Tudo parecia que iria ser ardoroso, mas ao mesmo tempo harmonioso...
Todavia, como já havíamos comentado em outras edições, seria preciso o líder das oposições em Alagoa Grande chamar o feito à ordem para que as coisas pudessem ocorrer de forma natural e democrática até a escolha dos possíveis candidatos a prefeito e vice no Município.
Infelizmente, temos que ser reais: deixaram correr frouxo e o resultado foi o de que o Vereador Josildo Oliveira, que já havia feito uma carta pública ao povo de Alagoa Grande se despedindo da política, ao perceber que a ex-primeira dama Iêda Carneiro poderia não disputar as eleições deste ano, voltou atrás em sua decisão e, na esperança de ser o indicado pelo grupo "Carneiro", começou a investir massissamente na mídia alagoagrandense; o que deixava a entender que estava se autodenominando candidato do grupo das oposições.
Esse argumento é comprovado diante das diversas entrevistas em vários meios de comunicação de nossa região. Tudo isso correndo à revelia das lideranças, e mais, alimentado por alguns assessores do deputado Júnior Carneiro que são alinhados à forma de fazer política do Vereador Josildo Oliveira. O resultado dessa propaganda forçada tem provocado diversas reações dentro do grupo, e insatisfação do eleitorado carneirista.
Por conta dessa iminente candidatura algumas lideranças começam a se afastar do grupo, como foi o caso do Professor Rafhael Rodrigues, Pastor Valério entre outros.
Como se não bastasse, a semana passada o deputado Júnior Carneiro em entrevista a Rádio Cultura disse que: "Quem não estiver satisfeito, saia".
Essa frase inflamou ainda mais os ânimos de alguns correligionários do deputado, que não têm aceitado a candidatura a prefeito de Josildo Oliveira. Dentro do que disse o deputado, o Presidente da Câmara Municipal (Genildo Marques da Silva) voltou a dizer que "Tenho dito que se for Dona Iêda Carneiro ou o vereador Fabiano Luz, acompanharei o grupo; se for Josildo, estou fora, pois não é uma imposição minha, é a opinião do povo de Alagoa Grande".
Outro que já deixou o grupo carneirista, em virtude do possível lançamento da candidatura de Josildo, foi o empresário Evaldo Vieira do PTB, que esta semana lançou sua candidatura junto com o PT do B, que recentemente afirmou a este colunista que não votaria nem no grupo "Régis", nem no grupo "Carneiro".
E não para por aí, outro que afirmou ser simpático à candidatura de Dona Iêda Carneiro foi o ex-vereador e empresário Duca Chaves, presidente do (PEN) no Município, mas deixou bem claro que se o candidato for Josildo, também não acompanhará, já que não vê no parlamentar nenhuma chance de vitória.
Para piorar ainda mais a situação oposicionista, esta semana o ex-vereador Badelo, em reunião em sua residência, juntamente com seus familiares e simpatizantes, tomou a decisão de consultar o deputado Júnior Carneiro sobre os prováveis candidatos; se for citado o nome de Josildo Oliveira, também abandonará a equipe.
Com todo esse desdobramento, dá para se ter uma ideia de como se encontra o quadro da política oposicionista. Ora, se as lideranças estão reagindo dessa forma, imagine aquele povo sofrido que estão há quatro anos só vivendo a "pão e água", e vendo a perspectiva de passar mais quatro anos em situação de penúria.
O que leva o grupo carneiro a não indicar o nome da ex-primeira dama Dona Iêda Carneiro ou Fabiano Luz, quando o povo quer?! É preciso que a oposição "calce as sandálias da humildade", reveja toda essa situação em que está chegando, e urgentemente procure restabelecer o diálogo com esse povo, ofereça, pelo menos, esperança de que irá rever essa pré-candidatura. É uma gritaria geral na cidade, se for "fulano não ganha". Lembrem-se do que disse o grande escritor Mário Quintana: "Quando cuidamos bem do nosso jardim, as borboletas voltam". Pensem nisso. Pois, se querem cuidar bem do jardim político, e ver os amigos voltarem para a oposição, só tem uma solução: lançar Iêda Carneiro e Fabiano Luz. Assim, talvez as lideranças pudessem cantarolar: "As andorinhas voltaram, eu também voltei..."
Do contrário, todo esse desmanche político só fortalece o grupo do prefeito que, mesmo fazendo uma péssima administração, volta a ter chances de vitória.
Diante de tudo isso, é bom que o povo preste bem atenção a esse xadrez político que estão preparando para nossa gente. Temos que dar uma respostas aos cartolas que querem empurrar de "guelas abaixo", candidatos sem nenhuma densidade política. Chega, não brinquem com coisa séria. É preciso colocar no poder pessoas comprometidas com o futuro de nossa terra. Vamos pelo menos respeitar a opinião popular, se do lado da oposição o povo quer Dona Iêda e Fabiano Luz, por que tanta burocracia?
Deixem a população à vontade para avaliar, e bote o bloco na rua. Se do lado do prefeito, o povo quer Bôda, que seja ele. Embora que do lado do prefeito dizem que com Beto a situação é mesma que Josildo na oposição, parece existir muita rejeição do grupo Regista. Mas isso é assunto para uma próxima!
RAPIDINHA 1
O Vereador Presidente da Câmara Municipal Genildo Marques da Silva disse na presença do assessor de Júnior Carneiro, Adauto Coutinho que ninguém havia lhe convidado para o encontro do PSB na semana passada. O vereador terminou indo para uma reunião na casa do prefeito Bôda, talvez, insatisfeito por não ter sido convidado pelo grupo oposicionista. É preciso que entendam que Genildo é um parlamentar importante e que tem muito voto.
RAPIDINHA 2
E por falar em Bôda, no domingo passado, o prefeito reuniu em sua casa alguns dos prováveis candidatos a vereador do município, momento em que estavam presentes diversas lideranças alagoagrandenses.
RAPIDINHA 3
O fato que chamou atenção na reunião não foi só a presença do vereador Genildo Marques, mas a de Beto do Sindicato (vice-prefeito). Beto é uma prova inconteste de perseverança.
RAPIDINHA 4
O grupo oposicionista parece que não está preocupado com as eleições proporcionais. Ora, se não cuidarem logo, correm o risco de só fazerem dois ou no máximo três vereadores. O caso é sério. Poderemos ter candidatos com muitos votos e ficar de fora da Câmara. É preciso se articular urgentemente, se não o bicho vai pegar.
RAPIDINHA 5
E os "bilolinhas" continuam dando maior ibope. Não param de crescer! Agora entrou Filhão do Conselho Tutelar para somar-se com Cláudio Chaves, Toinho Ayres, Edvaldo Vieira, Jaime, Júnior de Zumbi, Roseane (esposa do ex-vereador Badelo) e mais uns dez. Não temos nenhuma dúvida de que desse grupo deverá sair eleito, no mínimo dois. Avante!
JOSÉ GILDO DE ARAÚJO
JORNALISTA
DRT 4580/97