domingo, 10 de setembro de 2023

Governo Lula e os Prefeitos: Uma bolha crescente politicamente perigosa


 A cada dia que passa, se faz notória a gritaria dos prefeitos em relação à queda vertiginosa dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Quem leu nossa coluna “Preocupação à vista: Governo Lula e o impasse com os prefeitos” em agosto passado, observou que de lá para cá as coisas só pioraram e, ao que parece, a tendência é de ir até o fundo do poço, já que muitas das prefeituras terão que exonerar servidores se quiserem se manterem “vivas”.

E não para por aí, no último repasse, houve outro decréscimo. E o pior de tudo é que a grande maioria dos prefeitos votou para eleger o presidente Lula (PT) na eleição passada, o que transforma toda essa situação em algo frustrante.

Agora, uma pergunta que não quer calar, onde estão os parlamentares federais, os quais ao que parece não estão nem aí... ou talvez seja uma forma de manter os prefeitos subservientes às suas pretensões, sempre dependendo de suas emendas parlamentares, o que é uma vergonha.

Na Paraíba, já tem prefeito tendo que se expor, mesmo sabendo das retaliações que lhe podem ser impostas, mas pelo menos está tendo a coragem de gritar em favor da população, pois é ela quem começa a sofrer as consequências de todos esses absurdos que começam a acontecer a partir de Brasília. Esse é o caso do prefeito de Alagoa Grande, Antônio Sobrinho (Progressistas), que esta semana teve vários vídeos seus que viralizaram em todo território nacional, inclusive, onde ele diz que votou no presidente Lula, não se arrependeu, mas que “na época do presidente Jair Bolsonaro vinha muito mais dinheiro para as prefeituras”.

Outra demonstração de aflição em decorrência da queda do repasse do FPM foi tomada pelo prefeito da cidade de Conceição, Samuel Lacerda, que resolveu exonerar todos os servidores comissionados e contratados e ainda cortar as gratificações, até o final deste mês. Uma coisa é certa, a população brasileira está alerta a tudo isso.

Infelizmente na Paraíba, poucos se veem deputados e senadores se manifestando em favor dos prefeitos, à exceção do presidente da Assembleia Adriano César Galdino de Araújo (Republicanos), e o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), por coincidência, ambos já foram prefeitos e sabem o quanto é ardoroso administrar um município com parcos recursos. E foram os dois que já vieram a público e se mostraram solidários com os gestores, informando que iriam levar essa preocupação ao Ministro da Casa Civil da presidência da República, Rui Costa, quando de sua visita à Paraíba.

O mais surpreendente de tudo isso é que ainda existem alguns influenciadores do Partido dos Trabalhadores que ao invés de tentar ajudar a resolver essas questões, ficam desdenhando dos prefeitos nas redes sociais, como se os gestores estivessem mentindo para o povo de seus municípios, esquecendo que esses prefeitos são os mesmos que vestiram a camisa e elegeram o presidente Lula, assim como muitos parlamentares do PT e aliados. E duas perguntas não querem calar: Será que esse silêncio de alguns deputados federais e senadores em relação a essa situação não é uma forma de ver o governo se desgastar diante da população brasileira? Daí o porquê de os parlamentares não darem a devida importância que o caso requer?

A verdade é uma só, ou o governo federal tenta resolver todos esses imbróglios e evita o desastre que está à vista, ou terá que assistir daqui para a frente críticas de prefeitos e consequentemente da população, o que é muito ruim para o governo nas futuras eleições, pois todos sabem que os gestores são a base da pirâmide política do País, e se o movimento continuar do jeito que está indo, o Partido do Trabalhadores terá uma grande decepção nas eleições de 2024 e 2026. Quem viver, verá!

 

RAPIDINHA 1


EM BUSCA DE MAIS RECURSOS PARA ALAGOA GRANDE, PREFEITO SOBRINHO E O CHEFE DE GABINETE, FERNANDO DE FORTUNATO, VIAJAM NESTA SEGUNDA-FEIRA (11) PARA BRASÍLIA.

 

Quem estará viajando para a capital federal nesta segunda-feira (11), é o prefeito de Alagoa Grande, Antônio Sobrinho (Progressistas). Ele vai acompanhado de Fernando de Fortunato, seu chefe de gabinete. Na oportunidade, o chefe do executivo alagoagrandense irá buscar mais recursos para o município e, para isso, já agendou contatos com diversos parlamentares que foram votados pela população de Alagoa Grande na última eleição. Um desses deputados é Aguinaldo Ribeiro (Progressistas), e a senadora Daniella Ribeiro (PSD). Em discurso proferido na última quinta-feira (7), o gestor alagoagrandense disse ter esperança de que conseguirá muitos recursos para continuar o trabalho de investimento que vem realizando em Alagoa Grande.

 

Opinião: A verdade tem que ser dita e repetidas quantas vezes forem necessárias, pois o prefeito Sobrinho é o tipo do gestor que todo município desejaria ter, já que é muito proativo, e tem transformado a cidade em uma nova Alagoa Grande. Quem reside no município sabe e diz que jamais Alagoa Grande teve um prefeito do nível de Sobrinho, tendo em vista que é fácil observar que o seu trabalho está atrelado ao amor que ele sente por sua cidade. É indescritível falar sobre o significado de Sobrinho para Alagoa Grande, apenas dizer que ele é um orgulho para todos os alagoagrandenses. Como diz o povo, é o maior prefeito de todos os tempos que Alagoa Grande já viu. Que bom seria se tivéssemos mais 4 anos de gestão para Sobrinho. Oito anos de trabalho, diferentes de muitos outros que só querem o voto do povo alagoagrandense, mas fazem da praia o seu gabinete, enquanto o povo fica a sofrer por uma atenção. Temos a certeza de que o povo não aceita mais o atraso e a enganação.

 

RAPIDINHA 2

PISO DA ENFERMAGEM: PREFEITO SOBRINHO PAGARÁ ENFERMEIROS, TÉCNICOS E AUXILIAR DE ENFERMAGEM COM RETROATIVO.


Na última quinta-feira (7), logo após a sua participação no hasteamento da Bandeira, o prefeito Sobrinho falou com o Blog jornalistagildoaraujo sobre a aprovação do Decreto do Piso da Enfermagem por parte da Câmara Municipal. O gestor alagoagrandense disse que irá cumprir religiosamente a Lei nº 14.581 de 2023. Ainda em sua fala, o prefeito Sobrinho disse que iria pagar o retroativo, o qual todos os enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliar de enfermagem tem direito. Ele afirmou ainda que outras categorias ainda podem ser contempladas. Veja a entrevista do chefe do executivo alagoagrandense ao Blog jornalistagildoaraujo.

 


 

 

RAPIDINHA 3


MAIS DO QUE UMA REFORMA: NOVO COMPLEXO COMERCIAL COMEÇA A SER CONSTRUÍDO PELO PREFEITO SOBRINHO EM ALAGOA GRANDE. BARRACAS DA “CASA VERDE” FORAM DESLOCADAS PARA UM LOCAL MAIS PRÓXIMO.

Foi dada início, desde a semana passada, a tão sonhada reforma do mercado público de Alagoa Grande e todo seu entorno. Nesse sentido, os barraqueiros localizados na chamada “Casa Verde” (área em que será beneficiada) começaram a deslocar suas barracas, de forma provisória, até que seja construída uma nova estrutura, a qual trará mais dignidade ao trabalho de todos os comerciantes, e que também proporcionará a volta da população a comprar na feira-livre de Alagoa Grande. Veja em vídeo produzido pelo Blog jornalistagildoaraujo na última sexta-feira (8).


 

 

 

RAPIDINHA 4

PREFEITO SOBRINHO FAZ DISCURSO EM TOM DE DESABAFO E ALERTA POPULAÇÃO ALAGOAGRANDENSE: “VEJAM EM QUE VOCÊS IRÃO VOTAR NO PRÓXIMO ANO”. “...VOCÊS QUEREM VER O HOSPITAL DE ALAGOA GRANDE FECHADO NOVAMENTE?...”


 

Durante as homenagens ao Dia 7 de setembro, em que se comemora a data da Independência do Brasil, o prefeito Sobrinho ao discursar disse que o País passa por momentos difíceis, tendo em vista que várias prefeituras vêm sofrendo com a queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o que tem atrapalhado no planejamento do que se desejaria executar. Ainda em suas palavras, ele disse que muitos de seus colegas já estão demitindo servidores, o que não acontecerá em sua gestão, já que fez uma boa reserva durante o governo Bolsonaro. Ainda em seu pronunciamento ao povo presente, o prefeito Sobrinho disse que, diante do momento difícil, ao invés de ter despesa com o tradicional desfile, preferiu investir no atendimento à saúde do povo alagoagrandense que anualmente tem uma despesa de 13 milhões, levando-se em consideração custeio e manutenção do hospital, incluindo-se aí, a distribuição gratuita de medicamentos e o transporte de pacientes, além da ajuda para a compra de medicamentos que a prefeitura faz, através da secretaria de desenvolvimento social. Veja parte da fala do prefeito.

Inicialmente, ele fala de que tem orgulho de ser brasileiro pela sua coragem, embora o País esteja em crise, tendo em vista que as prefeituras estão demitindo servidores, e teceu críticas da forma como os gestores estão sendo tratados pelo governo Lula, mas ressaltou que apesar de tudo isso, ele não vai demitir nenhum funcionário. Acompanhe.


 

 

Em seguida, veja a fala em relação aos investimentos estruturantes para a cidade: Reforma do mercado público, pavimentação asfáltica para o distrito de Zumbi, investimento na saúde e educação. Veja.

 


 

 

Logo após, em tom de desabafo, o chefe do executivo alagoagrandense fez críticas aos opositores de Alagoa Grande e alertou a população em relação às eleições do próximo ano. Acompanhe.

 

 



Por fim, ele também fez críticas ao governo Lula, o qual confessou que não estava arrependido de ter votado, mas disse reconhecer que no governo de Bolsonaro vinha muito mais dinheiro para as prefeituras. Palavras que tiveram repercussão nacional. Veja.


 

 

Opinião: O que se observa nos últimos dias em Alagoa Grande é um grupo minguado de opositores da cidade, sem discurso produtivo, tenta desesperadamente passar um monte de fake news, pensando que o povo alagoagrandense ainda irá cair naquela política atrasada. A verdade é que a gestão de Sobrinho pegou toda essa gente de surpresa, pois acreditavam que Sobrinho poderia não fazer um bom governo e vir com discurso fácil. “O tiro saiu pela culatra”. O que se vê é uma oposição perdida, sem argumento, e que começa a passar a fazer ataques pessoais, o que só aumenta o seu próprio desgaste. Não sabe esse grupo que a política ainda não começou, mas estão tentando antecipar de todo jeito. Talvez estejam esquecendo de que pode vir muita bomba contra eles. É só aguardar.

 

RAPIDINHA 5


POPULAÇÃO DE ALAGOA GRANDE REPUDIA ATITUDES DE GRUPOS QUE FAZEM OPOSIÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DA CIDADE.

Em uma das postagens feitas de forma atabalhoada por membros da oposição ao desenvolvimento de Alagoa Grande, não só a população alagoagrandense repudiou a ação, como também, os comerciantes da feira-livre que serão beneficiados. A revolta é tanta que o povo fez questão de usar as redes sociais para repudiar tal atitude. Veja a opinião de um dos comerciantes.

 


 

Opinião: Um grupo de oposicionistas já observando a grande aceitação popular da gestão do prefeito Sobrinho começa a tentar embaraçar o que está dando certo, mas tem recebido por parte da população, sua revolta. É fácil de entender que todo esse nervosismo é parte de uma possível derrota que eles já preveem nas próximas eleições em Alagoa Grande. A verdade é que o povo de Alagoa Grande já entendeu que esses oposicionistas não têm nenhum compromisso com o município, e sim, com eles mesmos. O desejo desses profissionais da política é voltar a reinar na prefeitura e deixar o povo, como sempre, submisso às suas ações. A resposta virá do povo em 2024.

 

 

RAPIDINHA 6

 

SEM LAMA E SEM POEIRA: PARA A ALEGRIA DOS MORADORES DO BAIRRO MARIA MARGARIDA DE SOUZA, PREFEITO SOBRINHO PRATICAMENTE CONCLUIU A CONSTRUÇÃO DO CALÇAMENTO QUE HÁ ANOS A COMUNIDADE SOLICITAVA. 


 

A construção de mais uma rua pela gestão do prefeito Sobrinho está praticamente concluída. Para alegria dos moradores do Bairro Maria Margarida de Souza (Engenho Baixinha), que estão felizes com a concretização de um sonho que há anos não se via. A meta do prefeito Sobrinho é continuar trabalhando e implementando políticas públicas em todo município. Veja em vídeo a realização da pavimentação em paralelepípedo. 

 


 

 

RAPIDINHA 7

 

OBRA HISTÓRICA: TRABALHOS DE REVITALIZAÇÃO DA LAGOA DO PAÓ CHEGA NA FASE DE COLOCAÇÃO DOS TIJOLOS INTERTRAVADOS.


Dando continuidade aos serviços de revitalização da Lagoa do Paó, o maior Cartão Postal da cidade de Alagoa Grande, já se observa que os serviços estão bastante avançados, onde os novos meios fios já foram colocados, assim como, o piso com tijolos intertravados começarão a ser implantados, já que foram retiradas todas as antigas pedras. Veja o andamento da obra que será uma das mais importantes feitas pelo prefeito Sobrinho. Acompanhe.  


 

 

 

RAPIDINHA 8


OPOSIÇÃO FAKE: GRAMADO DO MÓDULO ESPORTIVO MUNICIPAL DE ALAGOA GRANDE É CONSIDERADO UM DOS MELHORES DA PARAÍBA. PREFEITO SOBRINHO IRÁ REFORMAR TODA PARTE ESTRUTURAL BREVEMENTE.

 

Diferentemente do que foi divulgado pelo grupo oposicionista de Alagoa Grande, quando exibiram o gramado do módulo esportivo deteriorado, eis que mais uma vez, a prova de como se encontra o gramado atualmente do estádio municipal, totalmente novo e pronto para a prática do esporte. É importante salientar que, muito em breve, o módulo esportivo municipal estará recebendo uma grande reforma estrutural, onde o prefeito Sobrinho já garantiu, inclusive, a colocação de refletores para que os praticantes do esporte possam realizar partidas de futebol no horário noturno.

 

 

Opinião: Faz vergonha ver a forma como os opositores de Alagoa Grande começam a fazer uma politicagem a base da mentira, algo totalmente descabido e fora do contexto em que vivemos no mundo atual onde tudo é transparente. É por isso que o povo alagoagrandense não acredita mais nessa gente que leva a vida a tentar atrapalhar o desenvolvimento do município, pois quando estiveram à frente do poder nada fizeram, a não ser, administrar visando só interesses próprios enquanto a população ficou esquecida. Talvez estejam pensando que a população irá aceitar esse tipo de manobras que eles estão acostumados a praticar. Felizmente a consciência do povo alagoagrandense hoje mudou, e não vai mais votar em quem só fez enganar nossa gente. Chega de mentira e enganação, Alagoa Grande quer trabalho e ação. 

 

RAPIDINHA 9 

AVC: MORRE VEREADOR DA CIDADE DE SÃO JOSÉ DE PIRANHAS.


O vereador José Nildo Mendes da cidade de São José de Piranhas, alto sertão paraibano, veio a óbito neste último sábado à noite (9) no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita. Ele havia sido internado em decorrência de um AVC, quando ao participar de uma vaquejada em Sousa passou mal e teve que ser hospitalizado com urgência, onde se submeteu a diversas cirurgias, mas não resistiu. Zé Nildo de Zé Herculano, assim como também era conhecido em seu município, faleceu aos 58 anos, e quem deve assumir seu lugar na câmara municipal de São José de Piranhas é Maria Leite, sua suplente. Lamentável.

 

José Gildo de Araújo

Jornalista profissional

 

Veja fotos da última quinta-feira dia 7 de setembro.  Abaixo.

 














































 

Nenhum comentário:

Postar um comentário