domingo, 2 de agosto de 2020

Aulas Remotas: Depressão e Reprovação até Quando?


Sabemos que a Paraíba, o Brasil e o mundo vivem um momento atípico que requer de todos nós solidariedade, respeito e compreensão. Depois da chegada do novo coronavírus em nosso país, houve uma verdadeira metamorfose na vida social e humana.


Na educação, de forma específica, cada estado resolveu adotar suas próprias estratégias de trabalho para atender aos protocolos do “novo normal”, mas sempre em obediência à Base Nacional da Educação Curricular (BNCC). A partir daí, vários entes federados passaram a adotar aulas de forma remota, ou seja, professores e alunos passaram a trabalhar através de uma ferramenta tecnológica que até pouco tempo era desconhecida para quem lecionava ou estudava na maioria das escolas públicas.
Na Paraíba, no início tudo foi novidade mas, com o passar do tempo, tem-se verificado que muitos alunos não estão tendo acesso aos equipamentos tecnológicos como Computador e Celular, sequer acesso à Internet; estes alunos passaram a não mais acompanhar o ritmo das atividades que eram expostas pelos professores, embora se dizia inicialmente que não seria obrigatório colocar notas nos diários de classe para não prejudicar aqueles menos favorecidos.
De repente, e de forma abrupta, a menos de quinze dias atrás chega a informação das regionais determinando que os professores teriam de colocar as notas dos alunos que fizeram suas atividades e colocar nota quatro (4,0) àqueles que não tinham entregado, tendo como última chance a possibilidade de fazer um portfólio (seleção dos trabalhos).
E é aí que está a grande questão. Muitos alunos estão se sentindo lesados por não terem efetuados as atividades anteriormente, não por irresponsabilidade, mas simplesmente porque não tiveram acesso aos recursos necessários. Além disso, alguns contraíram a Covid-19, e outros que estavam passando por necessidades básicas, agora têm de enviar de toda forma suas tarefas sob pena de serem reprovados pela Secretaria Estadual de Educação.
Não bastasse o caos de tudo isso, chegou o relato essa semana de um determinado aluno que até já teria atentado contra a própria vida (não sabemos ainda do porquê, mas supõe-se que seja por causa da pressão psicológica), outros que por terem ganho filhos, também deixaram de fazer os trabalhos, mas estão clamando para não serem reprovados, e olhe que, na maioria dos casos, são crianças e adolescentes, o que é ainda pior.
O que poderia ser uma solução, passou a ser motivos para depressão e insatisfação, pois o que mais se vê são professores e alunos precisando ir a psicólogos, pois já não suportam mais as imposições advindas dos representantes regionais da Secretaria de Educação.
Nosso objetivo hoje é chamar atenção do Governador João Azevedo para que reveja essa nova metodologia determinada pela Secretaria de Educação; e aos nossos deputados estaduais, que façam um levantamento, onde posam escutar as opiniões dos professores e alunos, principalmente aqueles que vivem no interior do Estado e vejam o que de fato está acontecendo para em seguida se posicionem com medidas realmente eficazes.
A situação é grave, e precisa que alguém tome uma iniciativa significativa para salvar não só o ano letivo, mas sobretudo a vida dos estudantes e profissionais da educação. É bem verdade que essa pandemia deixará sequelas irreparáveis na vida de muitos professores e alunos da nossa Paraíba, mas que não seja por irresponsabilidade do Governo. Será que reprovar alunos esse ano é a melhor solução?

RAPIDINHA 1
DEPUTADO BOSCO CARNEIRO SOLICITA QUE SERVIDORES DO GRUPO DE RISCO QUE TRABALHAM EM HOSPITAIS SEJAM DISPENSADOS OU REALIZEM SUAS ATIVIDADES DE FORMA REMOTA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19.

O deputado Bosco Carneiro apresentou o Requerimento de n° 10.396/2020 solicitando do Governo da Paraíba que os servidores que fazem parte do grupo de risco e que exercem suas atividades em unidades hospitalares sejam dispensados de seus trabalhos presenciais e passem a realiza-los de forma remota, sem nenhum tipo de prejuízo de sua remuneração ou perda do cargo durante o período de pandemia da Covid-19, haja vista que a infecção dessas pessoas pode ter consequências irreparáveis. Fazem parte do grupo de risco pessoas com mais de 60 anos ou com doenças preexistentes crônicas ou graves, como cardiovasculares, respiratórias e metabólicas. O deputado Bosco Carneiro tem sido um defensor incansável dos trabalhadores públicos e privados do Estado da Paraíba.

RAPIDINHA 2

MULUNGU: REQUERIMENTO DO N° 10.470/2020 DE AUTORIA DO DEPUTADO BOSCO CARNEIRO SOLICITA AO GOVERNO DO ESTADO A REALIZAÇÃO DE REFORMA NA ESCOLA ESTADUAL DESEMBARGADOR AMARO BELTRÃO.
Foi através do requerimento n° 10.470/2020 que o deputado Bosco Carneiro solicitou do Governo da Paraíba a recuperação da infraestrutura e reforma da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Desembargador Amaro Beltrão no município de Mulungu. O educandário possui mais de 350 alunos matriculados, sendo considerado um dos maiores no município, mas que está com sua estrutura física bastante danificada, além de encontrar-se tomado de mato, acúmulo de lixo, fiação elétrica exposta e mais, com parte do teto desabado. “É necessário que o Governo do Estado forneça à população a estrutura necessária para que o ensino de qualidade chegue aos que o buscam’’ (Deputado Bosco Carneiro).

RAPIDINHA 3
PARTICIPAÇÃO DO DEPUTADO BOSCO CARNEIRO DURANTE A LIVE DO PREFEITO SOBRINHO NO ÚLTIMO DOMINGO AINDA ESTÁ CAUSANDO GRANDE REPERCUSSÃO NO MEIO POLÍTICO DE ALAGOA GRANDE. 
A participação do deputado Bosco Carneiro durante a Live do prefeito Sobrinho em comemoração aos 155 anos de Emancipação Política ainda vem causando grande repercussão no meio político da cidade, haja vista o entrosamento demonstrado pelo parlamentar com as ações implementadas na atual gestão, onde em várias obras citadas pelo prefeito Sobrinho tiveram a participação do deputado Bosco Carneiro, seja como parlamentar com as diversas emendas para o município ou mesmo em obras iniciadas em seu governo e concluídas na atual gestão, abandonadas pela gestão passada. Foi um domingo relevante para o município, pois, no tocante à política, a reafirmação do compromisso do deputado Bosco Carneiro em dizer que apoia a pré-candidatura de Sobrinho para prefeito, causou outro grande impacto junto à população alagoagrandense que deseja a continuação dessa parceria que tem dado muito certo para a alegria de um povo que anos atrás vivia com a sua autoestima muito baixa. Parabenizamos as duas maiores lideranças políticas pelos compromissos que ambos vêm tendo com a cidade de Alagoa Grande, terra da cirandeira mestra, Dona Edite do Coco, do Quilombo de Caiana dos Crioulos.

RAPIDINHA 4

JOÃO PESSOA: LUCIANO CARTAXO ERRA DE NOVO NA ESTRATÉGIA POLÍTICA, PERDE APOIOS PARTIDÁRIOS E TRAI ALIADOS DE CONFIANÇA.


Mais um “tiro no pé”, esse é o comentário feito pelos mais diversos analistas políticos em relação às decisões políticas tomadas pelo ainda prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo. Depois de impor a candidatura de seu irmão, Lucélio Cartaxo, ao Governo do Estado que amargou uma derrota acachapante, agora vem empurrar de goela abaixo a pré-candidatura da senhora Edilma Freire, que vem a ser sua cunhada. Talvez de forma proposital, o prefeito pessoense tenha deixado várias lideranças políticas abandonarem a aliança que existia com o seu partido (PV), pois o seu objetivo talvez fosse o de garantir o seu espólio político visando uma possível candidatura em 2022 a deputado federal ou mesmo uma vice-governadoria. Outra grande falha cometida por Luciano foi a procrastinação da escolha entre os quatro candidatos apontados por ele para lhe suceder caso viesse a vencer as eleições. Ao escolher a ex-secretária de Educação, Edilma Freire, demonstrou o seu descompromisso com uma perspectiva de vitória nas eleições, e ainda frustrou as pretensões de Diego Tavares, Socorro Gadelha e Daniela Bandeira que além de aliados eram pessoas de sua confiança, pois faziam parte de seu secretariado. Essas peripécias praticadas por Luciano Cartaxo no apagar das luzes só lhe deixam mais enfraquecidos nas futuras articulações políticas. Mas a comprovoção de tudo isso só o tempo dirá.

RAPIDINHA 5
CAMPINA GRANDE: BRUNO CUNHA LIMA DIZ EM ENTREVISTA QUE O PREFEITO ROMERO RODRIGUES LHE CONVIDOU PARA SER O SEU CANDIDATO A PREFEITO.

Em entrevista na Rádio Arapuan, no programa Paraíba Verdade, na última sexta-feira (31), o pré-candidato a prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD), reafirmou suas pretensões de governar a “Rainha da Borborema” e para isso já vem trabalhando há dois anos visitando pessoas em diversos bairros. “Fui convidado pelo prefeito Romero Rodrigues para ser candidato do grupo e aqui estou”. Perguntado sobre uma possível não indicação sua se ele apoiaria o escolhido, Bruno foi enfático a dizer que é uma pessoa de grupo, pois faz parte de um grupo que hoje é comandado pelo prefeito Romero Rodrigues. O prefeitável campinense disse ainda que participou recentemente de uma reunião com o prefeito Romero Rodrigues e Tovar Correia Lima a quem diz ser bastante amigo. A verdade é que Tovar é o escolhido de alguns vereadores e assessores de Romero, enquanto que Bruno Cunha Lima é o nome para candidato que o povo quer. Basta ver os quase 20 mil votos obtidos na última eleição em Campina Grande vencendo até Pedro Cunha Lima. Vamos aguardar até o dia 10, data estipulada pelo prefeito Romero Rodrigues para o anúncio.

RAPIDINHA 6
ALAGOA GRANDE: PRÉ-CANDIDATURA A PREFEITO AFIRMA QUE DEPENDE DE UMA CONVERSA ENTRE O PRESIDENTE DE SEU PARTIDO, COM O DEPUTADO BOSCO CARNEIRO E O PREFEITO SOBRINHO PARA FAZER PARTE DA CHAPA COMO VICE. QUEM SERÁ?
Toda população de Alagoa Grande tem conhecimento de que a indicação do vice ou da vice na chapa da pré-candidatura do prefeito Sobrinho terá que passar pelo crivo do deputado Bosco Carneiro, já que foi assim o acordo feito e dito por diversas vezes pelo próprio Sobrinho. No entanto, na semana passada, mais precisamente na última segunda-feira (26), este jornalista conversou com uma pessoa que está entre as pré-candidaturas lançadas a prefeito da cidade e ao indagar se seria possível uma composição sua como vice na chapa do atual prefeito, a pessoa disse que tudo seria possível sim, mas para que isso viesse a se concretizar teria que haver um entendimento entre a presidência de seu partido com o deputado Bosco Carneiro e o prefeito Sobrinho. Segundo essa liderança política do município, seria de bom tamanho para todos os lados, tanto para o prefeito Sobrinho como também para o deputado Bosco Carneiro. Vamos aguardar porque, pelo jeito, teremos muitas emoções até o prazo final das convenções partidárias. Já sabemos que é verdade que tem pré-candidatura a prefeito em Alagoa Grande que aceita conversar para uma possível posição de vice na chapa com o prefeito Sobrinho. As próximas semanas terão mais novidades. Agora, depois disso, vai crescer ainda mais as especulações. Quem será?!

RAPIDINHA 7
GUARABIRA: DEPOIS DA ADESÃO DO GRUPO PAULINO AO GOVERNADOR JOÃO AZEVEDO, GRUPO TOSCANO CONFIRMA APOIO À REELEIÇÃO DO PREFEITO MARCOS DIOGO. 
Depois da grande repercussão na Paraíba, sobretudo na região do brejo, em face da adesão do grupo Paulino (leia-se: o ex-governador Roberto Paulino e deputado estadual Raniery Paulino ambos do MDB) ao Governador João Azevedo, o grupo Toscano, comandado pela ex-prefeita de Guarabira, Léa Toscano e sua filha a deputada estadual Camila Toscano, anunciou o apoio incondicional à reeleição do prefeito Marcos Diogo (PSDB), que assumiu como titular recentemente com o falecimento do ex-prefeito Zenóbio Toscano. O lançamento da pré-candidatura de Marcos Diogo contou com a presença do deputado federal Pedro Cunha Lima, presidente estadual do PSDB. Ficou acertado que é a família Toscano quem vai indicar o vice na chapa de Marcos Diogo. A eleição deste ano em Guarabira promete pegar fogo.

RAPIDINHA 8 

PREFEITO SOBRINHO FAZ ENTREGA DE TRÊS CARROS ZERO QUILÔMETRO PARA ATENDER AS COMUNIDADES DE ZUMBI, CANAFÍSTULA E CAIANA DOS CRIOULOS.
Dentro da sua profícua administração, o prefeito de Alagoa Grande Antônio Sobrinho entregou à população na última sexta-feira (31), três automóveis zero quilômetro adquiridos com recursos próprios do Município. De acordo com o prefeito Sobrinho, um desses carros ficará à disposição do Distrito de Canafístula, outro irá atender a população do Distrito de Canafístula, e mais um outro está sendo disponibilizado para atender a Comunidade Quilombola de Caiana dos Crioulos. É bom lembrar que o prefeito Sobrinho dentro da atual gestão já adquiriu várias ambulâncias, caminhonetes, ônibus e agora mais três automóveis, mostrando assim ser um gestor diferenciado. Alagoa Grande está de parabéns por ter um filho de sua terra trabalhando em prol dela. É bom a população já ir se conscientizando em dar valor a quem trabalha por ela de forma verdadeira. Quem ama Alagoa Grande, valoriza o trabalho.




RAPIDINHA 9
HOSPITAL DE ALAGOA GRANDE RECEBE PACIENTES PARA REALIZAÇÃO DE EXAMES DE ULTRASSONOGRAFIA.
Uma das ações implementadas pela gestão do prefeito Sobrinho de Alagoa Grande é o atendimento a centenas de pessoas que semanalmente vão ao Hospital Municipal Oswaldo Trigueiro de Albuquerque Mello para a realização de exames de ultrassonografia. Com esse tipo de atendimento médico em Alagoa Grande, a população deixa de se deslocar para outro município, trazendo uma maior tranquilidade para os pacientes. Imagine se o hospital ainda estivesse fechado, seria uma calamidade pública. Veja em vídeo gravado na última terça-feira no local de atendimento. Acompanhe.



RAPIDINHA 10
PREFEITURA DE ALAGOA GRANDE CONTINUA REALIZANDO AMPLIAÇÕES E REFORMAS NA ESCOLA JOSÉ FERREIRA DE PAIVA NO DISTRITO DE CANAFÍSTULA. SERVIÇO JÁ ESTÁ EM FASE DE ACABAMENTO E PINTURAS.
A Prefeitura de Alagoa Grande continua realizando aplicações e reformas na Escola José Ferreira de Paiva no Distrito de Canafístula. A obra já está em fase de acabamento e pinturas. As pretensões do prefeito Sobrinho é dar por inaugurado brevemente uma escola digna em que os alunos possam obter um ensino-aprendizagem de qualidade. É mais uma obra que vem valorizar a educação do povo canafistulense. Queremos parabenizar o prefeito Sobrinho por mais uma grande realização em favor da educação do povo de Alagoa Grande. Vejam em vídeo gravado “in loco” na última sexta-feira (31). Acompanhe.



RAPIDINHA 11
E O TRABALHO PELA EDUCAÇÃO NÃO PARA: ESCOLA JOSÉ ROCHA DE OLIVEIRA, ZONA RURAL DE ALAGOA GRANDE, ESTÁ QUASE PRONTA.

Mais uma escola da zona rural está sendo concluída pela gestão do Prefeito Antônio Sobrinho em Alagoa Grande. Trata-se da Escola José Rocha de Oliveira que fica localizado no sítio Pirauá. É com grande expectativa que a comunidade aguarda o dia da inauguração, haja vista a vontade dos pais de famílias em ver seus filhos estudando em um educandário digno de estudar. Parabenizamos o prefeito Sobrinho pela reforma e ampliação feita na Escola José Rocha de Oliveira. Sobrinho vem adotando grandes investimentos na saúde e na educação de Alagoa Grande. É importante que depois de quatro anos reconstruindo a cidade, o povo alagoagrandense reconheça todo o esforço feito pelo prefeito Sobrinho. Veja imagens em vídeo das pinturas que vem sendo realizadas desde a última sexta-feira (31) na escola. 


RAPIDINHA 12
CONSCIENTIZAÇÃO: PRÉ-CANDIDATOS A PREFEITOS QUE RESIDEM FORA DO SEU DOMICÍLIO ELEITORAL COMEÇAM A SER REJEITADOS PELA POPULAÇÃO.
É crescente a rejeição de pré-candidatos que não residem no domicílio eleitoral onde pretende administrar. A grande maioria da população já não permite mais que gestores que só aparecem de quatro em quatro anos seja eleito na sua cidade. Existem muitos pré-candidatos que normalmente moram na capital paraibana mais têm os pequenos municípios como seus currais eleitorais. Nas redes sociais, casos dessa natureza estão causando grande repercussão, o que está levando o povo a uma conscientização maior sobre a quem vai depositar o seu voto de confiança. É sempre importante que o povo tenha esse novo conceito de como fazer política em mente. É lógico de que quem mora na cidade fica mais próximo de seu povo do que quem mora longe. Ainda bem que o povo brasileiro, neste aspecto, está se acordando. É preciso valorizar quem vive e trabalha o dia a dia no município.

RAPIDINHA 13
CHEFE DE GABINETE DO DEPUTADO BOSCO CARNEIRO, DR. MANOEL SALES SOBRINHO É ELEITO PARA INTEGRAR O CONSELHO DELIBERATIVO DA ASSOCIAÇÃO DOS PROCURADORES DO ESTADO DA PARAÍBA (ASPAS) PARA O TRIÊNIO 2021 A 2023.
Dr. Manoel Sales Sobrinho foi eleito de forma direta e secreta como um dos cinco membros para integrar o Conselho Deliberativo da Associação dos Procuradores do Estado da Paraíba (ASPAS). A duração do mandato será de três anos tendo início em 2021 indo até 2023. Dr. Manoel Sales Sobrinho é o atual Chefe de Gabinete do deputado Bosco Carneiro na Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba. Queremos parabenizar ao Dr. Manoel Sales por mais uma conquista em seu belíssimo currículo. Estamos todos orgulhosos.

RAPIDINHA 14

CULTURA: ALAGOAGRANDENSE É ELEITO PARA COMPOR A COMISSÃO QUE VAI ACOMPANHAR A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI ALDIR BLANC NO ESTADO DA PARAÍBA. 
 
O alagoagrandense Severino Antônio da Silva, mais conhecido por Bibiu do Jatobá, membro do Conselho Estadual de Cultura da Paraíba, foi escolhido para fazer parte de uma equipe que irá acompanhar a implementação da Lei Aldir Blanc na Paraíba. Bibiu ficou na comissão que faz parte da região do brejo. Queremos parabenizar o nosso amigo Bibiu por mais êxito em sua vida profissional e cultural.


JOSÉ GILDO DE ARAÚJO
JORNALISTA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário