OPINIÃO EXCLUSIVA DO JORNALISTA GILDO ARAÚJO
Provavelmente, foi dentro desse contexto que o até então brilhante parlamentar paraibano, Hugo Motta (Republicanos), apresentou um Projeto de Lei Complementar 40/24 que visa permitir que o trabalhador da iniciativa privada use até 10% do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), como garantia de crédito de empréstimo consignado. E assim, o valor usado como garantia seria bloqueado e permaneceria inacessível enquanto o crédito estivesse ativo, ou seja, caso o trabalhador não quitasse a dívida, o Banco poderia solicitar a transferência do FGTS para cobrir o saldo devedor, o chamado “débito automático”.
O projeto tornou-se uma suíte (reportagem que explora desdobramentos de um fato). Ora, como é que um parlamentar da estirpe do deputado Hugo Motta apresenta uma propositura dessa envergadura? Quem poderia imaginar que um legítimo representante do povo chegaria ao Congresso Nacional para tornar-se inimigo de quem o elegeu? A grande indagação que fica, é saber a serviço de quem está o deputado Hugo Motta? Um parlamentar que até semana passada demonstrava ser um possível governador da Paraíba, ou mesmo um senador da República a partir de 2027, mas com posturas como essas que deixam o povo paraibano desacreditado no que poderá vir de ruim para o Estado caso ele venha a se eleger a um desses cargos políticos.
O FGTS é um dos principais fundos de arrecadação financeira do povo brasileiro, a proposta parece mais como uma forma de querer atropelar a vida do trabalhador tirando-lhes o sonho de possuir sua casa própria. Talvez o deputado Hugo Motta não tenha ideia do mal que poderia fazer ao povo brasileiro, principalmente aos mais humildes.
Essa sua atitude deixou a todos nós paraibanos frustrados, e porque não dizer revoltados, ainda bem que esse “jabuti” foi descoberto por um parlamentar pernambucano e repercutido em toda a Paraíba a partir de um lúcido comentário feito pelo jornalista Luis Torres, na Rádio Arapuan; e foi quando o caso ganhou grandes dimensões na imprensa e nas redes sociais. Uma reação popular há muito tempo não vista nos meios de comunicação social como um todo.
Um Projeto de Lei dessa natureza poderá levar o parlamentar ao calabouço político em um futuro não tão distante, principalmente, em uma disputa majoritária. Casos como esses do deputado Hugo Motta nos remete ao que aconteceu quando Cássio Cunha Lima tentou sua reeleição para o Senado Federal e foi surpreendido com a vitória de Daniella Ribeiro (Progressistas) e Veneziano Vital do Rêgo, já que a rejeição contra Cássio foi o preço fatal pago por ele.
O que se espera de agora em diante é que o deputado Hugo Motta possa tentar dar a volta por cima, o que não será fácil, tendo em vista a repercussão do infeliz projeto, o qual deverá vir à tona no período eleitoral quando Hugo postular sua vaga no Governo do Estado ou no Senado Federal. Aliás, vai ser preciso mudar todas as estratégias políticas para tentar ofuscar esse episódio frustrante, tendo em vista que não foi um simples fato, foi algo que levou uma grande preocupação a uma população paraibana e nacional.
Quiçá essa repercussão tenha vindo para que o parlamentar pudesse calçar as sandálias da humildade e saiba que “A soberba precede a queda” – ditado popular que significa que a arrogância e orgulho excessivo podem levar uma pessoa à sua própria ruína.
Por fim, vemos que a única saída momentânea para o deputado Hugo Motta não sofrer uma decepção em 2026, seria vir a público e pedir desculpas de forma humilde, do contrário, poderá sofrer uma derrota fragorosa, e a Paraíba perder um dos mais atuantes parlamentares do Congresso Nacional.
Quem viver, verá!
RAPIDINHA 1
PREFEITO SOBRINHO, ALBIERRE MELO (FILHO DO PREFEITO), O PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO, FERNANDO DE FORTUNATO, E O PRÉ-CANDIDATO A VICE-PREFEITO BETO DO SINDICATO, SE REÚNEM COM UM GRANDE NÚMERO DE PESSOAS NO DISTRITO DE CANAFÍSTULA.
O prefeito Sobrinho cumpriu mais uma agenda política, iniciando mais uma batalha na disputa de mais uma eleição. Nesse período de pré-campanha, em que os pré-candidatos estão se apresentando ao grande público, o prefeito Sobrinho (Progressistas), o seu filho Albierre Melo e o pré-candidato a prefeito Fernando de Fortunato (Progressistas), participaram na última sexta-feira (10) de uma reunião realizada na casa do pré-candidato a vice-prefeito Beto do Sindicato (PT).
Participaram também da reunião, o procurador do município, Dr. Walcides Muniz, o assessor jurídico do sindicato dos trabalhadores rurais, o advogado Dr. Marcus Vinicius Muniz, os secretários Dagoberto Fernandes e Carmen Aenetânia, os vereadores Adriano, Cláudio e Marcelo, e os pré-candidatos a vereador Professor Gildo e Tiel de Zumbi.
Opinião: Durante seu eloquente discurso, o prefeito Sobrinho fez o anúncio da futura candidatura de seu filho, o jovem Albierre Melo para prefeito, já em 2028.
Inicialmente, quem falou foi o pré-candidato a vice-prefeito, Beto do Sindicato. Veja trecho final de seu pronunciamento.
Em seguida quem fez uso da palavra foi o prefeito Sobrinho.
O Chefe do Executivo citou algumas ações que vem realizando por sua terra, veja.
Ao final falou o pré-candidato Fernando de Fortunato. Veja trecho final da fala do pré-candidato da situação em Alagoa Grande.
RAPIDINHA 2
PREFEITO SOBRINHO E PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO, FERNANDO DE FORTUNATO, REÚNEM GARIS NO AUDITÓRIO DA PREFEITURA MUNICIPAL PARA ANUNCIAR AUMENTO DE 20% NA INSALUBRIDADE.
Uma reunião histórica para os garis, assim podemos definir o encontro realizado na última sexta-feira (10), no auditório da Prefeitura Municipal de Alagoa Grande. Durante o encontro, o prefeito Sobrinho anunciou um aumento de 20% na insalubridade da categoria, uma reivindicação feita pelos servidores desde de gestões anteriores. Será dado inicialmente 10%, e no mês de janeiro próximo mais 10%.
Participaram também da reunião, o procurador do município, Dr. Walcides Muniz, o presidente da câmara de vereadores, Adriano Ferreira, os secretários Dagoberto Fernandes e Carmem Aenetania. Ao final do encontro, o Blog jornalistagildoaraujo conversou com o prefeito Sobrinho. Veja o que disse o gestor alagoagrandense sobre o aumento dos garis.
Em seguida, falou o pré-candidato Fernando de Fortunato, que garantiu continuar valorizando os servidores, caso seja eleito prefeito de Alagoa Grande. Acompanhe.
RAPIDINHA 3
PRÉ-CANDIDATO A VEREADOR, PROFESSOR GILDO, SE FEZ PRESENTE AO LADO DO PREFEITO SOBRINHO, DO PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO, FERNANDO DE FORTUNATO E PRÉ-CANDIDATO A VICE-PREFEITO, BETO DO SINDICATO.
Quem esteve cumprindo agenda na reunião promovida pelo pré-candidato a vice-prefeito Beto do sindicato, que contou com a presença do prefeito Sobrinho, de seu filho Albierre Melo, e do pré-candidato a prefeito Fernando de Fortunato, foi o pré-candidato a vereador professor Gildo. Na oportunidade, o professor Gildo esteve conversando com lideranças políticas e pessoas do povo que se faziam presentes no encontro, visando seu futuro político. Dialogou com o prefeito Sobrinho e seu filho Albierre, além de Fernando de Fortunato e Beto do Sindicato. É nítido observar o crescimento da pré-candidatura do professor Gildo, que assim como os demais pré-candidatos do grupo, tem recebido total apoio do prefeito Sobrinho. Também se fizeram presentes na reunião os vereadores Adriano, Cláudio e Marcelo, além do pré-candidato Tiel de Zumbi.
RAPIDINHA 4
JUNTO COM AGUINALDO RIBEIRO: PREFEITO SOBRINHO ADQUIRE MAIS UMA MÁQUINA PATROL PARA O MUNICÍPIO DE ALAGOA GRANDE.
Mais uma máquina tipo Patrol chega para Alagoa Grande, através do prefeito Sobrinho e do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (Progressistas). Desde o início do mandato do prefeito Sobrinho que o deputado Aguinaldo Ribeiro e a senadora Daniela Ribeiro vêm mantendo uma parceria importante para Alagoa Grande, e agora, mesmo faltando pouco mais de seis meses para o final do mandato do prefeito Sobrinho, esses parlamentares continuam contemplando a cidade, isso é um sinal de confiabilidade num governo que deu certo para Alagoa Grande, daí a confiança do prefeito Sobrinho em eleger o seu sucessor, dado o grande número de ações que tem sido feita no município.
Veja vídeo gravado pelo Blog jornalistagildoaraujo sobre a chegada de mais uma máquina que irá beneficiar a população alagoagrandense, principalmente, a população da zona rural.
RAPIDINHA 5
PREFEITO SOBRINHO PARTICIPA DE ENTREGA DE DISPENSA DE RESERVISTA A DIVERSOS JOVENS ALAGOAGRANDENSES.
Na última quinta-feira (9), o prefeito de Alagoa Grande, Antonio Sobrinho, esteve prestigiando a entrega de certificado de dispensa do serviço militar de vários jovens alagoagrandenses. Durante seu pronunciamento, o gestor alagoagrandense falou sobre a importância de servir a Pátria. Em seguida, quem usou da palavra foi o chefe do serviço militar em Alagoa Grande, o Sargento Reformado do Exército Brasileiro, Josildo Marques. Ao final do encontro o prefeito Sobrinho fez a entrega dos certificados de dispensa aos jovens presentes.
RAPIDINHA 6
OBRAS DE CONSTRUÇÃO DO NOVO MERCADO PÚBLICO TEM RITMO ACELERADO.
Uma das mais importantes obras estruturantes já feitas em Alagoa Grande nos últimos 40 anos está sendo construída pelo governo do prefeito Sobrinho. Trata-se do novo mercado público, um equipamento totalmente moderno, do jeito que a população sonhava que fosse. O novo mercado terá aproximadamente 120 boxes, disse o prefeito Sobrinho, o que irá atender a vários comerciantes que irão comercializar seus produtos naquele recinto, que já havia perdido a competitividade comercial para os grandes supermercados da cidade, mas que a partir de sua inauguração, com seu estilo próprio, a população voltará em peso para fazer suas compras no tradicional mercado, lugar de compra e venda, mas sobretudo, de encontros das famílias e amigos. Este será mais um legado deixado pelo prefeito Sobrinho para sua amada terra. Sobrinho já faz parte da história de sua terra, sendo o maior prefeito de todos os tempos.
RAPIDINHA 7
“CASA VERDE”: CONSTRUÇÃO DE 32 QUIOSQUES JÁ ESTÃO SENDO CONCLUÍDOS, E SERÁ INAUGURADO PELO PREFEITO SOBRINHO BREVEMENTE.
A construção de 32 quiosques na feira livre de Alagoa Grande é mais uma grande obra que o prefeito Sobrinho irá presentear os barraqueiros que trabalham de forma indigna na chamada “Casa Verde”. A obra já está próxima de sua inauguração, que acontecerá com uma grande festa para celebrar mais uma ação da gestão do prefeito alagoagrandense que já começa a deixar saudades no coração de sua gente.
RAPIDINHA 8
AO LADO DE TIEL DE ZUMBI, O PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO, FERNANDO DE
FORTUNATO E O PRÉ-CANDIDATO A VICE-PREFEITO, BETO DO SINDICATO, VISITAM CASAS
NO DISTRITO DE ZUMBI.
Uma agenda bastante longa foi enfrentada pelos pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito de Alagoa Grande, neste último sábado no distrito de Zumbi. Fernando e Beto enfrentaram uma maratona de visitas ao lado do pré-candidato a vereador Tiel de Zumbi. Essas visitas têm surtido efeito à medida em que a população começa a tomar conhecimento dos projetos que cada partido apresenta para discussão nas eleições deste ano. Isso é apenas o começo de uma pré-campanha, imagine quando for pra valer.
RAPIDINHA 9
HOSPITAL MUNICIPAL ESTÁ SENDO TOTALMENTE REVITALIZADO PELA SECRETARIA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO.
O Hospital Municipal de Alagoa Grande vem sendo totalmente revitalizado pela secretaria de saúde do município, que tem à frente o Dr. André Fernandes. Depois de já ter concluído toda parte interna do hospital, os trabalhos foram continuados na parte de fora, onde varandas, muros, e demais itens estão sendo totalmente restaurados, o que significa melhorar o aspecto visual do ambiente de saúde. É mais uma ação do prefeito Sobrinho, através do Dr. André Fernandes em benefício do povo alagoagrandense. Veja vídeo produzido pelo Blog jornalistagildoaraujo.
RAPIDINHA 10
O COMEÇO DO FIM: BRUNO CUNHA LIMA DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE E DISPENSA LICITAÇÕES POR SEIS MESES.
Bruno Cunha Lima (União Brasil), prefeito de Campina Grande, decretou na última sexta-feira (10), situação de emergência no município por um período de 6 meses. A estiagem tem gerado prejuízos importantes e significativos às atividades produtivas do Município de Campina Grande, principalmente à agricultura, pecuária e indústria da região urbana e rural - justificou o prefeito em portaria no Diário Oficial do Município. Com a medida, a Prefeitura de Campina Grande fica “dispensada de licitações, os contratos de aquisição de bens e serviços necessários às atividades de resposta ao fenômeno da seca, locação de máquinas e equipamentos, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação do cenário de calamidade pública desde que possam ser concluídas no prazo estipulado em lei”.
Opinião: Campina Grande está um caso sério. Só problemas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário