domingo, 7 de junho de 2015

ATENTOS: APENAS UM ANO PARA AS CONVENÇÕES

Estamos há exatamente um ano para as convenções das eleições majoritárias e proporcionais em todos os municípios do país. Devido a morosidade na reforma política, os prováveis candidatos ficam sem ter uma segurança política, ou seja, não sabem em que partido se filiar, pois tudo pode acontecer, inclusive nada. Pelo que estamos acompanhando, os noticiários vindos da capital federal, Brasília, parece que ficará “tudo como dantes no quartel de Abrantes”, havendo apenas, por enquanto, uma só modificação, o fim da reeleição, não para 2016, e sim, para as próximas eleições.
Enquanto isso, diversas especulações são criadas sobre as “danças das cadeiras” partidárias. Em Alagoa Grande, como já especulamos o vereador, Genildo Marques da Silva, não continuará ao lado do prefeito Bôda, e irá migrar para um novo partido, o mesmo procedimento poderá ser feito pelo parlamentar Marcelo de Canafístula, que, inclusive, poderá ser candidato a vice no grupo de oposição, numa estratégia geopolítica do grupo do deputado Júnior Carneiro para tentar frear o crescimento em número de votos numa eventual candidatura de Beto do Sindicato.
Outro que poderá deixar o partido é o vereador Fabrício de Fortunato já que pretende migrar para um partido que lhe ofereça um melhor horizonte em que possa vislumbrar mais uma vitória, reconduzindo-o a casa de Francisco Luiz de Albuquerque Melo.
Os demais, da situação, Ronaldo Marques, José Ribeiro Agra Filho ( Deda Ribeiro), Gilberto Marques Júnior, deverão permanecer na mesma posição, a não ser que surja durante esse percusso da reforma política alguma novidade.
Em relação aos suplentes situciacionistas, a única novidade é a saída inexoravel de Cláudio Chaves do PR (Partido da República), afirmativa confirmada pelo próprio suplente a este colunista. Claro que tudo isso ainda deverá passar por uma conversar com o Prefeito Bôda.
Do lado oposicionista, observa-se o vereador Fabiano Luz, mais perto do que nunca do Partido da Solidariedade do Deputado Federal Benjamim Maranhão, pode-se dizer que seja o plano B do parlamentar numa possível candidatura própria, caso não seja indicado na chapa do grupo Carneiro.
Outro que poderá ir para um outro partido é o vereador Marcos de Zumbi numa tentativa de se acomodar numa posição de reeleição, ou mesmo de eleger alguém de sua confiança, mas sem desligamento do grupo de oposição.
Os demais vereadores oposicionistas deverão permanecer como estão, Luiz Lucindo, Josildo Oliveira e Antônio Salustiano de Miranda. Quanto a Manuelzinho, suplente, deverá ir para o PSL ( Partido Social Liberal ) do deputado Júnior Carneiro.
Quanto a Sobrinho Júnior há uma incógnita, pois, não se tem nenhuma informação ainda para qual agremiação política irá, embora ele tenha uma grande oportunidade de se filiar a algum partido que faz oposição a nível estadual em Alagoa Grande, como é caso do grupo do senador Cássio Cunha Lima, e se firmar como uma liderança oposicionista. Em relação ao vice prefeito Beto, todos sabemos que sempre foi do PT ( Partido dos Trabalhadores).
Só nos resta esperar pelos nossos congressistas para podermos saber quem ficará com quem no próximo pleito. Esperamos que esta Reforma aconteça o mais rápido possível, pois os prováveis candidatos já estão trabalhando sem saber como ficará sua situação política, sem um planejamento mais adequado, o que politicamente é um absurdo! E dificultoso para quem quer conquistar o pleito… mas, coisa desse nosso Brasil de “mãe Joana e pai João”.

JOSÉ GILDO DE ARAÚJO
JORNALISTA
DRT 4580/97

Nenhum comentário:

Postar um comentário