domingo, 22 de março de 2020

Coronavírus: Eleição Este Ano? Não Faz Sentido.

OPINIÃO EXCLUSIVA DO JORNALISTA GILDO ARAÚJO



Como já é do conhecimento de toda a sociedade brasileira, o mundo está vivendo uma pandemia por causa do novo coronavírus que se iniciou na China e já se espalhou para centenas de países. Recentemente, o vírus chegou ao Brasil, onde já se tem notícias de que mais de 1.500 pessoas infectadas, contabilizando mais de 20 mortos.
Ao perceber que a situação tende a se agravar ainda mais, o governo brasileiro já adotou algumas medidas de prevenção, a principal delas foi quando o decreto de Estado de Calamidade no Brasil, cuja medida foi imediatamente aprovada pelo Congresso Nacional.
Com essa tomada de posição, na opinião de vários economistas do governo, o PIB (Produto Interno Bruto) que teria uma projeção de 2,4% para este ano, passará para 0,02% em 2020. A perspectiva não é boa, podendo chegar a atingir uma recessão técnica, número contestado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) que projeta uma retração econômica em até 4,4%, sendo a maior queda desde 1962. Possivelmente, poderemos ver repetir a depressão econômica, assim como ocorreu em 2008.
Somando-se a tudo isso, sabemos que durante os próximos três meses, se nada mudar, estaremos entrando no píncaro da transmissão do coronavirus onde teremos milhares de casos confirmados e seus consequentes óbitos, informação dada pelo próprio ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta.
Mandetta que, inclusive, ao participar neste domingo (22) de uma teleconferência com prefeitos, solicitou ao Congresso Nacional o adiamento das eleições. A fala foi polêmica e nos gera uma reflexão: Será que diante de todo este caos que nós estamos passando, ainda existe clima para uma disputa eleitoral no País? É óbvio que não. Será que não seria a hora do Congresso Nacional se reunir e cancelar as eleições imediatamente e autorizar ao governo brasileiro a usar os recursos das eleições em favor da vida do povo brasileiro?
São vários os empresários que estão fechando suas fábricas, lojas, comércio com prejuízos incomensuráveis, e mais, com vários pais de famílias perdendo seus empregos... É simplesmente bizarro a classe política falar em eleições. É no mínimo uma afronta às cidadãs e cidadãos brasileiros que neste momento estão enclausurados em suas próprias casas.
Falar em eleições agora é um desrespeito a toda sociedade que sofre com parentes nos leitos dos hospitais ou mesmo aqueles já perderam ou que irão perder seus entes queridos no percurso desta pandemia.
Acredito que de parabéns está o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, futuro presidente do TSE, que de forma serena também defendeu neste domingo a inviabilidade das eleições este ano.
Diante de tudo isto, vemos que os senhores parlamentares brasileiros devem se solidarizar com o nosso povo e prorrogar essas eleições.
Esperamos também que aqueles que se dizem democratas não venham dizer que é golpe prorrogar as eleições. Golpe, na população brasileira, é estimular eleições este ano, onde poderão ser gastos bilhões enquanto parte da população brasileira irá morrer por falta de leito ou medicamentos nos hospitais. Isto sim, será uma arbitrariedade.
É preciso compreensão por parte de nossos congressistas para que ajam o quanto antes para que os recursos possam ser distribuídos o mais rápido possível entre os Estados e Municípios.
Por fim, vemos que é por demais necessário um replanejamento por parte das autoridades brasileiras, pois a hora é de ajudar a população neste momento de angústia e incerteza. A hora não é de acirramento, e sim de união e amor pelo próximo, pois o nosso inimigo é invisível e está matando pessoas no mundo inteiro, o coronavírus.
Senhoras e senhores autoridades brasileiras, lembrem-se que o nosso País está entrando no caos econômico e social, e que é preciso tranquilizar o nosso povo que neste momento vive em desespero sem saber o que vai acontecer amanhã.
Salvem o nosso Brasil. Vamos valorizar a vida. Eleição, agora não! Não deixem nossa nação se dizimar. O povo clama por vida.

RAPIDINHA 1

GABINETE DO DEPUTADO BOSCO CARNEIRO USA REDES SOCIAIS PARA DIVULGAR AÇÕES DE COMBATE AO NOVO CORONAVÍRUS.

O gabinete do deputado Bosco Carneiro vem usando suas mídias sociais para levar ao público paraibano a importância dos cuidados que as pessoas devem ter em relação ao combate do novo coronavírus. O objetivo do parlamentar é o de levar a toda população paraibana uma conscientização efetiva sobre os danos que essa doença causa no ser humano. Queremos parabenizar a iniciativa de toda equipe de mídia do deputado Bosco Carneiro por estar realizando este tipo de serviço de utilidade pública.

RAPIDINHA 2

MAIS SOLIDARIEDADE: ASSESSORIA DE GABINETE DO DEPUTADO BOSCO CARNEIRO USA SUAS REDES SOCIAIS PARA LEMBRAR DO DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN.


Neste último sábado (21), a assessoria do gabinete do deputado Bosco Carneiro usou as redes sociais para lembrar o Dia Internacional da Síndrome de Down. A publicidade lembra a população que na Paraíba a Fundação Centro Integrado de Apoio à pessoa com deficiência (Funad) é referência estadual no tratamento a pessoas portadoras da síndrome de down, atendendo cerca de 300 portadores. Devido às recomendações em prevenção ao Coronavírus, as atividades estão temporariamente suspensas, mas vale a pena conhecer o trabalho: @funadparaiba. Parabenizamos, mais uma vez, ao deputado Bosco Carneiro por sempre estar dando apoio a esse tipo de campanha social. Muito bom.

RAPIDINHA 3

PRÁTICA ABUSIVA: GABINETE DO DEPUTADO BOSCO CARNEIRO ALERTA CONSUMIDORES SOBRE PREÇOS ABUSIVOS DO ÁLCOOL EM GEL.

O gabinete do deputado Bosco Carneiro encontrou uma forma bastante salutar para ajudar as pessoas que estão indo ao comércio comprar o álcool em gel, algo tão necessário nesses momentos de combate ao coronavírus. A assessoria do parlamentar está divulgando nas redes sociais alguns informes solicitando à população que ao ver algum vendedor de ácool em gel praticando preços abusivos, que denuncie ao Procon, pois praticar preços abusivos é crime, principalmente, em um momento como este. É de muita valia esse tipo de trabalho de conscientização da população.



RAPIDINHA 4

PREOCUPAÇÃO NO PARLAMENTO PARAIBANO: DEPUTADOS FELIPE LEITÃO, GENIVAL MATIAS, TIÃO GOMES, DR. TACIANO, JÚNIOR ARAÚJO E EDMILSON SOARES PODEM ESTAR COM CORONAVÍRUS.


Os parlamentares paraibanos Felipe Leitão, Genival Matias, Tião Gomes, Dr. Taciano, Júnior Araújo e Edmilson Soares depois de terem participado de um encontro político com o presidente nacional do Avante, Luís Tibério Tibério que testou positivo para o covid-19, entraram em quarentena, pois fazem parte do grupo de risco e estão com a suspeita de terem adquirido a doença. Quem também esteve participando do evento foi o vereador da capital João Corujinha, presidente da Câmara Municipal. Outros políticos como prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de outros municípios também estiveram presentes. Neste momento, todo cuidado é importante.

RAPIDINHA 5

DEPUTADO ESTADUAL, CABO GILBERTO (PSL), DEFENDE ADIAMENTO DAS ELEIÇÕES.

O deputado estadual paraibano, Cabo Gilberto, publicou um vídeo onde sugere que as eleições que estão marcadas para este ano sejam adiadas, já que o país está sofrendo por causa da pandemia do coronavírus e que os recursos do Fundo Partidário e outras despesas eleitorais sejam aplicadas no enfrentamento do coronavírus. Essa ideia do deputado Cabo Gilberto cresce nos anseios do povo brasileiro. Eleições da forma como está, é impossível. O momento é de solidariedade humana, onde a guerra seja contra o coronavírus, nosso inimigo que está dizimando nossa gente. 

RAPIDINHA 6

POR CAUSA DO CORONAVÍRUS, GOVERNADOR JOÃO AZEVEDO DECRETA CALAMIDADE PÚBLICA NA PARAÍBA E ANUNCIA MAIS 300 LEITOS PARA ATENDER PACIENTES COM SINTOMAS DA DOENÇA.


O governador da Paraíba, João Azevedo, assinou neste sábado (21), o decreto nº 40.134, homologando estado de calamidade pública na Paraíba em decorrência do coronavírus. A publicação se deu no Diário Oficial do Estado (DOE) onde autoriza medidas excepcionais no combate ao coronavírus em todos os municípios paraibanos. Outra medida anunciada pelo governador João Azevedo, ainda neste sábado (21), foi a implantação de mais 300 novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), cujo objetivo é o de atender ao maior número de pessoas com o coronavírus, caso ocorra. O investimento nesses leitos foi em torno de R$ 30 milhões, o que reforçará a rede hospitalar. Excelentes medidas adotadas pelo governador João Azevedo. Esperamos que não haja necessidade, mas é melhor prevenir do que remediar, como dizia os antigos.

RAPIDINHA 7

POCINHOS: CONTRA O NOVO CORONAVÍRUS, PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA SE UNE AO PREFEITO CLÁUDIO CHAVES.

Quem diria que um vírus pudesse unir dois políticos rivais de uma cidade interiorana. Este fato está acontecendo no município de Pocinhos onde o Presidente da Assembleia Legislativa e o prefeito Cláudio Chaves se uniram para trabalhar junto com a população no combate ao novo coronavírus. Esse união entre as maiores lideranças políticas do município só foi possível graças à intermediação do pároco da cidade, Dezenilton Silva. Seria bom que isto acontecesse em todas as cidades brasileiras, pois o nosso maior inimigo é o novo coronavírus. Parabenizamos a postura ética das duas maiores lideranças pocienses, como também, ao Padre Dezenilton Silva pela visão de paz e do amor entre as pessoas. 

RAPIDINHA 8 

ALAGOINHA: INACREDITÁVEL, PREFEITURA MANTÉM FEIRA-LIVRE AOS SÁBADOS.


Parece cômico se não fosse verídico. Diante de uma situação de calamidade pública na Paraíba, no Brasil e no mundo, eis que o município de Alagoinha parece não estar atento no que se refere ao coronavírus, e libera o funcionamento normal da feira-livre como aconteceu neste último sábado (21). Essa aglomeração deixa não só os moradores da cidade preocupados, como também os moradores de cidades circunvizinhas como Alagoa Grande, Cuitegi, Mulungu e Guarabira, já que são cidades que têm uma comunicação diária com Alagoinha. Essa circulação de pessoas só tende a piorar ainda mais a situação. Queremos fazer um apelo à senhora prefeita da cidade de Alagoinha, a senhora Maria de Zé Roberto para que proíba qualquer tipo de aglomeração na cidade assim como foi feito pelos prefeitos Sobrinho em Alagoa Grande, Marcos Diogo em Guarabira, e decretado pelo próprio Governador da Paraíba. Fica aqui o nosso apelo. 

RAPIDINHA 9

ALAGOA GRANDE: PREFEITO SOBRINHO DECRETA MEDIDAS DE COMBATE AO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19).

O prefeito Antônio Sobrinho de Alagoa Grande decretou, na última quarta-feira (18), Situação de Emergência Pública na Saúde do município por causa do novo coronavírus. O Chefe do Executivo alagoagrandense também adotou outras providências para combater o COVI-19: Suspendeu as aulas na rede municipal de ensino a partir do dia 19 de março até 18 de abril (medida igualmente adotada pelo Governo do Estado); suspendeu feira-livre, eventos esportivos, religiosos, artísticos, culturais, políticos e comerciais. Quanto ao hospital, o prefeito Sobrinho juntamente com o Secretário de Saúde do município, Dr. André, também foram tomadas novas orientações. A verdade é que o Prefeito Sobrinho tem adotado medidas árduas, porém, necessárias para o momento. Veja o comunicado do prefeito Sobrinho.

RAPIDINHA 10

ALAGOA GRANDE: FOI NOTIFICADO O PRIMEIRO CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS (COVID-19).


Na última seta-feira (20), foi notificado em Alagoa Grande o primeiro caso suspeito para coronavírus. A informação foi dada pela Secretaria de Saúde do município e pelo Comitê de Acompanhamento, Controle e Prevenção do Coronavírus. Diante do fato, a Secretaria de Saúde informou que já está tomando todas as providências recomendadas, enquanto aguarda o resultado final dos exames. Temos que reconhecer, que até agora, está tudo bem organizado. Que seja assim até o final deste drama que vive nosso povo.




RAPIDINHA 11



E O TRABALHO DO PREFEITO SOBRINHO NÃO PARA.

ALAGOA GRANDE: PREFEITO SOBRINHO ASSINA ORDEM DE SERVIÇOS PARA REFORMA E AMPLIAÇÃO EM MAIS DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS.







 
O prefeito de Alagoa Grande, Antônio Sobrinho, assinou na última quarta-feira (18), mais duas Ordens de Serviços para realização de ampliação e reforma em mais duas escolas municipais. A primeira foi para a Escola Joaquim Clementino, que fica localizado na Rua Joaquim José do Vale (Rua do Tacho). Outra escola contemplada foi a da comunidade de Rapador, zona rural de Alagoa Grande. Sobrinho mostra, mais uma vez, que é um gestor trabalhador. O que se espera é que, caso venha ser reeleito, Sobrinho continue com a mesma performance, pois está deixando a cidade totalmente diferente de antes.  








Jornalista Gildo Araújo
DRT 4780/97

Um comentário: