domingo, 6 de dezembro de 2015

Não ao Coronelismo!

Houve uma época no Brasil onde quem mandava na política não eram só os militares, mas também aqueles personagens tido como bastardos em dinheiro, que dominavam a classe trabalhadora e obrigavam-nos a tratá-los como "Coronel" ou "Doutor" numa total forma de submissão.
"Coronel" palavra que significa patente importante dentro da área militar, como comandante. E "Doutor", título dado aquelas pessoas que defenderam teses de doutorado ou, por costume, aos médicos e operadores do Direito, assim como, nas regiões mais humildes, aquele considerado com um intelecto mais avançado com relação ao interlocutor.
Como tudo se transforma (Lavoisier), o tempo passou. Foram muitas lutas e mortes. Os homens, que  bravamente resistiram,  evoluíram; e tendo melhores condições de se educarem, buscaram conhecimento. Com consciência, obtiveram valor próprio. E fizeram surgir movimentos humanizados por todo o país, fazendo cessar inúmeros tabus com o advento da Constituição Cidadã em 1988.  
Todavia, ainda existem algumas células vivas desse coronelismo que procuram permanecer nesses novos tempos, trazendo algumas tentativas de tipos de submissão ao trabalhador, que dentre elas reconhece-se hoje o assédio moral.
O assédio moral traz constrangimentos, muitas vezes, irrecuperáveis ao psicológico do trabalhador. Dentro desse contexto, temos que reconhecer que a participação do Partido dos Trabalhadores foi por demais importante no avanço das melhorias de condições ao trabalhador como os movimentos das mulheres e negros.
Para se ter uma ideia, graças a esses movimentos que, hoje, no país são realizadas a "Marcha das Margaridas". Somado a isso, todos os anos é comemorado no dia 20 de novembro o dia da "Conciência Negra".
Diante desses exemplos de lutas, de resistências, como Margarida Alves, Penha, e tantos outros brasileiros que tiveram suas vidas ceifadas, é que não podemos aceitar em nenhuma cidade deste país, os chamados "Coronéis", aqueles quem dizem: "eu mando, eu posso, eu faço".
Graças a Deus estamos  numa democracia em que as instituições funcionam plenamente, e que a Constituição Federal, em seus artigos 5º, IX e 220, garante a todo cidadão a livre forma de expressão.
Não podemos retroceder e eleger pessoas que possam vir governar seu povo a base do chicote, como estivéssemos na época da Casa Grande & Senzala, pois a escravidão já passou, pois qualquer trabalhador merece respeito.
Enfim, é preciso colocarmos no poder pessoas que amem verdadeiramente seu povo, que visem ao bem estar da sociedade, que amem as famílias e que não queiram simplesmente se locupletar do dinheiro público. Temos que dar um basta aos fascínoras de plantão, aos hipócritas que desejam o poder só com o intuito de lhe favorecer. Isso cabe a todas as cidades onde ainda impera o medo.
Ser prefeito, não é ser patrão, é ser empregado de um povo que lhe paga para zelar pelo município, no sentido de executar ações que visem ao bem coletivo. Precisamos colocar pessoas comprometidas com ética na política, do contrário, poderá acontecer o que estamos vendo em Brasília, muitos políticos atolados na lama da corrupção.
Cuidado eleitor, temos que avançar, olhar para frente, colocar pessoas que tenham passado e presente limpo, pois é assim que a coisa funciona. Chega de arrogancia e prepotência, pois o poder é emana do povo.

RAPIDINHA 1
Um fato que repercutiu muito na mídia brasileira foi o voto dado pelo deputado Wellington Roberto do (PR), contra a continuidade do processo de cassação do também deputado Eduardo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados. Além de Wellington Roberto, que é titular, na Comissão de Ética da Câmara, votaram a favor de Cunha: Hugo Mota e Manoel Júnior ambos do PMDB paraibano. É ou não é vergonhoso para nossa brava Paraíba?

RAPIDINHA 2
Esta semana, estive com o vice-prefeito José Wamberto, na cidade de Campina Grande, e indagado se seria realmente o candidato do prefeito Bôda, respondeu: " Tenho lido todos seus artigos. Com relação à candidatura, pode divulgar que o candidato do prefeito Bôda serei eu, não tenho nenhuma dúvida", finalizou Beto.

RAPIDINHA 3
Quem estará aniversariando nesta terça-feira é o prefeito de Alagoa Grande, Hildon Régis Navarro Filho (Bôda): Desejamos Parabéns pela passagem do seu aniversário!

RAPIDINHA 4
Queremos agradecer a ex primeira dama Dona Iêda Carneiro, pelos elogios a esta coluna quando escrevemos sobre o tema "Dr. João Bosco Carneiro, uma Bandeira Inesquecível". É preciso dar continuidade ao exemplo deixado por este homem público.


JOSÉ GILDO DE ARAÚJO
JORNALISTA
DRT 4580/97

Nenhum comentário:

Postar um comentário