domingo, 25 de dezembro de 2022

Adriano Galdino e Branco Mendes: União, Traição ou Estratégia Política?


"Fogo amigo" à vista, união, ou mais jogo político montado estrategicamente pelo habilidoso deputado Adriano Galdino? Por que todo mundo quer Adriano Galdino nos dois biênios? Essa é a pergunta que não quer calar. Qual é o segredo da prosperidade que possui o parlamentar pocinhense que aglutina tanta gente em seu entorno? Será que o presidente da Casa de Epitácio Pessoa possui tanta gente leal a ponto de se tornar quase uma unanimidade?

Porém, como disse Nelson Rodrigues: "Toda unanimidade é burra. Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar". E no meio disso tudo, ainda vale lembrar que na política cotidiana pode existir aquela velha "botija" que, quando aberta, serve para presentear os aliados como forma de “lembrança de natal”, ainda que de forma atrasada – já que as eleições só se darão em fevereiro de 2023. Mas, sem sombras de dúvidas, para alguns será compensatória a espera, pois fará a alegria dos atores coadjuvantes.

Todos nós sabemos que um dos principais pilares da democracia é a alternância de Poder, porém deixar alguém permanecer por tanto tempo à frente da Presidência da Assembleia Legislativa é algo no mínimo curioso.

Pelo visto, parece que o deputado Adriano Galdino se tornou mesmo um expert em vencer eleições no Poder Legislativo Paraibano. É óbvio que isso é fruto de seus próprios méritos. Todavia, mesmo com todas essas sucessivas vitórias, será que não cabe nenhum questionamento crítico em volta desse formato de fazer política? Pois é preciso entender que temos uma sociedade pensante e uma mídia muito exigente que começa a refletir se essas estratégias não são uma forma de perpetuação de Poder.

Além disso, essas ações podem inexoravelmente transparecer que há algo previamente montado, com o objetivo de favorecer apenas aos seus próprios interesses, principalmente entre os parlamentares aliados, pois terão melhores posicionamentos na Mesa Diretora, o que aumenta o Poder de barganha na hora de escolher os melhores cargos cujos salários são maiores.

Aliás, com todas as venhas que temos ao destemido presidente da Casa de Epitácio Pessoa, diga-se de passagem, tem sido muito competente nas articulações junto aos seus pares, mas ficar dez anos comandando o Poder Legislativo, caso seja eleito nos dois biênios, não será de bom alvitre para quem prega “democracia e uma sociedade mais justa”. Essas conjunturas podem ser consideradas quase que a implantação de um império, gerando uma relação conflituosa entre a ética e a política, como disse Nicolau Maquiavel em seu livro “O príncipe”: “E suscitou uma discussão mais profunda a seu respeito, que depois dela, ninguém pôde pensar as relações entre ética e política como antes”.

A verdade é que empurrar a candidatura de Branco Mendes (Republicanos) até uma decisão do próprio Adriano Galdino em disputar os dois biênios, pode até ser uma forma planejada do atual presidente da Assembleia Legislativa, entretanto, soa aos ouvidos da população como se fosse uma montagem de má-fé, pois se não desejaria apoiar Branco para um dos biênios porque não o comunicar com antecedência, embora ainda falte mais de um mês para a eleição da Mesa Diretora.

“A política não deve ser a arte de dominar, mas sim a arte de fazer justiça” (Sócrates). Quiçá, esse tipo de posicionamento pode até custar caro ao próprio Adriano Galdino em seu futuro político, embora saibamos de sua postura, sempre muito equilibrada. Se já foi alinhado com os seus pares de que seria Branco Mendes o presidente da Casa Legislativa no primeiro biênio e, de repente, de forma casuística, mudar tudo só para atender suas ambições próprias ficaria muito deprimente para o deputado Adriano Galdino que tem perspectivas de galgar voos mais alto em 2026.

Enquanto isso, a gente observa que o Executivo, cada vez mais, prefere não se envolver diretamente, mesmo estando acompanhando tudo de pertinho, mas já é bom “ficar de olho” com a possibilidade de eleição e reeleição de Adriano Galdino, pois caso venha acontecer, haverá vários desdobramentos nas próximas eleições municipais e estaduais, já que toda essa formatação do Republicanos, sem sombras de dúvidas, já é visando 2024 e 2026, onde é caso concreto que o partido comandado por Hugo Motta que prega lealdade ao governador poderá se transformar no futuro em uma grande dor de cabeça nas configurações políticas, principalmente com os Progressistas e o PSD de Daniela Ribeiro, já que ambos brigam por espaço e miram na sucessão de João Azevedo e por mais duas novas vagas ao senado federal em 2026.

Diante de tudo isso, vemos que ninguém é ingênuo a ponto de não enxergar o que vem em breve. Quem viu os conflitos das eleições políticas de 2024, observou um grande acirramento já dentro do sistema governista, mesmo o governador João Azevedo sendo um político muito prudente e parcimonioso. Agora imagine o que vem em 2026 com Adriano Galdino na presidência da Assembleia e junto com o Republicanos. Não temos dúvidas de que será muito mais efervescente do que em 2024.

Por fim, vamos acompanhar todos os desdobramentos da eleição da Assembleia Legislativa e o que pode acontecer com esse possível "fogo amigo" do Republicanos, e que ainda poderá vir grandes novidades até o dia 1º de fevereiro, quando da posse dos parlamentares e a escolha da Mesa Diretora para os dois biênios. Quem viver, verá. 

 

RAPIDINHA 1


PLANEJAMENTO PARA 2023: EM ENTREVISTA EXCLUSIVA AO BLOG JORNALISTAGILDOARAUJO PREFEITO SOBRINHO DE ALAGOA GRANDE FALA SOBRE REFORMA DO MERCADO PÚBLICO, A SAÚDE COM ATENDIMENTO PLENO, PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA DO CENTRO DA CIDADE A VILA SÃO JOÃO E DA PB-079 ATÉ O DISTRITO DE ZUMBI.

Em entrevista exclusiva ao Blog jornalistagildoaraujo, o prefeito de Alagoa Grande Antônio Sobrinho fez um breve relato do ano de 2022, que está chegando ao final do ano sem a Prefeitura de Alagoa Grande dever nem aos seus servidores, nem aos fornecedores. Em relação ao pagamento dos servidores municipais, o prefeito declarou que em menos de um mês a Prefeitura Municipal efetuou o pagamento dos meses de novembro, dezembro e a complementação do décimo terceiro, injetando no comércio de Alagoa Grande aproximadamente R$ 10 milhões, aquecendo o comércio da cidade de forma considerável. O chefe do executivo alagoagrandense também falou sobre os planos para 2023, inclusive, que irá continuar dando a mesma atenção à saúde do povo de sua terra, e tranquilizou a população. Ao final da entrevista, Sobrinho desejou um feliz natal aos seus conterrâneos e agradeceu aos que colaboraram com a sua gestão e às eleições de 2022, a qual foi bastante exitosa sendo vencedor em todas as candidaturas apresentadas na cidade de Alagoa Grande. Acompanhe a entrevista. 

 

Inicialmente, o prefeito Sobrinho falou sobre a liberação de três folhas de pagamento aos servidores municipais no valor em torno de R$ 10 milhões. Veja.


 

 

Em seguida, o gestor alagoagrandense fala sobre o planejamento administrativo para o ano vindouro.

 


Por fim, Sobrinho disse que irá continuar investindo na saúde. E disse: “Enquanto eu for prefeito, a saúde não vai parar”. Ao final da entrevista, ele declarou que “o maior presente que eu tenho hoje na vida é ser reconhecido. Passar na rua e ver o povo alegre e feliz comigo”. Depois agradeceu aos servidores municipais, ao seu grupo político pela vitória nas eleições de 2022, e desejou um feliz natal e próspero ano novo ao povo de sua terra.


 

Opinião: Parece discurso repetitivo, mas é muito importante valorizar quem é merecedor. Sobrinho, de fato, fez e continua fazendo toda diferença do que seja administrador trabalhador, que zela pelo dinheiro público, daqueles que muitas vezes vêm com um tipo de política carcomida, onde apenas apresentam falácia e enganação e quando chegam no poder, apenas se serve e deixa de servir ao povo. Sobrinho irá fazer muita falta quando já não esteja no Poder, mas que o exemplo de gestão adotado por ele sirva de lição para o povo alagoagrandense e que não permita mais ser administrado por pessoas que só fizeram destruir a cidade. Fica, desde já, o alerta.

 

RAPIDINHA 2

AO LADO DE ANDRÉ AMARAL FILHO, PREFEITO SOBRINHO DE ALAGOA GRANDE PARTICIPA DE DIPLOMAÇÃO DO SENADOR ELEITO, EFRAIM FILHO, E SEU 1º SUPLENTE, ANDRÉ AMARAL. 


Na última segunda-feira (19), o prefeito de Alagoa Grande, Antônio Sobrinho, participou da diplomação do senador eleito pela Paraíba, Efraim Filho (União Brasil) e de seu 1º suplente André Amaral (Pros). Também esteve presente ao evento o ex-deputado federal e empresário André Amaral Filho. Ao final da cerimônia de entrega dos diplomas, o senador Efraim Filho e seu suplente André Amaral, gravaram um vídeo ao lado do prefeito alagoagrandense Antônio Sobrinho e do ex-deputado federal André Amaral Filho. Veja.

 


 

 

RAPIDINHA 3


CANAFÍSTULA 1: POR DETERMINAÇÃO DO PREFEITO SOBRINHO, ESCOLA JOSÉ FERREIRA DE PAIVA É BENEFICIADA COM POÇO ARTESIANO.

Por determinação do prefeito Sobrinho, a Escola José Ferreira de Paiva, no distrito de Canafístula, recebeu a implantação de um poço artesiano. O objetivo da ação é proporcionar à escola melhores condições de trabalho aos profissionais da educação e consequentemente um melhor ensino-aprendizagem por parte dos alunos daquele educandário. Para o prefeito Sobrinho e a secretária de educação do município, Alessandra Lívia, a meta é sempre oferecer o que for de melhor para os alunos do município. Veja imagem feita pelo Blog jornalistagildoaraujo com a colaboração de Genilson da Malhada.

 


 

RAPIDINHA 4

CANAFÍSTULA 2: ALÉM DA PINTURA QUE ESTÁ SENDO REALIZADA, ESCOLA ARACY NÓBREGA MONTENEGRO SERÁ TOTALMENTE DOTADA DE CERÂMICA.


Mais uma grande ação da gestão do prefeito Sobrinho para a educação de Alagoa Grande. Na última sexta-feira (23), chegou um caminhão carregado de cerâmica para a Escola Aracy Nóbrega Montenegro, no distrito de Canafístula. O objetivo do prefeito Sobrinho é colocar as cerâmicas na parte do piso, o que dará um melhor dinamismo aquela instituição de ensino, cujos reflexos serão proporcionar aos alunos uma melhor estrutura para desenvolver suas capacitações no ensino-aprendizagem. Veja as imagens feitas “in loco” pelo Blog jornalistagildoaraujo com colaboração de Genilson da Malhada, o "Repórter Rural”.

 


 

 

RAPIDINHA 5

REAPARECEU: CHEFE DE GABINETE DO GOVERNADOR JOÃO AZEVEDO, RONALDO GUERRA, TEM ENCONTRO COM DEPUTADO DIPLOMADO DR. EDUARDO BRITO QUE PODE ADERIR AO GOVERNADOR JOÃO AZEVEDO.

Quem reapareceu mostrando muita força foi o chefe de gabinete do governador João Azevedo (PSB), Ronaldo Guerra. Ele já teve um encontro na semana passada com o deputado diplomado Dr. Eduardo Brito (Solidariedade) com o objetivo de que o parlamentar já faça parte da base do governo a partir do mês de janeiro, o que ficou praticamente acertado. Dr. Eduardo Carneiro é médico e ex-prefeito da cidade de Mamanguape. Ele deverá ter um encontro com o governador João Azevedo brevemente. É mais um a aderir ao governo que deverá iniciar um novo mandato com aproximadamente 30 deputados em sua base de sustentação política. Durante a campanha, Ronaldo Guerra foi estrategicamente afastado, já que havia bastante queixa de alguns aliados do governador.

 

RAPIDINHA 6

GOVERNADOR DEVERÁ ANUNCIAR AINDA ESTA SEMANA OS NOMES DOS NOVOS SECRETÁRIOS DE ESTADO DE SEU NOVO MANDATO QUE PODERÁ TER RICARDO BARBOSA, POLLYANNA DUTRA E RANIERY PAULINO COMO NOVIDADES.


O governador João Azevedo estará anunciando, possivelmente, ainda esta semana, a nova composição de seu secretariado para novo mandato que se iniciará a partir do dia 1º de janeiro de 2023. Vários nomes já são dados como certo, o do deputado Ricardo Barbosa (PSB) que não conseguiu sua eleição para deputado federal, a deputada Pollyanna Dutra (PSB), que também não conseguiu se eleger na disputa para o senado federal, e deputado Raniery Paulino (Republicanos), que ficou na 1º suplência de deputado federal. Nos bastidores, há comentários de que o governador João Azevedo poderá convocar mais dois deputados eleitos para acomodar outros aliados na Assembleia Legislativa. Ainda poderá haver modificações na estrutura do gabinete, onde Ronaldo Guerra deverá dar lugar a Deusdete Queiroga Filho, na chefia de gabinete, e Tibério Limeira, que deverá ocupar a secretaria de governo. Nonato Bandeira continuará sendo o secretário de comunicação, dada a sua performance durante as eleições com merecidos destaques. 

 

RAPIDINHA 7


RICARDO COUTINHO DEIXA A PARAÍBA E VAI MORAR EM BRASÍLIA: EXPECTATIVA É A DE QUE ASSUMA UMA PASTA NO GOVERNO LULA.

Quem deixou a Paraíba e partiu para morar em Brasília, foi o ex-governador Ricardo Vieira Coutinho (PT). Há quase um mês ele se mudou para o Distrito Federal onde está aguardando ser anunciado como ocupante de uma importante Pasta no novo governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Vamos aguardar com expectativa para saber qual será o ministério que o ex-governador paraibano irá trabalhar.

 

RAPIDINHA 8


A cidade de Alagoinha está promovendo um dos mais importantes festejos natalinos da Paraíba. O evento tem chamado atenção da população, tendo em vista que foram contratadas inúmeras atrações de renome nacional, o que tem atraído muita gente de diversas cidades não só da Paraíba, mas de outros estados vizinhos como, Rio Grande do Norte, Pernambuco, entre outros. A prefeita de Alagoinha, Maria de Zé Roberto, esteve presente em todas as noites do evento recepcionando os artistas que se apresentaram e que ainda se apresentarão. Já se apresentaram: o grupo musical Calcinha Preta, Taty Girl e Joyce Tayná.

 


RAPIDINHA 9


ALAGOA GRANDE: SECRETARIA DE ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE SUSPENDE ATIVIDADES NO GINÁSIO DE ESPORTE.

A secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de Alagoa Grande divulgou um comunicado oficial, na última sexta-feira (23), informando aos desportistas alagoagrandenses que as atividades realizadas no ginásio municipal estarão suspensas a partir desta segunda-feira (26), e só retornando a partir do dia 09 de janeiro de 2023. O comunicado foi assinado pelo secretário de Esporte, Lazer e Juventude de Alagoa Grande, Ítalo Avelar. 

 

 

 

 

 

José Gildo de Araújo 

Jornalista Profissional.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário