domingo, 14 de fevereiro de 2016

ELEIÇÕES 2016: Uma análise do momento político de Alagoa Grande

Falta pouco mais de quinze dias para a abertura da “janela” política, ou seja, qualquer político que esteja com mandato poderá mudar de partido sem correr o risco de cassação. Com isso, já se especula  uma verdadeira dança das cadeiras.
Pelo que se tem visto no momento, os candidatos a cargos nos legislativos irão deixar para última hora para tomar tal decisão, mudança que poderá  custar uma vitória ou uma derrota. Sendo assim, vai ser preciso muito diálogo, principalmente com as lideranças partidárias.
Quanto a majoritária, depois do pré-anúncio da possível candidatura do vereador Josildo Oliveira, pela oposição, à Prefeitura de Alagoa Grande, cresceu bastante a possibilidade de uma grande fatia dos partidários  abandonar o “barco” e partir para outras agremiações.
A confirmação desse fato se observa mediante de uma conversa que tivemos esta semana  com o vereador  Genildo Marques  da Silva, quando falou de maneira contundente que “só fica com candidato que tem respaldo popular”, e na sua opinião, o pré-candidato do grupo carneirista, Josildo Oliveira, dentro do quadro político que se desenha, ainda não possui condições de disputar uma eleição majoritária para prefeito com perspectiva de vitória; eleição que terá pela frente,  possivelmente, o Prefeito Bôda.  Por isso, continuou Genildo, “ deixarei o grupo carneiro se não encontrar uma candidatura que esteja a altura do povo de Alagoa Grande”.
Além de saltar aos olhos esta quase saída do presidente da Câmara, já deixaram o partido: o professor Dr. Rafhael Rodrigues (que deverá sair candidato a prefeito) e o Pastor Valério, que são pessoas formadoras de opinião. É possível ainda a perda de outras lideranças importantes.
Vemos que esse pré-lançamento pode ter sido precipitado ou uma estratégia das oposições,  mesmo assim, já tem deixado várias  sequelas  ao grupo comandado pelo deputado João Bosco Carneiro Júnior.
No entanto, pela perspicácia política que é peculiar do deputado Júnior Carneiro, mesmo o tempo sendo exíguo, ainda  dá para  ajustar as coisas, dando um freio nessa  “sangria” de perdas de algumas peças importantes desse xadrez político.
A propósito, estivemos conversando com um membro da equipe do deputado Júnior Carneiro sobre essa possível saída de algumas lideranças do grupo, por conta da candidatura do vereador Josildo Oliveira, ele respondeu que “é apenas um grupinho que está insatisfeito, mas com o desenrolar da campanha todos voltam”.  Será?
Outro fato que tem deixado o mundo político alagoa-grandense curioso, é o silêncio estratégico do vereador Fabiano Luz, que hoje possui um grupo de agregados muito importante, e que está só aguardando os fatos para se posicionar. Temos ressaltados, por diversas vezes, que o vereador  Fabiano Luz é o fiel da “balança” dessas eleições que se avizinham, pois tem tido uma performance evolutiva, e deverá, sem sombras de dúvidas, decidir as eleições em Alagoa Grande este ano. Fabiano conta com um grupo forte e coeso ao seu lado, e é sempre bom lembrar: obteve na última eleição quase 1.000 (mil) votos, sendo o mais votado vereador da história de Alagoa Grande até os dias de hoje.
Uma dica preponderante para as oposições é a necessidade de buscar por lideranças políticas em Canafístula, Zumbi e Vila São João, pois observamos uma carência muito grande de lideranças oposicionistas nessas localidades. Vai ser preciso urgentemente “arrumar a casa” e ir à luta.
Já o prefeito Bôda, como sempre, fica só assistindo como quem  não quer nada para só dar o “bote” na hora certa. Segundo informações obtidas esta semana, o Chefe do Executivo Municipal já está montando as peças, e já vê como quase certa a volta aos seus quadros político partidário o Presidente do Legislativo Municipal, Genildo Marques da Silva. Além disso, vem estudando a geopolítica de Alagoa Grande com importantes lideranças em Zumbi, com Quinha de Jailton, e em Canafístula, com o vereador Marcelo. Comunidades que na eleição passada decidiram as eleições em favor do atual prefeito.
Quanto ao vice prefeito Beto, está só aguardando o desfecho com o prefeito Bôda para saber se vai ser ou não candidato a Chefe do Executivo Municipal nas eleições deste ano. Beto que vem trabalhando muito para ser o indicado do grupo.
No mais, é só aguardar os novos acontecimentos na terra de Margarida Maria Alves.

RAPIDINHA 1
Uma fonte me informou que o vice prefeito Beto do PT (Partido dos Trabalhadores) está só aguardando o final da “janela” partidária para falar com o prefeito Bôda sobre seu apoio ao petista, e se Bôda disser que só nas convenções, ele, Beto, dará “tchau” ao prefeito e será candidato de todo jeito. É esperar pra ver.

RAPIDINHA 2
O Habilidoso Vereador Fabrício de Fortunato nos informou que o seu irmão, presidente do PSD alagoa-grandense, Fernando de Fortunato, estará em breve dias transferindo o domicílio eleitoral para Campina Grande, onde deverá ser candidato a vereador. Vai que vai.

RAPIDINHA 3
O vereador Marcelo de Canafístula estará em breve mudando de partido. Vai para o PTC, onde deverá assumir a presidência do partido. O parlamentar canafistulense disse ainda que não aceita ser vice de ninguém em hipótese alguma. É mais do que óbvio que o vereador tem uma reeleição praticamente certa. Ele merece.

RAPIDINHA 4
Outro que está com a corda toda em Zumbi é o vereador Luiz Lucindo. O parlamentar tem intensificado bastante seu trabalho dentro da comunidade. Por isso está bem na pesquisa lá em Zumbi. Parece que estão tirando a hegemonia do vereador Marcos de Zumbi.

RAPIDINHA 5
O suplente de vereador Cláudio Chaves (sem partido) disse que esteja onde estiver estará dando apoio político ao prefeito Bôda de forma incondicional. Esse é fiel.

JOSÉ GILDO DE ARAÚJO
JORNALISTA
DRT 4580\97

Nenhum comentário:

Postar um comentário