domingo, 14 de setembro de 2025

Léo Bezerra: Lealdade só a João Azevedo e Cícero Lucena, não a Lucas

OPINIÃO EXCLUSIVA DO JORNALISTA GILDO ARAÚJO

A cada dia que passa, observa-se nitidamente que os partidos e seus principais protagonistas já começam a demonstrar para onde estão trilhando seus caminhos, uns mais tortuosos, outros mais insinuantes.

No campo específico das oposições, é fatídico o posicionamento do senador Efraim Filho (UB), que já se apresenta como candidato pelas oposições do lado mais radical da direita, embora tente se mostrar mais de centro. Em relação ao grupo situacionista, é público e notório que o vice-governador Lucas Ribeiro (PP) já recebeu o aval do governador João Azevedo (PSB) e de seu grupo político para ser o candidato natural.

Recentemente, começou a surgir a candidatura mais ao centro, a do prefeito da capital, Cícero Lucena (PP), que, de forma precoce, em menos de oito meses da atual gestão, já anunciou que deixará o cargo para disputar a eleição de governador no próximo ano. Corre ainda por fora a pré-candidatura do presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Adriano Galdino (Republicanos).

Nesse imbróglio político, nota-se que, entre as oposições, o senador Efraim Filho foi totalmente acolhido pelo grupo bolsonarista. A prova é o seu crescimento nas últimas pesquisas, o que não acontece com Pedro Cunha Lima (PSD), que, mesmo tendo uma aceitação popular considerável, parece ter “jogado a toalha” diante da possível chegada de Cícero Lucena ao grupo comandado pelo senador Veneziano Vital (MDB) e pelo ex-senador Cássio Cunha Lima, que ainda administra ações políticas mesmo à distância da Paraíba.

Mas o que vem chamando mais atenção na política paraibana nos últimos dias é o posicionamento do clã Bezerra, leia-se: o deputado Hervázio Bezerra (PSB), o vereador Odon Bezerra (PSB) e, principalmente, Léo Bezerra (PSB), vice-prefeito de João Pessoa. A expectativa de poder do grupo aumentou consideravelmente depois do anúncio da saída de Cícero Lucena do cargo em abril do próximo ano.

No último sábado (13), durante a posse da deputada Cida Ramos (PT) como presidente do partido na Paraíba, o vice-prefeito Léo Bezerra, que até então aparentava certo equilíbrio em relação ao seu posicionamento político por ser do PSB do governador João Azevedo, encerrou qualquer perspectiva de apoio à pré-candidatura de Lucas Ribeiro (PP). Em seu discurso, olhando diretamente para João Azevedo, que estava ao lado de Lucas, Léo foi taxativo: “Onde o senhor estiver, terá Léo Bezerra ao seu lado”.

Isso significa dizer que sua lealdade é exclusivamente ao governador e à sua pré-candidatura ao Senado Federal, além de ao prefeito Cícero Lucena em qualquer circunstância.

A pergunta que não quer calar é: como fica, a partir de agora, o relacionamento dos Ribeiros com os Bezerras? Haverá retaliações por parte do governo estadual diante dessa postura? Vão deixar para demitir os ocupantes de cargos e futuros adversários políticos apenas no meio do ano que vem, quando já não interessará mais a ninguém?

Até agora, o que se sabe é que os aliados dos Ribeiros já foram rifados pela gestão de Cícero Lucena, com assinaturas de exoneração feitas pelo próprio Léo Bezerra. Mesmo que tenham alegado “a pedidos”, trata-se de uma simples desculpa rotineira usada na política.

A verdade é que essa fala do vice-prefeito foi, indubitavelmente, um divisor de águas entre os Bezerras e os Ribeiros, cujas consequências certamente virão. Porém, nada que abale as pretensões do governo, que segue firme em seu propósito de viabilizar as eleições de seus pré-candidatos: Lucas Ribeiro para o governo, João Azevêdo e Nabor Wanderley para o Senado.

Aliás, um levantamento divulgado pelo portal Polêmica Paraíba neste domingo, que consultou os 223 prefeitos do estado, já indica a preferência de 96 prefeitos por Lucas Ribeiro (45%); 15 gestores paraibanos por Efraim Filho (6,2%); Cícero Lucena (1,55%); e Adriano Galdino (1,5%). Esse levantamento pode repetir a situação da eleição anterior, mostrando a força da “máquina” nos municípios do interior, com prefeitos e deputados da base atuando de forma decisiva.

Mesmo com a saída de Cícero Lucena, o grupo comandado por João Azevêdo, Aguinaldo Ribeiro e Hugo Motta segue muito fortalecido, especialmente nas bases interioranas, mas também na capital e em Campina Grande, regiões que receberam muitas ações do governo da Paraíba nos últimos quatro anos, o que pode refletir nas eleições. E isso independentemente do apoio de prefeitos, já que uma parcela significativa do eleitorado hoje vota de forma mais “independente”.

Ainda assim, mesmo com a ampla aceitação junto à maioria dos prefeitos, não se descarta uma “limpeza geral” no governo, retirando aqueles que insistem em permanecer mesmo sabendo que não ficarão. Talvez seja a hora de chamar o feito à ordem e decidir: fica ou sai.

Diante desse cenário, é certo que as eleições do próximo ano serão uma das mais disputadas da história política da Paraíba. Mas, mesmo com todas as estratégias da oposição, o grupo do governador João Azevêdo segue favorito para vencer, pois além de contar com a união de partidos como PSB, PP, PT, Republicanos, entre outros, ainda tem em Lula um referencial de votos decisivo no Nordeste e especialmente na Paraíba, fator crucial junto ao eleitorado mais humilde, que acompanha o presidente em qualquer circunstância.

E, como diz o ditado popular: “Oposição dividida, vitória da situação”. Mantida essa performance, o pré-candidato ao governo Lucas Ribeiro tem todas as chances de triunfar nas eleições de 2026.

Quem viver, verá!

 

 RAPIDINHA 1

ALAGOA GRANDE: PREFEITO NETO CARNEIRO RETORNA DE BRASÍLIA E DEVE ANUNCIAR BREVEMENTE NOVAS AÇÕES COM RECURSOS CONSEGUIDOS EM BRASÍLIA.

 


O prefeito Neto Carneiro retornou na última quinta-feira (11) de Brasília onde se encontrou com diversos parlamentares paraibanos e conseguiu novos recursos que serão divulgados a toda população alagoagrandense brevemente.

O Chefe do executivo alagoagrandense esteve acompanhado do secretário de planejamento do município, Manoel Neto. Neto Carneiro deverá usar as redes sociais do município para fazer um relato de suas visitas junto aos senadores Veneziano Vital do Rêgo (MDB), Daniella Ribeiro (PP), entre outros. Pelo jeito devem vir muitas novidades para serem anunciadas. Vamos aguardar. 

 

OPINIÃO: Talvez estejamos sendo até redundantes, mas a verdade pura e verdadeira é que o prefeito Neto Carneiro vem surpreendendo de forma positiva a população de Alagoa Grande, pois seu ritmo de trabalho tem sido avassalador, basta observar as inúmeras ações já realizadas em pouco mais de oito meses, o que demonstra estar muito mais além do que outras gestões em comparação do tempo de mandato e concretização de obras, isso em todas as áreas, saúde, educação, social, infraestrutura, esporte, cultura, tudo acima do esperado.

Ao permanecer com essa performance administrativa, não temos nenhuma dúvida de que estará mais do que credenciado para obter uma reeleição bastante folgada, a qual deverá ser não mais por quatro anos, mas sim, por 6 anos, ou seja, deverá ter uma gestão de 10 anos em Alagoa Grande. Quem viver, verá!

 

RAPIDINHA 2

POLÍTICA: EM PESQUISA REALIZADA PELA SETA EM PARCERIA COM O PORTAL “POLÊMICA PARAÍBA”, O DEPUTADO BOSCO CARNEIRO ESTARIA ELEITO DEPUTADO ESTADUAL.

 


O deputado estadual Bosco Carneiro, segundo pesquisa SETA/Polêmica Paraíba, divulgada na última quarta-feira (10), aparece entre os parlamentares que a preço de hoje estaria eleito nas eleições do próximo ano. A pesquisa ouviu 1.500 eleitores em 95 municípios paraibanos entre os dias 29 e 31 de agosto. Esses dados demonstram que o deputado Bosco Carneiro está no caminho para mais uma vitória em sua trajetória política, a qual deverá ser a quinta vitória em mais uma eleição e o seu retorno à Assembleia Legislativo da Paraíba.

 

OPINIÃO: Quantas vezes não ouvimos dizer que o deputado Bosco Carneiro não chega, mas está sempre se elegendo, isso demonstra sobretudo a sua perspicácia em saber formatar suas estratégias. Aliás, recentemente o parlamentar fez um verdadeiro “gol de placa” como diz quando alguém faz um gol bonito no futebol. No final do mês de agosto, ele e seu filho, Neto Carneiro, partiram para uma nova sigla partidária junto com o arguto deputado Eduardo Carneiro, onde passaram a comandar na Paraíba a Federação Solidariedade-PRD, cujo presidente é o jovem prefeito alagoagrandense, Neto Carneiro, o que praticamente selou a volta do deputado Bosco Carneiro e Eduardo Carneiro ao Poder Legislativo paraibano na próxima eleição.

A verdade é que o deputado Bosco Carneiro é um exímio conhecedor do xadrez político, daí o motivo de tantas vitórias, e ao que parece essa não vai ser diferente, talvez seja até melhor que as outras. Vamos continuar acompanhando todos os desdobramentos da política paraibana.

 

RAPIDINHA 3

EMENDA PARLAMENTAR: DEPUTADO BOSCO CARNEIRO DESTINA R$100 MIL PARA ASSOCIAÇÃO PROMOCIONAL DO ANCIÃO.

 


Visando proporcionar uma melhor qualidade de vida às pessoas idosas, o deputado Bosco Carneiro destinou R$100 mil oriundos de sua emenda parlamentar para a Associação Promocional do Ancião, instituição que cuida de pessoas idosas em João Pessoa há mais de 40 anos. Em sua rede social, o parlamentar expressou sua alegria em contribuir com a melhoria na qualidade de vida dos idosos. “Essa emenda fortalece as ações sociais e assegura a continuidade de um trabalho que transforma vidas todos os dias”. Queremos parabenizar o deputado Bosco Carneiro pelo grande gesto de respeito e empatia ao próximo. 

 

RAPIDINHA 4

PREFEITO NETO CARNEIRO DÁ INÍCIO À TERRAPLANAGEM COM CASCALHAMENTO NA ESTRADA VICINAL QUE LIGA A VILA SÃO JOÃO AO QUILOMBO CAIANA DOS CRIOULOS.

 


Assim como prometido, o prefeito Neto Carneiro de Alagoa Grande deu início ao serviço de terraplanagem na estrada vicinal que liga a Vila São João ao Quilombo Caiana do Crioulos. A via receberá o cascalhamento que é um produto quase idêntico ao asfalto acabando, de uma vez por todas, com os problemas de buracos antes existentes. Com essa ação, não só Caiana dos Crioulos, como também toda região como: (Sapé de Julião, Paquevira, Paturi, Jiqui, Boa Idéia, Caiana do Agreste e Imbira) serão beneficiadas, tendo em vista que haverá uma melhor mobilidade no escoamento da produção dos agricultores para a Sede do município.

Outro ponto importante do cascalhamento na via é a perspectiva de crescimento do turismo rural, especialmente, para Caiana dos Crioulos, já que haverá uma queda drástica no tempo de viagem até o Quilombo, fomentando o desenvolvimento econômico e social de todo aquele entorno. Não temos dúvidas de que essa ação do prefeito Neto Carneiro será uma virada de chave do crescimento de Caiana dos Crioulos que passará a receber com mais frequência os turistas que visitam Alagoa Grande.

Um momento histórico.

 

RAPIDINHA 5

VEM AÍ A PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA QUE LIGA O CENTRO DA CIDADE DE ALAGOA GRANDE ATÉ A VILA SÃO JOÃO: SERVIÇOS DE ADEQUAÇÃO DE CALÇAMENTO JÁ EM FASE DE CONCLUSÃO.

 


Está mais do que próximo o início da pavimentação asfáltica que liga a rua Horácio de Albuquerque (centro de Alagoa Grande) até a Vila São João.

Durante toda a semana, trabalhadores estiveram realizando serviços de adequações do calçamento para muito em breve receberem a malha asfáltica. Em todas as ruas, a expectativa é enorme, pois os moradores das ruas que serão atendidas não veem a hora da implantação asfáltica, o que proporcionará uma melhora acentuada na mobilidade urbana e humana, tendo em vista que tudo se tornará mais perto, além de trazer mais conforto e economia aos proprietários de veículos, como também irá melhorar a depreciação dos automóveis cuja a quebra dos carros irá diminuir bastante, trazendo mais economia ao bolso dos proprietários de carros e motos. Só irá ser ruim para quem tem oficina de veículos, já que os automóveis e motocicletas quebrarão menos. 

 

OPINIÃO: O que está acontecendo em Alagoa Grande parecia utópico, mas é uma grande realidade, graças ao empenho do prefeito Neto Carneiro, do deputado Bosco Carneiro e do vice-prefeito João Montenegro que estão de mãos dadas comprometidos com o desenvolvimento do município. 

 

RAPIDINHA 6

CÂMARA DE VEREADORES DE ALAGOA GRANDE APROVA PROJETO DO VEREADOR TIEL DE ZUMBI QUE PRIORIZA ATENDIMENTO NOS SERVIÇOS PÚBLICOS AOS AUTISTAS.

 


Na última quinta-feira (11), em sessão ordinária, os vereadores aprovaram um Projeto de Lei de autoria do vereador Tiel de Zumbi que trata sobre as prioridades que os autistas devem ter no espaço dos serviços públicos municipais, essencialmente, na saúde.

A aprovação da matéria foi por unanimidade dos presentes. Foi uma ação bastante relevante do vereador Tiel de Zumbi, o que demonstra a preocupação do parlamentar com a questão de inclusão numa sociedade que ainda precisa avançar muito em relação a essa consciência de defesa dos mais vulneráveis. Parabenizamos ao vereador Tiel de Zumbi pela magnífica propositura. Inclusão social, sempre. 

 

RAPIDINHA 7

VICE-PREFEITO E SECRETÁRIO DE SAÚDE JOÃO MONTENEGRO VISITA POSTOS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO VISANDO AMPLIAÇÃO DE SERVIÇOS À POPULAÇÃO. 

 


Quem esteve visitando diversos Postos de Saúde no município de Alagoa Grande durante toda a semana foi o vice-prefeito e secretário de saúde, Dr. João Montenegro. Ele acompanhou “in loco”, a obra do Hospital Municipal, dos Postos de Saúde nos distritos de Canafístula e Zumbi e outras localidades. Dr. João também realizou vistoria nas obras das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Vera Cruz, onde brevemente, junto com o prefeito Neto Carneiro estará entregando a toda comunidade. As duas Unidades a partir de suas inaugurações terão também atendimento odontológico. 

 

RAPIDINHA 8

MAIS UMA AÇÃO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ALAGOA GRANDE: 1º ENCONTRO SOCIOAMBIENTAL INTERMUNICIPAL COMEÇA NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA.

 


A secretaria de agricultura do município de Alagoa Grande estará realizando na próxima quarta-feira (17), o 1º Encontro Socioambiental Intermunicipal “PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE - RESPONSABILIDADE DE TODOS”.

O encontro será realizado no Salão de Festas Art’s Agra, centro da cidade de Alagoa Grande, a partir das 8:30h. O propósito do evento é a promoção de reflexões e troca de experiências acerca de temáticas socioambientais, fortalecendo a integração regional e contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

Os palestrantes convidados são: Alex Rodrigues, Coordenador de Projetos do SEMAN/PMJP; GUILHERME DINIZ, Coordenador de Licenciamento da SEMAN/PMJP; Niedja Farias, Advogada e Chefe de Fiscalização SEMAN/PMJP; Anderson Fontes, Diretor de Controle Ambiental SEMAN/PMJP E Arthur Navarro, Advogado e Professor de Direito Administrativo e Direito Ambiental. Ele irá falar sobre a política municipal de meio ambiente como instrumento de desenvolvimento socioeconômico sustentável.

Além disso, será também o mediador da Banca. 

Uma excelente programação para a população alagoagrandense. 

 

RAPIDINHA 9

PRESIDENTE LULA SANCIONA LEI DE AUTORIA DO ATUAL MINISTRO DA EDUCAÇÃO CAMILO SANTANA QUE CRIA CARTEIRA NACIONAL DO PROFESSOR.

 


Na última quinta-feira (11), o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei que cria a Carteira Nacional de Docente (CNDB), documento oficial para professores da rede pública e privada. A medida visa valorizar a categoria e garantir vantagens práticas e financeiras aos profissionais da educação.

 

BENEFÍCIOS DA CNBD

Com a nova carteira, os professores terão direito a:

  • Descontos em eventos culturais, como cinema, teatro e shows;
  • Cartão de créditos sem anuidade, emitido pela Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil;
  • 15% de redução em diárias de hotéis, por meio de parceria com a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH)

 

EMISSÃO E CADASTRO

A emissão da CNDB começa em 15 de outubro, data em que celebra o Dia Nacional do Professor. Para solicitar, o docente deverá:

  • Acessar o site do programa Mais Professores para o Brasil;
  •  Fazer login com conta Gov.br (CPF e senha);
  • Informar vínculo, município e unidade da federação em que atua.

·         As informações serão validadas por órgãos como a Receita Federal e Censo Escolar.

IMPACTO

O ministro da Educação, Camilo Santana, autor do projeto, afirmou que a carteira vai simplificar a comprovação profissional: “Muitas vezes, o professor precisava apresentar holerite ou contracheque para ter acesso a descontos. A carteira nacional docente resolverá essa situação e dará mais visibilidade ao trabalho profissional”.

O MEC estima que mais de 2 milhões de docentes poderão solicitar CNDB. A lei também prevê que estados, Distrito Federal e municípios mantenham atualizados os dados necessários para a emissão.

PROGRAMA MAIS PROFESSORES

A CNDB integra o programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de valorização, qualificação e incentivo à carreira docente, reforçando o compromisso do governo com a educação de qualidade em todo País. Fonte: Metrópoles

 

José Gildo de Araújo

Jornalista Profissional

Nenhum comentário:

Postar um comentário