domingo, 9 de outubro de 2022

Pedro e Veneziano: Campina está unida. E João Pessoa, se unirá a João?

 


OPINIÃO DO JORNALISTA GILDO ARAÚJO

 

Parece que a política no Brasil passa por um processo de evolução muito atípico sobre como se deve escolher seu representante. Antes, os eleitores eram convencidos por projetos apresentados pelos candidatos durante o período eleitoral, seja ele de situação ou de oposição.

Infelizmente, o que se detecta agora são previsões de movimentos nebulosos que podem se desencadear não apenas em cizânias políticas, mas sobretudo pessoais, entre os próprios brasileiros, inclusive, com o nosso “povo nordestino que é, antes de tudo, um forte” como diz o escritor Euclides da Cunha em seu livro “Os Sertões”.

Existe uma tentativa desenfreada de dividir o País. Porém, é preciso entender que a política é um contorcionismo social, em que as ideias devem se movimentar de forma flexível com suas habilidades e suas articulações. No entanto, se levarmos em consideração essa premissa, e já trazendo para nossa política paroquiana, haveremos de perguntar se essa união entre os antigos rivais de Campina Grande, leia-se: a família Cunha Lima e os Vital do Rêgo, será que não seria uma junção em torno da “Rainha da Borborema” para voltar a ser a protagonista da política paraibana, com conotação de bairrismo?

É preciso se fazer essa leitura, algo ainda não visto por quaisquer analistas políticos de nosso Estado, pois caso isso seja detectado, até mesmo nas entrelinhas, tudo pode mudar em favor de João Azevedo que é filho natural de João Pessoa, o que não seria interessante para ninguém.

Aliás, por falar nisso, até agora não vimos quais os projetos do candidato Pedro Cunha Lima em relação à capital, pelo menos no seu guia eleitoral, nada relevante até agora. É por demais importante salientar que as transformações as quais João Pessoa e todo seu entorno (Cabedelo, Santa Rita, Bayeux e Conde) vêm tomando no campo do desenvolvimento não podem jamais sofrer solução de continuidade. A capital paraibana é hoje um dos lugares com maior perspectiva de crescimento do Brasil, principalmente, no tocante aos valiosos investimentos turísticos e tecnológicos que estão chegando na cidade, e qualquer recrudescimento pode comprometer, a geração de emprego e renda, o que seria fatal para o futuro da qualidade de vida de sua população.

Espera-se que essa união dos filhos de Campina Grande não venha reacender aquele bairrismo de outrora entre os campinenses e pessoenses, pois a capital poderá reagir em não permitir a derrota de seu filho, João Azevedo, para não correr o risco de ver seu futuro comprometido. Espera-se de verdade é que todas essas articulações sejam no campo das estratégias meramente políticas, e que não venham sob hipótese alguma criar contendas entre as duas mais importantes cidades da Paraíba.

E agora, só nos resta aguardar todos esses desdobramentos. O que não podemos é perder de vista a luta pela busca do desenvolvimento da Paraíba, seja com Pedro Cunha Lima ou com João Azevedo. Que vença o que apresentar a melhor proposta para melhorar a vida de todos nós paraibanos. Quem viver, verá!

 

RAPIDINHA 1


SEGUNDO TURNO: PREFEITO SOBRINHO DE ALAGOA GRANDE PARTICIPA DE REUNIÃO COM OS PREFEITOS E DECLARA APOIO AO GOVERNADOR JOÃO AZEVEDO.

Na última quinta-feira (06), quem esteve reunido com o governador João Azevedo foi o prefeito de Alagoa Grande, Antônio da Silva Sobrinho. O gestor alagoagrandense participou juntamente com mais 66 prefeito da Paraíba, onde foi declarado de forma uníssona apoio incondicional à reeleição de João Azevedo para o segundo turno. Sobrinho já havia pedido voto para o governador no primeiro turno, conseguindo uma esmagadora vitória com 6.897 votos, ou seja, maior do que a soma dos três principais concorrentes, Pedro, Veneziano, Nilvan Ferreira e Pedro Cunha Lima. Veja em vídeo o prefeito Sobrinho já pedindo votos para o seu candidato João Azevedo.

 

 


 

 

RAPIDINHA 2 

PREFEITO SOBRINHO USOU AS REDES SOCIAIS PARA AGRADECER A VITÓRIA DE SEUS CANDIDATOS SOBRE OS DEMAIS VOTADOS EM ALAGOA GRANDE. 


Na última quarta-feira (05), o prefeito de Alagoa Grande, Antônio da Silva Sobrinho, usou suas redes sociais Instagram e Facebook para agradecer à população de seu município pela grande vitória dada aos seus candidatos, os quais obtiveram mais votos do que os apresentados pelos seus adversários políticos. Sobrinho, mais uma vez, mostra sua grande liderança política em Alagoa Grande. Durante sua fala, o gestor alagoagrandense fez questão de nominar todos os candidatos e suas respectivas votações. 

Ao iniciar sua fala, Sobrinho fez o seu agradecimento. Veja.

 

 


Em seguida, o gestor alagoagrandense nominou os candidatos votados por ele em Alagoa Grande. Veja.


 

 

Opinião: A eleição deste ano em Alagoa Grande mostrou a liderança exponencial do prefeito Sobrinho em sua cidade. Basta ver a votação de Efraim Filho em relação a Ricardo Coutinho. Antes tinha-se uma ideia de que Ricardo iria ter uma vitória esmagadora sobre o seu oponente. Porém, depois que Sobrinho passou a apoiar Efraim Filho, através do suplente André Amaral, tudo foi revertido e o “Foguete sertanejo” virou e venceu Ricardo Coutinho. Uma prova inconteste da liderança e da supremacia política de Sobrinho em Alagoa Grande. Queremos parabenizar o gestor alagoagrandense pela excelente performance nessas eleições. Vamos aguardar o segundo turno que, pelo visto, Sobrinho vem com mais força ainda. 

 

RAPIDINHA 3 


“COM ESSE PESSOAL, EU NÃO CAMINHO”: PREFEITO SOBRINHO DIZ QUE PODERÁ NÃO ACOMPANHAR BOSCO CARNEIRO EM 2024 DEVIDO ALGUMAS LIDERANÇAS POLÍTICAS QUE O ACOMPANHAM. 

Durante a seu pronunciamento à população alagoagrandense na última quarta-feira (05), quando agradeceu pela magnífica votação recebida pelos seus candidatos, o prefeito Sobrinho também demonstrou algumas insatisfações em relação às lideranças ligadas ao deputado Bosco Carneiro que, segundo o chefe do executivo alagoagrandense, estavam comentando nas redes sociais que ele (Sobrinho) não havia trabalhado de forma coesa para o parlamentar. Sobrinho disse que lamentava muito que isso pudesse estar acontecendo, mas que continuando dessa forma “com esse pessoal eu não caminho”, se referindo às eleições de 2024. Veja um trecho de sua fala.  

 


 

RAPIDINHA 4 

FOI DE VIRADA: EM VÍDEO GRAVADO, SENADOR SUPLENTE ANDRÉ AMARAL, ELEITO NO ÚLTIMO DIA 02 DE OUTUBRO, AGRADECE AO PREFEITO SOBRINHO POR SUA VITÓRIA E DE EFRAIM FILHO EM ALAGOA GRANDE. 


O senador suplente, André Amaral, gravou um vídeo e postou nas redes sociais em agradecimento ao prefeito Sobrinho pelo apoio e pela vitória sua e de Efraim Filho em Alagoa Grande. Ainda em seu agradecimento, André Amaral declarou que continuará investindo ainda mais em Alagoa Grande, além de ir buscar novos empreendedores para trazer mais investimento para o município. Veja o vídeo de André Amaral. Acompanhe.

 

 

 

 


 

 

 

RAPIDINHA 5


COM A PRESENÇA DO PREFEITO SOBRINHO, PROMOTOR JOÃO BENJAMIM E O PADRE BOSCO, SECRETÁRIOS MUNICIPAIS E DIRETORES ESCOLARES SE REÚNEM PARA DEBATER QUESTÕES SOBRE SUICIDIO.  

Na última quarta-feira (05), uma equipe formada pelos educadores de Alagoa Grande estive reunida no auditório da Prefeitura Municipal para debater sobre suicídios que vêm ocorrendo entre as pessoas jovens do município. O evento contou com a participação do prefeito Antônio Sobrinho, do Promotor de justiça João Benjamim, do Padre Bosco, secretários municipais, psicólogos, conselheiros tutelares, e diretores das escolas públicas e privadas do município. 

 

Ao iniciar o evento, a secretária de educação do município Alessandra Lívia fez uso da palavra, quando falou sobre o trabalho conjunto que já vem sendo realizado. Veja.


 

 

Ainda durante o evento, o Dr. João Montenegro, diretor da Escola Externato D. Pedro II fez a apresentação de um levantamento da situação encontrada pelos professores e alunos nos diversos educandários públicos e privados do município.  


 

 

Em seguida, o promotor de justiça Dr. João Benjamim falou que a questão do suicídio é uma de suas preocupações, principalmente com os jovens alagoagrandenses e que estará sempre à disposição na contribuição de se buscar uma solução para o problema. Acompanhe. 


 

 

Dr. João Benjamim ainda sugeriu que fosse traçado pela sociedade civil meios de melhorar a saúde mental do jovem, adolescente e do povo em geral de Alagoa Grande. Veja. 


 

 

Logo após, falou o Padre Bosco que parabenizou a equipe que fez o levantamento da situação e que também se colocou à disposição para colaborar com o trabalho que vem sendo realizado. 

 


Depois falou o secretário de saúde, Dr. André Fernandes, que não só colocou a sua pasta à disposição de todos, como também disse que a secretaria já vem fazendo sua parte nesse sentido, e que tem contado sempre com o apoio do prefeito municipal, Antônio Sobrinho. Veja.


 

 

Por fim, falou o prefeito Sobrinho, demonstrando muita preocupação, inclusive, porque também tem um filho ainda em fase de adolescência. O gestor disse ainda que estaria sempre à disposição de todos e de imediato garantiu a contratação de mais um psicólogo para ajudar as pessoas que precisarem de tratamento psicológico. Veja.


 

 

RAPIDINHA 6

COM O APOIO DO PREFEITO SOBRINHO E DE TODOS VEREADORES, DEPUTADO BOSCO CARNEIRO TEM VOTAÇÃO HISTÓRICA EM ALAGOA GRANDE.

Com o apoio do prefeito Sobrinho e seu grupo e mais os vereadores municipais, o deputado Bosco Carneiro obteve 8.312 votos, tendo batido um novo recorde de votação em Alagoa Grande. O parlamentar ficou na primeira suplência de seu partido (Republicanos), o que significa possuir muita chance de assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa, tendo em vista o grande número de deputados eleitos pelo partido. 

 

 

RAPIDINHA 7 


SERÁ QUE O FIM POLÍTICO? APOIADOS PELO EX-PREFEITO BÔDA EM ALAGOA GRANDE, O DEPUTADO FEDERAL WELLINGTON ROBERTO OBTEVE APENAS 987 VOTOS, E DEPUTADO ESTADUAL ANDERSON MONTEIRO SOMENTE 605 VOTOS.

Em Alagoa Grande, o deputado federal Wellington Roberto (PL) obteve 987 votos, e Anderson Monteiro 605 votos. Ambos foram apoiados pelo ex-prefeito Bôda que já chegou a governar o município por três mandatos. A pequena votação dada por Bôda aos seus candidatos parece que definitivamente chega ao fim sua participação na política alagoagrandense, embora ainda possa fazer alguma indicação política para as próximas eleições. 

 

Opinião: Só lembrando que, em 2006, Wellington Roberto obteve mais de 7 mil votos em Alagoa Grande. No âmbito geral, foi uma decepção por se tratar de um apoio de quem foi prefeito por 12 anos. 



RAPIDINHA 8

PT DE ALAGOA GRANDE, QUE É COMANDADO POR BETO DO SINDICATO, MANTEVE SUA MÉDIA DE VOTOS DANDO 1.212 VOTOS AO DEPUTADO LUIZ COUTO.

O Partido dos Trabalhadores em Alagoa Grande manteve-se como antes com uma média acima de mil votos para o seu candidato a deputado federal. O PT que é comandado pelo ex-vice prefeito de Alagoa Grande, José Wamberto (Beto do Sindicato), conseguiu 1.212 votos para Luiz Couto, o que fez com que o Padre alcançasse sua vitória no Estado da Paraíba. A votação foi dentro do esperado. Parabenizamos a Beto e todo seu grupo por terem logrado êxito.  

 

RAPIDINHA 9


VEREADOR NEN CALIXTO E GRUPO MARCOS INÁCIO SURPREENDE E DÁ 895 VOTOS À CANDIDATA RAFAELA CAMARAENSE PARA DEPUTADA FEDERAL. 

O vereador Antônio Calixto (Nem Calixto) e o grupo Marcos Inácio Advogados, foram a grande surpresa das eleições para deputado federal em Alagoa Grande, pois conseguiram 895 votos para a deputada Rafaela Camaraense. 

 

Opinião: Queremos parabenizar ao vereador Nem Calixto e ao Dr. Marcos Inácio pela excelente    de seu grupo político em Alagoa Grande em que deu praticamente a mesma votação que o ex-prefeito Bôda deu ao seu candidato, numa diferença mínima de apenas 92 votos. Esse resultado pode proporcionar novos desdobramentos na política alagoagrandense.

 

RAPIDINHA 10

CAMPEÃO DE VOTO: SUPLENTE DE VEREADOR TIEL DE ZUMBI REALIZA UM EXCELENTE TRABALHO E JUNTO COM SEU GRUPO POLÍTICO CONSEGUE DAR 273 VOTOS A JULIAN LEMOS E 219 VOTOS A FÁBIO RAMALHO, APENAS NO DISTRITO DE ZUMBI.


Outro verdadeiro guerreiro nas eleições de 2022 em Alagoa Grande foi Tiel de Zumbi. Ele conseguiu, só em seu distrito, um total de 273 votos para o deputado federal Julian Lemos (União Brasil) e 219 votos para o deputado eleito Fábio Ramalho (PSDB). O deputado estadual eleito esteve visitando o suplente de vereador Tiel de Zumbi, onde agradeceu os votos recebidos pelo povo de Alagoa Grande. Veja.

 

 


 

Opinião: Essa votação dada aos seus candidatos coloca Tiel, que atualmente é 1º suplente de vereador, como um dos possíveis eleitos na próxima eleição de 2024. Só lembrando: Tiel foi eleito pela oposição e hoje faz parte do grupo do prefeito Antônio Sobrinho. Ele vem com muita força. 

 

RAPIDINHA 11


DECEPÇÃO DE VOTOS EM ALAGOA GRANDE: APOIADO PELO VEREADOR “KILÃO”, DEPUTADO DR. DAMIÃO FOI A GRANDE DECEPÇÃO COM APENAS 263 VOTOS EM ALAGOA GRANDE.

Uma decepção, pode ser assim considerada, a votação do deputado Dr. Damião Feliciano (União Brasil) em Alagoa Grande nessas eleições, haja vista que em outras eleições ele já havia sido muito bem votado. O parlamentar campinense foi apoiado pelo vereador Aquillis de Tatá (Kilão). O Dr. Damião obteve apenas 263 votos, o que deu margem para vários comentários sobre o fracasso de votos, tendo em vista que foi apoiado por um vereador que obteve nas eleições de 2020, em Alagoa Grande, 599 votos. Com essa ínfima votação dada a Dr. Damião na cidade, o vereador “Kilão”, começa a dar demonstração de que será quase impossível concorrer a uma indicação de vice-prefeito nas próximas eleições em Alagoa Grande. Aliás, esse resultado poderá, inclusive, comprometer sua reeleição para vereador em 2024, caso venha a disputar. Será vereador de apenas um mandato só? Vamos aguardar, pois só o tempo dirá.

 

RAPIDINHA 12

EM TOM DE DESABAFO VEREADOR LUIS LUCINDO USA A TRIBUNA DA CÂMARA DE VEREADORES DE ALAGOA GRANDE E DISPARA: “TODOS VIVIAM COMENDO PIZZA COM O PREFEITO”.


Durante sessão realizada na última quinta-feira (06), pela Câmara Municipal de Alagoa Grande, o vereador Luis Lucindo da Silva em tom de desabafo disse que "nenhum vereador dá sustentação ao prefeito se não tiver suas benesses”. O parlamentar disse que já prevê outros desabafos nas próximas sessões, pois existe na Câmara, hoje, oposição. Veja a palavra forte do decano da Casa Francisco Luiz de Albuquerque. 

 


 

Opinião: Pelas palavras do vereador Luis Lucindo já se prevê muitos desafios, como disse o próprio parlamentar. Vamos aguardar, pois parece que muito mal terminou um turno eleitoral e já vem outro. E quando passar essas eleições e começarem o muído dá de prefeito e vereadores? Comenta-se que Luís Lucindo deverá ser novamente reconduzido à Casa Francisco Luiz de Albuquerque Mello na próxima eleição.

 

RAPIDINHA 13


GOVERNADOR JOÃO AZEVEDO E AGUINALDO RIBEIRO SE REÚNEM COM DR. MARCOS INÁCIO, O PREFEITO DE CUITÉ CHARLES CAMARAENSE, A DEPUTADA RAFAELA CAMARAENSE E O PRIMEIRO SUPLENTE ELEITO DUDU SOARES QUE REAFIRMARAM APOIO À REELEIÇÃO NO SEGUNDO TURNO.

Focando em sua reeleição, o governador da Paraíba, João Azevedo, esteve ao lado do deputado reeleito Aguinaldo Ribeiro reunido com a cúpula do Grupo Marcos Inácio com o objetivo de consolidar o seu nome na região do Curimataú e demais municípios. Participaram do encontro, o renomado advogado Marcos Inácio, o seu irmão e prefeito de Cuité, Charles Camaraense, a deputada estadual e suplente de deputada federal Rafaela Camaraense e o primeiro suplente de deputado estadual Dudu Soares. Ao final da reunião, todos reafirmaram seus compromissos com a reeleição do governador João Azevedo. E haja emoção, nesse segundo turno das eleições.

 

RAPIDINHA 14

COM PEDRO OU NEUTRO: NILVAN IRÁ DECLARAR SEU POSICIONAMENTO POLÍTICO PARA O SEGUNDO TURNO.


O comunicador e candidato derrotado ao governo da Paraíba, Nilvan Ferreira (PL), estará anunciando nesta segunda-feira (10), o seu posicionamento político. Nilvan Ferreira disse recentemente que estava aguardando o posicionamento do candidato a governador Pedro Cunha Lima ao seu candidato Jair Messias Bolsonaro para declarar seu apoio à sua candidatura. Nilvan poderá ainda optar pela neutralidade. O anúncio será na Sede da Associação Paraibana de Imprensa (API), em João Pessoa.

 

Opinião: Mesmo o candidato Pedro Cunha Lima não anunciando o seu apoio a Jair Bolsonaro, há uma tendência natural de Nilvan Ferreira apoiar a candidatura de Pedro, embora o presidente de seu partido, Wellington Roberto, tenha optado pela neutralidade. É importante ressaltar que o deputado federal eleito e principal Cabo eleitoral de Pedro Cunha Lima, Romero Rodrigues, já anunciou apoio à reeleição de Bolsonaro. Não só Romero como também o senador Efraim Filho. Vamos aguardar para ver o que vai falar Nilvan. 

 

RAPIDINHA 15


Queremos parabenizar ao chefe de gabinete do prefeito Antônio Sobrinho de Alagoa Grande, o vereador licenciado, Fernando Fortunato, pela passagem de seu aniversário que transcorreu neste sábado (08). O Blog jornalistagildoaraujo felicita o secretário desejando muita saúde e paz junto aos seus familiares. Fé no futuro. 

 

 

 

José Gildo de Araújo

Jornalista Profissional

Nenhum comentário:

Postar um comentário