domingo, 13 de março de 2016

Quem vai para cabeça de chapa com Dona Iêda Carneiro: Josildo Oliveira ou Fabiano Luz?

Eis o grande embate que o líder das oposições, o deputado João Bosco Carneiro, e os seus liderados terão que enfrentar antes de colocar o "bloco" na rua: saber quem participará da cabeça da chapa. Pelo que temos visto nos eventos realizados pelo município, Dona Iêda tem participado com assiduidade deles, sendo dada como quase certa a sua candidatura. Todavia, ainda tem muito a ser discuto, inclusive quanto ao vice-prefeito.
É bem verdade que o grupo carneiro tem procurado administrar com muita sabedoria essa costura política sobre quem comporá a chapa, nas eleições majoritárias, ao lado de Dona Iêda Carneiro - caso ela venha a se confirmar nas convenções partidárias.
Mas, afinal, quem o povo quer como vice? Pois são dois políticos em evidência na cidade. Ambos têm procurado mostrar seus serviços à comunidade, levando em consideração suas características próprias.
É importante salientar que o vereador Josildo Oliveira leva consigo uma bagagem por ser mais experiente, cuja notoriedade é visível pelo cargos já assumidos, pois além de ser um exímio articulador político, e já ter sido eleito vereador por três vezes, chegando à presidência da Câmara Municipal; ele foi secretário de saúde no governo  do prefeito Bôda, quando na oportunidade era vice prefeito da cidade. Em 2004, foi candidato a prefeito de Alagoa Grande, mas não levou as eleições.
No entanto, pesa sobre ele o fato de que, quando vereador oposicionista, entre os anos 1997 a 2000, o prefeito da época sendo Dr.João Bosco Carneiro, o parlamentar criou muitas rusgas, inclusive pessoais com o então Chefe do Executivo Municipal, fato que, até hoje, os "bosqueiros" tradicionais ainda não conseguem engolir; pois para alguns desses viventes, ainda são notórias as cicatrizes que ficaram. Talvez, não pela família Carneiro, mas por esse grupo de seguidores seletos que vira e mexe vem à tona episódios do passado, inclusive, demostrando emoções fortíssimas quando relembram vários momentos  difíceis vividos pelo “Pai da Pobreza”, como era tratado Dr. Bosco pelo povo alagoagrandense.
Naquela época alguns oposicionistas que hoje estão fazendo parte do grupo carneirista, iam para as emissoras de rádios da região simplesmente denegrir a imagem do prefeito e de seus familiares, fatos totalmente fora da ética e do respeito a um homem que fazia e fez história em nossa terra e porque não dizer na Paraíba e no Brasil.
Por isso, apesar de todos os atos conciliatórios existentes entre o parlamentar e o grupo carneiro, paira sobre os eleitores chamados "fiéis", lembranças que para eles são inesquecíveis. Esse histórico remanescente do passado, por incrível que pareça, poderá ser um ponto decisivo na hora da consulta entre os principais membros que fazem parte do grupo carneirista, que rotineiramente se reúnem sempre as vésperas das convenções e realizam uma espécie de prévia partidária quando escolhe o candidato, coisa que já é praxe dentro do partido.
Outro fato que pode influenciar contra o vereador Josildo Oliveira, é o desgate político, que já transcende a oposição, talvez pelos inúmeros cargos políticos já assumidos pelo parlamentar, fazendo com que o povo, às vezes, possa se sentir fadigado em vê-lo cotidianamente participando de disputa eleitoral.
Todavia, como “águas passadas não movem engenhos”, então, nada disso, desqualifica sua vontade em querer postular uma vaga na chapa da oposição ao governo municipal, já que, hoje, é um a pessoa da confiança do grupo.
Por outro lado, vemos o vereador Fabiano Luz, filho natural de Alagoa Grande, nascido no sítio mercador,  tem se destacado de forma exitosa, pois, apesar de jovem na política, tem evoluído a cada dia que passa, sua postura dentro da cidade tem sido muito positiva, já que procura desenvolver suas estratégias de forma diversificada, ou seja, tanto junto ao servidores do município, o qual é presidente do sindicato, como também junto aos moradores da cidade e da zona rural.
Fabiano Luz é um parlamentar cuja característica é trabalhar de forma mais silenciosa, e constante. Tem um grande acesso tanto nas camadas sociais média da cidade, quanto as pessoas mais humildes. Possui ao seu lado, além do grupo familiar que é numeroso e unido, um grande poder de persuasão político, de fácil convencimento, claro, com algo concreto. Outra característica do parlamentar é a de possuir uma postura mais independente, mais liberal, talvez por ser jovem, seja mais favorável ao diálogo.
No entanto, por se apresentar com esse jeito mais autônomo, é que uma minoria, da equipe oposicionista tenha sobre o parlamentar uma certa dúvida em relação ao seu relacionamento com o grupo carneiro, embora isso não seja nenhum empecilho para uma composição dentro do cenário político junto ao clã carneiro.
Fabiano Luz, se vier a compor uma chapa com Dona Iêda Carneiro, se for o caso, fará uma dobradinha importante, pois se encontrarão em uma só via: uma mulher com uma vasta experiência, representando a família carneiro com toda sua tradição política, junto com um rapaz que estará representando toda juventude alagoagrandense, e que dentro da política alagoagrandense tem tido uma ascensão imensurável.
Em todo caso, será uma disputa de gigantes.
Vamos aguardar para ver quem serão os candidatos das oposições para a disputa das eleições de 2016 na terra de Oswaldo Trigueiro de Albuquerque e Mello. Esperamos que após o resultado não haja vencido nem vencedores, nem arestas, o que, muitas vezes, acontecem. É necessário existir compreensão de quem não for escolhido, pois o exercício da democracia tem que prevalecer sempre e o espírito público deve ser algo intrínseco nos grandes homens públicos.


RAPIDINHA 1
Esta semana o vereador Marcos de Zumbí combalido por uma doença foi parar no Hospital em Alagoa Grande. Ao chegar viu que não existia nenhum médico para atendê-lo. Ficou indignado com a situação e comunicou o fato a imprensa. Se o tratamento dado a um fiscal da lei é assim, imagine o povão! Como estão sendo tratados?

RAPIDINHA 2
Queremos agradecer ao vereador José Ribeiro Agra Filho, mais conhecido por Deda Ribeiro, pela lembrança do nosso aniversário e a todos os vereadores.

RAPIDINHA 3
Por falar em Deda Ribeiro, uma fonte fidedigna me informou que o parlamentar é um dos cotadíssimos para compor a chapa junto ao prefeito Bôda, caso o chefe do executivo venha ser candidato. Assim o bastão sucessório passará para as “mãos” de Ítalo, seu filho. Gente da melhor qualidade.

RAPIDINHA 4
E os “bilolinhas” não param de crescer. Agora já é dado como quase certo a chegada de Vando do “cachorro Quente”. É mais um que vem se somar com Toinho Ayres, Cláudio Barbosa, Edvaldo Vieira, Roseane esposa do ex-vereador Badelo, Jaime e Filhão do Conselho Tutelar, entre outros.

RAPIDINHA 5
Quem está se articulando para entrar no grupo dos “bilolinhas” é o ex-vereador Duca Chaves, mas tem encontrado resistência, já que o parlamentar tem musculatura política e “grana” acima da margem dos “bilolinhas”. Eles só querem candidatos com possibilidades de trezentos votos em média. Já estão despertando a atenção do povo! Avante, pessoal!


JOSÉ GILDO DE ARAÚJO
JORNALISTA
DRT 4580/97

Nenhum comentário:

Postar um comentário