- Governo do Prefeito Sobrinho: UM ANO DE ADEQUAÇÃO (Poder Executivo)
Ao fazermos uma análise do que aconteceu durante o ano 2017, percebemos que a política continuou sendo mais dinâmica do que nunca. Quando relembramos alguns fatos, passamos por alguns interessantes e outros, muitas vezes, pitorescos!
Iniciemos com o Prefeito Sobrinho que, quando assumiu o seu mandato em Alagoa Grande, disse que iria enfrentar um grande desafio pela frente e logo tratou de criticar seu antecessor por ter deixado a prefeitura praticamente ingovernável, mesmo tendo o apoio de alguns seguidores do ex-prefeito Bôda. Para polemizar ainda mais o discurso, fez vários elogios ao deputado Bosco Carneiro, dando desde aquela época uma demonstração de sua possível reaproximação.
Na prática, o seu discurso teve uma fidelidade quase inimaginável, pois, em apenas seis meses, o Chefe do Executivo se distanciou do ex-prefeito Bôda e ao mesmo tempo se aproximou do deputado Bosco Carneiro, a quem sempre o tratou como seu “grande amigo”.
Sobrinho também foi coerente em seu pronunciamento quando disse que: “A chibata iria funcionar para quem não trabalhasse”. Em seguida, tratou de imediato colocar àqueles funcionários ausentes para trabalhar.
Mas nem tudo foram flores! No percurso, Sobrinho contratou alguns funcionários fantasmas, os quais foram denunciados pelo blog “JORNALISTA GILDO ARAÚJO”, e de modo rápido e peremptório tratou logo de exonerá-los.
Não pára por aí, durante o ano, Sobrinho criou uma certa antipatia quando chamou os professores que tinham cursos de mestrados ou doutorados em determinada Universidade - reconhecida pelo MEC - de “cursos do Paraguai”; mas após uma reestruturação no PCCR do Município, minimizou as críticas contra si. Mesmo assim, ficaram algumas rusgas com os professores e servidores de modo geral.
Por outro lado, o prefeito foi ousado quando colocou como meta a conclusão de obras inacabadas. Diga-se de passagem, um dos pontos positivos de sua administração; e que contou com a ajuda oriunda do Governo do Estado, através de recursos conseguidos pelo deputado Bosco Carneiro.
Sem sombras de dúvidas, a modificação do projeto do IPTU, que foi amplamente divulgado pela mídia do brejo e da paraíba, foi o ponto mais discutido este ano pela população de Alagoa Grande. Neste período, vimos a força da cidadania e conscientização do povo. A luta foi grande até finalmente garantirmos mais tranquilidade à população alagoagrandense.
Diante de tudo isso, vemos que o Chefe do Executivo tem se esforçado, mas ainda tem muita coisa para fazer; inclusive, tomar decisões no que concerne a algumas peças complicadas que estão no seu Governo, todavia não são da inteira confiança, já que muitas delas seguem as orientações do ex-prefeito Bôda. O fato é que, caso Sobrinho venha declarar apoio político ao deputado Bosco Carneiro, brevemente essas peças sairão do governo.
Muitas águas irão rolar em 2018! Está cada vez mais evidente a confirmação do apoio incondicional do prefeito ao deputado Bosco Carneiro.
Por fim, termino usando as palavras desferidas pelo Presidente da Câmara de vereadores a este colunista - e cada um tire as suas conclusões. “Gildo, no início de 2018 estaremos juntos com Sobrinho e o deputado Bosco Carneiro na procissão da nossa padroeira Nossa Senhora da Boa Viagem, já está tudo acertado”. Deixemos a polêmica para 2018! Feliz Natal!
- Atuação geral da Câmara Municipal de Alagoa Grande (Poder Legislativo)
Quanto à Câmara Municipal, podemos dizer que não foi um ano tão bom quanto esperávamos, pois criou-se bastante polêmica no que se refere ao Projeto do IPTU enviado pelo Prefeito Antônio Sobrinho para ser discutido e votado por aquela Casa Legislativa. Esse projeto, depois de aprovado, causou grande impacto na cidade, o que trouxe para alguns parlamentares um certo desgaste político, principalmente, ao Presidente do Poder Legislativo: Marcelo de Canafístula; pois a responsabilidade caiu sobre si por causa do voto de minerva (voto de desempate).
O povo ainda não absorveu essa indigesta votação, e continua protestando nas redes sociais. Imagine quando chegarem os Carnês do IPTU? Vai ser um clamor, um Deus-nos-acuda!
Esperamos que em 2018 todos os vereadores, junto com o Prefeito, encontrem um melhor caminho para os destinos de Alagoa Grande. E que pensem em projetos que engrandeçam nossa cidade. Precisamos de estímulo na economia da cidade e não de retração financeira atingindo diretamente o bolso de quem já não tem sequer o básico para consumir. Pra frente é que se anda! Rumo a 2018!
- Trabalho realizado pelo Deputado da nossa terra: Bosco Carneiro
Quanto ao deputado Bosco Carneiro, vê-se de forma clara como o parlamentar amadureceu politicamente. Prova disso são suas tomadas de posições, sempre na direção correta, buscando obras para suas áreas de atuações políticas e, ao mesmo tempo, aumentando sua musculatura política, principalmente na região do Brejo, Piemont da Borborema, Vale do Paraíba e região litorânea.
Com uma postura focada e equilibrada, o deputado Bosco Carneiro segue trilhando o caminho da vitória em 2018.
E mais, pode conquistar outros apoios em diversos municípios pois, além de possuir um prestígio importante junto ao governador Ricardo Coutinho, é possuidor de uma ética política pouco vista entre o demais políticos de hoje. O Deputado Bosco Carneiro tem se mostrado um político de postura séria e humilde. E isso também lhe credencia a conquistar muitos simpatizantes, já que o eleitorado está mais consciente, pois estão acompanhando “pari passu” todas as ações do parlamentar alagoagrandense.
Vamos torcer para que em 2018 estejamos de braços dados para lutarmos e conseguirmos o nosso objetivo que é a reeleição do representante de nossa região. A nossa cidade precisa de um representante legítimo na Assembleia Legislativa. O importante, agora, é a nossa união. Não vamos nos dispersar. Vamos lutar para que tenhamos uma vitória triunfante. Viva o nosso povo! Estamos preparados para a luta e a vitória.
RETROSPECTIVA 2017 DOS VEREADORES DE ALAGOA GRANDE
RAPIDINHA 1
VEREADOR ADAUTO: UM ANO DE INGENUIDADE E PERDAS DE APOIOS DE LIDERANÇAS IMPORTANTES. AINDA HÁ TEMPO DE SEMEAR.
O Vereador Adauto teve um ano bastante controverso. Apesar de permanecer com seu jeito simples de atender às pessoas, perdeu apoios importantes que fizeram a diferença em sua eleição. Só para se ter uma ideia, o parlamentar alagoagrandense, nesse pouco espaço de tempo, deixou de ter o apoio de três ex-vereadores e mais algumas lideranças que na última eleição “vestiram sua camisa”. Outro fator preponderante nesse primeiro ano de mandato foi o fato de sua “entrega de corpo e alma ao Prefeito Municipal”, atitude que causou constrangimento em muitos dos seus eleitores. Esse fato causou repercussão negativa para o parlamentar. Nosso palpite é que talvez isso tenha acontecido pela sua ingenuidade. No entanto, isso não desqualifica o seu trabalho, principalmente na saúde junto às pessoas mais humildes. Esperamos que Adauto analise todos esses acontecimentos e faça uma reflexão de algumas falhas, pois acreditamos que ele tem tudo para recuperar seus fiéis eleitores. Que ele inicie o ano de 2018 já mais experiente e com muita vontade de continuar sua labuta em prol de sua gente, e que procure se posicionar melhor diante de certas circunstâncias, pois, vereador é uma autoridade constituída e outorgada pelo povo. Na Câmara Municipal, Adauto tem sido uma voz que ecoa o nome do deputado Bosco Carneiro, sempre lembrando as ações do parlamentar na Assembleia Legislativa e em outro município. Lembrando sempre que Adauto é um defensor da união entre o deputado Bosco Carneiro e o prefeito Sobrinho.
RAPIDINHA 2
O Vereador Cláudio Barbosa, mesmo sendo um “marinheiro de primeira viagem”, mostrou que tem muita habilidade política, apesar da pouca experiência com o traquejo. Esse ano de 2017, ele mostrou grande personalidade a partir do momento de sua conquista para administrar a Câmara Municipal no segundo biênio. Cláudio, paulatinamente, foi ganhando a confiança do grupo governista e hoje, além de ser o futuro mandatário do Poder Legislativo, é um parlamentar de prestígio. Mas não fica só aí, o Vereador demonstrou também ser um visionário político quando se manifestou a favor da união do prefeito Sobrinho com o deputado Bosco Carneiro. Essa sua postura tem lhe credenciado para um bom relacionamento com ambos os grupos políticos.
RAPIDINHA 3
VEREADOR DEDA RIBEIRO: EXPERIÊNCIA E TRABALHO NOS BASTIDORES.

RAPIDINHA 4
Todos nós sabemos que o vereador Duca Chaves não tem ideologia política, ele trabalha dependendo dos chamados “acordos”, já que seu trabalho é mais voltado para as chamadas “ajudas de custo”, e às vezes alguns serviços na área da saúde. Iniciou seu mandato este ano ao lado do Grupo Carneiro, quando se elegeu e prometeu fidelidade, mesmo tendo alguns de seus familiares que votaram contra. Depois de ter perdido a eleição para presidente da Câmara Municipal, talvez não suportando fazer oposição, resolveu então aderir ao governo municipal, onde permanece até hoje. E nada mais.
RAPIDINHA 5
VEREADOR EDVALDO VIEIRA: UM ANO DE INDEFINIÇÕES.

RAPIDINHA 6
VEREADOR FABIANO LUZ: REFLEXIVO E AMADURECIDO.

RAPIDINHA 7
FABRÍCIO FORTUNATO: QUEM SEMEIA VENTO COLHE TEMPESTADE
O Vereador Fabrício Fortunato surgiu como um “FURACÃO” e chegou para tomar posse na Câmara Municipal como o Vereador mais votado da cidade, com 960 votos. Todavia, faltou-lhe habilidade política na hora de se articular para ser o Presidente da “Casa Francisco Luis de Albuquerque Melo”. De pronto, o vereador foi logo aumentando suas as arestas com outros Vereadores que são seus desafetos - leia-se: Marcelo de Canafístula e Ronaldo Marques. Ao final, ainda tentou dar um golpe, numa tentativa desesperada de que os vereadores de oposição votassem nele para o primeiro biênio e ele votaria em outro parlamentar da oposição em troca. Deu tudo errado! Prevaleceu a vitória governista com a adesão do vereador Jailton de Zumbi, quando “traiu” os seus colegas oposicionistas. O resultado desse desdobramento foi o rompimento, mais tarde, com o grupo do Prefeito Sobrinho, o que culminou com o seu pedido de afastamento da Câmara Municipal por três meses, dando lugar ao seu outro desafeto: o suplente de vereador Gilberto Marques da Silva. Mas há de se esperar que ele venha a se recompor em sua trajetória política. Só não venha mais com Ruy, ninguém merece.
RAPIDINHA 8
VEREADOR JAÍLTON: ATÉ AGORA, NADA.
A atuação do vereador Jailton de Zumbi tem deixado muito a desejar, já que a população daquela localidade tem reclamado muito da ausência dos trabalhos do vereador. É sempre bom refrescar a memória e lembrar que foi Jailton o grande mentor da derrota oposicionista na eleição da mesa diretora do Poder Legislativo, quando de forma surpreendente traiu os seus colegas vereadores e virou para o lado do Prefeito Sobrinho, em troca de benesses políticas. O povo de Zumbi até hoje não conseguiu perdoar a atitude do parlamentar. Isso lhe custará muito caro, caso ele não consiga reverter essa antipatia diante do povo zumbiense. Ta difícil pra o Jaja.
RAPIDINHA 9
O vereador Luis Lucindo continua fazendo aquele mesmo trabalho, que é o de ajudar as pessoas carentes no campo da saúde. Luis tem muita experiência no parlamento, e não é à toa que já é vereador por diversos mandatos. Com sua maturidade e fidelidade ao grupo Carneiro, todas as vezes que tem uma votação que vai de encontro à população, o parlamentar conversa logo com seu líder, deputado Bosco Carneiro, para saber a sua opinião sobre o assunto. Exemplo disso foi o primeiro Projeto do IPTU enviado pelo prefeito Sobrinho. Por isso Luís deverá permanecer na Câmara Municipal por muito tempo ainda.
RAPIDINHA 10
VEREADOR RONALDO MARQUES: UM ANO DE SILÊNCIO ESTRATÉGICO.

RAPIDINHA 11
VEREADOR MARCELO DE CANAFÍSTULA: UM ANO DE GLÓRIA E DE PERDAS IRRECUPERÁVEIS.

ADENDO ESPECIAL
MARCOS DE ZUMBI.

JOSÉ GILDO DE ARAÚJO
JORNALISTA
DRT 4580/97
Nenhum comentário:
Postar um comentário