sábado, 6 de maio de 2017

DR. José Jackson Guimarães: Um magistrado popular

Parece que realmente o Brasil passa por uma metamorfose de comportamento em suas instituições, um exemplo claro é o que estamos constatando em nosso município de Alagoa Grande, inclusive no que atine ao Judiciário.
Hoje, temos a frente um Juiz que, aos olhares da população, veio para quebrar paradigmas, ou seja, um verdadeiro servidor público a serviço do povo. Estamos falando do Dr. José Jackson Guimarães, homem simples e que em sua essência mostra-se ser um humanista.
Pelo menos até hoje, a população não tem o que se queixar quanto a acepção de pessoas, muito menos “carteiradas" do nobre Juiz. Pelo contrário, apresenta-se de maneira discreta buscando sempre um amplo convívio com o cidadão alagoagrandense.
Uma das coisas que a população mais admira é o fato de saber que a autoridade máxima do Judiciário da cidade tem uma convivência como se fosse um cidadão da própria terra. Esse comportamento diante dos alagoagrandenses tem chamado atenção, talvez por Alagoa Grande ainda possuir alguns resquícios históricos conflitantes em que as autoridades, muitas vezes, se enclausuravam em suas residências, justamente para não ter uma aproximação com o povo, para que ninguém interpretasse a possível amizade como um certo favorecimento por influência.
Mas o tempo agora é outro, as pessoas estão mais conscientizadas e sabem que a função de um  magistrado é fazer justiça independentemente do polo de atuação da parte, pois esse é o seu trabalho, é o desempenho correto da sua função.
Mesmo sabendo que se trata de uma figura importante dentro do Município, a população o vê como um cidadão que caminha pela cidade, conversa com o seu povo, vai aos restaurantes comprar suas "quentinhas"; aliás, essa tem sido sua rotina. Vai às escolas, ao hospital municipal fazer uma consulta como qualquer outra pessoa, ou seja, o povo está perplexo em vê-lo e admirá-lo, não só pela postura e desenvoltura de seu mister, mas, essencialmente, pela forma nobre de como trata o cidadão ou cidadã alagoagrandense, inclusive de Juarez Távora, já que a comarca se estende até aquela cidade.
Além disso, vem recebendo elogios de diversos advogados pela forma célere de solucionar as demandas processuais. Sabemos que todo esse respeito pela cidadania veio de algum lugar, e temos plena certeza que a razão maior dessa atenção para com as pessoas é oriunda de uma formação educacional recebida dos seus pais. É realmente um motivo de orgulho e que envaidece qualquer mãe ou pai em ver seus filhos trilharem o caminho do bem. Parabenizamos aqui ao senhor Jair Pereira Guimarães e a senhora Zuleide Guimarães pela criação e formação do seu filho, que agora passou a ser filho de Alagoa Grande.
Esperamos que, ao continuar com essa sua performance, possa ocupar uma das cadeiras do Tribunal de Justiça como Desembargador e de lá estenda para toda a Paraíba sua meta de atingir os cidadãos mais humilde. O Dr. José Jackson Guimarães é um exemplo a ser seguido e a ser lembrado sempre. A magistratura paraibana está de parabéns por possuir em seus quadros pessoas do nível de Dr. Jackson.
Foi com muito orgulho que Alagoa Grande acolheu esse pessoense. Esperamos que permaneça por longos tempos prestando seus magníficos serviços aos alagoagrandense e juarezenses. Parabéns.


ENTREVISTA COM DR. JOSÉ JACKSON GUIMARÃES
"COMARCA DE ALAGOA GRANDE NÃO SERÁ DESINSTALADA"
Em entrevista dada esta semana a este colunista, o Juiz Dr. José Jackson Guimarães  disse que está desde junho de 2015 em Alagoa Grande e que chegou à Comarca como Juiz substituto. Em sua chegada, encontrou pouco mais de seis mil processos físicos e hoje tem apenas cerca de quatro mil processos! Segundo ele, graças ao apoio recebido de todos os servidores da Justiça local é que o trabalho tem sido exitoso.
Perguntado sobre essas deinstalações que estão havendo em várias cidades do Estado, onde o Tribunal de Justiça está desativando algumas comarcas,  o Dr. José Jackson falou não enxergar nenhuma possibilidade de Alagoa Grande ser afetada, "já que tem uma movimentação processual muito grande. Pelo contrário, Alagoa Grande é uma das cidades que mais entram processos". Continuou: "Para se ter uma ideia, nós agora temos o processo eletrônico, e já contabilizamos mais de mil e oitocentos processos só de novembro pra cá", por isso é que esse risco, Alagoa Grande não corre".
Indagado de como se encontra o andamento da biometria junto aos eleitores alagoagrandenses, ele foi enfático ao afirmar que: "Em relação à biometria, estamos cumprindo as metas do TRE (Tribunal Regional Eleitoral)  até o final do ano, como é o pretendido". Disse mais: "Estaremos cadastrando todos os eleitores de Alagoa Grande e Juarez Távora". Ao final, convidou a  todas as pessoas que ainda não se cadastraram, que possam ir até o Cartório Eleitoral munidos do título eleitoral e um comprovante de residência para realizarem a biometria.


JOSÉ GILDO DE ARAÚJO
JORNALISTA
DRT 4580/97

acesse: http://jornalistagildo.blogspot.com.br/

Um comentário:

  1. Por isso , ele numa audiência quando um conterrâneo meu leigo que nunca tinha ido num forum se dirigiu a ele e falou José Jackson, recebeu do juiz humilde e popular um carão! " Me respeite! Me chame de Dr. Jose Jackson Juiz de Direito.

    ResponderExcluir