Esta semana estive participando de um almoço junto com o empresário alagoagrandense Evaldo Vieira, pré-candidato a prefeito de Alagoa Grande. Evaldo demonstrou-se bastante insatisfeito com a política da cidade e desabafou: "Júnior Carneiro durante a campanha de deputado havia me garantido que eu faria parte da chapa majoritária em 2016. Com isso, deixei de apoiar outros amigos para contribuir com sua candidatura a deputado, agora, disse que eu não faria mais parte da sua chapa".
Evaldo disse ainda que se reuniu na semana passada com o deputado Júnior Carneiro na residência do deputado Federal Aguinaldo Ribeiro, e "nem mesmo o PP (Partido Popular) cedeu para mim." Por se sentir traído, o empresário procurou o ex-Senador Wilson Santiago, presidente do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) e o seu filho, o deputado federal Wilson Santiago Filho, e assumiu a presidência do PTB no município de Alagoa Grande.
Assim, juntamente com seu irmão, o suplente de vereador Edvaldo Vieira, e seus correligionários resolveram lançar sua candidatura a prefeito da cidade. Pelo visto, é a mais uma nova opção para o povo alagoagrandenses, gente da terra!
Outro que conversou com este colunista, e disse que cumpriu com sua palavra, foi o vereador e presidente da Câmara Municipal, Genildo Marques, que num tom de desabafo disse: "Eu disse que se o candidato fosse o vereador Josildo Oliveira, eu não permaneceria no grupo carneirista, e cumpri com minha palavra, saí enquanto foi tempo, estou de volta para o grupo do prefeito Bôda". O vereador havia aderido ao grupo carneirista, já que havia uma perspectiva de que seria a ex-primeira dama Iêda Carneiro a candidata do grupo.
Já o vereador Fabiano Luz, uma das esperanças do povo alagoagrandense, que também foi chamado pelo deputado para dizer que também não seria ele o candidato, disse nunca ter lançado seu nome como candidato, fato que foi estimulado pelo próprio grupo. No mais, disse que tudo isso já passou e agora está focado na sua reeleição para vereador, que é dado como quase certa.
Fabiano recentemente esteve com o deputado Benjamim Maranhão e resolveu continuar no comandando do partido da Solidariedade, não aceitando o PSB. Para o grupo do vereador, o silêncio e o tempo são os senhores da razão.
Esses fatos, muitas vezes, nos parece até um pouco pitoresco, pois nunca vimos ninguém prometer a todo mundo a mesma coisa. É um fato, no mínimo, inusitado.
A verdade é que a condução das estratégias políticas do grupo oposicionista tomou rumos jamais imagináveis. Ora, publicizar o nome de alguém, submetê-lo a uma pesquisa popular - em que foi aprovadíssimo pelo povo - e de forma abrupta ser retirado, foi ou não é um erro estratégico?
Foi, no mínimo, uma falta de consideração a quem votou na pesquisa. Então não tivesse colocado - ato tipicamente antidemocrático.
O fato é que a pré-candidatura lançada pelo deputado está muito mal nas pesquisas e vai precisar de muito empenho, pois o grau de rejeição é altíssimo, e se daqui para as convenções não decolar, poderá trazer prejuízos irreparáveis ao grupo, com uma possível derrota acachapante para o candidato governista, ou até mesmo para uma terceira força que começa a surgir em Alagoa Grande com reais condições de triunfar.
Não podemos negar a perspicácia política do candidato do deputado, pois trata-se de um político persistente, o que não se sabe é se o eleitorado vai absorver essa sua disposição. Bem, o desdobramento dessas ações terão resultados inimagináveis e que refletirão, sem sombra de dúvidas, em 2018.
O lado bom de tudo isso é que o povo de Alagoa Grande, que clama por mudanças de verdade, está mais do que acordado. Precisamos repensar o destino de nossa terra e votar em quem melhor convir. Não adianta, quem quer que seja, grupo A, B ou C, impor candidaturas que não estejam de acordo com os anseios populares, pois as reações serão como estas que estamos vendo.
Não substimem a inteligência do povo alagoagrandense. Chega, Alagoa Grande precisa de pessoas que assumam verdadeiramente compromisso com ela. Chegou a hora do povo livre e independente de nossa terra defender seu torrão. Muita calma nessa hora, pois é com o nosso voto que mudaremos a história da cidade. Alagoa Grande precisa ser devolvida aos seus filhos para que eles possam nortear um novo rumo de progresso e desenvolvimento, e ela volte a ser uma cidade vanguardísta, onde sua população possa viver de maneira digna e feliz.
RAPIDINHA 1
Esta semana participamos de um encontro com os vereadores Luiz Lucindo e Marcos de Zumbi. Ambos bastante animados. Luiz tem feito um ótimo trabalho no Distrito de Zumbi. E Marcos disse que era um soldado do partido e que aceitou ser pré-candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo vereador Josildo Oliveira por acreditar na proposta do grupo o qual ele faz parte.
RAPIDINHA 2
Temos que reconhecer a forma democrática como o vereador Josildo Oliveira tem absorvido as críticas construtivas a sua pré-candidatura a prefeito da cidade. Esse é cria do PT, é resistente.
RAPIDINHA 3
Depois que apareceram os "cobras criadas" junto aos "bilolinhas", parece que já começaram a surgir algumas rusgas. Em política é assim mesmo, depois as coisas se normalizam. O problema é o "inchaço".
RAPINHA 4
Enquanto o quadro político "pega fogo", o prefeito Bôda, já chegou em Zumbi com saneamento básico e escola climatizada. O fato político principal que nos tem chamado atenção é que o vice-prefeito Beto do Sindicato estava presente, e mais, na "cola". Pelo que vemos parece que o sindicalista de Canafístula vai ser mesmo o candidato situacionista. Esse parece que vai ter a palavra cumprida pelo prefeito e seu grupo.
RAPIDINHA 5
Quero agradecer mais uma vez aos leitores do nosso artigo da semana passada. Que bom que a população de Alagoa Grande e aqueles nossos conterrâneos que estão lá fora estão compreendendo nossa mensagem. Uma mensagem que é dada de graça e que tem compromisso exclusivamente com a transparência. Avante!
JOSÉ GILDO DE ARAÚJO
JORNALISTA
DRT 4580/97