segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

ELEIÇÕES 2016: Um prognóstico nebuloso


O que esperar das eleições do próximo ano?
No âmbito nacional estamos vendo o país  numa verdadeira balburdia em que ninguém se entende. Um Brasil afundado na economia, na politica e, principalmente, na sua moral. Temos que ser realistas, o Governo Federal depois de cometer vários erros na economia com pedaladas fiscais, como confirmou o TCU (Tribunal de Contas da União), tem praticado vários equívocos na condução dos trabalhos no Congresso Nacional, a ponto de assistirmos à prisão pela Polícia Federal do líder do próprio governo no Senado, Delcídio do Amaral, atendendo uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) e, posteriormente, referendado pelo Senado Federal.
Fatos dessa magnitude têm tido uma grande repercussão em todos os entes da federação. Não se sabe mais se planejar coisa alguma, pois os cortes vêm a toda hora de forma aviltante, o que pode colocar a situação de governadores e prefeitos em dificuldades nas suas respectivas administrações.
Vejamos o que está acontecendo em diversas cidades pelo país a fora, onde muitos municípios não estão podendo sequer honrar seus compromissos com a folha de pagamento de seus servidores, quanto mais realizar aquelas obras tão desejadas por sua população. Parece um barco sem timoneiro! O país está se atolando na lama da corrupção, a inflação em dois dígitos (mais de 10% anual), desemprego aumentando cada vez mais, aumento de combustível, de água, gás de cozinha, os alimentos com reajustes substanciais… enfim a única coisa que nos resta é a esperança de ver a Justiça brasileira passar o Brasil a limpo, do contrário, estaremos entregues à estagnação.
De forma mas específica, voltando para a política de Alagoa Grande, o que podemos analisar é que, enquanto não acontecer a chamada "janela" para as transferências de possíveis candidatos no próximo ano, as coisas ficam hibernando. Enquanto isso, podemos dizer que na oposição o vereador Josildo Oliveira trabalha para ser o candidato - caso Dona Iêda Carneiro desista - pois, segundo o parlamentar, em entrevista,  tem todo o aval do Deputado João Bosco Carneiro Júnior em lançar sua pré-candidatura, inclusive alguns assessores próximo do deputado, já anda afirmando que se não for a ex-primeira dama, será mesmo Josildo. Se isso vir a acontecer, por certo já não contará com o apoio do Presidente da Câmara Genildo Marques, que se mostra favorável ao vereador Fabiano Luz.
Quanto ao vereador Fabiano Luz, está só aguardando o desfecho disso tudo para depois se posicionar, pois se não for escolhido, deverá seguir com sua candidatura a vereador com vitória certa, podendo até eleger mais um de seu partido. E o povo? Vai ou não ser ouvido sobre essas candidaturas? É bom fazer uma pequisa, ver quem é quem, pra depois não se arrepender. Não subestimem a inteligência popular, o povo está alerta!
Quanto a Sobrinho, se mudar de partido, em que possa ser presidente, junto com sua equipe de trabalho, e os candidatos forem Beto pela Situação e Josildo pela oposição, tem grande chance de triunfar, basta ter alguns recursos para bancar uma possível candidatura.
Já o prefeito Bôda, estrategista nato, está só observando o cenário político, se não der pra ele, provavelmente poderá apoiar José Wamberto, mas se houver alguma mudança no posicionamento das composições políticas e econômicas do país, em que  favoreça seu último ano de mandato, claro que poderá sair candidato, e se for esse o quadro que ora se comenta na cidade, poderá, caso venha a ser candidato, ser eleito novamente. Estas eleições prometem muitas surpresas, é só esperar pra ver.

RAPIDINHA 1
Na semana retrasada estavam Neném de Augustinho, Luciano (agente de saúde), este colunista, além do suplente de vereador Cláudio Chaves, quando chegou o ex-vereador e secretário de esporte do município, Gilberto Marques afirmando com todas as letras que "Se Bôda for candidato, o vice sairá do grupo de Sobrinho".

RAPIDINHA 2
O Governador Ricardo Coutinho instalou na semana que passou o Conselho Estadual da Transparência e Combate a Corrupção e quem está participando desse grupo seleto é o nosso representante na Assembleia Legislativa, o deputado João Bosco Carneiro Júnior.

RAPIDINHA 3
O deputado João Bosco Carneiro Júnior, esta semana na "Casa de Eptácio Pessoa", se posicionou contra a criação do TCM ( Tribunal de Contas dos Municípios). Foi um ato de grandeza do parlamentar alagoagrandense.

RAPINHA 4
O deputado Wellington Roberto tomou a cena, mais uma vez, na mídia nacional e internacional, quando se desentendeu com o também deputado Zé Geraldo do PT do pará, na "Comissão de Ética" da Câmara Federal. O coitado do Zé teve que ser ajudado por quatro parlamentares. O caboclinho paraibano, errou claro, mas, mostrou que não leva desaforo pra casa.

RAPIDINHA 5
O professor Doutor Rafhael Rodrigues junto com outras pessoas da cidade de Alagoa Grande estão preocupados com a situação do pessoal que vivem em área de risco do município, esta semana ele, juntamente com Cida da Caiana estiveram com Cida Ramos, Secretária de Ação Social do Estado, tratando do assunto. Boa iniciativa!

JOSÉ GILDO DE ARAÚJO
JORNALISTA
DRT 4580/97

Nenhum comentário:

Postar um comentário