OPINIÃO DO JORNALISTA GILDO ARAÚJO
Deu a lógica. Todos já esperavam que o governador João Azevedo vencesse as eleições no primeiro turno. O seu favoritismo vem desde o momento em que disse que seria candidato, pois dificilmente um governante com a máquina do Estado nas mãos, deixa de levar vantagem sobre seus adversários.
A partir de agora, as estratégias são outras, pois vai ser preciso muita articulação para conquistar os votos recebidos pelos seus adversários políticos. Enfrentar Pedro Cunha Lima, que foi o segundo colocado, não será uma tarefa fácil, tendo em vista que o candidato do PSDB, apesar de ter levado uma ligeira desvantagem neste primeiro turno, flutua muito bem politicamente entre os seus antigos concorrentes, basta ver a forma como Nilvan Ferreira e Veneziano tratavam o governador João Azevedo nos debates e nas inserções durante o horário eleitoral.
E assim, pode ser que surja uma possível união de Pedro, Veneziano e Nilvan Ferreira, o que pode comprometer a reeleição de João Azevedo, mesmo com todo o favoritismo. Aliás, caso essa conjectura venha a se figurar, a única saída para o governador será buscar junto ao candidato Lula o seu apoio integral, haja vista a vitória esmagadora sobre seu oponente, o presidente Jair Bolsonaro.
A verdade é que não dá nem para comemorar, e já é preciso colocar em prática o que foi planejado, muito antes do primeiro turno. Um fato é certo, nessa altura do campeonato, não adianta muito ir buscar apoio de deputados, pois para muitos deles, as eleições já terminaram, e agora vencedores e perdedores estarão em recesso para descanso.
E agora, diante de todos esses possíveis desinteresses de muitos candidatos, que irão fazer “corpo mole”, só resta a João e Pedro irem buscar articular-se com lideranças municipais em busca de consolidar sua vitória. O segundo turno já começa a todo vapor, pois será “um salve-se quem puder”, já que agora chegou a hora da decisão para a escolha de quem será o novo governador da Paraíba pelos próximos quatro anos.
Para João Azevedo, só resta manter a mesma performance do primeiro turno, ou seja, continuar trabalhando para aumentar seu contingente eleitoral, sem ser de forma atabalhoada. Para Pedro Cunha Lima, resta buscar um diálogo com o senador Veneziano Vital do Rêgo e Nilvan Ferreira, o mais urgente possível, com o objetivo de unir as forças das oposições visando triunfar no próximo dia 30 de outubro, data da eleição do segundo turno. Vale dizer, que o apoio de Veneziano do MDB será fundamental para Pedro, já que Vené tem um acirramento político na cidade de Campina Grande com o grupo Ribeiro, o qual tem Lucas Ribeiro, atual vice-prefeito de Campina Grande, presente na chapa de João Azevedo.
Vemos que as querelas agora irão aumentar, mas sairá vencedor aquele que melhor apresentar à população um projeto convincente para a Paraíba. A “carta na manga” de João Azevedo será pedir a Lula o apoio do Partido dos Trabalhadores para sua reeleição; e essa cartada poderá ser decisiva nessas eleições em favor do governador, do contrário, poderá transformar Pedro Cunha Lima em forte competidor.
Por fim, é preciso que o eleitor fique de olho, preste bem atenção em todas as propostas apresentadas pelos candidatos, e que ganhe aquele que tenha planos de realmente desenvolver a Paraíba e que proporcione uma melhor qualidade de vida ao povo paraibano. Quem viver, verá!
RAPIDINHA 1
BOLSONARO E LULA IRÃO DISPUTAR SEGUNDO TURNO NO DIA 30 DE OUTUBRO.
Com 48% dos votos em todo Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá disputar o segundo turno com o presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro, que obteve 43% dos votos. A candidata Simone Tebet obteve 4% dos votos, e o candidato Ciro Gomes (PDT) obteve 3% dos votos. O segundo turno das eleições devem acontecer no próximo dia 30 de outubro. Será uma disputa bastante acirrada para a escolha do futuro presidente do Brasil. Haja coração!
RAPIDINHA 2
A PARAÍBA TERÁ SEGUNDO TURNO ENTRE OS CANDIDATOS JOÃO AZEVEDO E PEDRO CUNHA LIMA.
Agora há pouco, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) divulgou o resultado total das eleições da Paraíba. Em primeiro lugar ficou João Azevedo; o segundo colocado foi Pedro Cunha Lima; o terceiro colocado foi Veneziano Vital do Rêgo; o quarto colocado foi Nilvan Ferreira, e na última colocação ficou Adjany Simplicio. Com este resultado, as eleições do Estado da Paraíba irão para o segundo turno onde a disputa será entre João Azevedo e Pedro Cunha Lima.
Opinião: Com a disputa entre João Azevedo e Pedro Cunha Lima ganhará quem melhor se movimentar nessas três semanas que restam para o segundo turno que será realizado em 28 de outubro. A Paraíba vai pegar fogo!
RAPIDINHA 3
O FOGUETE SERTANEJO VOA ALTO: EFRAIM É ELEITO SENADOR DA PARAÍBA.
De acordo com o resultado divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Paraíba, o candidato Efraim Filho (União Brasil) foi eleito senador da Paraíba. A candidata Pollyana Dutra (PSB) ficou na segunda colocação, o Pastor Sérgio Queiroz ficou na terceira posição e Bruno Roberto na quarta colocação. Sendo assim, a Paraíba terá por oito anos o mais novo senador da República, Efraim Filho, que foi eleito ao lado de Pedro Cunha Lima (que vai para o segundo turno).
RAPIDINHA 4
A PARAÍBA JÁ TEM OS 12 DEPUTADOS FEDERAIS ELEITOS.
A Paraíba conheceu agora há pouco, os doze novos deputados federais eleitos que irão representar o Estado a partir do próximo ano em Brasília. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, foram eleitos os seguintes deputados federais:
Hugo Motta - Republicanos
Aguinaldo Ribeiro - Progressistas.
Cabo Gilberto - PL - (126.633) votos
Mersinho Lucena - Progressistas
Romero Rodrigues - PSC
Murilo Galdino (Republicanos)
Wellington Roberto PL
Ruy Carneiro - PSC
Wilson Santiago - Republicanos
Gervásio Maia - PSB
Dr. Damião - União Brasil
Luiz Couto - PT
RAPIDINHA 5
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DIVULGA LISTA DOS 36 DEPUTADOS ESTADUAIS ELEITOS NA PARAÍBA.
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba divulgou agora pouco a lista dos deputados estaduais eleitos nas eleições de 2022. Foram eleitos os seguintes parlamentares:
Adriano Galdino
Walber Virgolino
Felipe Leitão
Fábio Ramalho
Eduardo Jorge Soares Carneiro
Michel Henrique
João Paulo Barbosa
José Wilson Santiago
Francisco Mendes
Sebastião Games (Tião)
Dra. Jane Panta
Márcio Roberto
Júnior Araújo
Tanilson Soares
Francisca Motta
Dra. Paula
João Gonçalves
Caio Roberto
Danielle do Vale
Galego de Souza
Jutay Meneses
Camila Toscano
Hervásio Bezerra
Cida Ramos
Taciano Diniz
Branco Mendes
Chió
George Morais
Anderson Monteiro
Inácio Falcão
Dr. Romualdo
Tovar Correia Lima
Dr. Eduardo Brito
Luciano Cartaxo
Gilbertinho
Sargento Neto
RAPIDINHA 6
CANDIDATOS APOIADOS PELO PREFEITO ANTÔNIO SOBRINHO DE ALAGOA GRANDE FORAM ELEITOS NO ESTADO DA PARAÍBA, EXCETO BOSCO CARNEIRO.
Vários candidatos apoiados pelo prefeito Sobrinho foram eleitos na Paraíba. O gestor alagoagrandense apoiou a reeleição do candidato a governador João Azevedo ao governo do Estado, Efraim Filho para o senado e o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP) que foi reeleito. Outro que foi muito bem votado e que contou com o apoio do prefeito Sobrinho foi o presidenciável Lula. O único candidato apoiado pelo prefeito Sobrinho que mesmo obtendo uma grande votação em Alagoa Grande não chegou lá, foi o deputado Bosco Carneiro. Outro que o gestor alagoagrandense havia lhe prometido 1000 votos e obteve quase 1500 votos foi Julian Lemos que, infelizmente, também não conseguiu sua reeleição. Com esses resultados, o prefeito Sobrinho mostrou todo seu protagonismo político em Alagoa Grande, pois alcançou todas as metas prometidas aos seus candidatos.
RAPIDINHA 7
COM AS PRESENÇAS DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS FERNANDO FORTUNATO E FABIANO LUZ, SUPERINTENDENTE DO INCRA NA PARAÍBA, KLEYMER NÓBREGA, REALIZA REUNIÃO COM ASSENTADOS RURAIS PARA FALAR SOBRE ENTREGA DE TÍTULOS DE TERRA.
Na última segunda-feira (26), o Superintendente do INCRA na Paraíba, Kleymer Nóbrega, participou de uma reunião na Secretaria de Agricultura de Alagoa Grande com os representantes das áreas de assentamentos rural do Governo Federal. O encontro contou com a presença do Chefe de Gabinete do Prefeito Sobrinho, Fernando Fortunato, do Secretário de Agricultura, Fabiano Luz, do representante da EMPAER em Alagoa Grande, Carlos Sóstenes, e do Presidente do Conselho Municipal de Agricultura, João de Freitas. Durante todo o desenrolar do ato, o Superintendente falou sobre a importância da conquista dos agricultores em ter definitivamente sua posse. Ele também falou que o INCRA, irá realizar o georreferenciamento de todas as áreas para que não haja nenhum problema na entrega da documentação. Ao final do evento, o Blog jornalistagildoaraujo conversou com as autoridades presentes.
Inicialmente quem falou conosco foi o Superintendente do INCRA, Kleymer Nóbrega, que foi bastante aplaudido. Veja.
Logo após sua fala, foi a vez do chefe de gabinete do prefeito Sobrinho, Fernando Fortunato, quando fez uma avaliação do encontro. Acompanhe.
Outro que falou com a nossa equipe foi o secretário Fabiano Luz. Observe.
Por fim, falou João de Freitas, representando os trabalhadores. Logo após a fala de João de Freitas, acompanhe o momento de confraternização dos trabalhadores após a reunião.
José Gildo de Araújo
Jornalista Profissional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário