domingo, 26 de março de 2017

Júnior Carneiro: Um Parlamentar da Nova Geração

Na última sexta-feira, o Deputado Estadual João Bosco Carneiro Júnior concedeu uma entrevista ao programa "ESPAÇO ABERTO" da Rádio Cultura de Guarabira comandado pelos radialistas Rudney Araújo e Evanderson Braz.
Em sua fala, o parlamentar brejeiro mostrou-se estar em sintonia com as reivindicações de sua região, além de consciente de sua representatividade. Durante a entrevista, fez um relato de seus trabalhos em favor da região de sua atuação política, assim como suas conquistas que beneficiaram o Estado da Paraíba de forma geral. Júnior Carneiro afirmou que seu propósito é continuar fazendo esse feedback com a população, pois foi assim que adquiriu a confiança do povo paraibano.
O Deputado, que sempre enfatizava o nome do governador Ricardo Coutinho, como forma de agradecimento por atender de seus pleitos,  fez um relato de suas proposituras e em seguida a execução realizada pelo Governo Estadual, tais como: A BARRAGEM DE PITOMBEIRA em Alagoa Grande, em que a toda população, independentemente de cor partidária, reconhece o valor e a importância daquela obra, já que veio estancar de forma definitiva o sofrimento com a seca do povo alagoagrandense.
E mais, todos sabem que não é fácil conseguir uma obra dessa magnitude, pois foi uma obra exclusivamente para atender o povo de Alagoa Grande, fato que normalmente muitos governantes não aceitariam, já que dão preferências às obras macro, ou seja, que atendam diversos municípios. Mas, neste ponto, temos que reconhecer o prestígio do nosso Deputado junto ao governador Ricardo Coutinho, que tem em Júnior Carneiro um amigo correto e leal.
Ainda em sua participação radiofônica, o deputado falou sobre mais uma de suas conquistas: "O RECAPEAMENTO DA RODOVIA PB-077" que liga as cidades de Pilões e Cuitegi. Neste momento da entrevista, começaram a surgir vários telefonemas de vereadores de Pilões agradecendo o empenho do deputado Júnior Carneiro, e já manifestando seus apoios em sua futura postulação à reeleição. Com a confiança conquistada, alguns parlamentares passaram a fazer novas reivindicações ao deputado, solicitando uma barragem para o município. Em resposta, Bosco Carneiro agradeceu aos vereadores e disse que já estaria conversando com o governador Ricardo Coutinho para atender mais esse pleito do povo de Pilões.
Como a questão hídrica tem tomado conta dos noticiários nacionais, o deputado Júnior Carneiro enfatizou que essa tem sido a tônica do Governador: dar solução ao problema da água. E é por isso que Ricardo tem se destacado em ser, o melhor governador da paraíba quando se trata de recursos hidricos e estradas, pois tem beneficiado a Paraíba de maneira geral.
Dando continuidade à sua entrevista, que foi uma verdadeira prestação de contas de sua atuação, o deputado Júnior Carneiro falou também sobre a possibilidade de se construir uma "ADUTORA DE ENGATE RÁPIDO" ligando as cidades de Cuitegi e Alagoinha. Isso, inclusive, tem feito com que o deputado esteja enviando sua equipe de assessores para Alagoinha em um trabalho conjunto com o prefeito Jeová, a fim de encontrar a melhor saída para solucionar o problema de água daquela cidade, e que vai favorecer também o distrito de Canafístula que pertence a Alagoa Grande, ou seja, perfazendo, assim, uma verdadeira integração das águas do brejo; e por que não dizer uma integração política, já que com essas ações poderá haver um estreitamento político com o prefeito Jeová da cidade de Alagoinha.
Por fim, o deputado Júnior Carneiro discerniu sobre os trabalhos da "CPI DA TELEFONIA", uma Comissão Parlamentar de Inquéritos em que muitos pensavam que iria terminar em "PIZZA"; porém, foi o  contrário, além de ter sido bastante produtiva, seus resultados foram o de trazer benefícios aos paraibanos. Segundo o parlamentar alagoagrandense, mais de Duzentos e Trinta milhões de reais em investimentos, como a implantação de internet em diversas escolas da zona urbana e rural do estado, inclusive, com instalação de "Internet Banda Larga" de forma gratuita para os docentes e alunos desses educandários.
E, já no apagar das luzes, um ouvinte assíduo do programa, Assis Firmino, ex-secretário de cultura de Mari, convencido do trabalho do deputado Júnior Carneiro, em sua participação, disse que iria, mesmo que de forma modesta, ajudar em sua reeleição e fez um convite para que o parlamentar se fizesse presente a inauguração de um ambiente cultural em sua cidade no próximo dia 16 de abril. É importante ressaltar que em se tratando de água para os municípios, o deputado Júnior Carneiro em atendimento a população de Ingá, Juarez Távora, Itatuba e Zumbí de Alagoa Grande reuniu-se recentemente com o presidente da CAGEPA, Hélio Cunha Lima, no sentido de que Acauã, depois de ser alimentada com a água advinda do Rio São Francisco, possa abastecer satisfatoriamente aquelas populações.
Ao final de sua entrevista, o radialista Rudney Araújo fez bastante referências elogiosas aos trabalhos do deputado Júnior Carneiro, e disse que há muito tempo não trazia para o rádio alguém com tanta  produtiva. Isso é uma prova inconteste de que o trabalho compensa. Essas ações de nosso deputado só vêm nos deixar orgulhosos. A Paraíba, e porque não dizer o Brasil, precisa passar o "país a limpo", como diz o jornalista Boris Casoy; é só eleger políticos que realmente tenham compromissos com a coisa pública, e não esses que chegam de última hora, com as malas cheias de dinheiro para comprar a consciência do nosso povo. É certo que todos sabemos da lisura e da idoneidade do nosso representante.
Diante de tudo isso, vimos que o deputado Júnior Carneiro tem se notabilizado por ser um representante do povo moderno, aquele que se encaixa dentro dos novos moldes de exigência dessa nova geração, em que o represente do povo visita "in loco" as comunidades, escuta suas reivindicações, apresenta as solicitações em forma de requerimentos  na Assembleia Legislativa, e depois de aprovada, vai ao governador e lá mostra a necessidade de atender ao povo, e em seguida, o governador concretiza, e depois volta para a inauguração com o objetivo alcançado. Dessa forma Júnior Carneiro prova que é um parlamentar moderno, pois é assim, que as novas gerações exigem: rapidez, eficácia e transparencias em tudo que o seu representante faz.
É bom que o povo veja quem está trabalhando por Alagoa Grande e a região e no próximo ano faça valer o seu voto, procurando reconhecer quem fez pela sua cidade e região. É nessa hora que o nosso povo haverá de reconhecer o valor do trabalho. Só podemos parabenizar ao deputado João Bosco Carneiro Júnior. Tem sido, realmente, uma das mais importantes surpresas do parlamento paraibano. É preciso, agora, darmos as mãos e lutarmos para que juntos possamos tê-lo novamente representando a nossa cidade e a nossa região.


RAPIDINHA 1
UMA ENTREVISTA EXITOSA
O deputado Júnior Carneiro ao final de sua participação na Rádio Cultura foi aplaudido pelos que estavam presentes, inclusive, pelos apresentadores do programa "ESPAÇO ABERTO", Rudney Araújo e Evanderson Braz. Quem também estava presente foi o diretor de Rádio Jornalismo, Martins Júnior. Uma manhã e reconhecimento.


RAPIDINHA 2
REPRESENTAÇÃO
A entrevista do deputado Júnior Carneiro contou com a presença de diversas autoridades políticas. Os vereadores Fabiano Luz, Luiz Lucindo e Duca Chaves, além dos vereadores de Alagoinha. Durante a entrevista, participaram mais dois vereadores da cidade de Pilões, Edilson e Matheus, além do vereador Adauto Coutinho, por telefone.


RAPIDINHA 3

ADAUTO DESAFIADO
Ao término de sua participação via telefone, o vereador Adauto foi desafiado pelo apresentador Rudney Araújo para uma entrevista no programa. Só resta agora o vereador dizer quando será sua participação ao vivo. Aí o bicho vai pegar!







RAPIDINHA 4
O assessor do deputado Júnior Carneiro, Marcos de Zumbí, tem se destacado de forma muito enfática, pois tem sido um baluarte nas articulações políticas do Deputado. Esse é matuto, mas não é besta.


RAPIDINHA 5
CÂMARA MUNICIPAL: A ÁGUA VOLTOU?
Parece que depois da grande repercussão a respeito da falta d'água mineral para o povo, o presidente resolveu colocar água mineral novamente, assim, disse um de seus assessores. Antes tarde do que nunca.


RAPIDINHA 6
RONALDO MARQUES: "OU TEM ÁGUA MINERAL PARA TODOS OU SÓ TOMAREI CAGEPAL"
Essas foram as palavras do vereador Ronaldo Marques quando soube de que o presidente havia cortado a água mineral para o povo. Ronaldo foi mais além: "Por que só água mineral para Vereadores e funcionários?". Se for assim, tomarei só cagepal, pois é essa que eu tomo em casa. Parabéns ao parlamentar.


RAPIDINHA 7
E O WI-FI DA CÂMARA, SUMIU?
Infelizmente, o presidente da Câmara Municipal de Alagoa Grande está tomando cada decisão pitoresca, digna de alguém que não está preparado para administrar uma instituição do porte do Poder Legislativo de nossa terra. Como se não bastasse os absurdos que já vem cometendo durante esses três primeiros meses, agora aprontou mais uma: Mudou a senha do WI-FI da "Casa Legislativa" com a justificativa de que o povo, "seu patrão", estava fazendo uso na frente da Câmara, e por isso estava havendo uma queda de velocidade. Por conta disso, aumentou a velocidade de 2 para 10 megas, e privou a senha para que ninguém tivesse acesso, só vereadores e funcionários. É ou não é hilário? Só me lembro do personagem Odorico Paraguassú, personagem de Paulo Gracindo, do Bem Amado. Meu Deus! A que ponto chegamos.


RAPIDINHA 8
POSTURA DE AUTORIDADE. VEREADOR EDVALDO REAGE A TRUCULÊNCIA DE MARCELO.
O vereador Edvaldo Vieira reagiu de forma firme contra a atitude do presidente Marcelo de Canafístula. O caso foi o seguinte: O vereador ficou sem acessar a internet, pois não sabia que o presidente da "Casa" não havia lhe comunicado. Segundo Edvaldo, um funcionário da casa pediu ao parlamentar o seu telefone, que é privativo do vereador, para entregar a uma funcionária, para que ela fosse até o gabinete do presidente para que ele colocasse a senha do wi-fi. Quando o vereador percebeu que se tratava de desrespeito a sua autoridade como representante do povo, pediu seu celular de volta. Em seguida, o funcionário da Câmara foi até o vereador Edvaldo e disse que Marcelo estava lhe chamando no gabinete. Foi quando o parlamentar respondeu: "Eu não vou falar com ele, de jeito nenhum, ele tem que me respeitar, pois sou vereador igual a ele". "Se ele quiser, venha falar comigo, pois isso é uma falta de respeito, eu ter que entregar meu celular a uma funcionária para ele colocar a senha”. Em seguida, chegou um cidadão que presta serviço à Câmara e perguntou ao vereador: “Vereador, o senhor não tem a senha do wi fi? Pois eu tenho!”. Ai que ficou pior a situação. Depois, o presidente saiu do "Seu gabinete" e foi ao encontro do vereador Edvaldo, foi quando escutou a seguinte frase: "Marcelo, você não é o presidente?” Ele disse sim. Edvaldo: "Então faça o que você acha melhor e arque com as consequências". Isso nos remete ao grande Napoleão Bonaparte: "A maior desgraça de um homem é assumir um cargo que não tem capacidade".


RAPIDINHA 9
Depois de muita pressão, que o caso começou a chegar na mídia, o presidente Marcelo de Canafístula resolveu colocar um outro wi-fi para uso do povo. O presidente nos parece que está mal assessorado. É bom tomar ciências que a Câmara Municipal é a "Casa" do povo, pois é constituída de pessoas que foram votadas por este mesma gente que ele quer afugentar. Ao invés do povo ser atraído para acompanhar os trabalhos dos parlamentares, parece que ele quer afugentar o povo. Qual o motivo disso tudo?


RAPIDINHA 10
O vereador Fabricio Fortunato disse a esse colunista que advoga o apoio do prefeito Sobrinho para o ex-prefeito Bôda para deputado Federal. Com isso, já somam-se dois parlamentares a favor da candidatura do ex-chefe do executivo. Pelo jeito, quem vai sobrar na curva é o próprio Sobrinho, já que com as posições políticas que o deputado Rômulo Gouveia vem tomando na Câmara Federal vai ser difícil ter voto na cidade. Por falar em Rômulo Gouveia, a edição do Jornal da Paraíba deste domingo trouxe em uma de suas manchetes o seguinte título : "RÔMULO GOUVEIA É CHAMADO DE GOLPISTA EM SÃO JOÃO DO CARIRI". Assim fica difícil para o gordinho. Vamos aguardar.


RAPIDINHA 11
PRESIDENTE AMEAÇA JORNALISTA E BLOGUEIRO
O presidente em sua ânsia de estar chefiando o Poder Legislativo acha que é o dono da Câmara Municipal. Em uma atitude, talvez até infantil, mas de forma esdrúxula, tentou nos ameaçar dizendo que se nós continuássemos assim poderia acionar a assessoria jurídica da Câmara. E mais, ameaçou o blogueiro e radialista Railson Galdino, quando telefonou para ele e disse que estava ao lado do assessor jurídico da "Casa" e estava analisando suas publicações (palavras de Raelson Galdino a esse colunista) talvez estivesse sozinho, só com o intuito de intimidar o radialista. Ou é ingênuo ou é irresponsável, pois querer intimidar jornalista em seu trabalho, cuja função é a de informar de forma transparente a população? Essas ameaças ferem frontalmente o artigo 220 de nossa Constituição, que fala da liberdade de expressão. Se o presidente continuar com esse tipo de expediente, estaremos comunicando a todos os sindicatos de jornalista do estado e a toda imprensa falada, escrita e televisada. Querer impedir o acesso à informação jornalística através de atos intimidatórios, é algo digno de ditadores e reacionários. Não adianta querer nos calar, pois iremos sim, acompanhar toda administração, e se tiver erros gritantes, iremos denunciar, pois qualquer homem público que esteja administrando o que é do povo, ele tem que dar satisfação. Para isso, existe o Tribunal de Contas do Estado. E nós, enquanto cidadão alagoagrandense, Jornalista, vamos  acompanhar pari passos para onde está indo o dinheiro do povo alagoagrandense. Só para se ter uma idéia, segundo apuramos, só nesses três meses já entraram nos cofres da Câmara quase R$ 375.000,00 ( Trezentos e Setenta e Cinco Mil Reais). Vamos ver quando sair o SAGRES DO TRIBUNAL DE CONTAS, para onde foi esse dinheiro. E mais, já estamos sabendo que o repasse vai subir de R$125.000,00 mensais para R$142.000,00 mensais. A nossa população quer saber para onde vai todo essa dinheirama. Vamos aguardar para vermos e divulgarmos para o nosso povo. Infelizmente a nossa Câmara Municipal tem passado por maus momentos administrativos, isso não mancha o belíssimo trabalho que vem sendo realizados pelos nossos vereadores. O problema é administrativo e não político.


JOSÉ GILDO DE ARAÚJO
JORNALISTA
4580/97

domingo, 19 de março de 2017

Sobrinho: Uma avaliação de momento

A administração do prefeito Antonio da Silva Sobrinho em Alagoa Grande, ainda nos parece bastante indefinida, pois sua postura tem deixado vários analistas políticos confusos.
A questão é que, em dado momento, Sobrinho parece ser aquele administrador firme de posições coerentes com sua personalidade. Exemplo disso foi a construção da obra dos banheiros no antigo terminal rodoviário. Ali, muitos disseram: “agora vai!”. E não ficou só aí, iniciou as reconstruções das obras que estavam inacabadas, inclusive, com recursos próprios, além de ter começado também alguns serviços nas estradas vicinais da zona rural do Município.
No social, vem atendendo, mesmo que de forma ainda incipiente, a alguns pleitos das pessoas mais carentes.
Quanto ao pagamento dos servidores, continua rigorosamente em dia, o que não poderia ser diferente já que os repasses do FPM (Fundo de Participação do Município) até o último dia 10 de Março foi de mais de R$ 7.000.000,00 (Sete Milhões de Reais).
Porém, mesmo com esse início razoável, o governo tem pecado e muito com relação ao trânsito, algo que tem deixado a maioria da população irritada e que o prefeito já deveria ter dado uma solução para esse problema.
Agora, onde o governo do prefeito Sobrinho tem fatalmente errado é na falta de comunicação com o povo alagoagrandense. O chefe do Executivo Municipal precisa, de maneira urgente, montar uma equipe de comunicação para que o povo venha a compreender aquilo que ele quer transmitir para a população, já que até agora só tem visto de forma adversa.
Ora, a administração realizou algumas modificações na forma de cobrar IPTU dos munícipes, com cobranças que tiveram aumentos exorbitantes, mas não explicou porque assim o fez, e nem para onde vai os recursos. E aí, fica o povo, principalmente nas redes sociais, falando mal da administração por falta de um simples esclarecimento!
Outro fato negativo, é que anuncia, nas redes sociais, o dia do pagamento dos servidores para tal dia, depois modifica, criando dúvidas e incertezas na população, que pode começar a desacreditar no que o governo está dizendo. Há também as incertezas que atingem o público infantil (crianças e adolescentes), pois gerou-se uma tensão de que elas, por serem estudantes do Estado, não poderiam utilizar os transportes públicos; depois resolveu-se fazer o cadastramento. E mais, diz que não paga aos Mestres e Doutores “do Paraguai”, tipo de expressão que só vem a trazer mais desgaste entre os nossos professores.
Bom, tudo isso seria resolvido se possuísse uma equipe de comunicação eficiente! Sobrinho precisa ter esse feedback com o povo.
Os setores de esporte e a cultura, por enquanto, continuam inócuos! A questão tem que ser agilizada, pois o são joão está chegando e quem tem que cuidar desses festejos é a equipe da cultura. Quanto ao esporte, tem-se que ter a maturidade para entender que é o esporte que resguarda o jovem alagoa-grandenses dos mundos das drogas e do tráfico. Investir em esporte é a política pública que deveria estar de forma obrigatória no planejamento e no orçamento.
Por fim, outro fato que tem chamado atenção dos alagoagrandenses, é que está bastante acentuado, de forma silenciosa, o desgaste político do prefeito, até mesmo entre aqueles que votaram com ele e não votam mais. São inúmeras as lideranças que começam a migrar para o grupo do deputado Júnior Carneiro. Sobrinho, nesse campo, parece não estar muito interessado, mas está mais do que evidente de que se Sobrinho não "abrir os olhos" terá uma grande decepção no próximo ano.
É preciso que ele saia desse enclausuramento político, e converse com a população para sentir a verdadeira necessidade do povo e suas opiniões com relação a sua administração. Depois disso temos certeza de que o prefeito iria tomar medidas mais eficazes dentro de sua administração.
O prefeito precisa dar um maior dinamismo a sua administração. Ou será que existe uma conspiração no governo Sobrinho, para que ele não cresça administrativamente e/ou politicamente? A resposta só o tempo dirá, pois ele é o senhor da razão. Está na hora do prefeito dizer aos seus conterrâneos para que veio, pois, até agora, a maioria da população tem tido uma nítida sensação de que o ex-prefeito Bôda ainda está administrando. É preciso que Sobrinho veja que estamos em um novo tempo.

RAPIDINHA 1
JÚNIOR CARNEIRO: EM BUSCA DE CONSOLIDAR DE SUA REELEIÇÃO
O Deputado Estadual João Bosco Carneiro Júnior começa a acelerar o seu ritmo de reeleição. Mais uma vez, foi junto com a caravana do governador Ricardo Coutinho participar da inauguração do recapeamento da rodovia PB-077 que liga Pilões e Cuitegi. Em seu discurso, o parlamentar brejeiro disse que muitos administradores da região prometeram e nunca fizeram essa obra que ora estava sendo inaugurada, mas esse sonho só veio a ser realizado graças ao empenho do Chefe do Executivo Estadual. O deputado Júnior Carneiro Júnior foi um dos parlamentares que batalharam para a realização daquela obra, já que foi bem votado na região de Pilões. O nosso representante está muito bem na fita.

RAPIDINHA 2
ELEIÇÕES 2018: RICARDO POSANDO DE VICE DE LULA

É cada vez mais crescente a possibilidade do governador da paraíba, Ricardo Coutinho, fazer parte da chapa das eleições em 2018 ao lado do ex-presidente Lula. Ricardo Coutinho é o único governador do Brasil que não pertence ao PT (Partido dos Trabalhadores), que tem se mantido fiel aos ex-presidentes Lula e Dilma. Diante dessa lealdade, há uma grande expectativa de que o governador seja o representante político do nordeste a configurar na chapa junto ao petista, já que Lula, hoje, tem seu nome consolidado em todo o país, e reside atualmente no estado de São Paulo. Ricardo esteve ao lado de Dilma e Lula em Monteiro, em que fez um discurso forte em favor da democracia, e agradeceu aos ex-presidentes pela obra construída. Se deixarem Lula ser candidato, não tem pra ninguém. Vamos Aguardar.

RAPIDINHA 3
VISITANDO "IN LOCO"
Uma equipe do deputado Júnior Carneiro, comandada pelo assessor, Marcos de Zumbí, esteve esta semana visitando a estação de tratamento que abastece a cidade de Alagoinha e o distrito de Canafístula. O objetivo do encontro foi o de levar ao deputado Júnior Carneiro informações no sentido de que haja  melhorias ao abastecimento d'água daquela localidade. Pelo jeito, Gervásio começa a passar o seu espólio político de Alagoinha para o deputado Júnior Carneiro. Júnior está vindo com tudo. Estiveram presente nesse encontro, além do responsável pela estação de tratamento, os vereadores alagoagrandenses, Adauto e Fabiano Luz, juntamente com o suplente de vereador Dida do distrito de Canafístula.

RAPIDINHA 4
CÂMARA MUNICIPAL: SEM ÁGUA, SEM MESA...SEM JEITO

O presidente da Câmara Municipal, agora surge com mais uma insensatez. Depois de "castigar" os vereadores e ex-vereadores deixando-os em pé para conversar, agora vem com mais uma "obra" de sua "belíssima" administração, não está mais colocando água mineral na "Casa Francisco Luiz de Albuquerque e Melo". Quem quiser tomar água agora tem que ser "torneiral". É ou não é uma vergonha para o poder legislativo alagoa-grandenses? O pior de tudo isso é que alguns de nossos parlamentares, ao invés de reagirem a esses absurdos, ficam fazendo "cara de paisagem", achando tudo muito lindo. Só temos pena dos funcionários e das crianças estudantes que sempre vão ali saciar sua sede. Agora o povo alagoagrandense começou a ver quem realmente é o presidente Marcelo de Canafístula. Uma decepção geral para o povo de nossa terra. Estamos só aguardando O SAGRES do Tribunal de Contas do Estado para constatarmos toda esse "zelo" pelo dinheiro público.

RAPIDINHA 5
EDVALDO VIEIRA 1: O DESTAQUE DA CÂMARA

Até o momento o vereador Edvaldo Vieira vem tomando a cena em Alagoa Grande como vereador. O parlamentar tem tido uma postura de atuação bastante firme como representante do povo. Esta semana o vereador depois de ter solicitado uma documentação à secretaria de administração, que passou mais de trinta dias e não obteve resposta, fez um pronunciamento duro na tribuna da Câmara Municipal e chamou a secretaria, Carmem Aenetânia de "irresponsável e incompetente". No dia seguinte, alguns servidores da prefeitura assinaram uma nota de repúdio contra o parlamentar. No entanto, ao encontrar com o parlamentar, este colunista, presenciou vários professores se solidarizando com ele.

RAPIDINHA 6
EDVALDO VIEIRA 2: "DIPLOMAS ‘DO PARAGUAI’ SERÃO LEGALIZADOS"

O vereador Edivaldo Vieira disse a um dos professores diplomados do Paraguai e não reconhecidos, que já recebeu o aval da reitoria da UFPB, para levar todos os professores para uma conversa com a  Magnífica Reitora Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz e dentro da medida do possível fazer esse reconhecimento. Sendo assim, o parlamentar estará contribuindo (e muito!) com os nossos mestres e doutores. Além disso, vem somando adesões a seu favor. Marcelinho que votou em Fabrício Fortunato e Genilson da Malhada que foi candidato na última eleição. Ponto para Edvaldo.

RAPIDINHA 7

Queremos parabenizar o vereador Fabiano Luz e o seu irmão Flaviano Luz pela passagem de seus aniversários. Fabiano é um dos parlamentares que possui um grande carisma político do povo alagoagrandense. Não é à toa que vem se firmando como uma grande liderança e se tornando uma das esperanças políticas do grupo carneiro para fazer parte de uma chapa majoritária em 2020. Parabéns aos irmãos gêmeos.

RAPIDINHA 8
BÔDA, FEDERAL?
Um parlamentar "Regista" nos garantiu  que o ex-prefeito de Alagoa Grande, Hildon Régis Navarro Filho, Bôda, é candidatíssimo a Deputado Federal. Segundo o parlamentar, o Deputado Federal Wellington Roberto poderá não disputar as eleições ou até mesmo fazer parte de uma chapa na majoritária, mesmo como candidato a Senador da República. Se vingar o que nos falou esse vereador, em Alagoa Grande, poderemos ter uma eleição atípica, onde as maiores lideranças estarão disputando uma eleição, sendo uma na esfera estadual e outra federal. E como ficaria a situação do Federal de Sobrinho? O eleitor de Bôda votará em Rômulo Goveia? Seria até redundante.

RAPIDINHA 9
QUEM SERÁ O SECRETÁRIO DE CULTURA DE SOBRINHO?
Dedeu? Se for ele o escolhido, a secretaria estará em boas mãos, pois trata-se de um ativista artístico que vem participando de todos esses movimentos há bastante tempo. Rivaildo? Outro rapaz bastante versátil, já tem dado uma boa contribuição a nossa cultura, apesar de sua jovialidade. Marcelo Félix, trata-se de um rapaz inteligente, habilidoso e que tem se destacado ultimamente dentro de nossa cultura modernista; pode ser considerado favorito já que foi candidato a vereador pelo partido do prefeito. Precisa falar mais alguma coisa? Sentimos muito a ausência nessa lista do nosso grande representante cultural, Bibiu do Jatobá, um alagoagrandense inveterado, independentemente de política.

RAPIDINHA 10
PONTO PARA O NOSSO BLOG
Depois que escrevemos uma crônica intitulada "O MURO DA INCONSCIÊNCIA", a Secretaria de Educação do Município resolveu cadastrar todos os alunos da Rede Estadual de Ensino que utilizam o transporte escolar. Agradecemos em nome de nossas crianças estudantes à Secretaria Municipal de Educação.

JOSÉ GILDO DE ARAÚJO
JORNALISTA
4580/97

domingo, 12 de março de 2017

Obras inacabadas:O nosso dinheiro saindo pelo ralo da imoralidade

“Que país é esse?”, perguntava o cantor Renato Russo, encontrando na música uma forma de protestar contra as aberrações que já existiam no Brasil. Os anos passaram e ainda temos como resposta para a pergunta de Renato Russo, a frase do embaixador brasileiro na França: "O Brasil não é um país sério".
De fato, não é. O Brasil não é feito para amadores.
O que queremos trazer à baila é que essas frases célebres vêm a calhar em momentos históricos como estes que estamos passando, essencialmente agora com a LAVA JATO e os diversos escândalos, nas diversas instituições do nosso país, com desvio de dinheiro público praticado entre as grandes empresas e políticos. Políticos estes que se tornaram semelhantes às aves de rapina, e começaram a destruir a nossa gente tão honesta e trabalhadora.
São bilhões desviados para que os políticos usufruam de uma vida luxuosa e cheia de regalias, enquanto o povo fica à mercê de um simples medicamento, que sequer existe nos postos de saúde! Além disso, o povo se submete a uma verdadeira humilhação nas portas dos hospitais. Essa inoperância é tão visível que quando muitos dos pacientes precisam realizar algum procedimento cirúrgico não procuram mais o setor de saúde para realizar seus encaminhamentos, ficam nas ruas procurando algum político para conseguir sua operação.
Já que falamos em absurdo, vejam só o que acontece em nosso município, quando o prefeito Sobrinho assumiu o Governo Municipal encontrou diversas obras inacabadas, como já descrevemos aqui, em nosso semanário.
Desde o início do seu mandato, o Prefeito vem procurando dar solução de continuidade a essas obras, como escolas e creches, e agora o Hospital público da cidade. Até aí tudo bem, agora vamos a veracidade dos fatos: Essas obras foram iniciadas no governo Júnior Carneiro, porém não deu tempo concluir, ficando para o seu sucessor, Hildon Régis Navarro Filho (Bôda) concluir; como é do conhecimento de todos: foi feito absolutamente nada! Esse tema virou notícias em um passado não tão distante, inclusive, um debate bastante acirrado entre os dois ex-prefeitos, Júnior Carneiro e Bôda.
É bom deixar claro que, na época, o ex-prefeito Júnior Carneiro deu declarações e disse que havia deixado tudo pago. Pelo que se constatou naquele episódio, foi que a empresa contratada para realizar as obras era de propriedade do atual prefeito (Sobrinho), que como empresário ganhou as licitações. O fato é que as obras não foram concluídas.
A obra do Hospital Municipal, por exemplo, foi uma das mais criticadas por todo povo alagoagrandense, só que em uma entrevista dada por Sobrinho, no ano passado, na Rádio Piemonte, ele afirmou que quando estava tocando a obra a diretora do hospital, na época, ao fazer algumas observações sobre o andamento da reforma fez uma exigência para que fizessem mais uma modificação na estrutura hospitalar, daí ter tido a necessidade de se fazer um aditivo, ou seja, aumentar o valor da obra, e essas coisas demandam tempo para serem liberadas. É bom saber, ainda, que nesse mesmo período a secretária de Saúde era a Flávia Lira, atual assessora da Secretaria de Saúde do Município.
Bom, diante de tudo isso, a conclusão que se chega é a de que se o prefeito concluir essas obras tirará de si quaisquer responsabilidade de suas empresas, que porventura venha a existir por parte do Tribunal de Contas, já que naquela discussão sobre o tema o alvo maior era a empresa construtora, cujo o dono era o próprio prefeito Antonio Sobrinho. O mais importante de tudo isso é que o povo está tendo que pagar o pato novamente. Lembrem-se que isso é dinheiro público! Esperamos que o povo alagoagrandense fique atento aos seus direitos frente às obrigações públicas, principalmente quanto às obras... pois é preciso pensar positivamente no futuro da nossa terra, com dedicação.






RAPIDINHA 1
JÚNIOR CARNEIRO: SEMPRE AO LADO DE GERVÁSIO E RICARDO
O Deputado Estadual João Bosco Carneiro Júnior, dando continuidade ao seu belíssimo trabalho como representante de nossa região, esteve esta semana participando de diversas inaugurações ao lado do governador Ricardo Coutinho e de outros deputados, contando com a presença de diversas autoridades da região brejeira. Júnior sempre acompanhado do seu colega da mesa diretora, o presidente da Assembleia Legislativa, Gervásio Maia. Pelo caminhar, o parlamentar alagoagrandense deverá fechar chapa com Gervasinho para as eleições do próximo ano.






RAPIDINHA 2

O vereador Edivaldo Vieira fez severas críticas ao Governo Municipal por não ter sido atendido em suas reivindicações. Uma delas é a de querer saber quantos e quais são os professores que possuem mestrados e doutorados do município de Alagoa Grande. É bom deixar claro que qualquer governante tem a obrigação de divulgar o quadro de funcionários e quanto ganha. O parlamentar oposicionista está coberto de razão.




RAPIDINHA 3






Depois de que falamos aqui sobre o caso da servidora da Câmara Arluce Lima, esta semana recebemos das mãos do vereador Edivaldo Vieira o parecer da assessoria jurídica da Casa Legislativa, em que foi, realmente, formalizado um convênio entre a prefeitura e a Câmara Municipal em que a servidora foi colocada a disposição do município. Agora está tudo certo. JORNALISMO é isso .















RAPIDINHA 4
O deputado Júnior Carneiro participou de uma reunião com o presidente da CAGEPA, Hélio Cunha Lima, para tratar de assuntos relativos às cidades de Inga, Itatuba, Juarez Távora e Zumbi. Estiveram presentes diversos vereadores de Ingá, Itatuba, Juarez Távora, além do assessor do deputado Júnior Carneiro, Marcos de Zumbi.











JOSÉ GILDO DE ARAÚJO
JORNALISTA
DRT 4580/97

domingo, 5 de março de 2017

Câmara Municipal: Incompetência ou imaturidade?

Infelizmente o assunto de hoje “seria cômico, se não fosse trágico”. Parece uma brincadeira de mau gosto, mas paulatinamente estamos vendo a nossa Câmara Municipal passando por um dos piores momentos administrativos já vividos pela honrosa casa.
O povo alagoagrandense está observando que nesse início da gestão do presidente Marcelo de Canafístula existe um certo constrangimento por parte das pessoas que vão até aquela "Casa". Parece um filme daqueles assistidos por algum de nós, em que o timoneiro de um barco, sem estar preparado para direcionar,  começa a ser interrogado pelos navegantes, em que perguntam para onde estão indo, e o comandante não dá nenhuma resposta; pelo contrário, começa a reagir de forma abrupta, grotesca e silenciosa contra quem não tem nada a ver, e de forma açoitada toma medidas cujo o resultado poderá ser o seu próprio naufrágio.
Desde o início dessa nova gestão, a Câmara de Vereadores de Alagoa Grande vem parecendo ser uma "Capitania Hereditária", atos absurdos e antidemocráticos vem sendo praticado pelo atual presidente, e poucos são aqueles que reagem contra essas medidas.
Proibir pessoas do povo de estacionar na garagem da Câmara Municipal, proibir que as pessoas tenham acesso ao plenário pela entrada de trás, proibir que se conversem na parte externa da Câmara, frequentada por diversos vereadores e ex-vereadores como: o próprio presidente, o futuro presidente Cláudio Barbosa, Duca Chaves, Adauto Chaves, Ronaldo Marques, Edvaldo Vieira; além dos ex-vereadores e ex-presidentes Moacy Correia Agra, Gilberto Marques, Genildo Marques, e outros ex vereadores como este colunista, Antonio Ayres, Edson Chaves, Dudu Chaves, entre outros.
E mais, esta semana, foram vários comentários nas redes sociais e nas ruas da cidade de que o presidente havia tirado até uma mesa que sempre ficou na parte externa da Câmara, fazendo com que alguns vereadores sentassem no chão. Simplesmente atos indecorosos para um lugar que sempre promoveu a liberdade, aliás, a Câmara de vereadores é composta por pessoas que livremente foram escolhidas pelo povo. A propósito, disso conversamos bastante esta semana com os ex-presidentes Moacy Correia Agra e Genildo Marques, além dos atuais vereadores Deda Ribeiro, Edvaldo e Adauto para que tenha uma conversa com o presidente, pois da forma como estão indo, daqui a pouco o povo estará sendo proibido de entrar na Câmara, lugar que deveria ser do próprio povo, razão maior da existência daquele poder.
Temos que ser verdadeiros, a Câmara de Vereadores pertence ao povo e é composta por servidores públicos, com o objetivo  de prestar serviços à sociedade. São fatos como esses, que nos remete ao grande filósofo pensador Maquiavel: "Dê o poder ao homem, e descobrirá quem realmente ele é".
Estamos todos perplexos com essas ações do presidente, que começou tão solícito, que até mereceu elogios de nossa parte. No entanto, parece não estar acostumado com a democracia.
Quem administra está suscetível a receber qualquer crítica, mas parece que cada vez que alguém faz uma observação negativa da administração, o presidente reage logo tentando punir alguém. Até agora, Marcelo só tem tentado desconstruir tudo aquilo que foi realizado pelos recentes presidentes Deda Ribeiro e Genildo Marques, os quais realizaram excelentes trabalhos.
Ao final, é preciso que aqueles cidadãos que vão a procura de seus vereadores não deixem de frequentar à Câmara Municipal, pois ela pertence a todos nós, como também, os ex-vereadores não devem se ausentar, pois ali é parte da história de cada um.
Proibir o relacionamento desses ex-vereadores com os atuais parlamentares, onde se encontram para trocar experiências, é acima de tudo uma falta de respeito com aqueles que fizeram e fazem a história de sua terra. Ao continuar com essa performance o vereador Marcelo de Canafístula poderá continuar sendo um bom parlamentar, mas, como presidente, deixa muita mácula e um alto índice de rejeição na política principalmente na cidade, e isso lhe custará caro em uma possível postulação majoritária. Essas ações inflexivas poderão refletir até mesmo em suas comunidades, pois as redes sociais levam a todo instante tudo que acontece em nosso cotidiano.
Espero que essa análise sirva de alerta, e Marcelo volte a calçar as "sandálias da humildade", pois arrogância e prepotência nunca combinou com sua forma de fazer política. Esperamos que o poder ainda não tenha subido por completo à sua cabeça, e mais, cuidado com a soberba, embora que mesmo de traje humilde, ela já lhe tenha alcançado sua cabeça. Chico Xavier já dizia: "Tudo Passa".
Estamos apenas no início de uma gestão, ainda faltam quase dois anos, esperamos que haja, inclusive, uma reação por parte dos membros da mesa diretora e dos demais parlamentares da "Casa" que resolvam essas questões, pois o povo quer trabalho, e essas atitudes estão repercutindo mais do que o brilhante trabalho já realizado pelos nossos vereadores. Chega de ditadura, pois esta já foi exterminada em nosso país. Impor avisos e comunicados toda semana afugentando o povo é, de certa forma, um sintoma de quem pode estar praticando algo não republicano, e não quer que o povo veja.
Esperamos dias melhores para a nossa Câmara. Aqui falamos o que muitos não podem dizer. E o nosso compromisso enquanto Jornalista é descrever a veracidade dos fatos de forma imparcial.


RAPIDINHA 1
CASO ARLUCE 4
Esta semana fui cobrado por alguns leitores de nosso informativo por uma resposta sobre o caso da servidora da Câmara Municipal Arluce Lima que está ou não a disposição da Prefeitura Municipal. Diante disso, procurei o vereador Edvaldo Vieira, que foi o responsável por iniciar tudo isso. O parlamentar, que estava acompanhado do vereador Adauto, informou que irá procurar saber como está essa situação. Pelo que já fomos informados, parece que houve uma "operação abafa". Porém, é de interesse do povo contribuinte de Alagoa Grande saber se já teve ou não uma solução. O fato é que Arluce continua emitindo e assinando ofício como Secretária do Gabinete do Prefeito e trabalhando à noite (dois dias) na Câmara. Isso é juridicamente legal? O presidente Marcelo de Canafístula disse a este colunista que havia feito "um convênio" com a Prefeitura. Convênio para servidor? Essas histórias precisam ser melhor esclarecidas, pois daqui a pouco vai aparecer "um doidinho do Zorro" e vai denunciar tudo ao Ministério Público. Esta semana iremos novamente procurar o vereador Edvaldo Vieira, autor da denúncia, para que ele solicite do presidente do Legislativo Municipal cópia desse documento.


RAPIDINHA 2
MATANDO PELO CANSAÇO
Uma fonte fidedigna nos informou que uma pessoa foi até a prefeitura falar com o prefeito, Antonio Sobrinho, e levou um "Chá de cadeira" de quase seis horas de espera na porta do gabinete, só foi vista quando o prefeito ia saindo de seu gabinete e quando viu a pessoa perguntou: “-agora?” A pessoa respondeu: "Estou aqui desde às oito horas doutor". O prefeito, insatisfeito com o tratamento recebido pela pessoa, pediu para que ela entrasse no gabinete e foi atendê-la. Parabéns ao gesto do prefeito. É bom orientar melhor a assessoria, pois isso também é tratar mal às pessoas.


RAPIDINHA 3
OS CURIOSOS DO PODER
Esta semana que passou conversamos com um vereador do município, e em um tom de desabafo nos informou que quando qualquer pessoa vai falar com o prefeito Antonio Sobrinho em seu gabinete, os secretários que estão próximos ao gabinete entram para ouvir a conversa. Esse parlamentar disse ter saído indignado, pois não conseguiu falar sobre um assunto de vereador para prefeito por conta do secretário Fernando Ferreira, pois, segundo esse parlamentar, tudo ele quer ouvir. Já ouvimos outras pessoas falarem a respeito da secretária Arluce que fica acompanhando toda a conversa de quem entra no gabinete para falar com o prefeito. É bom o prefeito colocar limites nestes assessores. Se com um vereador da base é assim, imagine com as pessoas...


RAPIDINHA 4
CADÊ O TRANSPORTE DOS ESTUDANTES DO IFPB PARA CAMPINA GRANDE?
Muitos estudantes de Alagoa Grande estão indo de alternativo, ônibus ou "carona" para Campina Grande. Esta semana que passou, fomos procurados por uma das mães com quem o prefeito Sobrinho havia falado e prometido. Infelizmente, muitos desses jovens alagoagrandenses, sem nenhuma condição financeira, estão indo de "carona", arriscando suas vidas; outros que moram na zona rural da cidade estão prestes a deixar de estudar. Assim, fica difícil acreditar no futuro de nossa cidade.


RAPIDINHA 5
MÔNICA DE SAÍDA?
Uma fonte ligadíssima ao prefeito Antonio Sobrinho nos informou que a Secretária de Educação do Município, Mônica dos Santos, poderá deixar o governo alagoagrandense, pois, segundo, essa fonte, ela recebeu duas propostas para trabalhar em outros município. "Onde há fumaça há fogo". Vamos aguardar para ver.


RAPIDINHA 6
TOINHO AYRES ESTÁ DE VOLTA PARA O ACONCHEGO DO GRUPO CARNEIRO
O ex-vereador e candidato na última eleição ao lado de Antonio Sobrinho, Antonio Ayres (Toinho Ayres) bateu o martelo e está de volta ao grupo do deputado João Bosco Carneiro Júnior. Toinho deixa o grupo de Sobrinho se sentindo traído não só pelo prefeito, mas também pelo seu secretário Fernando Ferreira que, segundo Toinho, não teve sequer um voto, e está sendo beneficiado no governo juntamente com sua esposa; enquanto ele, que subiu e desceu serra, ficou de fora. Em conversa com este colunista, o ex-parlamentar disse se sentir feliz com a sua volta ao grupo carneiro, e que a partir de agora irá trabalhar em prol da reeleição do deputado Júnior Carneiro. Acredite quem quiser, mas a volta de Toinho Ayres foi articulada pelo  vereador Duca Chaves. Parabéns ao Duca. Ponto para Júnior Carneiro.


RAPIDINHA 7
O FURACÃO VOLTOU
O vereador Fabrício Fortunato depois da recuperação de sua enfermidade, em que perdeu cerca de quinze quilos, voltou com força total. Na semana passada, o parlamentar esteve na caiana dos crioulos ao lado da Diretora e adjunta da Escola Firmo Santino. A adjunta Marinélia é neta do inesquecível  Santino que era pai de Dona Nêga, mãe de Marinélia. Parabéns ao vereador Fabrício.





RAPIDINHA 8
BETO NO MEIO DO POVO
Nas última-sexta feira pela manhã, encontramos o ex-vice prefeito de Alagoa Grande engraxando o sapato em plena praça pública. Ao seu lado, estava o vereador Adauto Coutinho. Enquanto o engraxate fazia seu trabalho, Beto nos dizia que o ex-prefeito Bôda o aguarde, pois, no futuro, a justiça será feita. Finalizou dizendo que votou até em Cássio Cunha Lima na eleição passada por causa do ex-prefeito, só para ter o seu apoio, o que não obteve. Pelo que vimos, já é dada como certo a adesão de Beto ao grupo Carneiro. Com a reaproximação do grupo do sindicalista com o grupo do deputado Júnior Carneiro, a oposição se fortalece cada vez mais e ganha musculatura política, o que facilitará uma composição no futuro político. A cada dia que passa, o panorama político tem favorecido e muito para uma grande votação do deputado Júnior Carneiro no próximo ano.






RAPIDINHA 9
UMA ADMINISTRAÇÃO PRÓ ATIVA
O diretor da Escola Estadual Padre Hildon Bandeira, Manuel Pereira de Aquino, vem dando um novo rumo de qualidade educacional àquela escola. Esta semana o diretor reuniu diversos pais de alunos para tratar de diversas inovações que estão sendo promovidas em sua Administração. Uma das novidades são as lousas (quadros) que estão sendo colocadas em diversas salas de aula. A comunidade estudantil está, até agora, muito satisfeita com a desenvoltura do dirigente do Padre Hildon. A educação agradece.


JOSÉ GILDO DE ARAÚJO
JORNALISTA
DRT 4580/97