domingo, 5 de março de 2017

Câmara Municipal: Incompetência ou imaturidade?

Infelizmente o assunto de hoje “seria cômico, se não fosse trágico”. Parece uma brincadeira de mau gosto, mas paulatinamente estamos vendo a nossa Câmara Municipal passando por um dos piores momentos administrativos já vividos pela honrosa casa.
O povo alagoagrandense está observando que nesse início da gestão do presidente Marcelo de Canafístula existe um certo constrangimento por parte das pessoas que vão até aquela "Casa". Parece um filme daqueles assistidos por algum de nós, em que o timoneiro de um barco, sem estar preparado para direcionar,  começa a ser interrogado pelos navegantes, em que perguntam para onde estão indo, e o comandante não dá nenhuma resposta; pelo contrário, começa a reagir de forma abrupta, grotesca e silenciosa contra quem não tem nada a ver, e de forma açoitada toma medidas cujo o resultado poderá ser o seu próprio naufrágio.
Desde o início dessa nova gestão, a Câmara de Vereadores de Alagoa Grande vem parecendo ser uma "Capitania Hereditária", atos absurdos e antidemocráticos vem sendo praticado pelo atual presidente, e poucos são aqueles que reagem contra essas medidas.
Proibir pessoas do povo de estacionar na garagem da Câmara Municipal, proibir que as pessoas tenham acesso ao plenário pela entrada de trás, proibir que se conversem na parte externa da Câmara, frequentada por diversos vereadores e ex-vereadores como: o próprio presidente, o futuro presidente Cláudio Barbosa, Duca Chaves, Adauto Chaves, Ronaldo Marques, Edvaldo Vieira; além dos ex-vereadores e ex-presidentes Moacy Correia Agra, Gilberto Marques, Genildo Marques, e outros ex vereadores como este colunista, Antonio Ayres, Edson Chaves, Dudu Chaves, entre outros.
E mais, esta semana, foram vários comentários nas redes sociais e nas ruas da cidade de que o presidente havia tirado até uma mesa que sempre ficou na parte externa da Câmara, fazendo com que alguns vereadores sentassem no chão. Simplesmente atos indecorosos para um lugar que sempre promoveu a liberdade, aliás, a Câmara de vereadores é composta por pessoas que livremente foram escolhidas pelo povo. A propósito, disso conversamos bastante esta semana com os ex-presidentes Moacy Correia Agra e Genildo Marques, além dos atuais vereadores Deda Ribeiro, Edvaldo e Adauto para que tenha uma conversa com o presidente, pois da forma como estão indo, daqui a pouco o povo estará sendo proibido de entrar na Câmara, lugar que deveria ser do próprio povo, razão maior da existência daquele poder.
Temos que ser verdadeiros, a Câmara de Vereadores pertence ao povo e é composta por servidores públicos, com o objetivo  de prestar serviços à sociedade. São fatos como esses, que nos remete ao grande filósofo pensador Maquiavel: "Dê o poder ao homem, e descobrirá quem realmente ele é".
Estamos todos perplexos com essas ações do presidente, que começou tão solícito, que até mereceu elogios de nossa parte. No entanto, parece não estar acostumado com a democracia.
Quem administra está suscetível a receber qualquer crítica, mas parece que cada vez que alguém faz uma observação negativa da administração, o presidente reage logo tentando punir alguém. Até agora, Marcelo só tem tentado desconstruir tudo aquilo que foi realizado pelos recentes presidentes Deda Ribeiro e Genildo Marques, os quais realizaram excelentes trabalhos.
Ao final, é preciso que aqueles cidadãos que vão a procura de seus vereadores não deixem de frequentar à Câmara Municipal, pois ela pertence a todos nós, como também, os ex-vereadores não devem se ausentar, pois ali é parte da história de cada um.
Proibir o relacionamento desses ex-vereadores com os atuais parlamentares, onde se encontram para trocar experiências, é acima de tudo uma falta de respeito com aqueles que fizeram e fazem a história de sua terra. Ao continuar com essa performance o vereador Marcelo de Canafístula poderá continuar sendo um bom parlamentar, mas, como presidente, deixa muita mácula e um alto índice de rejeição na política principalmente na cidade, e isso lhe custará caro em uma possível postulação majoritária. Essas ações inflexivas poderão refletir até mesmo em suas comunidades, pois as redes sociais levam a todo instante tudo que acontece em nosso cotidiano.
Espero que essa análise sirva de alerta, e Marcelo volte a calçar as "sandálias da humildade", pois arrogância e prepotência nunca combinou com sua forma de fazer política. Esperamos que o poder ainda não tenha subido por completo à sua cabeça, e mais, cuidado com a soberba, embora que mesmo de traje humilde, ela já lhe tenha alcançado sua cabeça. Chico Xavier já dizia: "Tudo Passa".
Estamos apenas no início de uma gestão, ainda faltam quase dois anos, esperamos que haja, inclusive, uma reação por parte dos membros da mesa diretora e dos demais parlamentares da "Casa" que resolvam essas questões, pois o povo quer trabalho, e essas atitudes estão repercutindo mais do que o brilhante trabalho já realizado pelos nossos vereadores. Chega de ditadura, pois esta já foi exterminada em nosso país. Impor avisos e comunicados toda semana afugentando o povo é, de certa forma, um sintoma de quem pode estar praticando algo não republicano, e não quer que o povo veja.
Esperamos dias melhores para a nossa Câmara. Aqui falamos o que muitos não podem dizer. E o nosso compromisso enquanto Jornalista é descrever a veracidade dos fatos de forma imparcial.


RAPIDINHA 1
CASO ARLUCE 4
Esta semana fui cobrado por alguns leitores de nosso informativo por uma resposta sobre o caso da servidora da Câmara Municipal Arluce Lima que está ou não a disposição da Prefeitura Municipal. Diante disso, procurei o vereador Edvaldo Vieira, que foi o responsável por iniciar tudo isso. O parlamentar, que estava acompanhado do vereador Adauto, informou que irá procurar saber como está essa situação. Pelo que já fomos informados, parece que houve uma "operação abafa". Porém, é de interesse do povo contribuinte de Alagoa Grande saber se já teve ou não uma solução. O fato é que Arluce continua emitindo e assinando ofício como Secretária do Gabinete do Prefeito e trabalhando à noite (dois dias) na Câmara. Isso é juridicamente legal? O presidente Marcelo de Canafístula disse a este colunista que havia feito "um convênio" com a Prefeitura. Convênio para servidor? Essas histórias precisam ser melhor esclarecidas, pois daqui a pouco vai aparecer "um doidinho do Zorro" e vai denunciar tudo ao Ministério Público. Esta semana iremos novamente procurar o vereador Edvaldo Vieira, autor da denúncia, para que ele solicite do presidente do Legislativo Municipal cópia desse documento.


RAPIDINHA 2
MATANDO PELO CANSAÇO
Uma fonte fidedigna nos informou que uma pessoa foi até a prefeitura falar com o prefeito, Antonio Sobrinho, e levou um "Chá de cadeira" de quase seis horas de espera na porta do gabinete, só foi vista quando o prefeito ia saindo de seu gabinete e quando viu a pessoa perguntou: “-agora?” A pessoa respondeu: "Estou aqui desde às oito horas doutor". O prefeito, insatisfeito com o tratamento recebido pela pessoa, pediu para que ela entrasse no gabinete e foi atendê-la. Parabéns ao gesto do prefeito. É bom orientar melhor a assessoria, pois isso também é tratar mal às pessoas.


RAPIDINHA 3
OS CURIOSOS DO PODER
Esta semana que passou conversamos com um vereador do município, e em um tom de desabafo nos informou que quando qualquer pessoa vai falar com o prefeito Antonio Sobrinho em seu gabinete, os secretários que estão próximos ao gabinete entram para ouvir a conversa. Esse parlamentar disse ter saído indignado, pois não conseguiu falar sobre um assunto de vereador para prefeito por conta do secretário Fernando Ferreira, pois, segundo esse parlamentar, tudo ele quer ouvir. Já ouvimos outras pessoas falarem a respeito da secretária Arluce que fica acompanhando toda a conversa de quem entra no gabinete para falar com o prefeito. É bom o prefeito colocar limites nestes assessores. Se com um vereador da base é assim, imagine com as pessoas...


RAPIDINHA 4
CADÊ O TRANSPORTE DOS ESTUDANTES DO IFPB PARA CAMPINA GRANDE?
Muitos estudantes de Alagoa Grande estão indo de alternativo, ônibus ou "carona" para Campina Grande. Esta semana que passou, fomos procurados por uma das mães com quem o prefeito Sobrinho havia falado e prometido. Infelizmente, muitos desses jovens alagoagrandenses, sem nenhuma condição financeira, estão indo de "carona", arriscando suas vidas; outros que moram na zona rural da cidade estão prestes a deixar de estudar. Assim, fica difícil acreditar no futuro de nossa cidade.


RAPIDINHA 5
MÔNICA DE SAÍDA?
Uma fonte ligadíssima ao prefeito Antonio Sobrinho nos informou que a Secretária de Educação do Município, Mônica dos Santos, poderá deixar o governo alagoagrandense, pois, segundo, essa fonte, ela recebeu duas propostas para trabalhar em outros município. "Onde há fumaça há fogo". Vamos aguardar para ver.


RAPIDINHA 6
TOINHO AYRES ESTÁ DE VOLTA PARA O ACONCHEGO DO GRUPO CARNEIRO
O ex-vereador e candidato na última eleição ao lado de Antonio Sobrinho, Antonio Ayres (Toinho Ayres) bateu o martelo e está de volta ao grupo do deputado João Bosco Carneiro Júnior. Toinho deixa o grupo de Sobrinho se sentindo traído não só pelo prefeito, mas também pelo seu secretário Fernando Ferreira que, segundo Toinho, não teve sequer um voto, e está sendo beneficiado no governo juntamente com sua esposa; enquanto ele, que subiu e desceu serra, ficou de fora. Em conversa com este colunista, o ex-parlamentar disse se sentir feliz com a sua volta ao grupo carneiro, e que a partir de agora irá trabalhar em prol da reeleição do deputado Júnior Carneiro. Acredite quem quiser, mas a volta de Toinho Ayres foi articulada pelo  vereador Duca Chaves. Parabéns ao Duca. Ponto para Júnior Carneiro.


RAPIDINHA 7
O FURACÃO VOLTOU
O vereador Fabrício Fortunato depois da recuperação de sua enfermidade, em que perdeu cerca de quinze quilos, voltou com força total. Na semana passada, o parlamentar esteve na caiana dos crioulos ao lado da Diretora e adjunta da Escola Firmo Santino. A adjunta Marinélia é neta do inesquecível  Santino que era pai de Dona Nêga, mãe de Marinélia. Parabéns ao vereador Fabrício.





RAPIDINHA 8
BETO NO MEIO DO POVO
Nas última-sexta feira pela manhã, encontramos o ex-vice prefeito de Alagoa Grande engraxando o sapato em plena praça pública. Ao seu lado, estava o vereador Adauto Coutinho. Enquanto o engraxate fazia seu trabalho, Beto nos dizia que o ex-prefeito Bôda o aguarde, pois, no futuro, a justiça será feita. Finalizou dizendo que votou até em Cássio Cunha Lima na eleição passada por causa do ex-prefeito, só para ter o seu apoio, o que não obteve. Pelo que vimos, já é dada como certo a adesão de Beto ao grupo Carneiro. Com a reaproximação do grupo do sindicalista com o grupo do deputado Júnior Carneiro, a oposição se fortalece cada vez mais e ganha musculatura política, o que facilitará uma composição no futuro político. A cada dia que passa, o panorama político tem favorecido e muito para uma grande votação do deputado Júnior Carneiro no próximo ano.






RAPIDINHA 9
UMA ADMINISTRAÇÃO PRÓ ATIVA
O diretor da Escola Estadual Padre Hildon Bandeira, Manuel Pereira de Aquino, vem dando um novo rumo de qualidade educacional àquela escola. Esta semana o diretor reuniu diversos pais de alunos para tratar de diversas inovações que estão sendo promovidas em sua Administração. Uma das novidades são as lousas (quadros) que estão sendo colocadas em diversas salas de aula. A comunidade estudantil está, até agora, muito satisfeita com a desenvoltura do dirigente do Padre Hildon. A educação agradece.


JOSÉ GILDO DE ARAÚJO
JORNALISTA
DRT 4580/97

Nenhum comentário:

Postar um comentário