OPINIÃO EXCLUSIVA DO JORNALISTA GILDO ARAÚJO
Nós poderíamos hoje tratar de assuntos inerentes, por exemplo, de mais uma imputação aplicada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) ao ex-governador Ricardo Coutinho, quando da rejeição de suas contas referente ao ano de 2017 - o que torna a sua situação política de Ricardo ainda mais grave no que concerne a qualquer perspectiva de disputa política para o ano vindouro. Mas, de última hora, fomos surpreendidos com um fato de maior envergadura em que envolve dois protagonistas da atual política paraibana: o prefeito João Pessoa, Cícero Lucena e o governador João Azevedo.
O caso consiste na divergência de posicionamento sobre as novas medidas protocolares no enfrentamento da Covid-19, pois enquanto o Decreto Estadual foi mais rígido, os Decretos Municipais de João Pessoa e Cabedelo foram mais flexíveis. Desde modo, a Procuradoria do Estado, entendendo que o Decreto Estadual deveria se sobrepor ao Municipal, resolveu acionar a Justiça. Vale ressaltar que esses municípios são justamente aqueles administrados por Cícero Lucena (Progressistas) e Vitor Hugo (DEM), ambos aparentemente aliados do governador João Azevedo.
Ao sentir o estrago que havia feito, o Chefe de gabinete do Governador João Azevedo, o Sr. Ronaldo Guerra, imediatamente tratou de ir às pressas aos meios de comunicação tentar minimizar o impacto da repercussão, o que parece não ter surtido muito efeito, já que o prefeito cabedelense, Vitor Hugo, em resposta, concedeu entrevista à imprensa demonstrando muita insatisfação, se posicionando contrário ao Governo pela judicialização do caso, e ainda disparou: “o diálogo com o governo é sempre muito difícil”; e foi mais além, “meu diálogo é sempre com o prefeito Cícero Lucena, pois tudo que faço é combinado com o prefeito de João Pessoa”.
Para quem convive dentro da política é fácil perceber que a fala do prefeito Vitor Hugo tem um sabor de recado político ao Governo do Estado, e ainda serviu como “Pombo Correio" do prefeito Cícero Lucena que preferiu reagir de forma silenciosa, mas que também causa um barulho estarrecedor.
E esse difícil diálogo com o governo, relatado pelo gestor cabedelense, pode ser uma "arma'' a ser usada pela oposição para persuadir e atrair apoios de vários gestores municipais visando as eleições de 2022.
A verdade é que, do ponto de vista político, a equipe do governador João Azevedo deveria ter aberto diálogo com os prefeitos, não só da grande João Pessoa, mas prefeitos de todo o Estado para que pudessem tomar medidas em conjunto, inclusive, respeitando a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinou que os municípios teriam autonomia em relação às medidas adotadas durante a pandemia da Covid-19.
Sem dúvidas, essa judicialização pode ter sido o pontapé inicial de uma fissura política e o fim do acentuado e bom relacionamento existente entre o prefeito Cícero Lucena e o governador João Azevedo.
Está mais do que na hora de o governador e seus mais próximos assessores reverem esses conceitos principalmente em relação à convivência com os políticos, pois, do contrário, pode haver uma reviravolta de uma hora para outra e vir abaixo todo planejamento montado durante o período da gestão.
Nessas alturas do campeonato, trocar agregação política por cizânia ou birra com correligionário é querer acordar uma oposição que se encontra hibernando e já quase asfixiada politicamente.
Será que no Palácio do Governo tem alguém usando de soberba achando que a reeleição do governador João Azevedo já é dada como certa? Tem alguma “Mãe Diná” dentro do Palácio da Redenção que já previu a vitória antes das eleições? É óbvio que dentro das atuais conjecturas o governador leva uma ligeira vantagem, mas com comportamentos adversos que começam a surgir poderá haver um revés e tudo se desmoronar, pois a política é como as nuvens: um momento está claro, daqui a pouco fica escuro.
Vejo que estava tudo caminhando bem, mas esta semana já começou a surgir cenários dando demonstrações de possibilidades de mudanças, sobretudo depois deste possível descontentamento envolvendo o prefeito Cícero e o governador João Azevedo, e isto já faz com que as oposições comecem a se mexer; aliás, o reflexo de tudo isso já chegou às hostes oposicionistas, basta ver a entrevista dada à imprensa, na última sexta-feira, do pré-candidato Romero Rodrigues, ex-prefeito de Campina Grande, quando declarou que já está agendando um encontro com o prefeito Cícero Lucena para “tratar” sobre o futuro da Paraíba.
Romero Rodrigues que juntamente com o prefeito Bruno Cunha Lima estiveram com o deputado Aguinaldo Ribeiro recentemente em Brasília.
Vejam vocês como um pequeno fato pode se transformar em um rebuliço, a ponto de chegar a um acirramento político.
Vamos aguardar todos esses desdobramentos políticos para ver como poderá ficar, mas é bom a equipe do governador colocar “as barbas de molho”, pois a política é muita dinâmica. Em política já vimos “até boi voar”.
RAPIDINHA 1
GOVERNO DA PARAÍBA ATENDE A REQUERIMENTO DO DEPUTADO BOSCO CARNEIRO E DEPARTAMENTO DE ESTRADAS E RODAGENS INICIOU SERVIÇOS DE ROÇO E “TAPA-BURACOS” NA PB-079 ENTRE OS MUNICÍPIOS DE JUAREZ TÁVORA E ALAGOA GRANDE.
Nesta a última quarta-feira (02), em atendimento ao requerimento de nº 9.977/2020 de autoria do deputado Bosco Carneiro, o Governo da Paraíba deu início ao serviços de roço e “tapa-buraco” na PB-079 da BR-230 entre os municípios de Juarez Távora e Alagoa Grande, por meio do Departamento de Estradas e Rodagens (DER). O requerimento do parlamentar vem atender a aproximadamente 40 mil pessoas localizadas nos municípios de Alagoa Grande, Alagoinha, Areia, Ingá e Juarez Távora, além de favorecer a economia da região no escoamento da produção agrícola e comercial. Esta ação do Governo do Estado, que atende o pedido do deputado Bosco Carneiro, vem suprir o clamor da população que agora se considera satisfeita com a execução da obra. Queremos, mais uma vez, parabenizar o deputado Bosco Carneiro por mais esta conquista para o nosso povo. Veja o vídeo produzido pelo Blog Jornalistagildoaraújo feito “in loco”. Primeira parte o roço, em seguida o “tapa-buraco”.
Video 1:
Vídeo 2:
RAPIDINHA 2
EM VOTAÇÃO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA SOBRE O USO TERAPÊUTICO DA CANNABIS, DEPUTADO BOSCO CARNEIRO VOTA PELA QUEDA DO VETO E EM FAVOR DAS FAMÍLIAS QUE FAZEM O USO DE FORMA MEDICINAL.
Em sessão realizada pela Assembleia Legislativa, na última terça-feira (01), os deputados estaduais votaram pela manutenção do projeto de autoria da deputada Estela Bezerra que trata da formação, pesquisa e apoio a milhares de pessoas que são acometidas por doenças crônicas que necessitam do uso de forma medicinal da cannabis no sentido de oferecer uma melhor qualidade de vida aos pacientes. Durante a sua participação sobre o tema, o deputado Bosco Carneiro declarou seu voto a favor do projeto nº 1.920/2020 justificando que estudou muito sobre a matéria e que, segundo ele, “não existe visto de inconstitucionalidade pelas razões do veto, porque não estamos autorizando o plantio, nós estamos regulamentando políticas públicas de incentivo, de acolhimento, de orientação, difusão e formação a respeito da cannabis terapêutica. A Assembleia está dando uma demonstração de que é a Casa do povo, que de fato é a voz do povo. Esse tratamento levantado pelo Deputado é comprovado cientificamente e milhares de pessoas são beneficiadas, pessoas que passam por diversas dificuldades de saúde, daí o pleito pela proteção a vida que é um direito constitucional, pela proteção à saúde, e principalmente pelo princípio constitucional da dignidade da pessoa humana, eu voto favorável ao projeto e voto pela derrubada do veto. Temos que ser a voz do povo para representá-lo na Assembleia e dar efetividade às políticas públicas”. O Deputado Bosco Carneiro sempre uma voz firme em favor do povo mais necessitados.
RAPIDINHA 3
APROVADO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA O REQUERIMENTO DE Nº 15.842/2021 DO DEPUTADO BOSCO CARNEIRO QUE SOLICITA AO GOVERNO DA PARAÍBA A CONCLUSÃO DA RECUPERAÇÃO DA INFRAESTRUTURA E REFORMA DA ESCOLA ESTADUAL PADRE HILDON BANDEIRA EM ALAGOA GRANDE.
Foi aprovado pela Assembleia Legislativa o requerimento de nº 15.842/2021 de autoria do deputado Bosco Carneiro que solicita ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, a conclusão da recuperação da infraestrutura e reforma da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Hildon Bandeira em Alagoa Grande. Em sua justificativa, o deputado Bosco Carneiro disse que “a estrutura física da unidade escolar estava extremamente comprometida. A reforma da escola foi iniciada no ano de 2017, porém, até o momento não foi concluída. Ainda não foram realizados os serviços de MURO DE CONTORNO, RETELHAMENTO, TROCAS DE LINHAS, TESOURAS, REPOSIÇÃO DE FORROS (que foram retirados), além das PORTAS, VIDROS e INSTALAÇÃO DA PARTE ELÉTRICA NO 1º E 2º ANDARES. Ocorre que as fortes chuvas que vêm assolando o município de Alagoa Grande tem agravado a situação da infraestrutura da escola e comprometendo cada vez mais a estrutura do prédio. “Os prestadores de serviços do Estado, a exemplo de engenheiros e arquitetos, têm noção da real situação, pois já fizeram vistoria no local, daí a necessidade de recuperação da infraestrutura da escola ser urgente”. Para o parlamentar, a Escola Padre Hildon Bandeira é a maior do município e possui 1.500 alunos matriculados, mas não possui condições de infraestrutura para atender as necessidades de espaço físico para o desenvolvimento das atividades pedagógicas prestadas aos alunos matriculados na referida unidade educacional. “O Estado deve zelar para que todos tenham acesso à escola de qualidade primando pela infraestrutura e qualidade de ensino”, finalizou o deputado Bosco Carneiro. Parabenizamos o deputado Bosco Carneiro pela excelente propositura, pois mostra mais uma vez o seu compromisso com a educação e o futuro dos nossos estudantes.
RAPIDINHA 4
É APROVADO POR UNANIMIDADE REQUERIMENTO Nº 15.875/2021 DE AUTORIA DO DEPUTADO BOSCO CARNEIRO SOLICITANDO AO GOVERNADOR JOÃO AZEVEDO A CONSTRUÇÃO DE UMA ADUTORA INTERLIGANDO AS BARRAGENS DE ARAÇAGI E FLORES NO MUNICÍPIO DE DUAS ESTRADAS.Os deputados paraibanos aprovaram mais um requerimento de autoria do deputado Bosco Carneiro. A propositura solicita ao governador João Azevedo, através da Secretaria de Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do meio Ambiente, a construção de uma adutora interligando as barragens de Araçagi e Flores, no município de Duas Estradas. Para o parlamentar, a realização desta obra será de grande relevância, já que irá beneficiar vários municípios, tais como: Duas Estradas, Lagoa de Dentro, Sertãozinho e Serra da Raiz, os quais terão segurança hídrica para as populações de todos esses municípios. O deputado Bosco Carneiro justificou dizendo ainda que atualmente um dos grandes problemas que afeta os habitantes dos municípios é a falta de água, onde a situação de armazenamento de água na barragem de Flores é precária e insuficiente para atender a demanda populacional. “O objetivo é garantir o amplo acesso à água para as populações urbanas e rurais desses municípios e para o consumo próprio ou para a produção de alimentos e criação de animais. A implantação do sistema de abastecimento de água, com uma nova adutora, renova a esperança da comunidade que sofre com estiagem”, concluiu o deputado Bosco Carneiro.
RAPIDINHA 5
MAIS RESTRIÇÕES: DEPOIS DE REALIZAR UMA LIVE DE ESCLARECIMENTO À POPULAÇÃO SOBRE O NOVO DECRETO ASSINADO, PREFEITO ANTÔNIO SOBRINHO FALA COM EXCLUSIVIDADE AO BLOG JORNALISTAGILDOARAUJO SOBRE AS NOVAS MEDIDAS ADOTADAS PARA ALAGOA GRANDE.
Na última quinta-feira (03), logo após a realização de uma Live, o prefeito de Alagoa Grande, Antônio Sobrinho concedeu uma entrevista ao Blog jornalistagildoaraujo para falar sobre o momento em que passa o município diante do enfrentamento do combate ao coronavírus. Durante sua fala, o Chefe do Executivo alagoagrandense disse que é preciso apertar o cerco cada vez mais, pois mesmo adotando vários decretos, as pessoas ainda não estão tendo as precauções necessárias, pois em apenas um mês perdemos 17 pessoas, isto é inconcebível em uma cidade do porte de Alagoa Grande. O gestor também falou que algumas pessoas que por ideologia política insistem em não obedecer às medidas adotadas. Sobrinho falou também sobre o funcionamento do comércio com o novo decreto. Veja com mais detalhes o que disse o prefeito alagoagrandense.
RAPIDINHA 6
CIDADE LIMPA: POR DETERMINAÇÃO DO PREFEITO ANTÔNIO SOBRINHO, SECRETARIA
DE INFRAESTRUTURA REALIZA “OPERAÇÃO LIMPEZA” E “TAPA-BURACOS” NAS RUAS CENTRAIS
DE ALAGOA GRANDE.
RAPIDINHA 7
O TRABALHO DO PREFEITO SOBRINHO NÃO PARA.
PREFEITURA DE ALAGOA GRANDE REALIZA SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO NA ESTRADA QUE INTERLIGA A VILA SÃO JOÃO AO QUILOMBO CAIANA DOS CRIOULOS.
Por determinação do prefeito Sobrinho, a secretaria de infraestrutura realizou durante a semana passada serviços de recuperação e conservação na estrada que liga a Vila São João até o Quilombo de Caiana dos Crioulos. O roço também foi outra importante ação por parte da gestão municipal, já que a limpeza dá uma melhor visibilidade para os transeuntes e os usuários de veículos. Parabenizamos, mais uma vez, a performance do prefeito Sobrinho em prestar relevantes serviços às zonas urbanas e rurais do município de Alagoa Grande. Veja em vídeo parte da recuperação da estrada que liga a Vila São João à Caiana dos Crioulos.
RAPIDINHA 8
ALAGOA GRANDE: PREFEITURA MUNICIPAL REALIZA SERVIÇOS DE LIMPEZA NA RUA
JOANA MOREIRA, NO DISTRITO DE ZUMBI.
Por determinação do prefeito Sobrinho, o subprefeito do distrito de Zumbi, o vereador licenciado Jaílton de Zumbi, realizou na última segunda-feira (31/05), serviços de limpeza e desobstrução na rua Joana Moreira, no bairro Jacutinga. Para que o serviço fosse feito, utilizou-se uma retroescavadeira recentemente locada pela Prefeitura de Alagoa Grande com o objetivo de melhor atender as comunidades.
RAPIDINHA 9
CAMPINA GRANDE: EX-DEPUTADO ESTADUAL É INTERNADO COM CORONAVÍRUS.
Quem está internado em um hospital de Campina Grande é o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Alagoa Nova, Ivaldo Moraes. A informação passada à imprensa foi dada por sua filha, Vilauba Moraes. Ele é sogro do Ministro do Tribunal de Contas da União, Vital do Rego Filho (Vitalzinho). Vamos ficar na torcida pela plena recuperação de sua saúde.
RAPIDINHA 10
IGUAL A JOÃO PESSOA: MESMO CORRENDO RISCO DE SOFRER REVÉS NA JUSTIÇA, PREFEITURA DE CAMPINA GRANDE FLEXIBILIZA DECRETOS DO GOVERNO ESTADUAL PARA O MUNICÍPIO.
O prefeito campinense, Bruno Cunha Lima, publicou o novo decreto mais flexível do que o assinado pelo governador João Azevedo para o Estado. Diferentemente do decreto estadual, Campina Grande mantém o comércio funcionando nos finais de semana e permite a abertura de academias. Já em relação aos horários de funcionamento do comércio, a determinação do governo municipal foi o de adotar medidas mais restritivas, além de fechar os parques públicos e as caminhadas em torno do açude velho. É importante ressaltar que as medidas tomadas pelo prefeito Bruno Cunha Lima foram idênticas às tomadas pelos prefeitos Cícero Lucena de João Pessoa e Vitor Hugo em Cabedelo, ou seja, mais “lenha na fogueira”. Está bem na época (junina).
Atualização: Neste domingo, a Justiça tornou sem efeito parte do decreto assinado pelo Prefeito Bruno Cunha Lima que divergia em alguns pontos do decreto do governo do estadual. Sendo assim, fica suspensa a abertura do comércio no final de semana e as academias permanecem fechadas. A decisão foi determinada pela Juíza Ritaura Rodrigues Santana, Titular da 1ª Vara Cível de Campina Grande.
RAPIDINHA 11
CELEBRANDO A VIDA: NASCEU MARIA SOFYA, NETA DO VEREADOR JAÍLTON DE ZUMBI DE ALAGOA GRANDE.
Queremos parabenizar o vereador Jaílton de Zumbi, seu filho Quinha e esposa, a senhora Juliana, pelo nascimento de Maria Sofya.
RAPIDINHA 12
Queremos nos solidarizar com a família do ex-vereador Manoel Carlos da Silva (Manuelzinho) e seu filho, o vereador Marcelo de Manuelzinho de Alagoa Grande pela perda irreparável da senhora Maria, esposa, mãe, avó e bisavó. A todos, nossa solidariedade.
RAPIDINHA 13
Queremos também nos solidarizar com a família do secretário de desenvolvimento social de Alagoa Grande, Luciano Fábio Marques, pelo falecimento de forma inesperada de sua irmã, a enfermeira Lívia Marques. Uma perda inesquecível para a população de Alagoa Grande. Lívia Marques prestou relevantes serviços à saúde de todos os alagoagrandenses.
JOSÉ GILDO DE ARAÚJO
JORNALISTA
Nenhum comentário:
Postar um comentário