domingo, 3 de janeiro de 2021

Eleição na CMAG: Marcos de Zumbi, Conspiração e Traição


OPINIÃO EXCLUSIVA DO JORNALISTA GILDO ARAÚJO.

O dia 1º de janeiro, além de ser marcado como o dia Mundial da Paz, também marca o dia de posse de prefeitos e vereadores em todo Brasil como determina a Constituição brasileira. E, nesta mesma data, também são realizadas as eleições para presidentes nos Poderes Legislativos Municipais.

Em Alagoa Grande, especificamente, houve a posse do prefeito Sobrinho que derrotou fragorosamente o ex-prefeito Bôda com mais de dois mil votos de diferença na eleição municipal. Mas o fato que chamou atenção mesmo foi a eleição da Câmara Municipal quando já se tinha dado como certa, e de forma consensual, as vitórias de Fernando Fortunato e Cláudio Barbosa, ambos para o primeiro e segundo biênio respectivamente.

Mas o que pouca gente esperava foi o boicote do vereador Marcos de Zumbi, pois, até aquele momento, Marcos era da mais inteira confiança do Deputado Bosco Carneiro e Sobrinho, e até já havia participado de todas as reuniões do grupo político, inclusive colaborando nas articulações. Porém, de forma ardil e conspiratória, no dia da eleição, uniu-se a mais cinco parlamentares que se enclausuram em local desconhecido e, ao que parece, desligaram todos os celulares, para que de forma traiçoeira armassem contra o grupo político do prefeito. E, dessa forma, tornar-se o presidente da câmara municipal, sendo confirmado na solenidade daquela noite.

Para Marcos de Zumbi, assumir a presidência da Câmara pode ter sido um sonho realizado, mas a sua postura conspiratória e desonrosa jamais sairá da memória do povo alagoagrandense.

Foi um ato típico da velha política lembrando as decisões tomadas na época da ditadura, sem transparência pública, e sem o cumprimento da sua palavra. A pergunta que não quer calar: Por que o vereador Marcos de Zumbi não disse nas reuniões que também tinha interesse de ser candidato dentro do grupo? Aliás, três dias depois das eleições municipais nos encontramos com o agora Presidente Marcos de Zumbi em um almoço, e ele dizia que seria o presidente da Câmara Municipal: “Professor Gildo, anote aí, eu serei o presidente da Câmara Municipal”. Faltando uma semana para as eleições fui almoçar com o amigo Genilson da Malhada quando coincidentemente nos encontramos com o parlamentar Marcos e ele disse: “Tenho vontade de lhe dizer uma coisa agora mas não posso falar, mas no dia 1º de janeiro, lhe direi”.

Essas manifestações do vereador, era de conhecimento do grupo do prefeito Sobrinho, mas acreditava-se tratar apenas de uma afirmativa de desejo. Porém, com a verdade revelada começa-se a questionar: Por que o vereador Marcos de Zumbi não se manifestava de que queria ser presidente? Por que Marcos de Zumbi participava de todas as reuniões, inclusive com exposição de fotografias em todos os momentos e sempre ficava em silêncio estratégico.

Ainda sobre o tema, o vereador Luís Lucindo, decano da Casa Legislativa alagoagrandense, ao fazer o uso da palavra citou a traição sofrida pelo prefeito de Bayeux e, de forma indignada, ainda chegou a dizer em seu discurso que havia assinado junto com os vereadores Marcos e Adriano um documento de apoio às candidaturas de Fernando Fortunato e Cláudio Barbosa.

O deputado Bosco Carneiro, que fez um discurso produtivo quando anunciou boas novas para o município, também declarou que se sentia politicamente traído, enquanto que o prefeito Sobrinho, ao proferir suas palavras de agradecimento ao povo alagoagrandense pela exímia vitória, também chegou a lembrar frases ditas pelo seu velho pai de que “o homem tem que ter palavras”, numa nítida referência à postura tomada pelo vereador e agora presidente, Marcos.

Foi realmente um desfecho surpreendente, mas lamentável, cujo maior perdedor foi o próprio Marcos de Zumbi que mesmo tendo sido eleito presidente para o primeiro biênio do Poder Legislativo, carregará consigo, para sempre, a marca de um político conspirador e traidor; e o pior, num momento histórico, pois foi a primeira vez que uma posse foi transmitida ao vivo para o mundo inteiro, daí a grande repercussão nas redes sociais.

Na opinião de vários intelectuais, professores, advogados, religiosos, universitários, e até políticos dessa Era Moderna, o ato praticado pelo agora presidente da Câmara Municipal de Alagoa Grande, Marcos de Zumbi, foi deveras escuso e não coaduna com o seu passado de homem público que dispunha de toda confiança das lideranças políticas do município.

A propósito, nas redes sociais do brejo da Paraíba, os maiores comentários foram sobre a forma como Marcos de Zumbi chegou à presidência da Câmara Municipal de Alagoa Grande, em sua maioria, comentário pejorativos. Se utilizar dos mesmos modus operandi da velha política em plena época de Internet é muita ousadia. Queríamos que fosse cômico, mas foi triste e decepcionante.

Talvez seja o começo do fim político de uma personalidade pública que mesmo tendo saído ‘vitorioso’ de vaidade, sai desmoralizado; pois jogou no esgoto toda a confiança recebida não só pelo prefeito Sobrinho, mas sobretudo pelo deputado Bosco Carneiro, quem lhe deu as mãos nos seus momentos políticos mais difíceis. 

A atitude do vereador Marcos de Zumbi só envergonha a todos nós, pois dá um mau exemplo aos jovens de como se deve proceder na política.

Será que alguém que pratica um ato desse ainda terá a confiança de quem faz política em Alagoa Grande? Nos tempos atuais, políticos que se comportam dessa maneira tendem a se sucumbir de uma vez, pois todo tempo irá ser lembrado e cobrado pela população.

O presidente da Câmara Municipal de Alagoa Grande encontra-se totalmente desgastado perante as principais lideranças políticas e pela população que não consegue digerir a traição praticada. Diante de tudo isto, só nos resta esperar quais as consequências dessa traição... Parece que o ano de 2021 começou cheio de surpresas políticas. E quem conhece o Prefeito Sobrinho sabe: a palavra vale ouro. Então vem faísca por aí. “Olho por olho, dente por dente”.

 

RAPIDINHA 1


DEPUTADO BOSCO CARNEIRO PARTICIPA DE POSSE DO PREFEITO SOBRINHO E DE SEU FILHO NETO CARNEIRO COMO VICE-PREFEITO DE ALAGOA GRANDE.

O deputado Bosco Carneiro participou na última sexta-feira (1º) na cidade de Alagoa Grande da posse do prefeito Antônio Sobrinho e do vice-prefeito João Bosco Carneiro Neto (Neto Carneiro), seu filho. Em seu discurso, o parlamentar relembrou sua trajetória política em Alagoa Grande quando foi prefeito por dois mandatos. Disse ser muito grato ao povo alagoagrandense por ter sempre lhe confiado o voto, e que essa gratidão tem retornado em várias ações suas como parlamentar para a cidade. Ao final, agradeceu ao povo de Alagoa Grande pela grande vitória na votação dada ao Prefeito Sobrinho e Neto Carneiro na eleição de novembro de 2020. “Ao final dos quatro anos, desejo a você (Sobrinho) e a Neto que possam olhar para os alagoagrandenses e sair com a cabeça erguida do dever cumprido”. (Deputado Bosco Carneiro). 

 

RAPIDINHA 2

A QUEM HONRA, HONRA: DEPUTADO BOSCO CARNEIRO DEDICA VITÓRIA A SUA ESPOSA RAQUEL CARNEIRO E SUA FAMÍLIA.


Durante seu discurso na solenidade de posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeito de Alagoa Grande, o deputado Bosco Carneiro fez questão de dedicar à vitória de seu filho Neto Carneiro, à senhora Raquel Carneiro, sua esposa e mãe do vice-prefeito alagoagrandense. O parlamentar também dedicou à sua família e fez questão de nominar a todos: Lucyla de Queiroz Carneiro e o esposo Walker Onofre, Clara Beatriz Queiroz Carneiro, e aos netos Maria Luiza e Walker Filho. “Essa vitória conseguimos pelo amor que a família tem por mim e por sua mãe (Raquel Carneiro)” numa referência ao vice-prefeito Neto Carneiro. Parabenizamos ao deputado Bosco Carneiro pela belíssima dedicação feita à sua família, em especial à sua esposa Raquel Carneiro. Ela merece. Veja o vídeo. Exclusividade do BLOG JORNALISTAGILDOARAUJO.

 


 

RAPIDINHA 3


MAIS INVESTIMENTO: DURANTE DISCURSO DE POSSE DEPUTADO BOSCO CARNEIRO ANUNCIA EMENDA IMPOSITIVA DE MAIS DE UM MILHÃO DE REAIS PARA A CIDADE DE  ALAGOA GRANDE.

No decorrer do discurso proferido na posse do prefeito Sobrinho, do vice-prefeito Neto Carneiro e dos demais vereadores na última sexta-feira (1º), o deputado Bosco Carneiro anunciou boas novas para Alagoa Grande, ou seja, toda emenda impositiva a qual os parlamentares têm direito será aplicada em Alagoa Grande. São R $1.132,00 (Hum Milhão Quinhentos e Trinta e Dois Mil Reais. Serão 566 mil para a aquisição de máquinas e implementos agrícolas. O restante dos recursos serão assim distribuídos: 266 mil para a manutenção do hospital, mais 150 mil para a recuperação de postos de saúde (Caiana dos Mares e Caiana dos Crioulos) e mais 150 mil reais para dotar o hospital de aparelhos e leitos. O parlamentar deixou ressalvado que continua lutando por mais recursos para outros municípios de sua base eleitoral. Mais uma vez o deputado Bosco Carneiro demonstra todo seu amor e dedicação a Alagoa Grande. Veja o pronunciamento do deputado Bosco Carneiro. Acompanhe.

Vídeo 1:


 

 Vídeo 2:


 

 

RAPIDINHA 4

 

EM SEU DISCURSO DE POSSE, VICE-PREFEITO DE ALAGOA GRANDE, NETO CARNEIRO, DIZ QUE SEU MAIOR COMPROMISSO É O DE GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA.


Citando o livro “Grande Sertão: Veredas" de Guimarães Rosas, “o real valor não está na saída nem na chegada, ele se dispõe para gente é no meio da travessia”, o vice-prefeito de Alagoa Grande João Bosco Carneiro Neto (Neto Carneiro), iniciou seu pronunciamento de posse já mostrando para que veio. Se dirigindo ao prefeito Sobrinho disse que “a partir de hoje, de fato e de direito, somos companheiros de trabalho. É com o sentimento de companheirismo e de união que faremos uma administração melhor do que foi feita, com o apoio do deputado João Bosco Carneiro Júnior que sempre teve um olhar atencioso para Alagoa Grande”. O vice-prefeito Neto Carneiro também ressaltou a importância de sua irmã Lucyla Carneiro no empenho e na dedicação de sua caminhada vitoriosa. Parabenizamos ao vice-prefeito alagoagrandense pelo sucinto discurso, mas de um riquíssimo conteúdo. Veja o discurso do vice-prefeito Neto Carneiro. 

 


 

RAPIDINHA 5


POSSE DOS VEREADORES DE ALAGOA GRANDE: CHAMADO DE CONSPIRADOR E TRAIDOR, MARCOS DE ZUMBI, ASSUME PRESIDÊNCIA DA CÂMARA MUNICIPAL. 

A posse do vereador Marcos de Zumbi, na última sexta-feira (1º), como presidente da Câmara Municipal de Alagoa Grande foi tomada sobre tensão e perplexidade. Para alguns governistas ligados ao prefeito Sobrinho e ao deputado Bosco Carneiro, o sentimento foi de traição e conspiração, já que o parlamentar, sem nenhuma motivação exposta, fez um acordo espúrio com os oposicionistas para que fosse eleito presidente do Poder Legislativo alagoagrandense. Para o segundo biênio, foi eleito o vereador Adriano de Ferreirinha que, mesmo sendo oposicionista, havia assinado documento se comprometendo em votar na chapa situacionista. Uma outra pergunta que não quer calar: quem orientou o vereador Marcelo de Manoelzinho a votar em Marcos de Zumbi? OBS: Durante a solenidade, o presidente da Câmara Municipal registrou a presença dos ex-vereadores que estavam presentes no local, inclusive, o curioso é que ele esqueceu que o Jornalista Gildo Araújo também já foi vereador. Talvez tenha sido o clima do momento. Nada contra, apenas um registro.

 

RAPIDINHA 6

CONSPIRAÇÃO: JORNALISTA GILDO ARAÚJO TOMOU CONHECIMENTO, NO PERÍODO DA MANHÃ, SOBRE A REUNIÃO DE CONSPIRAÇÃO ENCABEÇADA PELO VEREADOR MARCOS DE ZUMBI.

Durante a cobertura que estávamos realizando, pela manhã, por volta das 9h, na cidade de Juarez Távora, uma fonte fidedigna informou a este jornalista e ao Dr. Bisneto (Advogado) sobre a reunião que estava acontecendo com a oposição e o vereador governista, Marcos de Zumbi. A reunião acontecia na zona rural de Alagoa Grande. Ao tomar conhecimento, o jornalista imediatamente entrou em contato com o presidenciável Fernando Fortunato para saber se ele estava sabendo da tal reunião, e ele (Fernando Fortunato) afirmou não ter conhecimento, pois estava, naquele momento, reunido com o prefeito Sobrinho e outros vereadores da base governista. Já tinha visto muita coisa parecida, mas esta foi longe demais. Fica a pergunta, os cabos eleitorais do vereador Marcos de Zumbi, ficaram no governo Sobrinho? Ou tudo será absolvido com o passar do tempo? Só lembrando que a política de hoje é diferente de antigamente, não adianta pecar por omissão, muito menos por traição, pois o povo cobrará por isto, seja quem for. Aguardemos as cartas. Para o leitor entender melhor, o que é conspiração: “Ação de construir um plano que prejudica alguém, geralmente um governante ou uma pessoa poderosa”. Cada um tire as suas conclusões, foi ou não conspiração? Se tinha nove certos, e depois só ficaram cinco. Vamos aguardar para ver como fica, o tempo é o senhor da razão.

 

RAPIDINHA 7

POSTURA DE SEMPRE: EM DISCURSO FIRME, PREFEITO SOBRINHO DE ALAGOA GRANDE AGRADECEU A EXPRESSIVA VOTAÇÃO QUE OBTEVE NAS ELEIÇÕES, REAFIRMOU COMPROMISSO COM VEREADORES DE SUA BASE E LEALDADE AO DEPUTADO BOSCO CARNEIRO. 


O prefeito Antônio Sobrinho de Alagoa Grande, ao fazer seu discurso na última sexta-feira (1º), fez seus agradecimentos à sua família, em especial a sua esposa Adriana Melo: “Quero agradecer a minha família, a minha mulher que me tolerou numa campanha nervosa que muitos desacreditaram em nossas vitórias, inclusive, as pessoas que perderam seus empregos porque foram enganadas e que infelizmente não voltam mais…” O chefe do executivo também agradeceu ao povo alagoagrandense por ter lhe concedido uma grande vitória. Ainda em seu pronunciamento, fez um breve comentário sobre o ocorrido na eleição da Câmara Municipal quando da vitória de Marcos de Zumbi para presidir o legislativo alagoanograndense. “Gosto de pessoa que tem palavra, pois foi assim que meu pai me ensinou”. Ao final, o prefeito Sobrinho declarou ao deputado Bosco Carneiro: “Não fique triste, são coisas da política amigo velho, pois eu continuo sendo leal a você deputado, pois fique certo que quando a gente trabalha com seriedade e lealdade ninguém nos derruba”.


 

 

RAPIDINHA 8


AOS VEREADORES, PREFEITO SOBRINHO DIZ ESPERAR QUE HONREM O COMPROMISSO QUE TEM COM ALAGOA GRANDE. “SE UM VEREADOR POR ‘PAIXONITE’ POLÍTICA DEIXAR DE VOTAR NUM PROJETO MEU QUE É PARA AJUDAR ALAGOA GRANDE, PODE FICAR CERTO QUE EU VOU DENUNCIAR NAS REDES SOCIAIS”.

Ainda em seu discurso contundente, o prefeito alagoagrandense, Antônio Sobrinho disse que os vereadores devem honrar seus compromissos com o povo de Alagoa Grande e “se um vereador por ‘paixonite’ política deixar de votar num projeto que é para ajudar Alagoa Grande, pode ficar certo que irei denunciar nas redes sociais”. Pegou pesado. Pelo visto, essa nova legislatura dará muito o que falar. Esperamos que todos que foram eleitos possam cumprir com seu mister, que é o de legislar em favor do povo de Alagoa Grande.

Vídeo 1:


 Vídeo 2:


 

RAPIDINHA 9

 

EM DISCURSO PROFERIDO, O VEREADOR FERNANDO FORTUNATO AGRADECEU AO PREFEITO SOBRINHO E AOS VEREADORES DA BASE, MAS QUESTIONOU A POSTURA E A QUEBRA DE COMPROMISSOS DOS VEREADORES MARCOS DE ZUMBI E ADRIANO DE FERREIRINHA.

 

Ao fazer uso da palavra na solenidade de posse, o vereador Fernando Fortunato agradeceu aos seus eleitores pela confiança, e ao prefeito Sobrinho pela sua lealdade. O parlamentar disse que depois de 12 anos voltou mais preparado e mais maduro. Em relação à eleição da Câmara Municipal, se dirigiu ao presidente da mesa diretora, o vereador Marcos de Zumbi, e lamentou a forma como ele foi conduzido à presidência da Casa Legislativa, pois o próprio Marcos de Zumbi e Adriano de Ferreirinha haviam assinado e protocolado a chapa que era encabeçada pelo próprio Fernando Fortunato para o primeiro biênio e Cláudio Barbosa para o segundo biênio. Veja parte do pronunciamento.

 

RAPIDINHA 10 


VEREADOR LUIS LUCINDO: “HOMEM PRA MIM NÃO É AQUELE QUE USA CALÇA, USA CHAPÉU, TEM BIGODE, FAZ DEZ FILHOS E TEM DUAS MULHERES. HOMEM PRA MIM, É AQUELE QUE TEM CARÁTER E RESPEITO”.

Em uma verdadeira saraivada de lição ética e moral, o vereador Luis Lucindo com seus sete mandatos no legislativo alagoagrandense fez um discurso bastante incisivo onde mostrou que mesmo com sua experiência na vida pública ficou surpreso com o que estava presenciando. Indignado com a postura tomada pelos parlamentares Marcos de Zumbi e Adriano de Ferreirinha, que depois de terem assinados junto com eles o manifesto de apoio às candidaturas de Fernando Fortunato e Cláudio, viu de forma surpreendente, Marcos de Zumbi e Adriano de Ferrerinha serem candidatos à presidência da casa. Ainda em seu discurso, o vereador Luis Lucindo elogiou a postura do também parlamentar Clemilson Rodrigues que havia dito que não votaria na chapa apresentada. Ao final, Luis Lucindo foi bastante aplaudido pelos presentes. Veja o discurso.

 

RAPIDINHA 11

DEPUTADO BOSCO CARNEIRO: “DO PONTO DE VISTA POLÍTICO, EU FUI O MAIS TRAÍDO”.


Durante seu pronunciamento na solenidade de posse, uma cena que chamou bastante atenção foram as palavras do deputado Bosco Carneiro quando se referiu a eleição da mesa diretora do Poder Legislativo alagoagrandense. Reforçando o que havia dito o prefeito Sobrinho, o parlamentar disse de forma peremptória que “do ponto de vista político, eu fui o mais traído”. Veja nas imagens que nesta hora o próprio presidente da Câmara Municipal sequer assiste o discurso do deputado Bosco Carneiro. Veja. 

 

 



 

RAPIDINHA 12

DEPUTADO BOSCO CARNEIRO VOLTA A DECLARAR QUE IRÁ FAZER JUSTIÇA.  

Durante o seu discurso na solenidade de posse na última sexta-feira (1º), o deputado Bosco Carneiro voltou a lembrar o discurso feito no dia da eleição, quando naquele instante disse que iria fazer justiça, referindo-se aqueles que se diziam ser seus eleitores, mas que não votaram com seus candidatos. “Não espere de mim outra coisa a não ser justiça. Eu posso perder as eleições que perder, mas João Bosco Carneiro Júnior vai continuar com a mesma personalidade e o mesmo caráter de trabalhar pelo povo de Alagoa Grande e da Paraíba” (Deputado Bosco Carneiro). Ou seja, parece que vem chumbo grosso por aí. 

 


RAPIDINHA 13

JUAREZ TÁVORA. 

AUGUSTO BEZERRA É EMPOSSADO COMO VEREADOR E ELEITO PARA PRESIDIR A CÂMARA MUNICIPAL NO PRIMEIRO BIÊNIO. PRESIDENTE AGRADECE A SUA FAMÍLIA, AO DEPUTADO BOSCO CARNEIRO, AO POVO E DIZ AO PREFEITO QUE A CÂMARA ESTARÁ PRONTA PARA APROVAR OS PROJETOS DO EXECUTIVO QUE FOR BOM PARA A CIDADE. 

Em uma solenidade bastante prestigiada, tomaram posse os nove vereadores no município de Juarez Távora. Após a posse, aconteceu a primeira eleição para presidente da Câmara Municipal que elegeu Augusto Bezerra para presidir a Casa Tobias Ribeiro para o biênio 2021 e 2022. Já como presidente, o vereador Augusto Bezerra em atendimento ao Regimento Interno do Poder Legislativo realizou a eleição para presidente para o segundo biênio, tendo sido eleito o vereador Geraldo Araújo. Em seu primeiro discurso, o presidente da Câmara Municipal de Juarez Távora, Augusto Bezerra agradeceu a sua família, em especial a sua esposa e sua filha. Em seguida, o presidente Augusto Bezerra cumprimentou as autoridades presentes e agradeceu aos vereadores que lhe conduziram à presidência da Câmara Municipal. Ainda com um discurso bastante eloquente, porém com um tom conciliatório, o Presidente Augusto Bezerra fez questão de deixar bem claro ao prefeito Wilson Evangelista e ao povo juarezense que “todo projeto enviado pelo Poder Executivo para aquela Casa Legislativa, sendo bom para cidade, será aprovado”, trazendo vários aplausos da população que ali se fazia presente. Veja.

 

RAPIDINHA 14


AUGUSTO BEZERRA: “AUGUSTO É O VEREADOR DE TODOS. VAMOS TRABALHAR EM PARCERIA, AQUI NÃO TEM BANDEIRA, AMARELA, AZUL, PRETA, BRANCA. A BANDEIRA AQUI É O POVO DE JUAREZ TÁVORA”.

 

Ainda durante seu pronunciamento, o Presidente da Câmara Municipal de Juarez Augusto Bezerra convocou a todos para a realização de um trabalho em parceria, pois tudo que for de bom será aprovado por esta casa. “Só se tem progresso no município quando as mãos são dadas, Poder Executivo, Poder Legislativo e o povo”. Ao final, o presidente Augusto Bezerra parabenizou o prefeito Wilson Evangelista e o vice Diego. Queremos parabenizar ao Presidente da Câmara Municipal, Augusto Bezerra, por sua postura como cidadão e como homem público, respeitado e admirado até pelos adversários. Foi isto que houve durante a cobertura jornalística que fizemos.

 


RAPIDINHA 15

 

AO FINAL DA FESTA DE POSSE PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE JUAREZ TÁVORA, AUGUSTO BEZERRA, FALA COMO SERÃO OS TRABALHOS NA SUA GESTÃO. VEJA.

 

 

 

 

 


 

VEJA FOTOS DA FESTA DE POSSE DE VEREADORES E PREFEITOS DE ALAGOA GRANDE.
























VEJA FOTOS DA FESTA DE POSSE DE VEREADORES E PREFEITOS DA CIDADE DE JUAREZ TÁVORA.

 


















 






Um comentário:

  1. Kkkkkkkkkk, ador de cotovelo atingiu até você jornalista o que não faz tirando o doce da boca da criança, jornalista tendencioso sem imparcialidade com certeza defendendo seu emprego na prefeitura não é jornalista, a prendeu com a Globo lixo foi? Quê vergonha de jornalismo baixo e ridículo.

    ResponderExcluir