terça-feira, 25 de julho de 2023

Alagoa Grande, 158 Anos: Prefeito Sobrinho faz uma Nova História

 OPINIÃO DO JORNALISTA GILDO ARAÚJO

 


A cidade de Alagoa Grande é a terra de grandes filhos ilustres como Jackson do Pandeiro, a líder sindical Margarida Maria Alves e o inesquecível Oswaldo Trigueiro de Albuquerque e Mello, ilustre filho que chegou a ser presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). É óbvio que todas essas figuras ilustres tiveram seu destaque em nível estadual, nacional e quiçá até mundial. No entanto, em termos práticos, de transformação ambiental, social e econômica, ninguém fez mais do que o atual prefeito Antônio Sobrinho que, depois de sua posse, a cidade teve uma metamorfose jamais vista em sua história.

Antes de Sobrinho, a cidade era um verdadeiro caos, onde as ruas e as estradas municipais estavam praticamente intransitáveis devido às crateras existentes, além da escuridão, o que lembrava o período de trevas (período da Idade Média, entre os séculos V e XV d.C).

Todos esses percalços encontrados estavam levando a cidade ao atoleiro econômico, trazendo desestímulo às pessoas que nela habitavam, pois, a cidade estava se sucumbindo, já se ouvia o clamor e o gemido de um povo que gritava mesmo que sendo asfixiado, reflexo oriundo de más gestões passadas.

E assim, observando todos esses problemas deixados pelos que o antecederam, o prefeito Sobrinho adotou uma estratégia de unir o seu povo e buscou a aglutinação de forças, tendo em vista que o seu objetivo não era o interesse pessoal, mas tinha em si o propósito de levar políticas públicas de qualidade para que a população pudesse ter orgulho de morar e viver em Alagoa Grande.

Sabemos que foi ardorosa a labuta do gestor alagoagrandense para colocar a cidade nos trilhos. Porém, o que aos olhares de alguns parecia utopia, tornou-se realidade, Sobrinho não só reabriu o Hospital, como também vem dotando de equipamentos modernos, além da melhoria no atendimento médico. E mais, passou também a distribuir de forma gratuita os medicamentos para as pessoas carentes através da implantação de uma Farmácia Básica.


Outra grande revolução que está sendo colocada em prática pelo prefeito Sobrinho, é o desenvolvimento das crianças do município, cujos cuidados vêm desde a pré-escola até o último ano do ensino fundamental, basta ver os investimentos nas reformas e ampliações de creches e escolas municipais, todas de primeiro mundo, além dos veículos escolares totalmente novos, motivo de orgulho para quem estuda nas escolas de Alagoa Grande.

E olhe que ainda não parou, pois já deu início a outras reformas de escolas e creche em várias localidades urbanas e rurais, já que a meta do gestor alagoagrandense é deixar todas as escolas e creches totalmente reformadas e ampliadas, dando dignidade humana às crianças e aos adolescentes do município.

A infraestrutura tem sido outro ponto importante dentro dessa inovadora e perspicaz administração do prefeito Sobrinho, pois o povo tem testemunhado a transformação que a cidade vem tendo quando olha para as ruas e veem a pavimentação asfáltica, obras estruturantes que têm mudado a vida dos alagoagrandenses.

A verdade é que se o prefeito Sobrinho não fizesse mais nada até o final de seu governo, já seria considerado o maior gestor da história de Alagoa Grande, porém quem o conhece sabe que ele é movido a trabalho, e já anunciou para, em breve, a pavimentação asfáltica da PB-079 até o distrito de Zumbi, o que será mais um sonho realizado por aquela comunidade.

Vale destacar também a reforma do Mercado Público Municipal e todo seu entorno, mais uma obra histórica para o município, a qual transformará a feira-livre de Alagoa Grande em um local digno de comercialização e prazeroso para se visitar, pela beleza de como ficará o aquele lugar.

São muitas as ações do prefeito Sobrinho, e elas não param por aí. Agora mesmo está revitalizando a Lagoa do Paó, um dos principais Cartões Postais da cidade, o que depois de concluído será transformado em lugar de passeios pelas famílias e caminhadas da população, além de servir de visitação dos turistas.

A valorização humana da gestão do prefeito Sobrinho também tem visto o lado Social, em que o pobre tem recebido tratamento humanitário, pois tem na primeira Dama do município, a senhora Adriana Melo, uma pessoa que de forma voluntária, presta relevantes serviços aos mais carentes.


Diante de todo esse acervo de ações, podemos dizer que o prefeito Sobrinho resgatou a autoestima da população alagoagrandense, tornou o comércio mais pujante, principalmente com os salários dos servidores rigorosamente em dia.

Por fim, vemos que já há um clamor de preocupação por parte de toda população alagoagrandense, seja do comércio, na zona urbana, na zona rural, ou em qualquer lugar da cidade, pois todos já começam a comentar o que irá acontecer com a Alagoa Grande depois da saída do maior prefeito de todos os tempos.

É visível a olhares da população, a preocupação com o final do mandato do prefeito Sobrinho, pois é unânime em dizer que ele foi de fato o homem, filho de Alagoa Grande, que verdadeiramente trouxe esperança e concretizou os seus sonhos e os sonhos de sua gente. Esse sim é o verdadeiro filho ilustre, pois jamais abandonou sua gente, tudo que fez até hoje foi pensando em cada conterrâneo seu. Esse merece, ainda em vida, ser reconhecido com uma estátua em plena praça pública. A emoção da saudade já começa a bater no povo alagoagrandense na esperança de que um dia ele voltará.

Viva Alagoa Grande pelos 158 anos de Emancipação Política. Viva Antônio da Silva Sobrinho, o maior prefeito da história de Alagoa Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário