domingo, 4 de setembro de 2022

O Fundão da Confusão: Qual o Critério de Repasse do Dinheiro para os Candidatos?

 
OPINIÃO EXCLUSIVA DO JORNALISTA GILDO ARAÚJO

 


O Brasil é realmente um País peculiar, hoje estamos trazendo à baila um tema sobre o tão famoso e decantado Fundo Especial de Financiamento de Campanha, mais conhecido como Fundo Eleitoral ou Fundão, cuja sua criação teve como finalidade destinar recursos para financiar as campanhas eleitorais dos políticos brasileiros em todas as suas esferas.

Um fato que vem despertando a curiosidade da população brasileira é entender como se dão os critérios adotados para a distribuição do fundo eleitoral. No caso específico da Paraíba, já se começa a perceber várias polêmicas de candidatos de partidos importantes que não estão tendo acesso a esses recursos. Durante toda semana passada, a imprensa paraibana trouxe essas possíveis distorções para uma ampla discussão, o que provocou diversas manifestações; uma delas, aconteceu no Partido Socialista Brasileiro (PSB), em que o deputado estadual Ricardo Barbosa que postula uma vaga na Câmara Federal disse está insatisfeito com a postura do deputado Gervásio Maia, presidente de seu partido, já que que não está cumprindo com o que foi anteriormente acordado.

Em sequência, o mesmo sentimento de injustiça veio através do deputado Hervázio Bezerra (PSB), que tenta sua reeleição, e também fustigou o deputado Gervarsinho por ter repassado R$ 500 mil do Fundo Eleitoral para a candidata Gilma Germano, esposa do deputado estadual Buba Germano (PSB).

E não para, esse mesmo embate também aconteceu no Partido Liberal (PL), quando vários parlamentares manifestaram preocupação de que até o momento nenhum candidato ter recebido qualquer quantia, o que provou uma grande repercussão, fazendo com que o deputado federal Wellington Roberto, presidente do partido na Paraíba, concedesse várias entrevistas justificando os motivos pelos quais os recursos ainda não chegaram para os candidatos e candidatas.

A verdade é que a justificativa do parlamentar não convenceu ninguém que possui senso crítico. O que fica bem evidente é que parece não existir uma regulamentação para definir os critérios de como deve ser feita a distribuição do Fundo Eleitoral, pois até o momento está mais do que evidenciado de que quem for amigo dos presidentes de seus respectivos partidos ou quem estiver apoiando o “dono” dos recursos recebe mais rápido e em maior quantidade, e quem não for, só resta cair no muro das lamentações.

Tudo isso que está acontecendo é mais uma prova inconteste da ineficácia desse tal de Fundão, pois só tem criado confusão. Talvez esses 5 bilhões aplicados na saúde, educação, agricultura e infraestrutura fosse bem melhor investido para o povo brasileiro.

A verdade é que essa discrepância de benefícios para uns e outros não, leva ao cidadão de boa índole como o senhor Manoel Messias, candidato a governador da Paraíba pelo Partido da Causa Operária (PCO), a não mais acreditar numa transformação da sociedade. Um homem simples que ao ser entrevistado chegou ao ponto de chorar porque não dispunha de recursos para tocar sua campanha. Está aí a razão do porquê de vários cidadãos e cidadãs não aceitarem ser candidatos ou candidatas. Para o pobre é assim, como diz a canção Água de Março “...É pau, é pedra, é o fim do caminho…”(Antônio Carlos Jobim).

Até quando a sociedade irá aceitar tudo isso? Será que vamos continuar em “berço esplêndido" assistindo esse tipo de aberração, onde só os abastados têm direito de ser eleito?  Por aqui, ficamos ainda na esperança de vermos um dia esse País melhorar, para isso é preciso continuar acreditando que só com o voto consciente poderemos ter uma Paraíba e um Brasil do jeito que sonhamos. Quem viver, verá! 

 

RAPIDINHA 1

 


CONSUMO INTERNO: ÍNDICE DE APROVAÇÃO DO GOVERNO DO PREFEITO SOBRINHO EM ALAGOA GRANDE ULTRAPASSA 80%, CONFIRMA O INSTITUTO DE PESQUISA.

 

Não poderia ser diferente. Fomos informados que em uma pesquisa de consumo interno realizada recentemente na cidade de Alagoa Grande por Instituto renomado, a gestão do prefeito Antônio Sobrinho apresentou um índice bastante alto de aprovação, chegando a ultrapassar os 80%. A investigação foi feita durante a semana passada, final do mês de agosto. O instituto fez a avaliação de forma quantitativa e qualitativa com moradores de toda região de Alagoa Grande, incluindo a zona rural. A pesquisa ainda aponta que o prefeito Sobrinho detém grande influência na transferência de votos de seus candidatos junto aos alagoagrandenses que, em sua grande maioria, segundo a pesquisa, demonstram votar em candidatos por ele indicado. 

OPINIÃO: Acreditamos que ao continuar com essa performance administrativa, o prefeito Antônio Sobrinho deixará sua gestão com um índice muito maior, dada a importância do conjunto de obras que ainda estão para serem realizadas em Alagoa Grande. Contudo, já dá para se ter uma ideia do quanto a população alagoagrandense confia no trabalho que vem sendo desenvolvido pelo prefeito Sobrinho. Queremos parabenizar o prefeito Sobrinho pela magnífica administração que vem sendo feita em prol do povo de sua terra.

 

RAPIDINHA 2

 

ALAGOA GRANDE REALIZA UM MEGA EVENTO NA DESPEDIDA DA ROTA CULTURAL CAMINHOS DO FRIO DE 2022.


 

Com a presença de uma multidão nas ruas, a cidade de Alagoa Grande promoveu uma grande festa neste sábado (03) para celebrar a Rota Cultural Caminhos do Frio. Durante toda semana, a programação foi bastante movimentada com as diversas apresentações artísticas e culturais. A festa de encerramento teve a presença de grandes atrações nacionais onde cantaram no palco principal os cantores Frank Aguiar e Vicente Nery. No evento deste sábado, participaram diversas autoridades ao lado do prefeito Sobrinho de Alagoa Grande, tais como: o deputado federal Julian Lemos, os deputados estaduais Bosco Carneiro e Rafaela Camaraense, além dos advogados Marcos Inácio, Walcides Muniz e seu filho, o também advogado Marcos Vinícius.

Durante a festa, o Blog jornalistagildoarujo conversou com o deputado Julian Lemos e a deputada Rafaela Camaraense. 

Veja o que disse o parlamentar em mais uma visita a Alagoa Grande.


 

 

Em seguida, o que falou a deputada Rafaela Camaraense.


 

 

RAPIDINHA 3

 


SUCESSO: PROGRAMAÇÃO CULTURAL ROTA CAMINHOS DO FRIO EM ALAGOA GRANDE TEVE INÍCIO NA SEGUNDA FEIRA.

 

A programação Rota Cultural Caminhos do Frio realizada em Alagoa Grande foi a última etapa do grande evento que sacudiu a economia da região. Na segunda-feira (29), a grande festa teve início no Largo do Teatro Santa Ignêz, e contou com várias apresentações do mundo da música e da arte, que homenageou o cantor e compositor Pinto do Acordeon. O evento contou com a presença de todos os prefeitos que fizeram parte da programação. Além do prefeito Antônio Sobrinho de Alagoa Grande, participaram os seguintes prefeitos: Kaiser de Solânea, Benedito de Matinhas, Francenildo de Alagoa Nova, Matheus de Bananeiras, André de Remígio e Petrônio de Serraria. A prefeita Silvia de Areia enviou o secretário de Cultura, Antônio Jorge, para representá-la e a prefeita Socorro Brilhante do município de Pilões foi representada pelo vice-prefeito Bastinho da Farmácia. O deputado Julian Lemos e o vice-prefeito Neto Carneiro de Alagoa Grande e vereadores também prestigiaram o início da grande festa.

 

Veja uma pequena parte do que foi a abertura do evento. 

 




 

Veja a fala do prefeito Sobrinho quando da abertura do evento. Inicialmente, o gestor alagoagrandense falou sobre a união dos prefeitos da região e apresentou todos que participaram do evento. Veja.

 




 

 

Em seguida, o chefe do executivo alagoagrandense fez questão de agradecer a todos os colaboradores da festa, e registrou a presença do vice-prefeito Neto Carneiro e do deputado Julian Lemos. Sobrinho também fez questão de registrar a presença do empresário e ex-deputado federal André Amaral Filho a quem teceu diversos elogios pelos empreendimentos que está trazendo para o município com geração de emprego e renda. Veja.

 


 

 

Ao final de sua fala, o prefeito alagoagrandense parabenizou a todos os seus colegas prefeitos e propôs a todos se encontrarem novamente. Ao final, foi muito aplaudido. 

 


 

 

Ao final da primeira noite de evento, o Blog jornalistagildoaraujo conversou com o deputado Julian Lemos e alguns prefeitos participantes.

Quem falou primeiro com o Blog jornalistagildoaraujo foi o deputado Julian Lemos. 


 

Logo após, conversamos com o prefeito de Solânea, Kayser Nogueira. Veja.


 

 

Em seguida, conversamos com o jovem prefeito Matheus Bezerra da cidade de Bananeiras. Acompanhe.

 

 


Quem falou por último foi o prefeito de Alagoa Nova, Francenildo e o Prefeito de Remígio, André Alves. Vamos acompanhar.

 

 


 

RAPIDINHA 4

 


HOMENAGEM A DR. VANILDO PEREIRA: DENTRO DA PROGRAMAÇÃO DO CAMINHOS DO FRIO, PREFEITO SOBRINHO PARTICIPA AO LADO DE DIRIGENTES DO SENAR DA PARAÍBA DE DIVERSOS SEMINÁRIOS DA CULTURA RURAL QUE CULMINOU COM UMA CAVALGADA NESTE DOMINGO.

 

Dentro da Rota Cultural Caminhos do Frio em Alagoa Grande, o Senar da Paraíba realizou uma vasta programação em homenagem ao Dr. Vanildo Pereira, que faleceu recentemente. O órgão promoveu no Pandeiro Hall vários seminários apresentados por diversos dirigentes de órgão e instituições voltados ao produtor rural da região. Estiveram presentes o prefeito de Alagoa Grande, Antônio Sobrinho, que foi acompanhado de vários secretários e vereadores, o presidente do Senar, Marcelo Sena. Durante o evento, o prefeito Sobrinho, ao fazer uso da palavra, relembrou algumas passagens de sua convivência com o Dr. Vanildo Pereira. O prefeito alagoagrandense descreveu o amor que Dr. Vanildo Pereira tinha por sua terra natal, Alagoa Grande. Veja.

 


Ao final do encontro, o prefeito alagoagrandense fez uma síntese da Programação do Caminhos do Frio em Alagoa Grande e falou um pouco da operosa gestão que vem realizando em seu município. Veja.

 

 


Em seguida, Sobrinho fala sobre a pavimentação asfáltica da Rua do Tacho, um dos locais humildes da cidade que está proporcionando uma nova qualidade de vida aos moradores daquela comunidade (Rua do Tacho, Conjunto Paulo Freire, Chã da Gaia e Morro do Cruzeiro). Acompanhe.

 


 

 

Quem também falou conosco foi o chefe de gabinete do prefeito Sobrinho, o vereador licenciado Fernando Fortunato.

 


Outro parlamentar que participou do evento foi Clemilson Rodrigues. Acompanhe.


 

 

OPINIÃO: O que para muitos moradores de Alagoa Grande era quase impossível tirar a cidade da sucumbência que estava, o prefeito Sobrinho vem e mostra a todos nós cidadãos que quando se quer, se faz. Como dizia o Padre Hildon Bandeira durante a construção do Ginásio São José: “Não se pode, mas se quer”. A gestão de Sobrinho vem transformando uma região a tão pouco tempo tão esquecida, em um lugar prazeroso de viver. Hoje, os moradores da região do Morro do Cruzeiro, Conjunto Paulo Freire, Rua do Tacho e adjacência se sentem felizes, pois foi através das benfeitorias de um irmão alagoagrandense que a localidade está sendo valorizada. A própria população diz que agora a dignidade humana chegou nas periferias, pois estão vendo no prefeito Sobrinho um gestor que veio para transformar vidas. A comunidade em tão pouco tempo já ganhou uma nova escola que trouxe dignidade aos alunos e professores. Ganhou um Posto de Saúde com atendimento médico de forma integral que humanizou a população, e agora uma nova pavimentação acabando de vez com os buracos antes existentes. O reflexo de tudo isso foi a chegada de um Supermercado para valorizar ainda mais a população que não precisa mais se deslocar para o centro da cidade para realizar suas compras. Isso sim é política pública. Por isso que o povo alagoagrandense já começa a sentir saudade de um prefeito que olha para os pobres e cuida do desenvolvimento da cidade. Como disse um cidadão alagoagrandense em sua bela pureza ao jornalista Gildo Araújo: “Quando esse homem (se referindo ao prefeito sobrinho) sair da Prefeitura, o povo vai chorar”. (Tião, que é gari e trabalha nas ruas conhecendo e reconhecendo o trabalho do Prefeito). Que belas palavras, Tião! 

 

RAPIDINHA 5

 

E O TRABALHO DO PREFEITO SOBRINHO NÃO PARA: PREFEITURA DE ALAGOA GRANDE CONTINUA REALIZANDO CONSTRUÇÃO DE PAVIMENTAÇÃO EM PARALELEPÍPEDO NO DISTRITO INDUSTRIAL.


 

Pensando em aumentar a geração de emprego e renda para a população de Alagoa Grande, o prefeito Antônio Sobrinho vem intensificando os serviços de pavimentação em paralelepípedo no distrito industrial da cidade. O objetivo do gestor alagoagrandense é estimular aos empreendedores instalados na localidade para gerar cerca de 500 novos empregos para os cidadãos e cidadãs do município. É mais uma valiosa ação dentro da profícua administração do prefeito Sobrinho em Alagoa Grande.

 


 

 

OPINIÃO: É pública e notória a dedicação do prefeito Sobrinho em buscar, cada vez mais, formas de desenvolver o município, ou seja, o gestor está estruturando o município para que aumente consideravelmente a geração de emprego e renda, porém, é importante salientar que é preciso a população buscar sua capacitação para poder se inserir no mercado de trabalho, especialmente o público jovem, pois do contrário, as empresas que começam a chegar na cidade terão de buscar mão-de-obras lá fora. A verdade é que Sobrinho está fazendo sua parte, cabe a população fazer a sua. Talvez seja importante a secretaria de ação social entrar nesse circuito para realizar cursos de formação nas mais diversas áreas. Vamos aguardar.  Parabenizamos o prefeito Sobrinho por está transformando Alagoa Grande.

 

RAPIDINHA 6

 


PREFEITURA DE ALAGOA GRANDE CONTINUA REALIZANDO CONSTRUÇÃO DE UM NOVO MURO NO ENTORNO DO GINÁSIO MUNICIPAL.

 

A Prefeitura de Alagoa Grande continua a construção de um muro no entorno do ginásio de esportes do município. A meta do prefeito Sobrinho é concluir todo serviço o mais breve possível, o que irá trazer benefícios aos caminhantes e maior segurança. Em poucos dias, haverá no ginásio o primeiro campeonato de futebol de salão, uma promoção da secretaria de esporte, juventude e lazer, que tem à frente Ìtalo Avelar, secretario que não tem medido esforços junto com Amadeu Galdino e o professor Jaime Oliveira para que o evento seja logrado de êxito. 

 


 

 

RAPIDINHA 7

PREFEITURA DE ALAGOA GRANDE IRÁ DISTRIBUIR NOVOS COMPUTADORES PARA OS POSTOS DE SAÚDE DA FAMÍLIA.


Visando melhorar o atendimento aos pacientes alagoagrandenses, o prefeito Antônio Sobrinho adquiriu diversos computadores, impressoras e tabletes através da secretaria de saúde do município. O objetivo da gestão prefeito Sobrinho é instalar o Prontuário Eletrônica do Cidadão (PEC), cujo objetivo é atender amplamente a integração entre os sistemas de informação em saúde. Além de dar suporte adequado aos profissionais envolvidos no atendimento do paciente. O intuito do prefeito Sobrinho e do secretário André Fernandes é dar maior celeridade no atendimento dos pacientes do município. Queremos parabenizar ao prefeito Sobrinho, mais uma vez, e ao secretário André Fernandes pela preocupação em sempre estarem investindo na qualidade de vida do povo alagoagrandense.

 

 

RAPIDINHA 8

 


UMA NOVA ALAGOA GRANDE: PREFEITURA DE ALAGOA GRANDE IRÁ COLOCAR LUMINÁRIAS EM LED DESDE A ENTRADA DA CIDADE ATÉ A LAGOA DO PAÓ.

 

A gestão do prefeito Antônio Sobrinho continua surpreendendo a população de Alagoa Grande. Como já não bastasse tantas obras, agora chegou a vez da iluminação pública com lâmpadas em LED que serão colocada desde a entrada da cidade até a Lagoa do Paó, seu principal cartão postal. Serão investidos mais de R$ 30 mil reais, aliás o assunto foi repercutido pelo vereador Clemilson Rodrigues na sessão ordinária da câmara municipal realizada na última quinta-feira (01), pelo vereador Clemilson Rodrigues. Veja.

 

RAPIDINHA 9

 

TÁ FICANDO DIFÍCIL PARA O MAGO: MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL DECIDE MANTER IMPUGNAÇÃO DE CANDIDATURA DE RICARDO COUTINHO.


 

Mais um problema para o ex-governador Ricardo Coutinho que mesmo em primeiro lugar nas pesquisas continua vivendo tormentos junto à justiça. A Procuradoria Regional Eleitoral do Ministério Público da Paraíba decidiu manter a solicitação de impugnação de registro de candidatura do ex-governador da Paraíba, Ricardo Vieira Coutinho (PT). Ricardo vem tentando manter sua candidatura ao Senado Federal pelo Estado da Paraíba. No documento assinado pela procuradora eleitoral, Acácia Soares Peixoto Suassuna, ela rejeita todos os fundamentos apresentados pela defesa do candidato Ricardo Coutinho e volta a reafirmar que o pedido de impugnação do ex-governador se dá pelo fato de que Ricardo já é considerado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Destaca que a causa de inelegibilidade incide para o pleito de 2022, dado que o ilícito ocorreu nas eleições de 2014, realizadas em 5 (cinco) de outubro, e o prazo de 8 (oito) anos somente se encerra em 5 (cinco) de outubro de 2022, após a realização das eleições do corrente ano, marcadas para o dia 2 (dois) de outubro”, ressaltou a procuradora Acácia Soares Peixoto Suassuna. 

 

 

 

 

José Gildo de Araújo

Jornalista Profissional

 

MAIS FOTOS DA PROGRAMAÇÃO DA ROTA CULTURAL CAMINHOS DO FRIO EM ALAGOA GRANDE.

 







 






















Nenhum comentário:

Postar um comentário