domingo, 21 de março de 2021

A "Calvário" significa a Derrota do Governo?

 OPINIÃO EXCLUSIVA DO JORNALISTA GILDO ARAÚJO


 

Há 15 dias (dia 07/03), comentamos nesta mesma coluna uma possível volta de Cássio Cunha Lima à disputa política para o Governo do Estado já que há indícios fortíssimos de que as eleições em 2014 foram fraudadas pelo ex-governador Ricardo Coutinho quando, na oportunidade, possivelmente se utilizou de dinheiro público desviado para a realização de compras de lideranças políticas, o que caracterizaria uma eleição ilegítima.

E para reafirmar ainda mais a nossa contextualização, eis que mais um capítulo dessa esdrúxula novela veio à tona durante a semana, deixando a todos surpresos e perplexos com mais uma delação premiada.

Desta vez, a delação premiada veio do ex-assessor jurídico da Secretaria de Saúde, Bruno Donato que, de forma espontânea, abriu o “jogo” e delatou sobre personalidades políticas que, pelo visto, maquiavelicamente, montaram um esquema político criminoso a fim de vencer uma eleição de forma ilegítima, proporcionando revolta e decepções até mesmo para os eleitores que sufragaram o voto no próprio Ricardo Coutinho em 2014.

Na crônica passada, deixamos bem claro que ainda existiam evidências de que iria haver outros desdobramentos dentro da “Operação Calvário”, mas não pensávamos que seria de uma forma tão abrupta como foi a de Bruno Donato que prestou uma série de declarações aos membros da “Operação Calvário” com várias citações de nomes “importantes” da política paraibana como os deputados Ricardo Barbosa, Estela Bezerra, Waldson de Sousa, Célio Alves, Tatiana Medeiros (ex-candidata a prefeito de Campina Grande), e mais, o empresário Pietro Harley que, segundo o delator, era quem sacava os cheques do Empreender. "Me assustei, pois eram vários cheques”, desabafou o delator Bruno Donato.

A verdade é que a cada dia que passa os paraibanos estão ficando quase que hipnotizados diante de tantas aberrações por parte de quem deveria estar praticando zelo pelo dinheiro público. Infelizmente os sentimentos que pairam sobre a nossa população já tão sofrida são os de decepção e revolta, pois jamais se imaginaria que alguém que obteve a confiança da maioria dos paraibanos, como foi o senhor Ricardo Coutinho, viesse a fazer tamanha excrescência, envergonhando milhares de paraibanos os quais lhes tinham bastante apreço.

Todas essas extenuantes discussões dentro da “Operação Calvário”, sem sombras de dúvidas, dão um fôlego político importante às oposições que já devem estar se articulando para um embate cujo conteúdo será o de questionar os situacionistas sobre o destino dos recursos oriundos dos cofres públicos que foram, possivelmente, desviados na gestão do ex-governador Ricardo Coutinho, que tinha como articulador principal o seu irmão Coriolano Coutinho, que continua preso.

Diante do contexto que se apresenta, vê-se que as oposições poderão também argumentar que participaram de eleições fraudulentas e que a população foi enganada, o que pode ser um ponto a ser explorado durante o embate das eleições do próximo ano. Daí a compreensão de que as chances da volta de Cássio Cunha Lima são claras e evidentes, pois ele passa a ser a principal vítima de todos esses episódios políticos acontecidos nos últimos 08 anos na Paraíba.

Sabemos que o momento não está sendo fácil para o Governo do Estado administrar uma pandemia que a cada dia que passa vem matando muitos paraibanos, e ainda vem mais um pandemônio político desta magnitude... é realmente de tirar qualquer gestor de tempo.

Se esta “Operação Calvário” continuar nesta avalanche de denúncias até o próximo ano, deixará o governo “sangrando”, fato que poderá causar uma perda de credibilidade junto à população e aí correr o risco de uma eminente debandada de aliados que poderão se juntar ao grupo de oposição.

Caso persista este martírio da “Calvário”, dificilmente haverá defensores dos atos nas redes sociais, pois, quem se atrever, poderá colocar sua vida pública em jogo. Não será fácil.

Por fim, vemos que a política é momento, e o momento agora está sendo bom para as oposições, embora tenhamos muita água para passar de baixo da ponte. As eleições de 2022 prometem. Quem viver,  verá.

 

RAPIDINHA 1

 


REQUERIMENTO DE Nº 12.668/2021 DE AUTORIA DO DEPUTADO BOSCO CARNEIRO SOLICITA AO GOVERNO DA PARAÍBA A SUBSTITUIÇÃO DA REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA DE RUAS LOCALIZADAS NO CENTRO DA CIDADE DE ALAGOA GRANDE.

Foi aprovado na Assembleia Legislativa o requerimento de nº 12.668/2021 de autoria do Deputado Bosco Carneiro que solicita do Governo da Paraíba a substituição da rede de distribuição de água das ruas centrais na cidade de Alagoa Grande. O parlamentar apresentou esta propositura em atendimento à população alagoagrandense, especialmente os moradores e comerciantes da localidade. É importante lembrar que em atendimento a uma solicitação do deputado Bosco Carneiro, o Governo do Estado da Paraíba continua realizando serviços de implantação da nova distribuição de água da cidade que interliga desde a Barragem de Pitombeira até a ETA (Estação de Tratamento de Água) que fica na Central de Distribuição da CAGEPA, localizado próximo ao centro da cidade de Alagoa Grande.

 

RAPIDINHA 2

 

DEPUTADO BOSCO CARNEIRO USA REDES SOCIAIS PARA HOMENAGEAR O SINDICATO DOS SERVIDORES DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA PARAÍBA.


 

Na última quarta-feira (17), o deputado Bosco Carneiro usou as redes sociais, através de #tbt divulgado por sua assessoria, para homenagear o sindicato dos servidores do Ministério Público da Paraíba. “Aproveito a oportunidade de meu mandato na luta pela valorização dos servidores paraibanos”. O deputado Bosco Carneiro é, sem sombras de dúvidas, um dos parlamentares mais comprometidos com a valorização dos servidores públicos da Paraíba.

 

RAPIDINHA 3 


DEPUTADO BOSCO CARNEIRO USA REDES SOCIAIS PARA HOMENAGEAR O DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN.

O deputado Bosco Carneiro divulgou, através das redes sociais, uma homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down que é comemorado neste domingo (21). “Devemos nos conscientizar sobre a importância da luta pelos direitos iguais, o bem-estar e a inclusão das pessoas que têm Síndrome de Down na sociedade. A luta das pessoas com deficiência é uma luta de todos nós”. (Deputado Bosco Carneiro).

 

ALAGOA GRANDE

 

RAPIDINHA 4

TV CABO BRANCO EM ALAGOA GRANDE: PREFEITO SOBRINHO CONCEDE ENTREVISTA A REPÓRTER ZUILA DAVID SOBRE A COVID-19. ENTREVISTA IRÁ AO AR NESTA SEGUNDA-FEIRA (22/03).


O Prefeito Antônio Sobrinho do município de Alagoa Grande recebeu em seu gabinete na última sexta-feira (19) a equipe da TV Cabo Branco para uma entrevista sobre a Coivi-19 no município. Em sua conversa bastante descontraída com a repórter Zuila David, o gestor alagoagrandense fez vários esclarecimentos sobre suas ações no combate ao novo coronavírus. Ele falou principalmente sobre as últimas medidas mais restritivas que vem adotando no município. Informamos a todos os alagoagrandenses que a entrevista dada pelo prefeito Antônio Sobrinho irá ao ar amanhã no JPB 1ª Edição. Vale a pena assistir.

 

RAPIDINHA 5


ALAGOA GRANDE: EM ENTREVISTA À TV CABO BRANCO, A ASSESSORA TÉCNICA DA SECRETARIA DE SAÚDE , FLÁVIA LIRA FERREIRA, FALOU SOBRE OS TRABALHOS QUE A POLICLÍNICA DE ALAGOA GRANDE VEM DESENVOLVENDO EM RELAÇÃO À COVID-19. 

Quem também concedeu entrevista à repórter Zuila David da TV Cabo Branco foi a assessora técnica da Secretaria de Saúde do município de Alagoa Grande, Flávia Lira Ferreira. Na ocasião, demonstrando bastante segurança no trabalho que realiza junto à saúde do município, Flávia Lira foi bastante esclarecedora e respondeu todas as indagações feitas pela jornalista sempre de forma objetiva e transparente. Ela falou sobre a criação da sala Covid-19 criada pela secretaria, além da quantidade de leitos disponíveis no município e sobre os encaminhamentos que são dados aos pacientes que têm seus estados de saúde agravados. Será de grande valia que os alagoagrandenses assistiam à entrevista que será levada ao ar nesta segunda-feira (22) no JPB 1ª Edição. 

 

RAPIDINHA 6

PREFEITO SOBRINHO VISTORIA OBRA DE PAVIMENTAÇÃO EM CALÇAMENTO NA RUA JORGE MARQUES NO CONJUNTO AGUINALDO VELOSO BORGES. 


Na última terça-feira (16), o prefeito Antônio Sobrinho esteve vistoriando os trabalhos de pavimentação em calçamento da Rua Jorge Marques Bezerra no Conjunto Aguinaldo Veloso Borges. A conclusão da obra será motivo de alegria para os moradores da localidade que há anos viviam sofrendo com alagamentos em períodos de chuvas. Sobrinho está dando continuidade a mais um excelente mandato em Alagoa Grande.

 

RAPIDINHA 7


SECRETARIA DE AGRICULTURA DE ALAGOA GRANDE CONTINUA REALIZANDO DISTRIBUIÇÃO DE SEMENTES AOS AGRICULTORES. 

A Secretaria de Agricultura de Alagoa Grande continua realizando a distribuição das sementes selecionadas para os trabalhadores rurais do município. Com o objetivo de acelerar o plantio, os próprios presidentes de associações rurais estão fazendo as entregas em suas próprias sedes. Este ano, a Prefeitura Municipal de Alagoa Grande, através da secretaria de agricultura, já contratou cinco tratores para a realização dos cortes de terras o que favorece de forma plena o homem do campo. É importante destacar o grande esforço que o secretário Fabiano Luz vem realizando à frente da secretaria de agricultura. 

 

RAPIDINHA 8

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALAGOA GRANDE REALIZA SERVIÇOS DE PINTURAS NO MATADOURO PÚBLICO DA CIDADE.

Com o objetivo de proporcionar uma melhor visibilidade, a prefeitura Municipal de Alagoa Grande deu início, na semana passada, à pintura geral no entorno do  matadouro público da cidade. A intenção do prefeito Sobrinho é a de conservar aquele patrimônio até a chegada de novos recursos que o gestor alagoagrandense está pleiteando junto aos parlamentares federais em Brasília.

 

RAPIDINHA 9


PREFEITURA DE ALAGOA GRANDE DÁ INÍCIO A “OPERAÇÃO TAPA BURACOS” NAS RUAS DA CIDADE. 

Por determinação do prefeito Antônio Sobrinho, a Secretaria de Infraestrutura de Alagoa Grande deu início, na última sexta-feira (19), à chamada “Operação Tapa Buracos”. Para Paulo do Lumiar, Secretário da Infraestrutura, a meta é fazer toda a cobertura da cidade antes mesmo que chegue o período de inverno. É muito importante esse tipo de serviço já que uma cidade limpa dá um aspecto de desenvolvimento. Parabenizamos ao prefeito Sobrinho pela bela iniciativa.

 

RAPIDINHA 10

SESSÕES DA CÂMARA MUNICIPAL DE GUARABIRA CONTINUARÃO SENDO PRESENCIAIS. 


Por decisão da maioria dos parlamentares, a Câmara Municipal de Guarabira continuará realizando sessões de forma presencial. Para o presidente Wilsinho, a proposta foi aprovada sem precisar do voto de desempate. Será um bom exemplo essa decisão tomada pelos parlamentares guarabirenses? Será que consultaram algum infectologista para garantir a segurança da saúde dos próprios vereadores, funcionários e até da imprensa que faz a cobertura na bela Casa Legislativa que leva o nome do grande Osmar de Aquino? Ainda está em tempo de rever esta decisão. 

 

RAPIDINHA 11


PRESIDENTE DA CAGEPA ATENDE SOLICITAÇÃO DO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL, VEREADOR AUGUSTO BEZERRA, E AFIRMA QUE ÁGUA DO MUNICÍPIO SERÁ RESTABELECIDA URGENTEMENTE. 

O presidente da Câmara Municipal do município de Juarez Távora, Augusto Bezerra, encaminhou pedido à CAGEPA no sentido de que fosse restabelecido o abastecimento de água da cidade. Em resposta ao pedido, o presidente da CAGEPA, Marcus Vinícius, justificou que a falta d’água se deu em virtude do manancial de brejinho ter se exaurido por falta de chuvas na região, mas que as providências já estavam sendo tomadas e, para tanto, já havia entrado em contato com a regional do Brejo e de Campina Grande; afirmou também que o abastecimento estará sendo reestabelecido o mais rápido possível. Queremos parabenizar o vereador Augusto Bezerra pela capacidade de resolver várias ações em favor do povo de Juarez Távora. 

 

RAPIDINHA 12

MINISTÉRIO DA SAÚDE DETERMINA QUE ESTADOS E MUNICÍPIOS FAÇAM APLICAÇÃO URGENTE DE VACINAS ARMAZENADAS DA 2ª DOSE PARA A 1ª DOSE.

 

Por determinação do Ministério da Saúde, todas as vacinas armazenadas pelos Estados e Municípios para a 2ª dose sejam imediatamente utilizadas como 1ª dose. O objetivo é a ampliação de pessoas vacinadas no País. O Ministério da Saúde também anunciou, neste sábado (20), a distribuição de mais 5 milhões de doses para todos os estados da federação a fim de imunizar a população brasileira contra a Covid-19. Os imunizantes terão que ser usados como primeira dose. Agora vai.

 

JOSÉ GILDO DE ARAÚJO

JORNALISTA

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário