domingo, 7 de julho de 2024

Ele voltou: Ricardo Coutinho mira na Vitória de Cartaxo na Capital

 OPINIÃO EXCLUSIVA DO JORNALISTA GILDO ARAÚJO

 

Quem diria que depois de toda a turbulência política sofrida, o ex-governador Ricardo Vieira Coutinho (PT) ainda tivesse estímulo para enfrentar novas trincheiras dentro da política. Recentemente, começou a dar dicas de que pode estar voltando de forma triunfante, em busca de emplacar uma vitória nas eleições deste ano em João Pessoa, o que significará seu soerguimento na política paraibana.

Quiçá, o ex-governador da Paraíba, forjado na luta do socialismo, esteja inspirado no que dizia o grande filósofo Platão: “Coragem é saber o que não temer”. Aliás, a própria consolidação da candidatura do deputado Luciano Cartaxo (PT), à Prefeitura da capital, pela direção nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), deve-se muito à liderança e à influência de Ricardo Coutinho junto à presidente do partido, Gleisi Hoffmann, e ao próprio presidente Lula (PT).

É notório compreender que toda essa estratégia formatada pelo ex-governador em torno do nome de Cartaxo tem como pano de fundo a intenção de colocar alguém que represente Ricardo na chapa, e foi aí que surgiu o nome da ex-secretária estadual de finanças, Amanda Rodrigues (PT), esposa do próprio Ricardo Coutinho.

Aliás, a presença de Amanda Rodrigues na chapa de Luciano também causa um impacto importante na política estadual, ou seja, é tudo o que Ricardo Coutinho deseja para também se manter lembrado e já montar seu xadrez visando sua volta definitiva em 2026, com todas as condições de disputar e se eleger a um cargo no executivo ou mesmo ao legislativo, pois terá o integral apoio do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Quem pensa que o ex-governador Ricardo Vieira Coutinho está morto politicamente, engana-se. Mesmo com todos os altos e baixos que a política proporciona a quem nela vive, o protagonismo de Ricardo Coutinho ainda permanece na memória de muitos paraibanos, pois seu trabalho como governador do Estado espalhou diversos benefícios e melhorou de forma acentuada a qualidade de vida da população; daí o porquê de ainda ser bastante lembrado pelo povo.

Esse apoio a Cartaxo na disputa pela Prefeitura da capital, já é o início de seu recomeço. Aliás, alguém já imaginou Luciano Cartaxo sendo eleito prefeito de João Pessoa com o apoio de Ricardo Coutinho? Em política existe uma máxima que diz: “Não se deve subestimar o adversário”. Mesmo com Luciano Cartaxo ainda flutuando entre os três primeiros colocados nas pesquisas apresentadas até agora, o que fica mais do que evidente é que com o percurso da eleição, muita coisa ainda irá mudar, principalmente, em um possível segundo turno, pois como todos sabemos, com todas as divergências internas, o partido dos trabalhadores possui uma militância muito forte e conta com o apoio do governo Lula, e isso pode fazer uma diferença muito grande na reta final das eleições.

Diante de tudo isso, o recado que fica aos adversários é o de que não subestimem o Luciano Cartaxo, nem o “Mago” Ricardo Coutinho, pois ele continua muito forte, e juntos poderão lograr êxito nessa eleição.

Quem viver, verá!

 

 

RAPIDINHA 1

AO LADO DO PREFEITO SOBRINHO, PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DE ALAGOA GRANDE, FERNANDO DE FORTUNATO, CUMPRIU AGENDA NO DISTRITO DE CANAFÍSTULA NESTE FINAL DE SEMANA AO LADO DO PREFEITO SOBRINHO, ALBIERRE MELO E O PRÉ-CANDIDATO A VICE, BETO DO SINDICATO.

 

O pré-candidato a prefeito de Alagoa Grande, Fernando de Fortunato, o prefeito Antônio Sobrinho, seu filho, Albierre Melo, e o pré-candidato a vice, Beto do Sindicato participaram da festa de São Pedro na noite deste sábado no distrito de Canafístula. O evento contou com uma grande multidão que se divertiu ao som de Forró Nova Geração, Jozan Domingos e Everson Silva. A festa também contou com a apresentação de várias quadrilhas juninas, o que abrilhantou ainda mais o evento. Também se fizeram presentes, vereadores, secretários municipais e lideranças políticas.   

 

RAPIDINHA 2

TRANSPARÊNCIA PÚBLICA: PREFEITURA DE ALAGOA GRANDE É PRIMEIRO LUGAR NO RANKING NA PARAÍBA. 


Na última quinta-feira (4), o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE), através da ferramenta Turmalina, divulgou que o município de Alagoa Grande é considerado ouro no ranking referente aos dados sobre o comportamento administrativo das cidades da Paraíba. Isso significa dizer que o município obtém um alto índice de confiança, já que todos os dados e informações são disponibilizadas no Portal da Transparência.

 

Opinião: Esses dados publicados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) demonstram de forma inequívoca que o prefeito Sobrinho possui uma gestão enxuta, pois além de vir realizando uma excelente administração, tem também uma aceitação em torno de 90% pela população (dados de pesquisa de consumo interno). Esse êxito junto ao TCE coaduna com o trabalho que o gestor alagoagrandense vem desenvolvendo no município. Quer queira ou não, é a melhor administração vista pelo povo alagoagrandense até hoje em sua história. Os nossos comentários apenas corroboram de forma entusiástica o trabalho que o prefeito Sobrinho vem fazendo por sua terra.  

 

RAPIDINHA 3

PROFESSOR GILDO, PRÉ-CANDIDATO A VEREADOR, CUMPRIU AGENDA EM VÁRIAS REGIÕES DO MUNICÍPIO DE ALAGOA GRANDE.

Quem vem realizando diversas visitas em toda região de Alagoa Grande, é o professor Gildo, pré-candidato a vereador da cidade. Gildo tem levado às comunidades o seu projeto político para que a população possa discutir e analisar, para que caso seja candidato e eleito, possa colocar esse projeto em ação. De acordo com os comentários e pesquisas, existe um crescimento vertiginoso de sua pré-candidatura, o que está fazendo com que os seus adversários fiquem com um certo ciúme. É fácil observar seu avanço eleitoral junto ao eleitorado esclarecido, algo bastante sintomático. 

 

RAPIDINHA 4

PREFEITURA DE ALAGOA GRANDE IRÁ INAUGURAR NOVO EQUIPAMENTO COMERCIAL LOCALIZADO NA ANTIGA “CASA VERDE” NO PRÓXIMO DIA 26 DE JULHO, DATA DA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE ALAGOA GRANDE.


Já está tudo pronto para que o prefeito Sobrinho inaugure no próximo dia 26 de julho, o novo centro comercial localizado na antiga “Casa Verde” em Alagoa Grande, quando o município estará completando 159 anos de Emancipação Política. Para a população, será um sonho de anos, algo quase impossível de ser realizado, mas que só está sendo possível graças a perspicácia e ousadia de um gestor cuja visão é de uma águia (que ver muito longe). Com mais essa obra, o prefeito Sobrinho entra para a história de Alagoa Grande. A alegria não é só do povo, mas principalmente do comerciante que agora terá um local digno para trabalhar. 

 

 

RAPIDINHA 5

ALAGOA GRANDE: TRABALHOS DO NOVO MERCADO PÚBLICO ENTRA EM RITMO ACELERADO DE CONSTRUÇÃO.

O novo mercado público de Alagoa Grande, que está sendo construído pelo Administração do prefeito Antônio Sobrinho, estará sendo inaugurado até o mês de setembro, é assim que tem dito o gestor alagoagrandense. Ele já solicitou ao engenheiro responsável pela obra que aumentasse o contingente de pessoas para trabalhar na obra. De acordo com o prefeito Antônio Sobrinho, serão entregues aos comerciantes mais de cem boxes para a comercialização dentro do mercado, o que atrairá de forma substancial, uma grande quantidade de pessoas para adquirirem seus produtos no próprio mercado, tendo em vista a higiene que será implantada no local. 

 

RAPIDINHA 6

ELEIÇÕES 2024: COMEÇAM A VIGORAR RESTRIÇÕES AOS CANDIDATOS.


Faltando três meses para as eleições, começaram a valer desde o último sábado, uma série de proibições aos candidatos - sobretudo aos que ocupam cargos públicos. A maioria das vedações está prevista na Lei nº 9.504/1997, que estabelece normas para o pleito. Sendo assim, ficam proibidos contratações de shows artísticos pagos com recursos nas realizações de obras públicas ou divulgação de prestação de serviços públicos. Além disso, ficam vedadas presença em inaugurações aos candidatos, veiculação de nomes, slogans e símbolos em sites, canais e outros meios de informação oficial que não podem conter nomes, slogans, símbolos, expressões, imagens ou outros elementos que permitam identificar autoridades, governos ou administrações, cujos cargos estejam em disputa na campanha eleitoral.

Servidores e agentes públicos ficam proibidos de realizar transferências voluntárias de recursos da União aos Estados e aos municípios, sob pena de nulidade absoluta. A lei abre exceção para situações de emergência e calamidade pública e quando há obrigação formal preexistente para a execução de obra ou serviço em andamento e com o cronograma prefixado. 

Fica vedado o pronunciamento em cadeia e rádio e televisão fora do horário eleitoral gratuito, salvo quando, a critério da Justiça Eleitoral, tratar-se de matéria urgente. Além disso, passa a ser proibida a publicidade institucional de atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos ou das respectivas entidades da administração indireta, salvo em caso de grave e urgente necessidade pública.

Até a posse dos eleitos, fica vedado nomear, contratar, remover, transferir ou exonerar servidor público. A exceção fica por conta de cargos comissionados e função de confiança. No caso de concursos públicos é permitida a nomeação dos aprovados nos certames homologados até julho.

Também desde o último sábado, órgãos e as entidades da administração pública direta e indireta podem ceder funcionários à Justiça Eleitoral, em casos específicos e de forma motivada, quando solicitado pelos tribunais eleitorais.

Neste caso, o prazo vale até 6 de janeiro de 2025 para as unidades da Federação que realizarem apenas o primeiro turno das eleições municipais e até 27 de janeiro para os locais onde houver segundo turno.

 

 

RAPIDINHA 7

PRESTÍGIO: DEPUTADO ADRIANO GALDINO DEMONSTRA FORÇA POLÍTICA E GOVERNADOR ANUNCIA REGIONALIZAÇÃO DE HOSPITAL DE POCINHOS.

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, deputado Adriano César Galdino de Araújo (Republicanos), quando durante uma audiência do Orçamento Democrático Estadual realizado na cidade de Juazeirinho, o governador João Azevedo anunciou a regionalização do Hospital de Pocinhos, agora denominado Hospital Regional de Pocinhos Dr. Antonio Luiz Coutinho. A medida visa beneficiar diretamente a população da 16ª Região de Saúde, o que vai melhorar de forma significativa todo o entorno da região de Pocinhos, cidade onde nasceu Adriano Galdino. 

Depois que Adriano Galdino, tornou-se Presidente da Assembleia Legislativa, a cidade de Pocinhos deu um salto jamais visto naquele município. Uma demonstração inequívoca de muito prestígio e força política junto ao governador João Azevedo. Só lembrando que a cidade de Pocinhos possui uma população de apenas 18.708 habitantes de acordo com dados do IBGE de 2020. 

 

RAPIDINHA 8

SEM ANDRÉ AMARAL FILHO: EM ENTREVISTA, RUY CARNEIRO DIZ QUE SEU DESEJO É QUE SEJA UMA MULHER NA COMPOSIÇÃO DE SUA CHAPA.




Para surpresa de muita gente, o pré-candidato a prefeito de João Pessoa, Ruy Carneiro (Podemos), revelou em entrevista ao Programa Rede Verdade, do Sistema Arapuan de Comunicação, que desejaria ter como companheira de chapa, uma mulher. “O meu desejo é que seja uma mulher e preferência de fora da política”. Ainda há uma expectativa de que o vice na chapa de Ruy Carneiro seja o ex-deputado federal André Amaral Filho (União Brasil), filho do atual senador da República André Amaral (União Brasil). Como a política é muito dinâmica, até as convenções tudo pode acontecer, inclusive, nada.

 

José Gildo de Araújo

Jornalista profissional

Nenhum comentário:

Postar um comentário