Tristeza, angústia e decepção são os sentimentos que assistimos nos semblantes daquelas pessoas que são simpatizantes do grupo oposicionista em Alagoa Grande, pois já é dado como quase certa a escolha do grupo carneirista em favor do vereador Josildo Oliveira. Pelo que consta de fontes extraoficiais, a ex primeira dama Iêda Carneiro não deseja mesmo, disputar o pleito eleitoral deste ano.
Outro fato que dá provas cabais a esta possível definição, é a informação de que na última segunda feira (1º de fevereiro), o professor e historiador José Avelar foi convidado a participar de uma reunião com: o deputado João Bosco Carneiro Júnior; o vereador Josildo Oliveira e; o ex-vereador Severino Antonio da Silva (Bibiu do jatobá). Segundo informação colhida por este colunista, o professor Avelar recebeu, por parte dos presentes, o convite para ser o companheiro de chapa como candidato a vice-prefeito de Josildo Oliveira, mas incontinentemente, o historiador, que já foi vereador, afirmou que, no momento não apresentava nenhuma possibilidade, e propôs outras sugestões para a escolha de um vice para compor a chapa com Josildo Oliveira.
Depois que a notícia da reunião chegou ao conhecimento público, começaram de imediato as especulações, fatos normais em um ano eleitoral, muitos simpatizantes do grupo carneirista, preocupados, procuraram saber se realmente havia tido a reunião, pois estão vendo que dessa forma a chance de vitória, que era real, está perdendo consistência.
Na opinião de algumas pessoas, o grupo oposicionista começa a perder forças. Inclusive, ao encontrar algumas lideranças ligadas ao grupo Carneiro, observamos de imediato uma reação constrangedora, um certo descontentamento silencioso, pois, nessa condição política há possibilidades reais de muitos deixarem o grupo e migrarem para outras agremiações, até o final da “janela” partidária.
Vimos pessoas do povo, mas que são os chamados “fiéis” do grupo “carneiro”, ficarem temerosos em ficar mais quatro anos sem poder ter oportunidades no município, permanecerem em dificuldades já que são adversários políticos do atual prefeito; sentem que o vereador Josildo não possui musculatura política para vencer o prefeito Bôda num possível embate eleitoral.
Talvez essas repercussões sirvam de estratégia para que o grupo possa convencer o próprio vereador Josildo de que ele é uma peça importante dentro do grupo, mas que o seu nome como candidato a prefeito não consegue decolar a ponto de poder vencer o seu arco rival político: o prefeito Bôda.
A partir daí, caberia reavaliar um outro nome, ou até sensibilizar Dona Iêda Carneiro para repensar sua posição de candidata, já que em todas as pesquisas realizadas o nome dela é disparado, como o melhor quadro das oposições para estas eleições.
É extremamente compreensível a simpatia do deputado Júnior Carneiro pelo vereador Josildo Oliveira, trata-se de um colaborador muito importante para sua vitória na eleição de deputado, assim, como outros vereadores e lideranças. No entanto, esse é um momento de escolher quem será o candidato a prefeito da cidade de Alagoa Grande, e , se não é ele - Júnior -, não é sua genitora - D. Iêda -, e se o povo tem resistência ao que está sendo apresentado, é óbvio que tem que haver dentro do grupo de forma consensual, uma melhor escolha para saber quem realmente possui uma melhor aceitação popular, pois por mais amigo que seja, tem que ser real e franco, ou vai ter que usar aquele velho jargão popular : “é melhor perder com os de casa, do que ganhar com os fora ( sentido figurado)”.
Essa escolha quase concretizada das oposições nos remete ao ano de 1992 quando estavam na disputa do grupo carneiro, Genival Sales Amorim (in memoriam), seu Vavá e o Dr. José Inácio da Silva Filho. Na época, Zé Inácio estava na “boca do Povo”, mas para frustração geral, o escolhido foi “seu Vavá”, e era difícil de encontrar um vice; terminou sobrando para a professora Lourdes Correia, amiga do grupo, para compor a chapa. Resultado: uma derrota acachapante para Hildon Régis Navarro, pai do atual prefeito, Bôda. Será que a história irá se repetir? Temos dito que o deputado João Bosco Carneiro Júnior terá que ter a paciência de Jó, e a sabedoria de Salomão para junto com seu povo escolher bem o nome. Se é que, ainda, não escolheu.
Por fim, fica uma pergunta que não quer calar: e o vereador Fabiano Luz? Vão colocá-lo em que situação dentro do grupo? Parece que as definições políticas começam a trazer muitas emoções, principalmente na oposição. Estamos acompanhando tudo.
RAPIDINHA 1
Quero que fique bem claro para as pessoas que a nossa análise é puramente política, nada contra a pessoa do vereador Josildo Oliveira, pessoa a quem tenho todo respeito.
RAPIDINHA 2
Queremos parabenizar ao Dr. Valcides Muniz pela sua eleição ao cargo de vice-presidente da OAB, região de Guarabira. A felicidade é de todos nós alagoagrandenses.
RAPIDINHA 3
O presidente do PT do B de Alagoa Grande, Edvaldo Vieira disse com todas as letras que nem ele, nem seu partido apoiará em hipótese alguma quaisquer candidatos dos grupos Carneiro e Régis. Disse que sua posição é por “caras novas” na política.
RAPIDINHA 4
Esta sendo criado um grupo de candidatos a vereador com possibilidades de votação mediana, o objetivo desses candidatos é o de eleger, pelo menos, dois vereadores. Fato curioso, não aceitam a entrada de nenhum vereador, principalmente os chamados “peixes” grande. Estão nessa lista, por enquanto, os suplentes de vereador, Cláudio Chaves, Edvaldo vieira, e os pré-candidatos, Maria aparecida, esposa de Joel, professor Jaime e o ex vereador Antonio Aires. Esse pessoal vai dar trabalho aos grandes.
RAPIDINHA 5
Uma fonte me informou que o vice prefeito Beto ficou bastante insatisfeito com prefeito Bôda, por ele ter tirado “das mãos de sua irmã”, Nice, secretária de Agricultura do município, as máquinas, carterpilla, caçamba etc. e colocou para a infraestrutura. Parece que o prefeito Bôda, já dá os primeiros sinais de que vai mesmo para a reeleição.
RAPIDINHA 6
Queremos parabenizar o nosso grande amigo Dr. José Inácio da Silva Filho, pela passagem de seu aniversário, uma figura espetacular, que sempre prima pela Igualdade, Liberdade e Fraternidade. Homem honesto e inteligente. Parabéns Zé. Grande alagoagrandense.
JOSÉ GILDO DE ARAÚJO
JORNALISTA
DRT 4580\97
Nenhum comentário:
Postar um comentário