segunda-feira, 26 de julho de 2021

156 Anos De Emancipação Política: Alagoa Grande Antes e Depois do Prefeito Sobrinho

 


OPINIÃO EXCLUSIVA DO JORNALISTA GILDO ARAÚJO

 

Hoje é aniversário de nossa Alagoa Grande, uma das mais belas cidades da Paraíba situada entre as serras. Alagoa Grande que é retratada como a “doce terra onde nasci”, onde sua história é marcada pela luta e pela resistência de seu povo que bravamente persiste em busca de seu desenvolvimento.

Neste momento, quero me expressar sobre a sua história mais recente, quando a pouco mais de quatro anos atrás a cidade teve um dos piores momentos de sua história, com sua economia totalmente vulnerável, com a educação sem rumo, em que os estudantes padeciam até de um transporte para se locomover para suas escolas com o objetivo de estudar para crescer na vida e ajudar suas famílias.

A saúde em nossa Alagoa Grande era o reflexo de um município de terra arrasada em que não se permitia sequer que uma mãe de família tivesse o direito de ganhar seus filhos na própria cidade, tinham que se humilhar nos grandes centros como Guarabira, Campina Grande e João Pessoa.

Todos esses fatores causaram no alagoagrandense uma baixa autoestima, sem perspectiva de futuro.

Mas, diante de todas essas adversidades, e acostumado em resistência de luta, eis que o povo alagoagrandense se alertou e foi buscar a solução de seus problemas dentro de sua própria “casa” (cidade).

Foi quando o povo decidiu eleger um filho da terra, o Prefeito Antônio Sobrinho que carrega consigo o verdadeiro significado do que é o alagoagrandense, pois é a prova viva de luta e de resistência por tudo que viveu, principalmente, por ter vindo de uma família humilde, mas que com sua bravura e capacidade intelectual quebrou paradigmas e derrubou todos os preconceitos, mostrando de forma exemplar que pobre também tem direito de vencer na vida.

Outra prova de resistência, perseverança e amor do prefeito Sobrinho por Alagoa Grande foram as quatro candidaturas a prefeito de sua cidade, talvez fosse outra pessoa que não insistisse tanto. Foi quando, finalmente, em 2016, obteve a sua primeira vitória.

Com características administrativas empresariais, já que sempre trabalhou com afinco nas atividades privadas, Sobrinho impôs uma nova postura na gestão do município; e como havia encontrado um município totalmente esfacelado, de forma estratégica e inteligente formou uma parceria com o deputado federal Aguinaldo Ribeiro e o deputado estadual Bosco Carneiro para buscar soluções para o município. Daí em diante, a cidade começou o seu soerguimento através de vários investimentos na sua forma estrutural.

De imediato, veio a recuperação do hospital que era a sua principal meta, e hoje, para alegria do povo alagoagrandense, atende a milhares de famílias em diversas especialidades, e mais, com um custo em torno de 4 milhões por ano, um montante extremamente valioso que só um gestor da altura do prefeito Antônio Sobrinho para manter um hospital daquela monta aberto.

Além disso, e de forma ousada, ainda dá de presente aos moradores dos bairros mais periféricos um Posto de Saúde de primeiro mundo proporcionando dignidade e respeito aos cidadãos e as cidadãs de Alagoa Grande.

Ainda na gestão de Sobrinho, a nossa Alagoa Grande deu um salto para o futuro jamais imaginado pelos seus munícipes, a construção (reforma e ampliação) de quase todas a escolas do município, incluindo-se aí até as da zona rural onde, mais uma vez, o prefeito Antônio Sobrinho demonstra sua atenção às famílias residentes na zona rural alagoagrandense além, é claro, da aquisição de vários ônibus zero quilômetro para transportar os estudantes.

O social tem sido outro ponto forte da gestão, pois tem atendido diariamente e de forma indiscriminatória todas as pessoas do município, sobretudo o povo mais carente, valorizando acima de tudo o ser humano. Tudo pensando num melhor ensino-aprendizagem das crianças e jovens de Alagoa Grande que ainda contempla os universitários que estudam em outros municípios.

Outro setor bastante prestigiado pelo prefeito Sobrinho é o Quilombo Caiana dos Crioulos, como ele mesmo já falou “Eu amo aquele povo da Caiana dos Crioulos”. Pensando em valorizar àquela região, a gestão do prefeito Sobrinho tem realizado diversas ações como o corte de terras, que também se estende para outras regiões; além disso, já foi feita a recuperação da escola, do ginásio, e está calçando estradas que no período de inverno ficava intransitável. Em breve, o prefeito Sobrinho estará concluindo também uma academia de saúde e a recuperação do Posto de Saúde que conta com a participação de uma emenda do deputado Bosco Carneiro.

Alagoa Grande também já recebeu nesses quatro anos e meio da administração do Sobrinho uma nova malha asfáltica em diversas ruas e planeja estar realizando em outras localidades da cidade também.

Todas essas ações renovaram a autoestima do povo alagoagrandense que, em forma de reconhecimento, reelegeu Sobrinho novamente por mais quatro anos.

Agora sim, Alagoa Grande tem o que comemorar, pois sua população começa a respirar seu progresso. Só um gestor da estirpe do alagoagrandense Antônio Sobrinho poderia trazer um alento de esperança de dias melhores para nossa população.

Alagoa grande agradece todos os dias o gesto de amor e lealdade demonstrado pelo prefeito Sobrinho à sua terra, pois não daria nem para imaginar como estaria o nosso município se tivesse sido administrado por alguém que não tivesse a mesma capacidade administrativa de Antônio Sobrinho.

Alagoa Grande, hoje volta a ser respeitada, pois tem um gestor comprometido com o futuro de seu povo. Só nos resta, assim, continuar torcendo para que o prefeito Antônio Sobrinho continue trabalhando e orgulhando a todos nós alagoagrandenses com sua magnífica gestão, pois já deu provas do quanto ama a nossa terra. Sobrinho já faz parte de nossa história, e dificilmente teremos um prefeito com a mesma dinamicidade que ele possui.

Parabenizamos a Alagoa Grande pela passagem de seu aniversário e por ter um administrador que orgulha nossa gente. É por isso que criamos o lema que tem a cara de nosso prefeito: O Trabalho (Sobrinho) não para, e não pode parar. 

 

JOSÉ GILDO DE ARAÚJO

JORNALISTA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário