domingo, 18 de agosto de 2019

Ricardo X João: O que está por trás desse eminente Rompimento Político?



(Opinião: Jornalista Gildo Araújo)

Existem fatos que são realmente incompreensíveis, por exemplo esse possível rompimento do ex-governador Ricardo Coutinho e o atual governador João Azevedo. Esse fato é daqueles que derruba qualquer comentarista político, já que politicamente falando não se via nenhum motivo à vista, pois ambos são autoridades acostumadas em solucionar problemas.
Porém essa semana algo estranho aconteceu. Tudo começou quando Edvaldo Rosas, que até então era presidente do PSB da Paraíba, foi nomeado como chefe de gabinete de Estado pelo governador João Azevedo. O acúmulo de funções – presidente do Partido e Chefe de gabinete – fez surgir várias intervenções contrárias por parte de algumas pessoas, principalmente das deputadas Cida Ramos e Estela Bezerra que declararam que Edvaldo Rosa teria de deixar a presidência do Partido para dar lugar a Ricardo Coutinho para a presidência do PSB, já que o ex-governador estava apenas como presidente da Fundação João Mangabeira. O murmurinho tomou conta de toda a imprensa e fez-se um racha.
Porém, esse tipo de argumentação sobre a impossibilidade de Edvaldo Rosas nas duas funções, não faz sentido pra grandes alardes, em vista de que temos o exemplo de Eduardo Campos (em memoriam) que quando era governador de Pernambuco, também era Presidente o PSB Nacional, e nunca houve questionamento sobre isso. Dois pesos, duas medidas.
E agora, colocar Edvaldo Rosas, que sempre foi um ricardista tradicional, como “bode expiatório” só porque não quer ou não quis entregar a direção do PSB no Estado, como motivo principal para um racha entre Ricardo e João Azevedo, isso não convence a ninguém, muito menos à opinião pública.
É óbvio que o histórico de convivência do ex-governador Ricardo Coutinho com seus aliados políticos sempre foi recheado de turbulências, assim foi com o ex-prefeito Luciano Agra (falecido), o atual prefeito Luciano Cartaxo, José Maranhão, o próprio Cássio Cunha Lima, Manoel Júnior, Nonato Bandeira, entre outros; embora seja inegável sua performance administrativa.
Mas a verdade é que no “pano de fundo” desse eminente rompimento existe algo mais profundo do que se pensa, mas que só o tempo dirá, pois essa celeuma parece não estar só no campo político, está tudo muito estranho... Será que esse desentendimento entre ambos não diz respeito à resistência do governador João Azevedo em não aceitar alguns pedidos “impossíveis” feitos pelo ex-governador?
Pelo visto, com esses mal-entendidos entre as duas maiores lideranças políticas do Estado, começa-se a enfraquecer o ricardismo dentro do governo João, e credencia-se de vez o G11 que passa a figurar como o grupo que verdadeiramente dará sustentação política ao governador e garantirá a governabilidade da Paraíba.
O que não pode acontecer é paralisar o crescimento do Estado e que essas rachaduras interfiram na transformação das políticas públicas que têm beneficiado os municípios e sua população.
Por fim, podemos concluir dizendo que ...enquanto as Rosas exalam o perfume que roubam de ti… as pétalas do girassol voam nos espaços vazios procurando corações desejados. Vamos terminar com o que diz Cartola em “AS ROSAS NÃO FALAM”, bem apropriado para o momento. Uma bela reflexão.

Bate outra vez

Com esperanças o meu coração

Pois já vai terminando o verão

enfim



...Volto ao jardim

com a certeza que devo chorar

pois bem sei que não queres voltar

para mim



Queixo-me às ROSAS

Mas que bobagem

As ROSAS não falam 

Simplesmente as ROSAS exalam 

O perfume que roubam de ti, ai



Devias vir

Para ver meus olhos tristonhos

E, quem sabe, sonhava meus sonhos

por fim (Cartola) 

RAPIDINHA 1 

REFLEXO DA AUDIÊNCIA DO DEPUTADO BOSCO CARNEIRO COM GOVERNADOR JOÃO AZEVEDO: SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA REALIZA VISITA TÉCNICA PARA CONSTRUÇÃO DA PONTE DO BAIRRO DO CONTORNO NA CIDADE DE BAYEUX.

Depois da audiência do deputado Bosco Carneiro e da vereadora Danyelli Caetano com o governador João Azevedo, no último dia 1º de agosto na granja Santana, a secretaria de infraestrutura do Estado, encaminhou na última terça-feira (13), o engenheiro Fábio Nóbrega do DER para o bairro do Alto do Contorno na cidade de Bayeux para fazer um levantamento técnico visando a construção de uma nova Ponte que interliga o bairro às escolas e postos de saúde. Para o deputado Bosco Carneiro, “A Ponte que hoje existe é de madeira e está bastante precária, pois não está oferecendo segurança ao povo do bairro, sendo, inclusive, uma ponte que interliga o bairro às escolas e postos de Saúde; isso acontece por ela ser a única Ponte de acesso, e que as mães e as famílias estão preocupadas com as crianças e todos que usam essa Ponte”. Quem também acompanhou a visita “in loco” do engenheiro Fábio Nóbrega foi a presidente da ACAC (Associação Comunitária do Alto do Contorno e Adjacências), Márcia Gracinda dos Santos. Ela agradeceu ao deputado Bosco Carneiro pelo requerimento e ao Secretário de Comunicação do Estado Nonato Bandeira pelo apoio junto ao governo do estado.

RAPIDINHA 2

GOVERNO PROATIVO: EQUIPE DO GABINETE BOSCO CARNEIRO ACOMPANHA TÉCNICOS FOTOGRÁFICOS NAS MEDIÇÕES DA PONTE QUE LIGA O BAIRRO TAMBAY AO ALTO DO CONTORNO NA CIDADE DE BAYEUX.


Em menos de quinze dias da audiência com o governador João Azevedo, o deputado Bosco Carneiro e o povo de Bayeux já está vendo o reflexo, pois em pleno sábado (18), o Governo do Estado enviou mais uma equipe de técnicos, desta vez, fotográficos para registrar a situação da Ponte que liga o Bairro do Contorno ao Bairro Tambay. A visita foi acompanhada da presidente da ACAC (Associação Comunitária do Alto do Contorno), Márcia Gracinda dos Santos, que também faz parte da equipe de assessoria do deputado Bosco Carneiro. Para a líder comunitária, a visita do fotógrafo Alexandre para registrar a situação vem proporcionando uma satisfação de confiança por parte da comunidade, pois todos estão acreditando que agora aquela Ponte tão desejada pela população irá ser feita. Ela também declarou que a comunidade está bastante feliz com a atuação do deputado Bosco Carneiro e que está lutando em prol da população. Queremos parabenizar a iniciativa do deputado Bosco Carneiro que esteve acompanhado da vereadora Danyelle Caetano junto ao governador João Azevedo, como também a presidente da ACAC, Márcia Gracinda, pelo empenho junto ao povo daquela comunidade.

RAPIDINHA 3

ITATUBA: DEPUTADO BOSCO CARNEIRO SOLICITA AÇÕES PARA REFORMA DO MATADOURO PÚBLICO DA CIDADE DE ITATUBA.

O deputado Bosco Carneiro teve mais uma propositura de sua autoria aprovada pela Assembleia Legislativa. Trata-se do requerimento 643/2019 que solicita do Governo do Estado a reforma do matadouro público da cidade de Itatuba. “Diante das justas reivindicações dos moradores, elaborei um requerimento relatando a situação e solicitando intervenção do Governo do Estado para que a população de Itatuba possa seguir com as atividades produtivas com segurança e higiene que merece”, afirmou o parlamentar. Parabenizamos ao deputado Bosco Carneiro pela propositura, pois o povo de Itatuba é merecedor de um novo matadouro público.

RAPIDINHA 4

EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA COM O SECRETÁRIO DE SAÚDE DO ESTADO, DEPUTADO BOSCO CARNEIRO ELOGIA OS TRABALHOS DE DR. GERALDO MEDEIROS E PEDE APOIO PARA PACIENTES COM CÂNCER NO HOSPITAL LAUREANO ALÉM DE UMA POLÍTICA PÚBLICA SALARIAL MAIS JUSTA PARA OS SERVIDORES EFETIVOS DA SAÚDE DA PARAÍBA.


Na última quarta-feira (14), em Audiência Pública realizada na Assembleia Legislativa para apresentação do relatório de prestação de contas do 1º quadrimestre de Saúde deste ano pela Secretaria de Saúde do Estado, Dr. Geraldo Medeiros fez uma avaliação das atividades desenvolvidas por sua pasta durante esse período, tendo recebido elogios e críticas construtivas. Na oportunidade, o deputado Bosco Carneiro além de ter reconhecido o trabalho do gestor da saúde paraibana, fez também algumas observações, entre elas, solicitou ao Secretário Geraldo Medeiros uma política de valorização salarial dos servidores efetivos da Secretaria de Saúde do Estado, já que tem recebido uma demanda bastante elevada de reclamações por parte de muitos servidores da pasta. Outra reivindicação feita pelo parlamentar ao Secretário de Saúde, foi a de que o Hospital Laureano melhore seu atendimento em relação aos pacientes portadores de câncer, pois tem recebido várias informações de que tem faltado medicamentos para o tratamento de quimioterapia por parte desses pacientes. O deputado Bosco Carneiro sempre foi muito feliz em sua participação, pois mostra que está bastante antenado com o que acontece no nosso Estado. Veja o vídeo.




RAPIDINHA 5

ALAGOA GRANDE: DEPUTADO BOSCO CARNEIRO SOLICITA SUBSTITUIÇÃO DA TUBULAÇÃO DA REDE DE DISTRIBUIÇÃO.

O requerimento 1.471 de autoria do deputado Bosco Carneiro, que foi aprovado pela Assembleia Legislativa, tem como objetivo solicitar do Governo do Estado a substituição da tubulação da rede de distribuição de água de Alagoa Grande. Essa reivindicação vem atender ao clamor do povo alagoagrandense que todos os dias vem reclamando nas redes sociais. Agora, é só esperar que o Governo do Estado se sensibilize e concretize o desejo da população.

RAPIDINHA 6

DEPUTADO BOSCO CARNEIRO CONFIRMA QUE CONVIDOU O DEPUTADO MANOEL LUDGÉRIO PARA COMPOR O G11.


O deputado Bosco Carneiro, em entrevista à imprensa na semana passada, confirmou que convidou o deputado Manoel Ludgério para fazer parte do G11, que passaria a ser G12. Para o deputado Bosco Carneiro, Manoel Ludgério é um parlamentar de bem, daí o motivo do convite. Em entrevista ao Sistema Correio, o deputado Manoel Ludgério falou o seguinte: “Quem me fez um convite para integrar o G11 foi o deputado Bosco Carneiro”. Mais adiante, o parlamentar declarou que “o G11 tem sua simpatia”. Pelo jeito, o G11 vai se transformar em G12, G13, G14, G15, pois é formado por parlamentares bastantes experientes dentro do contexto político paraibano e conhece muito os bastidores dos Poderes Legislativo e Executivo. 

RAPIDINHA 7

INCANSÁVEL: DEPUTADO BOSCO CARNEIRO TEM AUDIÊNCIA COM O COORDENADOR DO COOPERAR, OMAR GAMA, E SOLICITA DIVERSOS PLEITOS PARA MUNICÍPIOS DE SUA BASE DE ATUAÇÃO POLÍTICA.

Na última sexta-feira (16), o deputado Bosco Carneiro esteve participando de uma audiência com o Coordenador do Cooperar, Dr. Omar Gama. O objetivo do encontro foi o de fazer diversos pleitos para os municípios paraibanos dentro do novo Programa Paraíba Rural Sustentável, projeto que será lançado no final deste mês pelo Cooperar e que tem a finalidade de desenvolver diversas ações nas comunidades das zonas rurais dos municípios do Estado. Para o deputado Bosco Carneiro, a audiência teve outra grande valia, pois procurou se inteirar o funcionamento desse novo Projeto do Cooperar. O parlamentar disse que as associações e as cooperativas vão ter que se credenciarem e elaborarem o Projeto para ser aprovado e, em seguida, os recursos serão destinados para as associações poderem realizar diversas ações. Dentre elas, ações de abastecimento de água singelo ou completo, além de apoio de alianças produtivas através de associações e cooperativas. “Vamos trabalhar junto aos municípios e associações para que encaminhe os pleitos para possamos batalhar junto ao Governo do Estado para que essas ações cheguem nos municípios paraibanos”.

RAPIDINHA 8

DEPUTADO BOSCO CARNEIRO PARTICIPA DE AUDIÊNCIA COM A DIREÇÃO DA CEHAP EM JOÃO PESSOA E SOLICITA A REGULARIZAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO DAS ESCRITURAS DAS CASAS DO CONJUNTO JOÃO BOSCO CARNEIRO E DO CEHAP II DE ALAGOA GRANDE E DE OUTROS MUNICÍPIOS PARAIBANOS.


Dando continuidade ao seu trabalho parlamentar, o deputado Bosco Carneiro participou na semana passada de uma audiência com a Dr. Emília Correia Lima, diretora da CEHAP na Paraíba. O objetivo do encontro foi o de solicitar da CEHAP a regularização da documentação das escrituras dos moradores do Conjunto João Bosco Carneiro e do Conjunto Cehap II em Alagoa Grande, como também tratar da regularização através das escrituras de doação aos mutuários e aqueles que fizeram as escrituras de propriedades de vários conjuntos do Estado da Paraíba. O deputado Bosco Carneiro tem se intensificado, cada vez mais, em busca de solucionar os problemas da população paraibana. É realmente um parlamentar operoso.

RAPIDINHA 9

INTERVENÇÃO NO PSB? SECRETÁRIO DE GOVERNO, EDVALDO ROSAS, É DISSOLVIDO DA PRESIDÊNCIA DO PARTIDO NA PARAÍBA.

Na última sexta-feira (16), Carlos Siqueira, presidente nacional do PSB, publicou que a Executiva Nacional do PSB decidiu dissolver o diretório estadual do partido no Estado da Paraíba. Essa determinação tirou da presidência do partido o secretário de Estado do Governo, Edvaldo Rosas. Segundo Carlos Siqueira, a partir de agora será criada uma comissão provisória. O presidente do partido disse ainda que “isto não é uma intervenção, é uma situação política criada no âmbito da Paraíba. Siqueira disse ainda que o governador João Azevedo já foi comunicado da decisão.

RAPIDINHA 10

BOTAFOGO X NÁUTICO: GOVERNADOR JOÃO AZEVEDO É VISTO DISTANTE DE RICARDO NO ESTÁDIO O ALMEIDÃO.


Neste último sábado (17/08) foi publicado pela mídia fotos e vídeos que mostram a presença do governador João Azevedo distante do ex-governador Ricardo Coutinho nas arquibancadas do estádio o Almeidão, onde estiveram participando do jogo cujo resultado foi favorável ao Náutico de Recife que venceu o Botafogo paraibano por 1X0. Como dizia Confúcio: “Uma imagem vale mais que mil palavras”.

RAPIDINHA 11

OPERAÇÃO “CIDADE LIMPA”: PREFEITURA DE ALAGOA GRANDE ACELERA NA LIMPEZA DA CIDADE.

A Prefeitura de Alagoa Grande continua realizando em todo o perímetro urbano a chamada “Operação Cidade Limpa”, cujo objetivo é o deixar todas as ruas limpas. Para isso, o Prefeito Antônio Sobrinho já determinou à Secretaria de Infraestrutura que o trabalho seja constante, pois quer chegar ao festejo dos 100 anos de Jackson do Pandeiro com a cidade, se possível, totalmente limpa.

RAPIDINHA 12

PREFEITURA DE ALAGOA GRANDE REALIZA SERVIÇOS DE CONSERTO DE GALERIAS E REPOSIÇÃO DE CALÇAMENTOS NA RUA JOÃO PESSOA.


A Prefeitura de Alagoa Grande, através da Secretaria de Infraestrutura, está realizando um trabalho de conserto de galerias na Rua João Pessoa. Um fato que chamou atenção dos trabalhadores é que a galeria antes existente era toda construída de forma precarizada. Para melhorar o fluxo da passagem da água, foi preciso fazer uma nova galeria de alvenaria e ainda fazer a colocação de manilhas. Veja em vídeo o trabalho realizado e ao final desta edição mais fotos. É realmente um trabalho que só faz quem tem determinação. Parabenizamos, mais uma vez, o trabalho realizado.




RAPIDINHA 13

ALAGOA GRANDE: PREFEITO ANTÔNIO SOBRINHO DEU INÍCIO À “OPERAÇÃO TAPA BURACO” E REPOSIÇÃO DE PARALELEPÍPEDOS EM DIVERSAS RUAS DA CIDADE.


O trabalho não para. Por determinação do Prefeito Sobrinho, a Secretaria de Infraestrutura do município está realizando reposição de paralelepípedo em diversas ruas da cidade. Mesmo ainda enfrentando ainda um período chuvoso, os trabalhos continuam, pois o objetivo é o de repor os calçamentos em todas as ruas. Queremos parabenizar a iniciativa do Prefeito Sobrinho, como também, ao secretário de infraestrutura Dagoberto Fernandes e a Marcelo Muralha, pois ambos têm se dedicado plenamente. É bom lembrar que o Prefeito Sobrinho encontrou a cidade totalmente esburacada. Palavras do Próprio Prefeito quando de sua posse. Consciência, Alagoa Grande! Veja em vídeos reposição de calçamentos nas ruas João Marques Filho e Maria José Andrade Agra no Conjunto Geraldo Marques.









RAPIDINHA 14

PREFEITURA DE ALAGOA GRANDE INTENSIFICA REPOSIÇÃO DE LÂMPADAS NO MORRO DO CRUZEIRO E ADJACÊNCIAS.

Por determinação do Prefeito Antônio Sobrinho de Alagoa Grande a secretaria de infraestrutura está fazendo o trabalho de reposição de lâmpadas de LED no Morro do Cruzeiro. O objetivo do Chefe do Executivo é o de oferecer uma melhor qualidade de vida à população daquela comunidade. Veja o que diz o próprio presidente da Associação do Morro Cruzeiro, o senhor Genildo que tem acompanhado os trabalhos dos técnicos da Prefeitura municipal quando da reposição das lâmpadas. Parabenizamos ao Prefeito Sobrinho por está trazendo de volta o bem estar da população.





RAPIDINHA 15

PREFEITURA DE ALAGOA GRANDE REALIZA REPOSIÇÃO DE CALÇAMENTO NO CONJUNTO JOÃO BOSCO CARNEIRO.


A Prefeitura de Alagoa Grande está realizando a reposição de paralelepípedo no Conjunto João Bosco Carneiro. O objetivo do Prefeito Sobrinho é o de repor os calçamentos, e também tapar todos os buracos existentes na comunidade. Veja os vídeos e fotos dos trabalhos desenvolvidos no Conjunto João Bosco Carneiro.











RAPIDINHA 16

PREFEITURA DE ALAGOA GRANDE DÁ INÍCIO À LIMPEZA DA LAGOA DO PAÓ, E LIMPEZA E PINTURA EM PRAÇAS TÊM CONTINUIDADE.

A Prefeitura de Alagoa Grande deu início a limpeza de aguapés existente na Lagoa do Paó. Para isso, foi necessário a utilização de máquinas e a contratação de diversos trabalhadores que tivessem disposição para a realização da tarefa, que não é fácil. Outra importante ação que o Prefeito Sobrinho determinou à secretaria de infraestrutura foi a continuidade da limpeza e pinturas em todas as praças da cidade. Veja algumas imagens de praças limpas e pintadas. A verdade é que Alagoa Grande está se tornando um cenário bem diferente.

JOSÉ GILDO DE ARAÚJO
JORNALISTA
DRT 4580/97




MAIS FOTOS DO CONSERTO DE GALERIAS E REPOSIÇÃO DE CALÇAMENTOS NA RUA JOÃO PESSOA. 

















Veja como era antes. Abaixo.





Mais fotos dos serviços que estão sendo realizados no Bairro João Bosco Carneiro. Abaixo.












 Mais fotos da limpeza da Lagoa do Paó e pinturas na praça da Lagoa. Abaixo











Nenhum comentário:

Postar um comentário