optar entre o antigo aliado Efraim Filho ou o histórico rival Veneziano Vital do Rêgo.

Enquanto as tensões e as cizânias se multiplicam na oposição, o grupo do governo, liderado por João Azevedo (PSB) e pelo vice-governador e pré-candidato Lucas Ribeiro (PP), após um período turbulento, começa a alinhar suas estratégias para garantir mais uma vitória em 2026. E quanto mais “balbúrdia” houver na oposição, melhor para a situação.

Quem viver, verá!

 

 

RAPIDINHA 1

PESQUISA APONTA QUE O DEPUTADO BOSCO CARNEIRO SERIA UM DOS DEPUTADOS ELEITOS, CASO AS ELEIÇÕES FOSSEM HOJE.


Em pesquisa realizada e divulgada na semana passada pelo Portal Polêmica Paraíba, se as eleições fossem hoje, o deputado Bosco Carneiro seria reeleito para mais quatro anos de mandato. Nas últimas pesquisas, o parlamentar sempre aparece entre os prováveis eleitos, o que comprova o trabalho consistente que vem sendo desenvolvido junto à população paraibana, sobretudo na defesa dos movimentos sociais.

Esse resultado deixou ainda mais animado o município de Alagoa Grande, cidade na qual o deputado possui um grande número de eleitores e que atualmente é administrada pelo seu filho, o prefeito Neto Carneiro.

 

OPINIÃO: Esse resultado da pesquisa, que coloca o deputado Bosco Carneiro entre os parlamentares com maiores chances de retorno à Assembleia Legislativa, serve de estímulo para que sua militância política se engaje ainda mais, ampliando o número de eleitores em favor de sua reeleição.

A expectativa é que, só em Alagoa Grande, o deputado Bosco Carneiro obtenha aproximadamente 12 mil votos, consolidando-se como uma das maiores lideranças políticas do Brejo paraibano.

 

RAPIDINHA 2

PREFEITO NETO CARNEIRO E O DEPUTADO BOSCO CARNEIRO SE REUNIRAM NESTE SÁBADO COM O VICE-GOVERNADOR LUCAS RIBEIRO, O DEPUTADO AGUINALDO RIBEIRO E A SENADORA DANIELLA RIBEIRO. 

 


O prefeito de Alagoa Grande, Neto Carneiro, publicou em suas redes sociais neste último sábado o encontro que ele e seu pai, o deputado Bosco Carneiro, tiveram com o deputado Aguinaldo Ribeiro, o vice-governador Lucas Ribeiro e a senadora Daniella Ribeiro.

A reunião teve como objetivo garantir mais recursos para o município de Alagoa Grande e para toda a região onde o deputado Bosco Carneiro possui expressiva base eleitoral.

OPINIÃO: Aí está mais uma prova inconteste da assiduidade e comprometimento do prefeito Neto Carneiro com a sua gestão em Alagoa Grande. Mesmo em um sábado, o jovem gestor não descansa, permanece dialogando e articulando novos recursos para dar continuidade à sua surpreendente administração, que vem chamando a atenção de toda a Paraíba pela eficácia, zelo e transparência implementados no município.

O povo de Alagoa Grande sente orgulho pelo que já está vendo em apenas nove meses de governo, uma demonstração inequívoca de que a população acertou em cheio na escolha de quem deveria conduzir os destinos da cidade.

 

RAPIDINHA 3

INCANSÁVEL: PREFEITO NETO CARNEIRO VIAJA A BRASÍLIA, MAIS UMA VEZ, EM BUSCA DE MAIS RECURSOS PARA ALAGOA GRANDE.

 


O prefeito de Alagoa Grande, Neto Carneiro, realiza nesta segunda-feira (13) mais uma viagem a Brasília. O chefe do Executivo alagoagrandense deverá visitar vários deputados federais e senadores com o objetivo de angariar novos recursos para dar continuidade à sua exímia gestão em Alagoa Grande, que vem surpreendendo a todos pela desenvoltura e ritmo acelerado.

Em apenas nove meses de administração, Neto Carneiro já fez por oito anos de gestão, imprimindo um trabalho dinâmico e eficaz que vem transformando a terra de Jackson do Pandeiro e enchendo de orgulho a população, especialmente os mais humildes.

 

OPINIÃO: Em Alagoa Grande, um dos assuntos mais comentados nas rodas de conversa, seja no comércio, nas praças, nas feiras-livres, nas escolas, nos bares ou nas esquinas, é o fato de que o prefeito Neto Carneiro e o vice-prefeito João Montenegro estão surpreendendo a todos com uma gestão arrojada e transformadora. Até mesmo adversários políticos já admitem publicamente o desejo de votar no deputado Bosco Carneiro na próxima eleição.

O que acontece hoje em Alagoa Grande é algo inédito e surpreendente. Historicamente, o primeiro ano de mandato costuma ser dedicado a “colocar a casa em ordem”, mas Neto Carneiro quebrou esse paradigma. Com sua postura inovadora, mostrou que veio para transformar a vida das pessoas — e em poucos meses já apresenta resultados concretos.

Entre suas principais ações, destacam-se: o pagamento rigorosamente em dia dos servidores municipais; a pavimentação integral do Bairro Vera Cruz, das ruas do Cruzeiro, José Araújo, Rua Nova, Frei Alberto, Olinda e Enéas Cavalcante; além das melhorias no Conjunto Evandro Lins (Vila Nova) e na Vila São João. No Alto do Cruzeiro, levou dignidade e infraestrutura, pondo fim a anos de descaso.

Na saúde, desmembrou Postos de Saúde, ampliando o atendimento à população; reformou toda a recepção do Hospital Municipal, instalando ar-condicionado e novos assentos para os pacientes; e manteve o fornecimento gratuito de medicamentos.

Na zona rural, disponibilizou novas máquinas agrícolas, realizou cortes de terra para os agricultores, executou terraplanagem e cascalhamento nas estradas vicinais — especialmente no acesso entre a Vila São João e o Quilombo Caiana dos Crioulos, fortalecendo o escoamento da produção agrícola e o turismo local.

Outro destaque é o retorno do programa “Jejum”, resgatando uma importante tradição social. Já na educação, o prefeito atendeu às reivindicações dos professores, garantindo salários acima do Piso Nacional, distribuiu kits escolares e melhorou a alimentação nas creches e escolas.

Tudo isso é fruto, também, do apoio do deputado Bosco Carneiro, que tem sido um aliado fundamental na captação de recursos e articulações políticas, ao lado do vice-prefeito Dr. João Montenegro.

E vem muito mais por aí: a meta do prefeito é encerrar o ano com mais de 50 ruas pavimentadas, consolidando uma gestão que já entrou para a história da cidade.

Se continuar com essa mesma “pegada”, quem ganha é o povo de Alagoa Grande, que hoje vive uma gestão proativa, eficiente e de resultados.

Quem viver, verá!

 

RAPIDINHA 4

EM ALAGOA GRANDE, A GESTÃO DO PREFEITO NETO CARNEIRO E DO VICE-PREFEITO JOÃO MONTENEGRO, SÓ AVANÇA: MAIS UMA MÁQUINA RETROESCAVADEIRA CHEGA PARA ALAGOA GRANDE.

 


O prefeito Neto Carneiro conseguiu junto ao senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), mais uma ação em seu profícuo governo. Chegou em Alagoa Grande na última sexta-feira (10), mais uma máquina retroescavadeira conseguida em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba - CODEVASF. Além do prefeito Neto Carneiro e do senador Veneziano Vital quem esteve acompanhando a entrega foi Fred Quiroga Superintendente da CODEVASF. 

                                         


RAPIDINHA 5

“FAZER MAIS. FAZER BEM FEITO”: HOSPITAL MUNICIPAL DE ALAGOA GRANDE GANHA ESTRUTURA DE ALTO PADRÃO.

 


Quem chegar em frente ao Hospital Municipal de Alagoa Grande, hoje, vai se deparar com uma nova “casa de saúde”. O prédio está passando por uma reforma completa, especialmente na sua fachada, que vem recebendo uma estrutura moderna e alinhada aos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde.

Tudo isso é reflexo de uma gestão que só avança, atendendo de forma exemplar às reivindicações da população, que depositou nas urnas a confiança em um governo comprometido com o bem-estar coletivo.

Veja em vídeo uma parte de como estão as obras na parte frontal do hospital.




 

RAPIDINHA 6

SAÚDE DE QUALIDADE: UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE (UBS) CLODOALDO ALBUQUERQUE DO CONJUNTO AGNALDO VELOSO BORGES CONTINUA SENDO REFORMADO.


Assim como vem acontecendo em todas as Unidades Básicas de Saúde, a Secretaria de Saúde do Município de Alagoa Grande, por orientação do prefeito Neto Carneiro, continua realizando a reforma do Posto de Saúde Dr. Clodoaldo Albuquerque, localizado no Conjunto Agnaldo Veloso Borges.

O objetivo do prefeito Neto Carneiro e do vice-prefeito e secretário de saúde Dr. João Montenegro é proporcionar mais qualidade de vida aos cidadãos e cidadãs alagoagrandenses, garantindo um atendimento cada vez mais humanizado e eficiente.

É importante ressaltar que a meta da gestão é desmembrar o Posto de Saúde do Agnaldo Veloso Borges, o que deverá ocorrer em breve, com a construção da nova Unidade Básica de Saúde no Conjunto Cehap, ampliando a cobertura e a capacidade de atendimento da rede municipal.

 


RAPIDINHA 7

VISANDO MELHORAR O ATENDIMENTO À POPULAÇÃO, CÂMARA MUNICIPAL DE ALAGOA GRANDE “GANHA” NOVO VEÍCULO.


A Câmara Municipal de Alagoa Grande recebeu, na última quinta-feira (09), um veículo da marca “Creta”, ano 2025. Para o presidente do Poder Legislativo alagoagrandense, vereador Marcelo Carlos da Silva (Marcelo de Manuelzinho), a aquisição do veículo tem como objetivo melhorar o atendimento aos parlamentares e otimizar os serviços rotineiros da Casa Francisco Luiz de Albuquerque Mello.

 

RAPIDINHA 8

SINAIS DE CONVERGÊNCIAS: SE RECUPERANDO DE UM CIRURGIA, DEPUTADO RUY CARNEIRO RECEBE VISITA DE AGUINALDO RIBEIRO E OUTROS AGENTES POLÍTICOS.

 


Mesmo se recuperando de uma cirurgia na coluna, o deputado federal Ruy Carneiro (Podemos) recebeu em sua residência diversas personalidades do cenário político paraibano.

Estiveram com o parlamentar o sobrinho do prefeito da capital, Cícero Lucena, Thiago Lucena, a presidente estadual do PT, Cida Ramos, e o superintendente da CODEVASF, Fred Queiroga, aliado do presidente da Câmara Federal, Hugo Motta (Republicanos).

Uma visita que está repercutindo intensamente nos bastidores políticos foi a do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP), já que há especulações de que, caso Cícero Lucena seja um dos candidatos do grupo político ao qual Ruy Carneiro está aliado, o parlamentar pessoense poderá migrar para outra agremiação partidária e passar a apoiar a pré-candidatura de Lucas Ribeiro ao governo da Paraíba, inclusive, sendo cogitado como possível vice na chapa, o que representaria uma grande baixa para as oposições no estado.

 

José Gildo de Araújo

Jornalista Profissional

domingo, 5 de outubro de 2025

Um ano para a eleição, a hora da decisão para a situação e oposição

Opinião exclusiva do jornalista Gildo Araújo

 


Estamos a um ano das eleições e, pelo que se tem acompanhado, já houve tempo suficiente para uma análise mais profunda em relação às estratégias políticas dos partidos, onde todos, sem exceção, já formataram o cenário para o próximo ano, incluindo aí os apoios que deverão dar ou não, desde Brasília até o nosso estado, a Paraíba.

Com um diagnóstico interno e externo diante das movimentações partidárias, já dá para observar, por exemplo, que as oposições na Paraíba trabalham com a possibilidade de se ter três candidaturas ao governo: Efraim Filho (União), defendendo a direita; Pedro Cunha Lima (PSD), de centro; e Cícero Lucena (sem partido), mais voltado para o centro.

Isso significa dizer que, num provável segundo turno, os perdedores deverão fazer um acordo com o vencedor e se alinharem com o objetivo de derrotar, provavelmente, o candidato da situação — que, a preço de hoje, é Lucas Ribeiro (PP).

Dentro desse cenário turbulento e cheio de nuances, não resta outra saída para os governistas a não ser uma tomada de posição e decidir quem fica com quem nesse xadrez. O que não é mais cabível é o imbróglio político que estamos assistindo, onde o que vale é a sobrevivência política e não a coerência partidária ou a defesa da continuidade de um projeto que vem dando certo para a Paraíba.

O tempo está ficando muito exíguo, e a ala governista precisa de definições para proporcionar uma organizada na “casa” e já trabalhar de fato a eleição de 2026. O que não pode acontecer é assistir “peças” desse xadrez se movimentando de forma conspiratória, ou seja, dizendo que é do governo apenas paras manter os cargos até abril e depois debandar.

É preciso que o grupo situacionista aja enquanto é tempo, já que está tudo muito confuso. Uma hora chega uma liderança política e diz, por exemplo: “Estou com Nabor Wanderley e Cícero Lucena, mas não voto em Lucas”, como aconteceu no último sábado em uma reunião do presidente da Câmara Federal, Hugo Motta (Republicanos), com os vereadores de seu partido na capital.

Da mesma forma, em um encontro com os deputados neste domingo, os parlamentares, de forma uníssona, declararam voto em Nabor Wanderley, mas quanto a João Azevedo para o Senado e Lucas Ribeiro ao governo, deixaram transparecer que só apoiam se tiverem mais espaço dentro da gestão.

Para quem não sacou ainda a jogada, essa é mais uma estratégia usada pelo grupo oposicionista. E se os governistas não abrirem os olhos e não mostrarem o poder que têm o mais rápido possível, poderão ficar “a ver navios” e assistir a muitas baixas sem perceber que estão sendo traídos. Aliás, essa “sangria” já vem acontecendo paulatinamente, parecendo que estão tentando, a todo custo, “minar” as candidaturas governistas.

Será que tantas “cabeças pensantes” da composição governamental ainda não perceberam esse drible político que estão tentando colocar em prática, inclusive, com a conivência de alguns que estão dentro da própria gestão estadual? Está tudo muito nítido: querem desmoronar o poder antes mesmo de começar a batalha.

Não adianta só fazer gestão; é preciso que o governo acorde e reaja, concentrando-se também em fazer política propriamente dita.

As oposições, que só têm o senador Veneziano Vital de Rêgo como nome de esquerda, estão tentando até atrair o presidente Lula para seu palanque. E, para isso, já realizaram reuniões com a presidente do PT na Paraíba. Mas quem conhece um pouco de política compreende que o “pano de fundo” disso tudo é levar a possível candidatura do bolsonarista Efraim Filho (União) ao segundo turno.

A maioria dos oposicionistas diz, em alto e bom som, que o legítimo representante das oposições na Paraíba é o senador Efraim Filho. Inclusive, recentemente o próprio prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, declarou que seu compromisso é com Efraim Filho, Pedro Cunha Lima e Veneziano Vital, dando uma demonstração inequívoca de que o verdadeiro palanque do presidente Lula na Paraíba deve ser o do governador João Azevedo, que já declarou seu voto e apoio à reeleição do presidente, assim como o vice-governador Lucas Ribeiro, o prefeito de Patos e pré-candidato ao Senado Nabor Wanderley, e o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, que também já confirmaram apoio a Lula.

Essas tratativas de ser benevolente demais poderão prejudicar as negociações finais. Um exemplo claro dessa desarrumação foi revelado recentemente pelo jornalista e analista político Gutemberg Cardoso, ao divulgar que o deputado Gervásio Maia ainda permanece como presidente do PSB na Paraíba, mesmo depois de uma grande festa para receber o governador João Azevedo como novo presidente da sigla no estado.

Está mais do que na hora de uma participação mais efetiva do exímio articulador político, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP), para “tomar a frente” e resolver logo as questões ainda persistentes, ou como diz lá no meu interior: “vão entregar o ouro ao bandido” (em sentido figurado, ao adversário político).

Esse negócio de deixar para o próximo ano é balela. Quem está no governo e está “em cima do muro” já se prepara para dar uma carreira. Os governistas precisam resolver de imediato tudo isso, inclusive com o deputado Adriano Galdino, para dar um alívio e tocar o “barco” em outras ações.

Segundo o próprio vice-governador Lucas Ribeiro, em conversa com este jornalista, as tratativas com o presidente Adriano Galdino estão bastante avançadas, o que já é uma boa notícia.

Embora seja necessário que os governistas ajam rápido, pois já estamos chegando ao final do ano e o que se vê são as oposições se movimentando (e muito!). Uma hora é Veneziano com Cícero em Brasília, outra é Pedro Cunha Lima concedendo entrevistas com críticas pesadas ao governo, e, do outro lado, Efraim Filho visitando municípios em busca de mais apoios.

Enquanto isso, os governistas estão apenas focados em fazer entregas, o que é importante, mas não suficiente. É preciso que os “cabeças”, leia-se João Azevedo, Hugo Motta e Aguinaldo Ribeiro, estejam atentos às movimentações e mais presentes, articulando apoios à chapa governista.

Se acharem que articulação por telefone de Brasília com prefeitos e lideranças resolverá tudo, estão completamente enganados. Os oposicionistas estão embalados fazendo o corpo a corpo.

A verdade é que só Lucas Ribeiro, João Azevedo e Nabor Wanderley estão realmente fazendo visitas “in loco”, seja aos municípios, seja às lideranças que vão até João Pessoa.

Se não tomarem as “rédeas” da situação, daqui a um ano poderão estar lamentando, embora não seja por falta de aviso. É preciso que secretários e outros agentes políticos saiam de seus gabinetes e vão às ruas defender suas bandeiras.

Por fim, vemos que o governo tem tudo para vencer as eleições, pois está no comando do poder, mas precisa de posições mais firmes, já que enfrenta uma oposição que não dorme e ainda sonha acordada em “tomar” o Palácio da Redenção.

Como diz o filósofo iluminista suíço Jean-Jacques Rousseau: “O homem não foi feito para meditar, mas para agir”.

Quem viver, verá!

 

RAPIDINHA 1

MAIS UMA SEMANA HISTÓRICA EM ALAGOA GRANDE: COM A PRESENÇA DO VICE-GOVERNADOR DA PARAÍBA LUCAS RIBEIRO, DEPUTADO BOSCO CARNEIRO, PREFEITO NETO CARNEIRO, VICE-PREFEITO JOÃO MONTENEGRO, EX-PREFEITOS HILDON RÉGIS NAVARRO, HILDON RÉGIS NAVARRO FILHO (BÔDA), VEREADORES, SECRETÁRIOS, LIDERANÇAS POLÍTICAS DA REGIÃO E DO MUNICÍPIO, INAUGURARAM A CHEGADA DA ÁGUA NO CONJUNTO OSCAR MORAIS DE COUTINHO NO DISTRITO DE ZUMBI.



A última quarta-feira (1º) foi um dia histórico para os moradores do Conjunto Oscar de Morais Coutinho (Jacutinga), no distrito de Zumbi, em Alagoa Grande. Na localidade, foi inaugurada a tão sonhada obra daquele povo: a chegada da água nas torneiras das residências.

Toda aquela alegria estampada nos semblantes dos moradores só foi possível graças ao deputado Bosco Carneiro, ao prefeito Neto Carneiro, ao vice-prefeito João Montenegro, ao subprefeito Marcos de Zumbi, ao vereador Tiel de Zumbi, ao vereador Ronaldo Marques, gerente local da CAGEPA, e a todos os residentes que clamavam junto às autoridades, reivindicando um direito que lhes foi negado durante muito tempo.

O evento, cuja caminhada até o local transformou-se em uma verdadeira passeata, contou com um grande número de pessoas presentes, o que chamou a atenção até do vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, que, ao usar a palavra, disse: “Pensei até que era algo mais simples, mas o que vi aqui foi uma verdadeira passeata”.

Lucas falou ainda que os próximos passos serão a pavimentação em calçamento do conjunto, atendendo pedido do deputado Bosco Carneiro e do prefeito Neto Carneiro.

Para o deputado Bosco Carneiro, aquele foi um momento de reencontro com a própria história, relembrando o ex-prefeito Dr. Bosco, Hildon Régis Navarro e Hildon Régis Navarro Filho (Bôda) pelas grandes contribuições dadas ao distrito.

Já o prefeito Neto Carneiro destacou que a inauguração da chegada da água naquela comunidade foi sua principal obra até o momento de sua gestão, dado o valor humanitário: “Só sabe o que é precisar de água quem realmente necessita”.

Ele ainda relembrou o período de campanha eleitoral, quando esteve ao lado do vice-prefeito João Montenegro na localidade, e o principal pedido do povo era justamente a água, já que a gestão anterior passou oito anos prometendo e só chegou com alguns canos no final da campanha, com o intuito de enganar a população.

O vice-prefeito João Montenegro também recordou suas visitas, ao lado do prefeito, durante a eleição do ano passado, quando casa por casa o clamor da população era pela chegada do líquido precioso.

O vereador Tiel de Zumbi e o subprefeito Marcos de Zumbi agradeceram ao prefeito Neto Carneiro, ao deputado Bosco Carneiro e ao vice-governador Lucas Ribeiro pelos relevantes serviços prestados ao povo da localidade.

Destacaram, ainda, o gesto nobre do ex-vice-prefeito de Alagoa Grande, Evaldo Vieira, que durante a seca manteve a comunidade abastecida com água com recursos próprios, uma atitude que, segundo os moradores, jamais será esquecida.

Mais fotos do evento ao final desta edição.

Veja em vídeo produzido pelo Blog Jornalista Gildo Araújo o momento em que foram abertas as torneiras e o banho tomado pelas autoridades presentes.



Em seguida, veja também, em vídeo produzido pelo mesmo blog, as falas do vice-governador Lucas Ribeiro, do prefeito Neto Carneiro, do deputado Bosco Carneiro e do vice-prefeito João Montenegro.



Ao final, conversamos com o vereador Tiel de Zumbi sobre a chegada da água à comunidade. Acompanhe.



RAPIDINHA 2

O SONHO QUE NÃO FICOU NO PESADELO: COM A FORÇA POLÍTICA DO DEPUTADO BOSCO CARNEIRO, DO PREFEITO NETO CARNEIRO, DO VICE-PREFEITO JOÃO MONTENEGRO A VILA SÃO JOÃO, CONJUNTO EVANDRO LINS (VILA NOVA) E RUA ENÉAS CAVALCANTE JÁ RECEBERAM A PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA. 




Graças ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelo mandato do deputado Bosco Carneiro, pelo prefeito Neto Carneiro e pelo vice-prefeito João Montenegro, a pavimentação asfáltica que liga a Vila São João até a Rua Frei Alberto está em pleno vapor. Foi uma promessa que veio da gestão anterior, mas que só está sendo possível agora, com a liderança e o alinhamento político do deputado Bosco Carneiro junto ao governador João Azevedo e ao vice-governador Lucas Ribeiro.

Video 1:



Vídeo 2:



OPINIÃO: Essa pavimentação asfáltica da Vila São João até a Rua Frei Alberto nos faz lembrar um fato ocorrido depois das eleições passadas, quando os adversários políticos do deputado Bosco Carneiro e do prefeito Neto Carneiro quiseram atribuir ao governador João Azevedo a derrota sofrida, alegando que o governador havia “boicotado” a execução da obra com o intuito de que eles perdessem a campanha eleitoral.

O que mais importa neste momento é que a gestão Neto Carneiro, o deputado Bosco Carneiro e o vice-prefeito João Montenegro estão trabalhando muito por Alagoa Grande. O resto é dor de cotovelo.


RAPIDINHA 3

E HAJA AÇÕES: POSTO DE SAÚDE DO CONJUNTO AGNALDO VELOSO BORGES É MAIS UM QUE RECEBE REFORMAS DA GESTÃO “NETO CARNEIRO E DR. JOÃO MONTENEGRO”.


Por orientação do prefeito Neto Carneiro, o vice-prefeito e secretário de saúde do município de Alagoa Grande, João Montenegro, deu início a mais uma importante obra para a saúde do povo alagoagrandense: a reforma na Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada no Conjunto Agnaldo Veloso Borges.

Os trabalhos já estão bastante adiantados e brevemente a UBS será mais um equipamento totalmente recuperado e entregue aos moradores daquela localidade que há tempo vinha reivindicando melhorias no ambiente que estava completamente deteriorado. 

É importante lembrar que já foram reformados diversos Postos de Saúde na cidade, os quais estão sendo utilizados pela população, assim como: As Unidades Básicas de Saúde do Cruzeiro, da Vera Cruz (Ivan Gomes e Maria Cecília Fernandes de Paiva) e o “João Bosco Carneiro” da Rua Gedeão Amorim.



RAPIDINHA 4

REFORMA DO HOSPITAL MUNICIPAL DE ALAGOA GRANDE ESTÁ PRATICAMENTE CONCLUÍDA. O SECRETÁRIO DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DIZ QUE JÁ A PARTIR DESTA SEGUNDA-FEIRA A POPULAÇÃO “TERÁ MAIS CONFORTO NO ATENDIMENTO”.


Quem for, a partir desta segunda-feira (06), ao Hospital Municipal de Alagoa Grande, já irá encontrar um lugar bastante modificado, essencialmente na estrutura de sua área de recepção, totalmente modernizado, proporcionando mais conforto às pessoas, principalmente aos pacientes, que agora contam com um ambiente digno de receber a população alagoagrandense.

O equipamento, mesmo ainda com alguns retoques finais, já se encontra em plenas condições de acesso. Pensando nisso, o vice-prefeito e secretário de saúde, Dr. João Montenegro, usou suas redes sociais no sábado para anunciar as modificações e a abertura do atendimento, inclusive em um ambiente climatizado.

Veja o vídeo do Dr. João Montenegro.

 


OPINIÃO: Talvez pareça redundância, mas já se tornou rotina o povo alagoagrandense parabenizar a gestão do prefeito Neto Carneiro, que não para de mostrar importantes serviços à população. E mais: com um companheiro como Dr. João Montenegro, vice-prefeito e secretário de saúde, o município ganha um verdadeiro desbravador, sempre empenhado em trazer melhorias à qualidade de vida das pessoas.

Isso demonstra que Alagoa Grande acertou ao eleger esses dois grandes gestores. O reflexo é visível: a cidade está não só surpresa com o que tem acontecido, mas feliz com as realizações, que em tão pouco tempo conquistaram a confiança quase total da população.

Parabenizamos o prefeito Neto Carneiro e o vice-prefeito João Montenegro pela brilhante performance administrativa, que certamente refletirá na política — afinal, a cidade precisa continuar contando, na Assembleia, com alguém que tanto colabora com o desenvolvimento de Alagoa Grande: o deputado Bosco Carneiro.

Ele é gente da gente.

 

RAPIDINHA 5

A GESTÃO DO PREFEITO NETO CARNEIRO E DO VICE-PREFEITO JOÃO MONTENEGRO EM ALAGOA GRANDE, SÓ AVANÇA: ANTES DA CHEGADA DA MALHA ASFÁLTICA, SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA REALIZA CONSERTO DE CALÇAMENTO NOS CONJUNTOS CEHAP I E II. 



Antes da chegada da pavimentação asfáltica, que irá atender todas as vias dos Conjuntos Habitacionais Cehap I e II, o prefeito Neto Carneiro vem realizando nessas localidades importantes ações de reposição de calçamento, que se encontravam em péssimas condições, inclusive dificultando o acesso até a alguns restaurantes da comunidade.

Todo esse estrago, é importante ressaltar, foi fruto da herança deixada pela administração anterior, que preferiu não priorizar os lugares mais periféricos da cidade, o que prejudicou o acesso de veículos em várias ruas no entorno dos Conjuntos Cehap I e II.

São quase 15 ruas em recuperação, o que está tornando o lugar mais tranquilo e agradável para se viver. É importante destacar que, em breve, o prefeito Neto Carneiro, além de aplicar a malha asfáltica nos dois conjuntos habitacionais, estará entregando uma das maiores obras da história de Alagoa Grande: o Parque Linear, com todas as estruturas encontradas em cidades desenvolvidas do Brasil.

E ainda há mais: um novo Posto de Saúde será entregue à população, ampliando o acesso à saúde e o bem-estar da comunidade.

A verdade é uma só: Neto Carneiro, o deputado Bosco Carneiro e o vice-prefeito João Montenegro estão construindo uma nova Alagoa Grande, transformando a cidade em um verdadeiro canteiro de obras.

Isso, sim, é política pública.


RAPIDINHA 6

PREFEITO NETO CARNEIRO, VICE-PREFEITO JOÃO MONTENEGRO, VEREADORES E SECRETÁRIOS MUNICIPAIS PARTICIPAM DA CAMINHADA ALUSIVA AO “SETEMBRO AMARELO” EM ALAGOA GRANDE.



Na última sexta-feira (03), o prefeito Neto Carneiro, o vice-prefeito João Montenegro, vereadores e secretários municipais participaram da caminhada alusiva ao “Setembro Amarelo” em Alagoa Grande.

 O evento contou com a presença de profissionais da educação municipal e privada, além de entidades religiosas. Desde o início da tarde, um grande número de pessoas se aglomerou em frente à Escola Estadual Padre Hildon Bandeira de onde saiu indo até o Largo do Teatro Santa Ignês, no centro da cidade.

Na chegada, o prefeito e o vice-prefeito falaram, e em seguida todos presentes assistiram apresentações musicais de estudantes alagoagrandenses.

Ao final desta edição mais fotos do evento. 

Acompanhe a fala do prefeito Neto Carneiro.



Em seguida, falou o vice-prefeito, João Montenegro.



RAPIDINHA 7

SEGUNDA VOTAÇÃO! AGORA, É DEFINITIVO: CÂMARA MUNICIPAL APROVA PROJETO DE LEI DO VEREADOR TIEL DE ZUMBI QUE DENOMINA O NOME DO PARQUE LINEAR DE “JOÃO BOSCO CARNEIRO”.



Na sessão da última quinta-feira (02), a Câmara Municipal de Alagoa Grande aprovou, em sua segunda votação, o Projeto de Lei de autoria do vereador Tiel de Zumbi, o novo Parque Linear que está sendo construído pelo prefeito Neto Carneiro na entrada da cidade.

A votação foi por unanimidade. E o Projeto do parlamentar ainda contempla a construção de um Busto do ex-prefeito alagoagrandense. Mais do que merecido, tendo em vista tudo que Dr. Bosco fez em prol do desenvolvimento social e econômico de Alagoa Grande.

 

RAPIDINHA 8

GESTÃO DE MARCELO DE MANUELZINHO: CÂMARA MUNICIPAL DE ALAGOA GRANDE COMPRA CARRO ZERO QUILÔMETRO PARA MELHOR ATENDER O LEGISLATIVO MUNICIPAL.

.


Segundo informações advindas do próprio presidente da Câmara Municipal, Marcelo de Manuelzinho, até a próxima quinta-feira (09), o Poder Legislativo alagoagrandense estará recebendo um veículo Creta 0km. O automóvel foi adquirido com recursos da própria Câmara Municipal e servirá a todos os vereadores, o que ajudará nos trabalhos não só da presidência, mas sobretudo dos parlamentares que fazem parte do poder legislativo alagoagrandense. 

 

RAPIDINHA 9

AFRORRÓ PROMOVE 2º FESTIVAL DE DAS RAÍZES CULTURAIS DE ALAGOA GRANDE.



Com o apoio cultural do Governo do Estado, da Prefeitura Municipal de Alagoa Grande e do gabinete do deputado Bosco Carneiro, a Associação dos Artistas de Alagoa Grande (AFRORRÓ), promoveu neste domingo o 2º Festival de Raízes Culturais de Alagoa Grande. Apresentaram-se no palco os cantores Zé do Brega, Pipa Cantor, Vanduí Voz e Violão e Deuzim Cantor da cidade de Esperança, o couvert de Zezo da Região.

Queremos parabenizar o ativista cultural Severino Antônio da Silva, Bibiu do Jatobá, sempre movimentando a cultura alagoagrandense. A Afrorró foi fundada em 2014 e atualmente tem como presidente Edson de Souza, o grande Júnior sanfoneiro.

 

RAPIDINHA 10

EM REUNIÃO COM O PRESIDENTE DA CÂMARA FEDERAL HUGO MOTTA, PARLAMENTARES DO REPUBLICANOS DIZ QUE APOIO POR ENQUANTO SÓ A NABOR WANDERLEY.



As informações vindas da capital do estado dão conta de que em reunião realizada hoje pela manhã entre o deputado Hugo Motta (Republicanos) e alguns parlamentares, ficou acertado de que o apoio à candidatura do prefeito de Patos, Nabor Wanderley (Republicanos), é dado como certo, porém, em relação às candidaturas de João Azevedo e Lucas Ribeiro dependem de mais espaços na gestão de governo.

“A onça vai começar a beber água”. 

 

José Gildo de Araújo

Jornalista Profissional 


Mais Fotos da rapidinha 1
























Mais fotos Rapidinha 6: