domingo, 10 de fevereiro de 2019

Ainda vale a pena ser político?





Política é a ciência da governança de um Estado ou Nação e também uma arte de negociação para compatibilizar interesses, ou seja, se refere ao bem comum de todos. Ela surgiu na Grécia Antiga diante da necessidade de se criar regras de funcionamento e de organização das cidades gregas, como foi o exemplo de Atenas, onde recebeu o nome de “democracia ateniense”. E para o grande filósofo grego Sócrates, um político é um ser público que lida com a chamada “coisa pública”.
Tudo isso é filosoficamente bastante atraente, pois, do ponto de vista social, nada é tão importante quanto receber de seu povo a missão de conduzir um povo em busca do progresso socioeconômico.
Talvez para quem vive em uma comunidade evoluída, cuja a cultura ultrapasse milhares de anos, seja mais fácil reconhecer essa missão, como na Europa e nos Estados Unidos. Mas quando se trata de países Latino-Americanos, e essencialmente o Brasil, percebe-se que sempre existiu uma dificuldade em separar o coletivo do individual. Governar, nunca foi uma missão só para o povo, mas também uma forma de alavancar sucesso pessoal.
Entretanto, o que tem se observado nos últimos tempos é que o avanço tecnológico, no que tange à transparência dos dados públicos, tem deixado a população mais ativa, participativa e consciente do seu poder de fiscalização. Tudo isso traz como resultado gestores públicos mais cautelosos e muitas vezes preocupados com suas atitudes, e seus rastros, sejam físicos ou eletrônicos.
Recentemente temos vistos no Brasil que essa metamorfose de consciência somada ao acompanhamento de todos representantes públicos vem trazendo diversos constrangimentos a muitas autoridades, já que se sentem incomodados diante das diversas denúncias que são publicadas constantemente nos meios de comunicação e nas redes sociais.
O caso é tão sério a ponto de vermos autoridades perdendo sua credibilidade e levando membros da família consigo a responder processos judiciais.
Nos últimos anos, estamos vendo ex-Presidente da República preso, tendo sua esposa falecida no percurso das apurações de processos, como também um atual Presidente hospitalizado tendo que assistir um processo que seu filho vem enfrentando, caso que pode ter consequências irreversíveis para o poder de discurso do representante maior brasileiro.
Não bastasse os escândalos nacionais, começou a eclodir um caso de investigação tão perto de nós que recentemente causou grande repercussão, e levou a óbito um excelente representante de nosso município. Pelo que analisamos, fica a grande pergunta que não quer calar: Vale a pena ser político nesses moldes que estamos presenciando?
Hoje nenhum político está imune de monitoramento, seja pelo povo ou mesmo pelos órgão institucionais.
Diante de tudo que estamos presenciando, vemos que é muita ousadia um cidadão ou cidadã entrar de forma inocente para participar da política. Vemos que, de agora em diante, ser político é ter cuidado em como colocar sua família e até mesmo sua vida à exposição dos cidadãos vigilantes.
Ser eleito e chegar ao ápice social é deverasmente importante, mas se cometer algum tipo de vacilo, atuando como na velha política, poderá ficar na marginalidade política e social, onde muitos passam a se sentir no ostracismo. Sem chances de retornar ao poder, a consequência é a depressão que pode ser levada ao extremo, em alguns casos até a morte. Ainda vale a pena ser político como no século passado? Um político individual, sem zelo pela coisa pública ou inocente ao ponto de confiar em familiares que não têm o perfil adequado para também fazerem parte da gestão.
 Por fim, podemos dizer que para ser político no século XXI é preciso ter sabedoria, honestidade e também muito domínio próprio já que é adrenalina pura a todo instante. Os rastros de todos agente público estão sendo vigiados 24 horas por dia, os 7 dias da semana.

RAPIDINHA 1

DEPUTADO BOSCO CARNEIRO TEM EMENDA APROVADA: RECURSOS IRÃO PARA A REFORMA, ILUMINAÇÃO E ADAPTAÇÃO DO ESTÁDIO MUNICIPAL GENIVAL SALES DE AMORIM.

A emenda 330/18 de autoria do deputado Bosco Carneiro foi aprovada pela Assembleia Legislativa Estadual e prevê recursos para a reforma, iluminação e adaptação do estádio Genival Sales Amorim, em Alagoa Grande. Resta tão somente ao Poder Executivo Estadual a realização da obra. Só lembrando: Genival Sales Amorim foi Prefeito em Alagoa Grande.











RAPIDINHA 2
 
CAMPANHA EDUCATIVA DO GABINETE DO DEPUTADO BOSCO CARNEIRO: AUTORIZADA A UTILIZAÇÃO DA FAIXA EXCLUSIVA PELO TRANSPORTE ESCOLAR EM JOÃO PESSOA.

Desde o último dia 30 de janeiro, veículos de transporte escolar cadastrados na Prefeitura de João Pessoa podem também utilizar as faixas exclusivas de ônibus nas avenidas da capital. A intenção é facilitar o acesso dos alunos às escolas, bem como o retorno para casa. É por demais importante esse tipo de divulgação.



RAPIDINHA 3

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA E SEGUNDO SECRETÁRIO DA MESA DIRETORA RECEBEM PROCURADOR GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO QUE ELOGIA AMPLIAÇÃO DAS TRANSPARÊNCIAS ADOTADA PELO PODER LEGISLATIVO.

Na última quinta-feira (7), o deputado Adriano Galdino, Presidente da Assembleia Legislativa do Estado e o deputado Bosco Carneiro, Segundo Secretário da Mesa Diretora, receberam a visita do Procurador Geral de Justiça da Paraíba, Francisco Saráphico da Nóbrega. Durante o encontro, o Presidente do Legislativo Estadual disse ao representante do Ministério Público da Paraíba que é prioridade da gestão da nova Mesa Diretora da Casa a adoção de medidas de transparência. Durante a audiência, o Procurador-Geral afirmou que a “Assembleia sempre tem sido parceira do Ministério Público, sobretudo nos Projetos de alteração que objetivam atender melhor à sociedade”. Só para rememorar: o pai do deputado Bosco Carneiro (in memoriam) foi Procurador-Geral de Justiça do Estado.

RAPIDINHA 4

OPOSIÇÃO AO PREFEITO DE MASSARANDUBA JÁ SE ARTICULA PARA LANÇAR NOME PARA DISPUTA DA PREFEITURA EM 2020.


Em Massaranduba, a oposição ao Prefeito Paulo Vieira já começa a se articular para lançar um nome que disputará as eleições municipais no próximo ano. Durante a semana foi realizada a primeira reunião do grupo que visa unir forças e planejar as eleições do próximo ano. Estiveram presentes na reunião: o vice-prefeito Menininho, o vereador Valdir, Wilson e a vereadora Edilma. A ex-vereadora Simone Zeca, o Dr. Rodrigo, Bonifácio e o empresário João Costa também participaram do encontro, além de lideranças de Santa Terezinha. Pelo visto, a “briga” vai ser boa em Massaranduba.

RAPIDINHA 5

NOTA DE PESAR: FALECE VICE-PREFEITO DO MUNICÍPIO DE JOCA CLAUDINO.

Ontem pela manhã (09/02), faleceu na cidade de Uiraúna, o vice-prefeito do município de Joca Claudino, Antônio Erinaldo da Silva. O vice-prefeito sentiu-se mal quando ainda estava em Uiraúna, foi atendido por uma equipe do Samu, porém não resistiu e foi a óbito, tendo o infarto como causa. O governador João Azevedo ao tomar conhecimento do fato, imediatamente usou o seu twitter para se solidarizar com os familiares do vice-prefeito. “Toda minha solidariedade e pesar à família, aos amigos e ao povo do município”, disse o governador. Nossos mais sinceros sentimentos a toda família e ao povo de Joca Claudino.


RAPIDINHA 6

AUDIÊNCIA DO CASO KAUÊ SERÁ NA PRÓXIMA QUARTA FEIRA EM ALAGOA GRANDE.

Está marcada para a próxima quarta-feira (13), a audiência do caso Kauê. O procedimento do caso consiste em uma solicitação dos pais do menino Kauê cujo objetivo é o de que a justiça autorize ao município de Alagoa Grande ou o Estado fornecer o aparelho que a criança necessita para sobreviver. Este caso ganhou repercussão no nosso estado e até no país depois que foi divulgado no Blog JORNALISTAGILDOARAÚJO. Esperamos que tudo transcorra para o bem comum do menino.



RAPIDINHA 7

MORTE DE MARCELO: DEPUTADO BOSCO CARNEIRO PARTICIPA DE SEPULTAMENTO DE VEREADOR EM CANAFÍSTULA DE ALAGOA GRANDE.

Na última quarta-feira (06/02), o deputado Bosco Carneiro participou do sepultamento do ex-Presidente da Câmara Municipal de Alagoa Grande, Marcelo dos Santos (Marcelo de Canafístula). O cortejo foi acompanhado por uma multidão de canafistulenses que se despediu de um de seus grandes benfeitores. Marcelo entra para a história da comunidade e da cidade de Alagoa Grande. A causa da morte divulgada foi meningite.

RAPIDINHA 8

PRESENÇA DE AUTORIDADES: PREFEITO ANTÔNIO SOBRINHO PARTICIPOU DO ÚLTIMO ADEUS AO VEREADOR MARCELO DE CANAFÍSTULA.


O Prefeito de Alagoa Grande Antônio da Silva Sobrinho esteve na última quarta-feira (6), no Distrito de Canafístula, para dar o último adeus ao seu amigo fiel e vereador Marcelo de Canafístula. Sobrinho esteve acompanhado pelo deputado Bosco Carneiro e o ex-Vice Prefeito da cidade, Beto do Sindicato. A morte repentina de Marcelo deixa uma grande lacuna na política de Canafítula. Ele era polêmico, mas muito trabalhador. Tinha um amor eterno pelo seu povo, daí muitas vezes exagerar em suas reivindicações. Aquele estresse era sempre com o intuito de querer fazer o melhor pelo seu povo canafistulense. Nos últimos meses, o parlamentar vinha sofrendo com algumas decepções cometidas não por ele, mas por alguém próximo a ele. Foi lamentável. Uma perda irreparável.

RAPIDINHA 9

BETO DO SINDICATO PRESTOU SUA SOLIDARIEDADE À FAMÍLIA DO VEREADOR MARCELO E PARTICIPOU DO SEPULTAMENTO.

Uma das maiores lideranças da comunidade de Canafístula e de Alagoa Grande, Beto do Sindicato, também participou do sepultamento do vereador Marcelo de Canafístula. Beto, que já foi vereador e Vice-Prefeito do município, percorreu todo o trajeto do féretro ao lado do deputado estadual Bosco Carneiro e do Prefeito Antônio da Silva Sobrinho. Foi um momento de muita reflexão.

RAPIDINHA 10

O CORTEJO CONTOU COM A PRESENÇA DE DIVERSOS VEREADORES MUNICIPAIS DE ALAGOA GRANDE.


O sepultamento do vereador Marcelo dos Santos também contou com a presença de diversos vereadores e ex-vereadores, entre eles: O Presidente Cláudio Lúcio Barbosa, Adauto Coutinho, Deda Ribeiro, Duca Chaves, Fabrício Fortunato, Jaílton, Luis Lucindo e Ronaldo Marques.



RAPIDINHA 11

EX-VEREADORES, SECRETÁRIOS E LIDERANÇAS DA CIDADE TAMBÉM SE FIZERAM PRESENTES.

O sepultamento do vereador Marcelo dos Santos também contou com a presença de diversos ex-vereadores do município e outras lideranças políticas, tais como: Marcos de Zumbi, Josildo Oliveira, Dudu Chaves, Gildo Araújo, Gilberto Marques. Entre os secretários podemos citar Dagoberto Fernandes (Neném); Carmem Aenetânia, Arluce, Fernando e Marcelo Félix. O ex-secretário João Montenegro também se fez presente ao féretro.

RAPIDINHA 12

DEPUTADO BOSCO CARNEIRO EMITE NOTA DE SOLIDARIEDADE PELA PERDA IRREPARÁVEL DO VEREADOR MARCELO DE CANAFÍSTULA. 


O deputado Bosco Carneiro emitiu na última terça-feira (5), uma nota de solidariedade pela perda de forma abrupta do vereador Marcelo dos Santos Almeida (Marcelo de Canafístula). “Transmito a todos os familiares do vereador Marcelo de Canafístula os nossos sentimentos de pesar pelo seu falecimento. Rogamos a Deus que dê a ele um bom lugar no Céu. Todos os alagoagrandenses são testemunhas do grande espírito público e da pessoa humana e prestativa que ele era. Marcelo honrou com a sua missão trabalhando pelos menos favorecidos, Deus abençoe Marcelo”. (Deputado Bosco Carneiro).

RAPIDINHA 13

VEREADOR GILBERTO MARQUES GARANTE CONTINUAR FIEL COM O PROJETO POLÍTICO DO DEPUTADO BOSCO CARNEIRO.

O suplente de vereador Gilberto Marques da Silva estará tomando posse na próxima semana no lugar do vereador Marcelo de Canafístula que faleceu na semana passada. Gilberto disse que continuará firme dentro do Projeto político do deputado Bosco Carneiro. “Não é porque irei tomar posse como vereador titular que deixarei de ser fiel a quem foi comigo”. “Sou homem de palavras e irei honrá-la até o fim”, disse Gilberto Marques. Mesmo sabendo que não seria esta a melhor forma para se assumir um mandato, desejamos toda sorte ao parlamentar que sempre foi uma voz altiva dentro do parlamento alagoagrandense.

RAPIDINHA 14

É VERDADE: RONALDO MARQUES É O NOVO LÍDER DO GOVERNO SOBRINHO NO LEGISLATIVO ALAGOAGRANDENSE.


Não é fake, o vereador Ronaldo Marques, é o novo líder do governo na Câmara de Vereadores de Alagoa Grande. Ronaldo Marques é um parlamentar estratégico e já possui bastante experiência no parlamento. Somado a sua credibilidade junto ao governo municipal, Ronaldo foi escolhido pelo grupo do Prefeito Sobrinho para fazer a defesa de sua gestão durante 1 ano e 10 meses restantes.







RAPIDINHA 15

PREFEITO SOBRINHO E VEREADORES PARTICIPAM DE FESTA DA PADROEIRA DA CIDADE QUE SE ESTENDEU ATÉ O DOMINGO.

Passado o momento de consternação devido ao falecimento do vereador Marcelo, a cidade de Alagoa Grande retoma suas atividades normais, e neste final de semana a festa da Padroeira da cidade deu continuidade, onde contou com a presença de diversas autoridades municipais, entre elas: O Prefeito Sobrinhos e vereadores, além de secretários municipais.

RAPIDINHA 16

ALAGOA GRANDE: VEM AÍ UMA MINI REFORMA DA ADMINISTRAÇÃO DO GOVERNO SOBRINHO.


Uma fonte fidedigna, ligadíssima ao Prefeito Antônio Sobrinho, declarou a este jornalista na semana passada que o Chefe do Executivo alagoagrandense irá até o final deste mês realizar algumas modificações em sua estrutura administrativa para uma melhor adequação política. Segundo essa fonte, as mudanças previstas tem o sentido de dar uma maior dinâmica nas ações de comunicação do governo com o povo. Esse feedback está mais do que na hora.





RAPIDINHA 17

LIDERANÇAS QUE AJUDARAM NA REELEIÇÃO DO DEPUTADO BOSCO CARNEIRO VOLTAM A VISITAR FAMÍLIAS PARA AGRADECER PELA GRANDE VITÓRIA.

Neste domingo (10), várias famílias da cidade de Juarez Távora receberam a visita de várias lideranças políticas da localidade. Estamos falando de Augusto Bezerra e Beto de Batista que visitaram diversas comunidades para agradecer pelos votos dados ao deputado Bosco Carneiro. A verdade é que as oposições em Juarez Távora já estão montando suas estratégias políticas visando conquistar a eleição do próximo ano. A verdade é que só falta 1 ano e quatro meses para as convenções. Está todo mundo começando a se “mexer”. É preciso ter, acima de tudo, planejamento.

RAPIDINHA 18

“JACKSON É NOSSO”: LEI DE VEREADOR CAMPINENSE QUE TORNA O ANO 2019 “ANO JACKSON DO PANDEIRO” É SANCIONADA EM CAMPINA GRANDE.


A cidade de Campina Grande, mais uma vez, dá uma demonstração de valor pelo artista paraibano Jackson do Pandeiro. Uma lei de autoria do vereador Renan Maracajá prevê uma série de homenagens do dia 01 de Janeiro a 31 de Dezembro de 2019, com atividades que envolvam pesquisa, vídeos, documentários, fotos, arte, música, fatos e tudo mais que possibilite maior conhecimento sobre a expansão, resgate da obra e da vida do Rei do Ritmo. A lei ainda decreta que a Prefeitura Municipal, todas as secretarias e a Câmara Municipal de Campina Grande, utilizem o logo tipo oficial ou referências a “2019 - Ano Jackson do Pandeiro” em todo e qualquer material de expediente, seja graficamente impresso ou eletrônico no decorrer do ano de 2019. O Poder Executivo coordenará ainda a programação dos eventos institucionais comemorativos ao centenário junto às escolas públicas municipais. Que sirva de exemplo para Alagoa Grande, a verdadeira terra do grande Jackson do Pandeiro.

JOSÉ GILDO DE ARAÚJO
JORNALISTA
DRT 4590/97

MAIS FOTOS DO SEPULTAMENTO DO VEREADOR MARCELO.




































MAIS FOTOS DE LIDERANÇAS DE JUAREZ TÁVORA SE CONFRATERNIZANDO COM AS FAMÍLIAS VISITADAS.










Prefeito Sobrinho e vereadores na festa da Padroeira. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário