OPINIÃO EXCLUSIVA DO JORNALISTA GILDO ARAÚJO
Todos
nós sabemos que existem hoje na Paraíba os pré-candidatos ao Senado Federal
denominados "grandalhões", como o ex-governador da Paraíba João
Azevedo, que busca sua primeira vitória como senador da República, o senador
Veneziano Vital do Rêgo, que tenta sua reeleição, e Nabor Wanderley, que também
resolveu participar da disputa com perspectivas de vencer, já que conta com a
força e a influência de seu filho, o presidente da Câmara dos Deputados, o
deputado Hugo Motta.
No
entanto, este ano estão surgindo alguns protagonistas que poderão fazer frente
aos favoritos e que já começam a chamar atenção, como é o caso do advogado Ruy
Galdino, do ex-ministro Marcelo Queiroga, do ex-deputado federal Major Fábio e
do ex-prefeito de Sousa, André Gadelha, que, inclusive, a depender da
quantidade de votos obtidos, pode vir a atrapalhar a eleição de um dos
favoritos.
No
caso especial dessas pré-candidaturas, observa-se que cada uma delas possui
suas peculiaridades. Ruy Galdino é um advogado militante, participante ativo
das mídias tradicionais e digitais, além de empresário, e tem uma ligação muito
íntima com a população de João Pessoa. Deverá ser o indicado do PDT para a vaga
ao Senado, sendo notável que já começou a pontuar nas últimas pesquisas. Caso
seja confirmada sua candidatura, deverá dar muito trabalho aos seus
concorrentes, já que possui uma excelente eloquência e poder de persuasão. Ruy
Galdino é apontado como um dos que pode tirar votos de alguns favoritos e
beneficiar ou a ele próprio ou a outro concorrente, especialmente em João
Pessoa, onde possui uma identificação maior com os eleitores.
Em
relação ao ex-ministro Marcelo Queiroga, nota-se que tem a total confiança do
eleitorado de direita, mais conservador, essencialmente do bolsonarismo,
podendo surpreender e obter uma grande votação em João Pessoa e na grande
região, assim como aconteceu na eleição de 2022, quando o Pastor Sérgio Queiroz
surpreendeu a todo mundo, sendo o mais votado na capital paraibana, fruto de
sua ligação com o grupo comandado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
O
Major Fábio é outro pré-candidato bastante prestigiado junto ao grupo de
direita em nível de Brasil. Não é à toa que tem a confiança e a preferência do
senador e pré-candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro, para ser
um dos companheiros de chapa de Marcelo Queiroga ao Senado Federal. Possui uma
vasta experiência no funcionamento do Congresso Nacional e foi um dos pioneiros
na defesa da reeleição do presidente Jair Bolsonaro em 2022. O Major Fábio é
mais um que pode obter muitos votos e até diminuir a diferença de outras
candidaturas, favorecendo até a candidatura de Marcelo Queiroga, podendo atrair
eleitores até do grupo oposicionista, especialmente na grande João Pessoa e em
Campina Grande e região.
Por
fim, temos o pré-candidato André Gadelha, o único entre os três que se
posiciona mais à esquerda, já que deverá fazer parte da chapa majoritária ao
lado de Veneziano Vital do Rêgo. André Gadelha tem se notabilizado como um
indócil dentro do seu grupo político, pois tem tido uma postura corajosa e de
enfrentamento ao denunciar até "partidários" de seu próprio
"nicho" que estão preferindo apoiar candidatos fora do seu ciclo
político, os chamados incoerentes, que muitas vezes trocam o apoio ao seu nome
por emendas parlamentares advindas de seus adversários, como foi o caso
recentemente acontecido entre ele e o prefeito Léo Bezerra, que poderá anunciar
o apoio à pré-candidatura de Nabor Wanderley em troca de recursos oriundos do
mandato de Hugo Motta para ajudar a sua gestão em João Pessoa. Com isso, o
pré-candidato André Gadelha tem demonstrado que não aceitou ser candidato com o
intuito apenas de ser um coadjuvante, mas para ser mais uma opção para os
paraibanos que querem um representante de verdade em Brasília. Aliás, esse seu
comportamento tem sido muito bem aceito pelo eleitorado, pois mostra, acima de
tudo, responsabilidade dentro do propósito para o qual foi convidado, tendo em
vista que não está na política para se imiscuir, mas para cumprir uma missão de
trabalhar pelo povo paraibano, já que já foi prefeito de Sousa e já sabe
"os caminhos das pedras".
Por
fim, observa-se que Ruy Galdino, Marcelo Queiroga, Major Fábio e André Gadelha
são protagonistas importantíssimos dentro das conjunturas políticas, tendo em
vista que não será novidade se algum deles vier a alcançar uma grande votação,
pois poderá tirar a eleição de um dos favoritos. Em política não se subestimam
os adversários, se respeita. Quem viver, verá!
RAPIDINHA
1
EM
BUSCA DA VITÓRIA: DEPUTADO BOSCO CARNEIRO CUMPRIU AGENDA COM A IMPRENSA
PARAIBANA CONCEDENDO ENTREVISTAS NA BANFM, NA CIDADE DE ESPERANÇA, E RÁDIO POP
DE JOÃO PESSOA
Ao
visar estender seu leque de eleitores e grupo de apoio nas mais diversas
cidades da Paraíba, o deputado Bosco Carneiro concedeu entrevistas durante a
semana, na emissora BanFM, de Esperança, na última quarta-feira, e na Rádio POP
de João Pessoa, na última sexta-feira. Foram duas entrevistas bastante
pertinentes, nas quais o parlamentar falou de diversos temas.
OPINIÃO: Essas duas entrevistas foram por demais
importantes, tendo em vista que o deputado Bosco Carneiro precisa racionalizar
cada vez mais, já que possui uma característica política bastante plausível,
dada sua postura e conduta ilibada, algo raro em políticos nos dias atuais.
Vamos torcer para que o parlamentar consiga galgar sua volta, pois será
bastante relevante para Alagoa Grande e região, já que todo mundo sabe que
Bosco Carneiro é um parlamentar municipalista.
RAPIDINHA
2
DEPUTADO
BOSCO CARNEIRO E LUCYLA CARNEIRO CUMPREM AGENDA EM PICUÍ, NO CURIMATAÚ
PARAIBANO, E AUMENTAM SEU ARCO DE ALIANÇAS
O
deputado Bosco Carneiro e Lucyla Carneiro cumpriram agenda na semana passada no
município de Picuí, Curimataú paraibano, onde participaram de reuniões com
lideranças políticas, representantes de associações e o povo em geral do
município. O objetivo do parlamentar é estender seus trabalhos para municípios
que conheciam seus trabalhos legislativos, mas não o conheciam pessoalmente.
Lucyla Carneiro estava acompanhada de seu esposo, Walker Onofre, secretário de
controle interno da Prefeitura de Alagoa Grande.
OPINIÃO: Essas visitas aos municípios paraibanos
são de extrema valia, já que muitos paraibanos ou conhecem ou já ouviram falar
dos trabalhos legislativos do deputado Bosco Carneiro. Aliás, quem tem a
postura e a conduta da estirpe do deputado Bosco Carneiro tem autoridade para
ir a qualquer município apresentar sua plataforma de trabalho, diferentemente
de muitos que se apresentam de "cara bonita", porém, muitas vezes,
são meros larápios, com uma vida pública suja, que chegam aos lugares com malas
de dinheiro com o objetivo de comprar a consciência da população. A verdade é
que representantes do povo como o deputado Bosco Carneiro estão em extinção, já
que a prevalência de muitos é "quem dá mais". Daí a necessidade de
termos que ter gente como o deputado Bosco Carneiro para representar de verdade
a nossa gente na Assembleia Legislativa. Um parlamentar de vida ilibada e que
orgulha a todos nós. Essa é a grande verdade.
RAPIDINHA
3
COM
ATRAÇÕES COMO A CANTORA ELBA RAMALHO, GESTÃO DO PREFEITO NETO CARNEIRO E JOÃO
MONTENEGRO REALIZARÁ "SÃO JOÃO" HISTÓRICO PARA O POVO ALAGOAGRANDENSE
O
prefeito Neto Carneiro estará realizando, a partir das 9h30 da próxima
terça-feira (23), uma das maiores festas juninas da história de Alagoa Grande.
Já a partir das 15h30, irão se apresentar Forró Quentão, Tallyson e Everson,
além da Quadrilha Junina Vozes da Terra e Paixão Junina.
Na
quarta-feira (24), na Vila São João, estarão se apresentando, a partir das 15h,
"Os 3 do Nordeste", Forró Nordestino, Thiago Fernandes e o grupo
folclórico Raízes.
Na
quinta-feira (25), teremos no centro da cidade, a partir das 18h, a
apresentação de Forrozão Pai e Filho (artista da terra) e Davvy Duarte (artista
da terra); em seguida, a apresentação de uma cantora renomada, especialmente na
Paraíba, que é Gitana Pimentel; e, finalmente, a maior expectativa do ano: o
show com Elba Ramalho, quebrando paradigmas, tendo em vista que a cantora havia
sido anunciada na gestão passada, mas agora o prefeito Neto Carneiro está
trazendo para Alagoa Grande.
OPINIÃO: A gestão do prefeito Neto Carneiro e
João Montenegro vem quebrando diversos paradigmas com um estilo mais sensível e
democrático de administrar, e a cultura está inserida dentro desse contexto,
sempre com muita transparência e com a participação de todos que os ladeiam. A
festa junina deste ano em Alagoa Grande vem demonstrando um crescimento
imensurável, prova de que, a cada ano, ela vem se desenvolvendo com bastante
amplitude, porém com planejamento e com a liberdade de trabalho responsável da
secretaria de cultura do município, a qual tem cumprido à risca todas as
determinações do gestor alagoagrandense. Só a presença da renomada Elba Ramalho
já dá para se fazer um parâmetro do antes e do depois de Neto Carneiro. Se
permanecer com essa mesma performance, em poucos anos Alagoa Grande tornar-se-á
uma das cidades de maior evolução cultural e turística da Paraíba, tendo em
vista as estratégias que estão sendo planejadas e executadas.
RAPIDINHA
4
BELA ALAGOA GRANDE: COM O APOIO DO PREFEITO NETO CARNEIRO, EQUIPES DA SECRETARIA DE CULTURA REALIZAM DECORAÇÃO NAS VIAS DA CIDADE E LOCAIS DE VISITAS
Se
a cidade de Alagoa Grande já é muito linda, agora, no São João, ficou ainda
mais bela. Além de seus antigos casarios, sua bela Lagoa do Paó e suas ladeiras
íngremes, onde está localizado o antigo "Alto Buenos Aires", na
antiga Conde, o prefeito Neto Carneiro, através da secretaria de cultura do
município, que tem à frente a secretária Tamyres Dysa, deu uma conotação mais
genuína de uma cidade que cuida de suas tradições culturais, afinal de contas,
é a terra de Jackson do Pandeiro, o Rei do Ritmo, e nada melhor do que
decorá-la, trazendo de volta aquela bela paisagem de outrora.
Parabenizamos
o gestor alagoagrandense pelo belíssimo trabalho de enfeitar a cidade, a qual
está preparada para que seu povo festeje o São João e o São Pedro e, ao mesmo
tempo, possa receber seus conterrâneos que moram fora, mas sempre retornam para
rever familiares, assim como os turistas que vêm conhecer a terra do ritmo e do
forró.
RAPIDINHA
5
ALAGOA
GRANDE: COM EMENDA DO SENADOR ANDRÉ AMARAL E APOIO DO DEPUTADO BOSCO CARNEIRO,
GESTÃO NETO CARNEIRO E JOÃO MONTENEGRO DEU INÍCIO À PAVIMENTAÇÃO DE 17 RUAS NOS
CONJUNTOS CEHAP 1 E 2.
Desde
o início da semana, a Prefeitura de Alagoa Grande, em parceria com a Companhia
de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), vem
fazendo a pavimentação das ruas dos conjuntos Cehap 1 e 2 em Alagoa Grande. É o
maior programa de pavimentação asfáltica já adotado na cidade. Serão 17 vias,
trazendo mais desenvolvimento para os moradores de Alagoa Grande. Já receberam
pavimentação as vias cujos nomes são: Professora Ana Alves Cavalcante, Antônio
Vicente, Francisco Carlos e Severino de Queiroz.
OPINIÃO: Vamos direto ao assunto: o prefeito
Neto Carneiro, depois dessa avalanche de obras, já se tornou o maior gestor da
história de Alagoa Grande. Vamos torcer para que ele, junto com o deputado
Bosco Carneiro, o vice-prefeito João Montenegro e todo o grupo, permaneçam
focados em fazer ainda muito mais, tendo em vista que toda a população
alagoagrandense está bastante feliz com a performance do prefeito Neto
Carneiro.
RAPIDINHA
6
EM
SUA ÚLTIMA SESSÃO DA LEGISLATURA NESTE SEMESTRE, CÂMARA DE VEREADORES APROVA
PROJETO 17/2026 DO EXECUTIVO MUNICIPAL, QUE INSTITUI POLÍTICA DE EDUCAÇÃO
INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ALAGOA GRANDE.
VEREADOR DE OPOSIÇÃO, ZÉ DO POVO, PARABENIZA O PREFEITO NETO CARNEIRO E A
SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO JACINTA DUARTE
Na
última sessão ordinária deste semestre, a Câmara Municipal de Alagoa Grande
aprovou, por unanimidade dos presentes, o Projeto de Lei nº 17/2026, de autoria
do chefe do Executivo alagoagrandense, que institui a Política de Educação
Integral em Tempo Integral na Rede Municipal de Ensino.
Isso
significa mais um avanço da educação no quesito ensino-aprendizagem, já que os
alunos permanecerão na escola em dois turnos, ou seja, a probabilidade de
permanência na escola evita que o aluno fique ocioso, assim como haverá um
melhor desempenho de participação em sala de aula e, consequentemente, a
compreensão de texto e interpretação será bem mais eficiente.
Já
que estamos na Copa do Mundo, o prefeito Neto Carneiro, através da secretaria
de educação, marca um belo gol de placa.
Durante
sua apreciação ao projeto, o vereador Joedson Coutinho (Zé do Povo) parabenizou
o prefeito Neto Carneiro e a secretária de educação do município, Jacinta
Duarte. Veja a fala do vereador Zé do Povo.
RAPIDINHA
7
CONSTRUÇÃO
DE PAVIMENTAÇÃO EM PARALELEPÍPEDO CONTINUA EM RITMO ACELERADO NO CONJUNTO VERA
CRUZ. RUA PROJETADA 1 ESTÁ PRATICAMENTE CONCLUÍDA
O
programa de levar calçamento em paralelepípedo aos bairros mais carentes da
cidade, promovido pela Prefeitura de Alagoa Grande em parceria com o governo da
Paraíba, em Alagoa Grande, continua a pleno vapor. No conjunto Vera Cruz, o
prefeito Neto Carneiro já deu por concluídas quatro ruas, tem mais uma em
conclusão, a Projetada 1, e outra, a Projetada 2, que será iniciada já no
início da semana que se inicia.
RAPIDINHA
8
PREFEITO
NETO CARNEIRO TEM ENCONTROS COM SUPLENTES DE VEREADOR QUE REAFIRMAM
COMPROMISSOS DE APOIO À SUA GESTÃO E AO DEPUTADO BOSCO CARNEIRO
O
prefeito Neto Carneiro recebeu, neste final de semana, em seu gabinete, os
suplentes de vereador de Alagoa Grande Adriano Emerson de Paiva (seu primo), o
advogado Fabiano Luz, Jailton de Zumbi e Marilene Karla Coutinho, todos
ex-vereadores e atualmente suplentes, os quais obtiveram uma grande votação na
eleição de 2024. Durante o encontro, o chefe do Executivo alagoagrandense
discutiu com os ex-parlamentares estratégias visando aos preparativos para as
eleições deste ano. Ao final da reunião, todos ficaram satisfeitos e
reafirmaram o compromisso político com o prefeito Neto Carneiro e com o apoio à
recondução do deputado Bosco Carneiro para a Assembleia Legislativa.
RAPIDINHA
9
PREFEITO
NETO CARNEIRO CONSEGUIU MAIS UM VEÍCULO VAN PARA A SECRETARIA DE
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
O
prefeito Neto Carneiro, junto com a secretária de Desenvolvimento Social de
Alagoa Grande, Renolda Carla de Morais Pereira Montenegro, conseguiu mais um
veículo van, que já está à disposição da população alagoagrandense. É mais uma
ação da gestão Neto Carneiro e João Montenegro, que visa proporcionar, cada vez
mais, atenção às pessoas mais vulneráveis da sociedade. Lembrando que este já é
o segundo veículo adquirido pelo prefeito Neto Carneiro em menos de 15 dias do
mês de junho.
RAPIDINHA
10
EM
NOME DO PROJETO LULA: VENEZIANO E JOÃO AZEVEDO SE ENCONTRAM E SE CUMPRIMENTAM
NA CIDADE DE ALAGOA NOVA
Parece
que as boas novas estão fazendo com que o senador Veneziano Vital do Rêgo e o
ex-governador João Azevedo reatem as amizades, afinal de contas ambos são os
preferidos do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para ocuparem
as duas vagas para o Senado na eleição deste ano. Levando ao "pé da
letra", é uma grande sacada de Veneziano, tendo em vista que esse
realinhamento com o ex-governador João Azevedo pode lhe render alguns votos.
Política se faz com diálogo, e não com cizânia.
José
Gildo de Araújo
Jornalista
Profissional












Nenhum comentário:
Postar um comentário