domingo, 6 de março de 2016

A ética e a cidadania devem ser respeitadas

Há um ano, esta coluna tem tido o compromisso de despertar em nosso povo o anseio pelas discussões e reflexões atinentes ao cotidiano político alagoagrandense. Apesar de algumas vezes passarmos por erros técnicos, o que nos faz mais cuidadosos e atenciosos com leitor, nunca deixamos de lado a imparcialidade, sequer deixamos passar qualquer proselitismo político.
Nosso compromisso é noticiar a verdade doa a quem doer, pois temos como projeto  trazer para as urnas de 2016 uma Alagoa Grande com melhor consciência política; uma Alagoa Grande mais participativa, que saiba cobrar das autoridades representativas ações que visem - efetivamente - o bem estar de nossa terra. E assim, o mesmo profissionalismo ensinado, é exigido.
Na semana passada, discorremos sobre mais uma análise política, cujo título foi:  “POR CAMINHOS TORTUOSOS", texto que trouxe uma repercussão no campo político do município, com centenas de acessos e mensagens, em que ficamos bastante regozijados e agradecidos pelas críticas, sugestões e feedbacks em geral.
Todavia, de forma totalmente deturpada e sem autorização, o "PORTAL AG1" modificou o título do artigo e colocou: "GRUPO DO DEPUTADO JÚNIOR CARNEIRO ESTÁ ENFRAQUECENDO EM ALAGOA GRANDE". Para quem leu, o texto realmente tratou sobre isso? Este título está dentro da proposta ética da nossa coluna?
Infelizmente, essas manipulações não são de hoje. E nas palavras do Mestre Leandro Marshall, essas atitudes são reflexos de uma nova (e péssima) fase da imprensa, o chamado “jornalismo cor-de-rosa”, afirma o mestre: “O jornalismo cor-de-rosa é uma nova etapa histórica onde convivem lado-a-lado o sensacionalismo da imprensa amarela, a manipulação da verdade da imprensa marrom e a notícia light, plastificada e marketizada da imprensa cor-de-rosa.”
Em tese, o objetivo é confundir a opinião pública, visando apenas o escândalo, a polêmica, o jogo de marketing e audiência. Esse tipo de informação mostra que não há mais bom senso entre jornalismo sério e a publicidade. Como se o objetivo primordial não fosse mais transmitir uma notícia imparcial, mas uma notícia meramente lucrativa e aceito pela maior quantidade de pessoas. E assim, esse tipo de material justifique o porquê de tantos blogueiros e demais “profissionais da imprensa” estarem respondendo processos judiciais por calúnia, difamação, e muitas vezes sendo condenados por altíssimas indenizações por danos morais.
Sempre autorizei a quem quer que fosse copiar tudo que escrevemos para o "PORTAL PAÓ", desde que reproduza na íntegra o pensamento deste autor. Esta coluna tem um público muito seleto o qual temos orgulho em transmitir a verdade; não podemos, em hipótese alguma, deixar dúvidas sobre o que escrevemos. O nosso leitor merece respeito e sabe que o que escrevemos tem credibilidade, pois nos preocupamos com as palavras, com o teor do conteúdo e analisamos bem a repercussão da crônica. Sabemos que o holofote não é o objetivo, holofote é consequência.
Por fim, é preciso que fique bem claro que a coluna passada teve como intuito chamar a atenção sobre a atual situação do grupo Carneiro e para que, particularmente, o deputado Júnior Carneiro pudesse refletir e entender a atual opinião pública; para ampliar a discussão política junto aos seus pares a fim de entrar em um consenso sobre o candidato do grupo oposicionista ideal para a nossa cidade.
Reitero que jamais irei usar de artifícios escusos para tentar desmerecer o grupo carneiro ou régis, pois sempre serão protagonistas da política alagoa-grandenses, grupos que já fazem parte da história de Alagoa Grande.
E mais, o grupo carneiro, em hipótese alguma, está enfraquecido; pelo contrário, tem uma vida política e social sempre em consonância com o povo, essencialmente com os mais carentes. A prova inconteste desse fato são as eleições vitoriosas do grupo de forma sucessiva e que sempre contou com uma participação maciça das pessoas mais humildes. Já dizia o grande senador pela paraíba Rui Carneiro "Forte é o povo". Se o grupo carneiro está com o povo, então ele continua forte.
Não sabemos de onde parte essas forças ocultas ou a mando de quem para divulgar determinadas informações com o objetivo de tentar embaraçar a "cabeça" dos futuros eleitores. É preciso sermos mais responsáveis com aquilo que propomos fazer, principalmente ao leitor que são nossos maiores parceiros. Desde já desautorizo a quem quer seja a modificar as nossas crônicas. E que sirva de lição para que repensemos essas práticas de usurpação e polêmicas descabidas, que nos voltemos para um jornalismo verdadeiro, que vise primordialmente o interesse público.

RAPIDINHA 1
Caiu como uma bomba a propositura feita pelo presidente da Câmara Genildo Marques da Silva ao Vereador Fabiano Luz para ser seu companheiro de chapa nas eleições municipais deste ano. Fabiano seria candidato a prefeito e Genildo vice. A verdade é uma só, a repercussão foi extremamente positiva, por incrível que pareça. A cidade está com sede de mudança!   

RAPIDINHA 2
Queremos parabenizar a forma como o deputado João Bosco Carneiro Júnior publicou uma carta ao povo de Alagoa Grande. Mostrou humildade, coerência com seus princípios, e deixou a população mais tranquila quando disse na carta que o povo era quem iria escolher o candidato ou a candidata do grupo oposicionista. Ufa! Se é o povo quem vai dizer, então é só esperar que será ela, Dona Iêda de Paiva Carneiro. Será? Vamos aguardar.

RAPIDINHA 3
Segundo informações, em uma reunião realizada na casa do prefeito Bôda, o vereador Marcelo de Canafístula disse que, na época do prefeito Júnior Carneiro, ele tinha mais de trinta cargos comissionados, enquanto que no governo de Bôda, ele não tem encontrado o mesmo prestígio. Com essa afirmação o vereador demonstrou um descontentamento muito grande com o governo. Será que é por isso que o governo Bôda está em baixa no distrito de Canafístula?

RAPIDINHA 4
Quero que fique bem claro aos desavisados que só coloquei o nome aos "Bilolinhas" por que fui autorizado pelos principais membros do grupo, pois temos um bom relacionamento. O fato é que eles já começaram a dar dor de cabeça aos chamados "peixes grandes". Além de Cláudio Barbosa, Edvaldo Vieira, Roseane, Jaime, Toinho Ayres, existem outros favoritos como Filhão do Conselho Tutelar, Jailton de Zumbi e Júnior também de Zumbi. Essa turma vai longe. E repito: Dai sairá eleito, no mínimo, dois. Não é bolão, é visão política! “Simbora” galera.

RAPIDINHA 5
Foi realizado no último sábado, dia 05 de março, o primeiro Encontro Mundial de "DADOS ABERTOS", onde os cidadãos se reuniram para discutir como obter e analisar dados das gestões públicas dos entes federados. O Brasil contou com a participação de diversos estados como São Paulo, Piauí, Espirito Santo, Brasília, etc. A Paraíba foi o único estado da federação em que o encontro se deu em dois municípios, João Pessoa e Campina Grande. E quem esteve à frente do evento na cidade serrana (Campina Grande) como coordenador foi o alagoagrandense Dr. José Gildo de Araújo Júnior representando a UFCG (Universidade Federal de Campina Grande). É um sinal de que as coisas estão ficando mais difíceis para quem quer governar de forma obscura. Além de ser lei, é uma tendência mundial.



JOSÉ GILDO DE ARAÚJO
JORNALISTA
DRT 4580/97

Nenhum comentário:

Postar um comentário