domingo, 29 de janeiro de 2017

A repercussão da Política Estadual em Alagoa Grande

- EM ALAGOA GRANDE GOVERNADOR RICARDO PARTE NA FRENTE: SOBRINHO SE ENCONTRA COM RAIMUNDO LIRA, POSSÍVEL CANDIDATO DE RICARDO. JÚNIOR CARNEIRO PREFERE GERVÁSIO MAIA PARA O PALÁCIO DA REDENÇÃO EM 2018.-

Bastou o ano de 2017 começar, para também dar-se início aos preparativos de 2018.
Os prognósticos são os mais variáveis possíveis, a partir da saída ou não de Ricardo Coutinho do Governo do Estado; a saída seria uma medida que, na nossa modéstia opinião, já é um fato consumado, pois o governador jamais iria perder a chance de se eleger Senador da República, principalmente, quando se têm duas vagas para aquele Poder Legislativo.
E mais, Ricardo Coutinho, ainda corre por fora, no sentido de ser até uma possível opção em uma chapa majoritária nacional, já que o PSB, é um partido bastante cobiçado por diversas outras agremiações políticas. O Governador da Paraíba, é bom saber, tem tido um grande destaque dentro dessa nova estrutura política que se inicia no país, pois tem repercutido positivamente essa postura de manter o seu estado com as finanças equilibradas e gerando emprego e renda, o que, de certa forma, credencia-lhe a pleitear por uma participação mais profícua na política nacional.
Assim, diante de toda essa exposição, é que já se observa uma movimentação intensa nos bastidores da política local e paraibana. E é dentro desse contexto que de um lado o prefeito alagoagrandense, Antonio da Silva Sobrinho, se encontrou na semana passada com o Senador Raimundo Lira, que mesmo sendo do PMDB, aparece como um dos prováveis candidatos ao governo com o apoio do Governador Ricardo Coutinho, no próximo ano.
Por outro lado, o Deputado alagoagrandense João Bosco Carneiro Júnior, de forma incisiva demonstra todo seu apoio, para a disputa a Governador da Paraíba em 2018, a Gervásio Maia, futuro Presidente do Poder Legislativo. Júnior Carneiro que toma posse nesta quarta-feira, como vice-presidente da Assembleia Legislativa.
O que se pode tirar de todos esses desdobramentos é que o governador Ricardo Coutinho vem costurando o fortalecimento de seu grupo político, enquanto aguarda as definições que terão que acontecer entre o prefeito da capital, Luciano Cartaxo (PSD) com o PMDB de Maranhão e Manoel Jùnior, e o PSDB do senador Cássio Cunha Lima, o qual deverá ser candidato à recondução ao Senado.
Diga-se de passagem, o Senador Cássio é ciente de que, para o Governo Estadual, sua candidatura corre um sério risco de não decolar, devido a fadiga política do eleitor em vê-lo tantas vezes Governador da Paraíba, e mais, pode assistir o PSD e o PMDB, migrando novamente para Ricardo Coutinho, repetindo o feito de 2014.
Como podem perceber, a política é muito dinâmica e vence quem sabe mexer melhor o tabuleiro deste xadrez.

RAPIDINHA 1
SOBRINHO DEIXARÁ RÔMULO POR LIRA?
O que significa esse encontro do prefeito de Alagoa Grande com Raimundo Lira? Vejamos bem: o encontro foi na residência do Deputado Estadual Ricardo Barbosa, aliado do governador Ricardo Coutinho, juntamente com outros diversos prefeitos. Será que essa reunião também não foi para que, caso Lira não seja candidato a governador, possa ter o apoio desses gestores para uma possível candidatura a Deputado Federal? Se essa possibilidade vingar, é “tchau” para Rômulo Gouveia. Bem, cassado por infidelidade prefeito nenhum pode ser, então, pode surgir novidade por aí. Lira é forte no governo, e é o homem forte da Volkswagen no Brasil, ou seja,  tem bufunfa para bancar campanha.

RAPIDINHA 2
VICE-PREFEITO EVALDO E O PTB

O vice-prefeito e presidente do PTB de Alagoa Grande, Evaldo Vieira, poderá ser mais um a não acompanhar o Deputado Rômulo Gouveia, nem Bruno Cunha Lima. Esta semana, o presidente Estadual do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), o ex-senador Wilson Santiago declarou que será candidato a Deputado Federal no próximo ano e Wilson Filho será candidato a Deputado Estadual; e mais, ao lado do Governador Ricardo Coutinho. Como sabemos, ambos, pai e filho são amicíssimos do vice-prefeito alagoagrandense. Assim sendo, uma fonte ligada à Evaldo nos revelou que ele jamais deixará de apoiar Wilson Santiago pai e filho, pois eles o ajudaram muito a chegar onde está, pois lhe confiaram a legenda para se candidatar, muito antes de se unir a Sobrinho na campanha. As coisas começam a clarear na política de nosso município.

RAPIDINHA 3
CARROS LOCADOS: O DINHEIRO É NOSSO.
Tomamos conhecimento de que a prefeitura adquiriu alguns carros locados, é claro que ainda não dispomos dos valores dessas locações, apenas quando sair no "SAGRES"  do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Mas é bom que o prefeito Sobrinho fique de olho em quem está usando esses automóveis fora do horário de expediente de trabalho (à noite). É bom ter cuidado com a gasolina que é paga com o dinheiro público. Tem gente tirando onda com o que não lhe pertence. E mais, quando já é réu por desvio de dinheiro público. É apenas um alerta ao prefeito...

RAPIDINHA 4
OBRAS NOS BANHEIROS: SOBRINHO NÃO ACEITA ERROS
O prefeito Antonio Sobrinho teve que visitar a obra de reconstrução do banheiro do antigo terminal rodoviário. Isso se deu devido ao fato de que, segundo comentários, a obra estava tomando rumo errado. Sobrinho, como exímio conhecedor, ao visitar a obra "in loco", percebeu algo errado e de imediato mandou quebrar tudo e recomeçar o andamento da obra. E passou, ele mesmo, a conduzir os trabalhos, ficando de plantão até que ficasse da forma como ele desejaria. Muito bem!  É essa a postura que tem que ser tomada. Ponto para a gestão municipal. O que está errado é para se consertar. Agora vai... Estamos torcendo que dê tudo certo!

RAPIDINHA 5
CASO ARLUCE TORNOU-SE UMA CONFUSÃO JURÍDICA

Esta semana, depois que publicamos a denúncia do Vereador Edvaldo Vieira, da oposição, sobre a impossibilidade da servidora da Câmara Municipal, Arluce Melo, em não poder estar prestando serviços a Prefeitura Municipal de Alagoa Grande, criou-se uma verdadeira correria ao jurídico da prefeitura e da Câmara Municipal, para se chegar a um denominador comum sobre o caso. Ao ser indagado sobre o assunto, por este colunista, o presidente Marcelo de Canafístula disse que ele, juntamente com a assessoria jurídica da Câmara, encontraram três formas de solucionar o problema, das quais uma apenas prevalecerá. O presidente do Poder Legislativo não informou qual foi a melhor saída, apenas nos comunicou que iria nos enviar o parecer para publicarmos. Até o fechamento de nosso informativo, não recebemos essa documentação. Enquanto isso, o vereador Evaldo Vieira disse-nos, neste domingo, que irá esta semana procurar todos meios jurídicos para saber sobre a legalidade dos atos da Câmara Municipal e da Prefeitura. Pense num moído.

RAPIDINHA 6
ALAGOA GRANDE: UMA CIDADE SUI GENERIS
A principal festa de nossa cidade é a de  "NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM", a qual  sempre comemoramos no dia 02 de fevereiro, aniversário da nossa Padroeira. Parece que depois que a Igreja de Alagoa Grande deixou de pertencer a Diocese de João Pessoa e passou a ser administrada pela de Guarabira, as nossas festividades ficaram em segundo plano, senão vejamos: A procissão que tradicionalmente foi no dia do aniversário da nossa Padroeira, passou a ser um dia antes, ou seja, dia 1º de fevereiro. Tudo isso para atender aos interesses da Diocese de Guarabira, já que, coincidentemente, a festa de "NOSSA SENHORA DA LUZ", Padroeira de Guarabira, cai na mesma data. Lá a procissão é no dia correto, e nós ficamos comemorando o aniversário da nossa Padroeira no dia anterior. Isso só acontece em Alagoa Grande, terra de povo ordeiro e pacato. Ainda falam dos políticos. Nunca vi se comemorar aniversário de véspera. É ou não é "Sui Generis"?

RAPIDINHA 7
"PERSONA NON GRATA" PARA O GERENTE DO BANCO DO BRASIL.
É pretensão da maioria dos vereadores da Câmara Municipal de Alagoa Grande entrar com um pedido de título de "PERSONA NON GRATA" para o senhor NARCISO,  gerente do BANCO DO BRASIL em Alagoa Grande. Os parlamentares, em sua maioria, dizem que esse cidadão tem oferecido um desserviço à cidade de Alagoa Grande, deixando a população insatisfeita pelos seus maus atendimentos. "PERSONA NON GRATA", significa alguém que não é bem vindo, indesejado.

RAPIDINHA 8
Uma fonte fidedígna nos informou em "OFF" que mais uma pessoa que votou com Josildo na última eleição estará tomando posse na próxima quarta-feira para trabalhar no Hospital de Alagoa Grande como enfermeira. Quem tem competência se estabelece. Parabéns.

RAPIDINHA 9
OPOSIÇÃO: REUNIÃO PROVEITOSA

Os vereadores da bancada de oposição na Câmara Municipal estiveram reunidos com o Deputado Estadual João Bosco Carneiro Júnior neste último sábado, na capital paraibana. Ao final, todos saíram satisfeitos com o que foi conversado. Júnior, de forma sábia, conversou com todos de forma conjunta e em seguida individualmente. Pelo jeito da euforia de todos, parece que poderemos ter novidades um pouco mais na frente. Vamos dar tempo ao tempo.


JOSÉ GILDO DE ARAÚJO
JORNALISTA
DRT 4580/97
Link: http://jornalistagildo.blogspot.com.br/

domingo, 22 de janeiro de 2017

Governo Sobrinho: Em busca de luz própria

Nesses quase trinta dias de administração do Governo Sobrinho, podemos observar que, aos poucos, ele vem procurando dar uma conotação de querer buscar a sua própria luz, colocar sua personalidade. Todavia, quando se entra na prefeitura ainda se observa vários resquícios da administração anterior, dando uma nítida sensação de que o governo Bôda ainda persiste naquele lugar.
Basta olharmos para o quadro de secretário, parece que apenas mudou o prefeito, mas a estrutura organizacional permanece a mesma!
Na opinião daqueles verdadeiros amigos do prefeito Sobrinho, com quem temos dialogado, dizem que é preciso que o gestor dê ao seu governo uma nova identidade, afastando aqueles que irão trair o prefeito no próximo ano, quando chegar as eleições.
Um aliado de primeira hora de Sobrinho nos confidenciou esta semana de que ao ir à prefeitura e ao olhar de um lado viu um secretário remanescente do governo Bôda, quando entrou em outra sala, outro secretário do ex-prefeito Bôda. Com isso, sentiu-se um pássaro fora do ninho, ou seja, como se ele fosse uma pessoa estranha dentro do ambiente, mesmo tendo sido vitorioso.
Este amigo fiel de Sobrinho terminou dizendo que tem sido muito difícil para eles (sobrinhistas) ter que aceitar esse tipo de convivência, principalmente quando se sabe que muitos dos que estão no poder ficarão até o próximo ano, que será quando o ex-prefeito Bôda poderá chamá-los para uma conversa. E então, muitos estarão abandonando o barco de Sobrinho. "E AÍ É TARDE, INÊS É MORTA"... esse fato, poderá colocar em xeque-mate o futuro político do chefe do executivo de Alagoa Grande. "Eu fico muito preocupado", finalizou esse "fiel escudeiro" do prefeito Sobrinho.
A administração alagoagrandense, depois das eleições da Câmara Municipal, ficou ainda mais misturada. Como se não bastasse a quantidade de pessoas ligadas a Bôda em cargos importantes no governo, agora veio mais uma boa quantidade de gente colocada pelo vereador Jaílton de Zumbí, que acomodou no governo várias pessoas as quais votaram em Josildo para prefeito. E mais, tem também o povo do presidente da Câmara Municipal, Marcelo de Canafístula, que votaram em Beto nas últimas eleições.
Diante disso, está um governo extremamente "democrático", composto por diversas coligações político-partidarias, ou seja, um governo eclético, lembrando a lei da física, "corpos opostos se atraem".
Se o prefeito Antonio Sobrinho quiser "LUZ PRÓPRIA" dentro da política de Alagoa Grande, vai ser preciso formar um grupo sólido e forte, talvez seja a oportunidade de resgatar junto com seus "escudeiros fieis" a velha turma da época que deu apoio a Gilvan Freire quando naquele tempo, Sobrinho, mesmo sendo a terceira força, mostrou-se muito forte e quase batia o candidato do ex-prefeito Bôda, Arnaldo de Esperança.
Mesmo estando em início de gestão Sobrinho tem que mostrar à população a identidade de seu governo através de suas ações e dentro daquele projeto que mostrou a cidade, o qual lhe fez vencedor.
O povo quer ver a "cara" do governo Sobrinho e não um continuísmo do governo Bôda ou será que o prefeito irá aceitar a cômoda situação em ser só mero representante e pronto? Não! A população deseja de seu governante, um perfil diferente do tradicionalismo. Um governo moderno, inovador, pois foi assim que o atual gestor se apresentou ao seus conterrâneos no período eleitoral, com uma proposta progressista. Esperamos que "No final tudo der certo”, acreditando no longo caminho que ainda há para se percorrer.


RAPIDINHA 1
PROBLEMAS À VISTA PARA SOBRINHO E MARCELO
Esta semana estivemos conversando com alguns vereadores de oposição ao governo Sobrinho, e entre eles, o vereador Edvaldo Vieira. O fato é que o parlamentar nos apresentou um documento encaminhado pelo vereador Fabiano Luz ao Senhor Prefeito Constitucional de Alagoa Grande, Antonio da Silva Sobrinho. O curioso é que o documento foi recebido com o carimbo do gabinete do prefeito e assinado por Arluce Lima Cruz de Melo, que, segundo o vereador Edvaldo Vieira, é servidora do quadro efetivo da Câmara Municipal de Alagoa Grande, não estando à disposição da prefeitura. Ou seja, ela não está apta a assinar quaisquer documentos da prefeitura. Na última sexta-feira, o parlamentar Edvaldo Vieira esteve com o presidente da Casa Legislativa, Marcelo de Canafístula, e disse que: Ou ele, Marcelo, resolve isso, ou irá entrar com uma ação contra o que está acontecendo, pois a servidora é para estar na Câmara Municipal dando seu expediente normal como os outros funcionários, e não na prefeitura. Quem foi nomeada para ser secretária pessoal do Prefeito foi a filha de Arluce, e não ela, concluiu o parlamentar. (Documento em anexo). É bom o prefeito Sobrinho ou Marcelo resolver logo isso. Cuidado com funcionário fantasma, isso pode gerar problemas judiciais, como Improbidade Administrativa.


RAPIDINHA 2
LUZ  NOS ASSENTAMENTOS
O vereador Fabiano Luz, líder das oposições, encaminhou ao superintendente do INCRA, na Paraíba, Solon Alves Diniz, um requerimento aprovado pela Câmara Municipal, solicitando a perfuração e instalação de poços artesianos em diversos assentamentos do município de Alagoa Grande. Os assentamentos são os seguintes: Quitéria, Caiana, Sapé de Alagoa Grande, Assentamento Alagoa Nova, Coração de Jesus, Margarida Maria Alves II, Severino Ramalho, Maria da Penha I, Maria da Penha II, Severino Cassimiro, Monsenhor Luiz Pescarmona, Nova Margarida, José Horácio. Esse tipo de ação é o que engrandece qualquer político que se preze. E mais, o vereador Fabiano Luz tem uma grande influência com o superintendente do INCRA, já que se trata de uma indicação do Deputado Federal Benjamim Maranhão a quem o parlamentar alagoagrandense tem total acesso, já que o apoiou na eleição passada em Alagoa Grande, obtendo quase mil votos.


RAPIDINHA 3
CHORANDO DE ALEGRIA
Esta semana, ao chegar para ver "in loco" a obra do banheiro próximo ao antigo terminal rodoviário, um cano estourou mesmo na frente da construção, parecendo uma simbologia de alegria por está sendo, verdadeiramente, construído. Pelo que vimos, irá ficar muito bom e bonito. Uma obra simples, barata, que ninguém fez e que está causando bons dividendos para o Governo Municipal.






RAPIDINHA 4
"TUDO COMO DANTES NO QUARTEL DE ABRANTES"
Parece que depois de ser adiada a reunião que estava marcada para última quinta-feira, as coisas estão ficando mais serena entre os vereadores de oposição contra o ex-vereador Josildo Oliveira. Só tem uma resistência, a de Duca Chaves, que continua a dizer: "Dei minha palavra de lealdade a Júnior, mas se deixar Josildo, eu sairei do grupo, pois não vou ficar com quem denegriu a minha pessoa", concluiu o vereador Duca. Já os seus companheiros de bancada, dizem que estão só aguardando o deputado Júnior Carneiro dizer o dia da reunião, pois irão mostrar um áudio do ex-vereador Josildo Oliveira, dizendo impropérios com eles, parlamentares. Vamos aguardar.


RAPIDINHA 5
EXCLUSIVO:
"NINGUÉM SE PERDE NA VOLTA"  ( José Américo )
Não se tem mais nenhuma dúvida, o ex-vice prefeito Beto do Sindicato irá mesmo se reintegrar ao grupo Carneiro. Esta semana, estivemos conversando com o líder sindical e ele afirmou: "Sou partidário, e que não faz política por interesses pessoais, e sim por sacerdócio". Mais adiante, ao falarmos que sua postura política e social é bem próxima com a do governador Ricardo Coutinho e a do deputado Júnior Carneiro, já que visam sempre o bem comum daquelas pessoas menos favorecidas, indagamos se isso poderia ser álibi (ferramenta), para essa reaproximação? Beto respondeu: "Não se trata de voltar. Se trata de conjunturas, e que essas conjunturas navegarão nesse sentido", finalizou Beto. Só resta agora um aceno do deputado Júnior Carneiro, pois "toda recíproca tem que ser verdadeira". Nos parece que o deputado Júnior Carneiro vem com bastante afinco para as próximas eleições. Está aglutinando muitas forças políticas.


RAPIDINHA 6
REPASSE ATRASADO
Na última sexta-feira, os vereadores tomaram conhecimento de que o repasse do duodécimo da Câmara Municipal não foi completo pela Prefeitura Municipal de Alagoa Grande. O repasse do Poder Legislativo tem que ser integral até o dia 20 de cada mês pela Prefeitura Municipal, do contrário poderá estar praticando uma inconstitucionalidade. É bom o prefeito Sobrinho tomar esses cuidados.


RAPIDINHA 7
FURACÃO SUMIU?
O vereador Fabrício Fortunato parece meio triste depois da eleição da mesa diretora da Câmara Municipal. Alguns de seus colegas têm dito que o parlamentar sonhava em ser presidente e terminou vendo um dos seus arquirrivais no "trono", o vereador Marcelo de Canafístula. Mas, muitas oportunidades virão, e Fabrício ainda é bastante jovem.





RAPIDINHA 8
REUNIÃO DOS GARIS
Um equipe de garis da prefeitura municipal participou esta semana de uma reunião com o prefeito Sobrinho. Na pauta, a volta da insalubridade que deixou de ser paga no governo anterior. Quem intermediou o encontro foi o vereador Cláudio Lúcio Barbosa. Os nossos braçais precisam ser valorizados.





JOSÉ GILDO DE ARAÚJO
JORNALISTA
DRT 4590/97
Link: http://jornalistagildo.blogspot.com.br/

domingo, 15 de janeiro de 2017

Política Alagoagrandense: Beto poderá voltar ao grupo Carneiro. Josildo poderá deixar.

A cidade de Alagoa Grande parece mesmo respirar política todo tempo. Nem mesmo terminamos uma eleição, já se começa especular os troca-trocas da política.
Semana passada, começou-se a traçar os novos rumos da política local. E os comentários surgiram a partir do momento em que os vereadores de oposição ao Governo Municipal perderam as eleições no Poder Legislativo, que, até então, tinham como certo uma vitória tranquila.
Logo após o pleito no Legislativo, os parlamentares do grupo carneirista começaram a fazer uma análise do resultado adverso. Neste entremeio, verificaram que, durante o período da eleição da mesa, o ex-vereador e ex-candidato do grupo, Josildo Oliveira, por meio de um  áudio em WhatsApp, estava a denegrir a postura de alguns vereadores da bancada carneirista, justamente, no momento em que o deputado Júnior Carneiro estava articulando a vitória de seu grupo; o áudio foi transmitido por diversas emissoras de Rádios da região, o que agravou ainda mais a situação.
A partir daí, deu-se a largada para que as rusgas entre os vereadores e o ex-candidato Josildo Oliveira começassem a aparecer. E o pior ainda estava por vir, que foi quando os parlamentares oposicionistas tomaram conhecimento de uma suposta influência, nos bastidores, do ex-vereador Josildo Oliveira, no sentido de persuadir o vereador Jaílton de Zumbí a votar na chapa do grupo do Prefeito Antonio Sobrinho. Para o grupo, foi a gota d’água!
Toda a situação, passou a causar um certo incômodo junto ao deputado Júnior Carneiro, que até aquele instante tinha uma eleição tranquila. Foi aí que os vereadores: Adauto, Duca Chaves, Fabiano Luz, Edvaldo Vieira e Luis Lucindo, se sentido traídos, solicitaram uma reunião urgente com o líder maior das oposições a fim de pedir a saída do ex-vereador Josildo Oliveira de dentro do grupo carneiro, pois, na opinião desses parlamentares, não existe mais clima para o ex-candidato a prefeito continuar dentro do grupo.
Enquanto isso, é crescente a possibilidade da volta do ex-vice-prefeito de Alagoa Grande, José Wamberto (Beto do Sindicato) ao grupo comandado por Júnior Carneiro.
Esta semana, conversamos com o sindicalista, e ele demonstrou bastante admiração com a relação de secretários do atual prefeito Antonio Sobrinho, sendo quase todos da gestão do ex-prefeito Bôda.
Em uma conversa muito rápida com o atual presidente da Câmara Municipal, Marcelo de Canafìstula, a respeito desse retorno, ele disse que vê amplas possibilidades de Beto desaguar de vez no grupo carneirista.
Já uma outra fonte próxima ao ex-vice-prefeito, informou-nos que se acontecer a saída de Josildo Oliveira do grupo, o petista (Beto) vai "correndo"; pois Beto atribui a sua saída do grupo do deputado Júnior Carneiro ao ex-candidato Josildo, segundo essa fonte.
Assim, com a possível saída de Josildo e a chance de Beto voltar ao grupo carneirista, a geopolítica toma outra conjutura dentro do mapa alagoagrandense, já que o ex-vereador Marcos de Zumbí poderá voltar a se candidatar em Zumbí para vereador e, em Canafístula, o grupo terá a volta do petista Beto, além de contar com a força do sindicato dos Trabalhadores Rurais. Isso fortalecerá, sem sombras de dúvidas, o deputado Júnior Carneiro, já nas eleições do próximo ano.
Parece que 2017 já começa com grandes novidades, mas a política é assim mesmo, sempre muito dinâmica. Vamos continuar acompanhando todo esse desenrolar que acontece nos bastidores do cotidiano na nossa política alagoagrandense.
RAPIDINHA 1
O CAMINHÃO DA ESPECULAÇÃO
Os alagoagrandenses ficaram abismado com a novidade na forma de transportar o "lixo" da cidade. O fato é que diferentemente da gestão anterior, a prefeitura municipal, através da secretaria de infraestrutura, adquiriu um caminhão já adaptado a fazer a coleta de lixo dentro dos padrões exigidos. Isso já causou vários comentários nas Redes Sociais sobre a forma da aquisição. Pelo visto, a Secretaria de Infraestrutura já comunicou a população de que o veículo foi locado (alugado). O mais importante nesse momento é saber que a cidade deve ficar limpa.


RAPIDINHA 2
MUDANÇA
Uma fonte do governo municipal nos confidenciou de que o prefeito de Alagoa Grande, Antonio da Silva Sobrinho, por conta da crise, não criará as secretarias de Esporte, nem de Cultura, que deverão ser transformadas em órgão a nível de diretoria. Se a situação financeira voltar a normalidade, elas poderão ser recriadas, segundo essa fonte.

RAPIDINHA 3
Por falar na Secretaria de Infraestrutura, observamos que vai ser uma "dor de Cabeça" para o competente Secretário Dagoberto Fernandes (Nenen de Augustinho) resolver a questão daquele "Lixão" existente próximo ao sítio Engenho do Meio. Aquele "lixão" que um dia foi chamado de "ATERRO SANITÁRIO", hoje, só polui o meio ambiente e prejudica a saúde de todos os moradores, além de contaminar o Rio Mamanguape que passa próximo. É preciso que o Governo Municipal dê uma solução para aquele problema que é urgente.
RAPIDINHA 4

Até que enfim apareceu alguém que pudesse resolver de uma vez aquele banheiro do antigo Terminal Rodoviário. Um pleito solicitado há anos pelos taxistas e donos dos bares que trabalham ali próximo. E mais, um lugar visitado por várias pessoas, principalmente, em período de festa, além de servir a muitos turistas que visitam a cidade, já que fica no "coração" da cidade. Aquilo era uma vergonha para todos nós. Por coincidência, foi o primeiro requerimento deste colunista quando vereador em 2005, a pedido dos amigos motoristas e proprietários de bar daquela região. Parabenizamos ao governo municipal.

RAPIDINHA 5
REUNIÃO MARCADA
Os vereadores carneiristas  já têm data marcada para uma reunião com o deputado João Bosco Carneiro Júnior, próxima quinta-feira (19/01), provavelmente, na capital paraibana. No cardápio, a saída de Josildo Oliveira do grupo oposicionistas. Na opinião do parlamentares, Josildo conspirou contra sua própria equipe. Ainda dentro desse contexto, três vereadores nos confidenciaram que em todas as reuniões realizadas por eles o lema sempre foi "UM POR TODOS E TODOS POR UM", ou seja, já estão com o deputado Júnior Carneiro, mas exigem a saída de Josildo.
RAPIDINHA 6
PRESIDENTE SIMPLES E HUMILDE
Esta semana, na Câmara Municipal, estavam conversando este colunista, o ex-vereador Antonio Ayres e os vereadores Ronaldo Marques e Edvaldo Vieira e Thiago, irmão do vereador Adauto de Mariza, quando, de repente, surge o presidente do Poder Legislativo Municipal Marcelo de Canafístula com uma bandeja de café nas mãos para nos servir. Na verdade, foi para todos nós que ali se fazia presente um significado de muita humildade. Pelo jeito, o filho de Dona Carminha vai alçar vôos mais altos! Parabéns Marcelo, nos parece que o Poder não passou por sua cabeça.
RAPIDINHA 7
GILBERTO NO "NINHO" CARNEIRISTA?
Quem diria, o ex-vereador Gilberto Marques está só aguardando se vai ser ou não chamado para fazer parte da equipe do governo de Sobrinho. Se essa concretização não acontecer, o ex-parlamentar poderá estar migrando para o "NINHO" carneirista. Parece que o "velho Giba" está sendo "fritado" há tempos e só "acordou" agora. Vamos esperar pra ver. Como a política dá voltas...



RAPIDINHA 8

Queremos parabenizar o nosso amigo pessoal, o professor Jaime de Augostinho pela passagem de seu aniversário, que aconteceu na última quinta-feira, dia 12 de Janeiro.



RAPIDINHA 9
Quem está se preparando para o domingo de carnaval é "BLOCO CAPIVARAS", da Rua Padre Belízio. O bloco está sendo capitaneado pelo nosso amigo professor da Escola Estadual Padre Hildon Bandeira, José Pereira da Silva, Zeca. O nome é bem sugestivo. Parabéns Zeca.
JOSÉ GILDO DE ARAÚJO
JORNALISTA
DRT 4580/97

domingo, 8 de janeiro de 2017

Eleições da Câmara Municipal: Uma Estratégia Maquiavélica

Hoje, voltaremos a falar sobre as eleições da Câmara Municipal de Alagoa Grande, desta vez sobre os seus bastidores.
Antes, gostaria de deixar bem claro que o que aqui se retrata é algo sobre a pessoa pública do representante do povo, nada tendo a ver com a convivência pessoal. Afinal, quando um cidadão ou cidadã se propõe a ser candidato(a) para algum cargo público, seja de qual natureza for, isso significa dizer que suas posições políticas estarão públicas para a sociedade, mediante os princípios da publicidade e transparência da Administração Pública. Sendo uma obrigação do representante dar satisfação ao representado (o povo), de tudo o que está ou se propõe a fazer.
Dada as considerações iniciais, continuemos.
As eleições (2017) da Câmara Municipal de Alagoa Grande foram marcadas por vários episódios dignos de um filme de espionagem americano, em que todo mundo, digo, os vereadores passaram a investigar os comportamentos uns dos outros.
Inicialmente, o grupo sobrinhista tinha a predominância, já que havia elegido 06 (seis) vereadores, enquanto o grupo oposicionista havia eleito 05 (cinco), o que ficaria com a minoria. Mas, por algum motivo de insatisfação. o vereador Edvaldo Vieira deixou o grupo dias depois das eleições.
A partir daí, o grupo do prefeito tentou convencer o vereador Duca Chaves para o seu lado, "namoro" que durou poucos dias, pois o vereador Duca observou que estaria entrando numa cilada, pois viu que o vereador Fabrício Fortunato só falava em fazer uma composição com Deda Ribeiro para os biênios 2017 e 2018 para um, enquanto 2019 e 2020 para outro.
As composições não paravam por aí...
Numa conversa com Fabiano Luz, os vereadores Duca e Edvaldo marcaram um encontro em João Pessoa com o deputado Júnior Carneiro que, de forma incondicional, apoiou a iniciativa de Fabiano Luz e os demais vereadores de oposição: Adauto de Marisa, Luiz Lucindo e Jaílton de Zumbi.
O tempo passou e o que se ouvia falar era de um grupo de oposição unido em prol das eleições de Duca e Edvaldo respectivamente para os dois biênios. Até que, próximo ao Natal, começou uma movimentação intensa por parte do grupo do prefeito Sobrinho que queria a todo custo tirar a presidência da Câmara das mãos da oposição principalmente de Edvaldo Vieira já que, pelo que se sabe, Sobrinho se sentia preocupado com o parlamentar presidindo a Câmara Municipal, pois poderia criar muito embaraço no seu governo, como exemplo, procrastinar projetos enviados ao Poder Legislativo e que precisa de uma tramitação mais rápida.
Ao observar tudo isso, o grupo do situacionista passou a investir "pesadamente" no vereador Jaílton de Zumbi, o qual de forma surpreendente, depois de ter almoçado três dias antes com o deputado Júnior Carneiro e ter se comprometido em votar na chapa da mesa diretora da oposição, resolveu votar na chapa encabeçada por Marcelo de Canafístula e Cláudio Barbosa para os dois biênios.
Essa chapa, apresentada pelo grupo do prefeito, foi a melhor encontrada, já que parte dos vereadores da situação, leia-se Ronaldo Marques e Marcelo, falou abertamente que não votariam no vereador Fabrício Fortunato para presidir a "Casa Francisco Luiz de Albuquerque Mello".
Nesse entremeio, um fato chamou atenção logo após as eleições, e foi relatado por alguns vereadores de oposição como Duca Chaves, Adauto de Mariza e Edvaldo Vieira.
Acontece que um determinado parlamentar da situação fez vários contatos com eles no sentido deste vereador situacionista compor a chapa com a oposição, o qual o acordo se daria da seguinte maneira: O tal vereador seria presidente no primeiro biênio, e o segundo biênio seria dividido entre Duca Chaves e Edvaldo.
Os oposicionistas, segundo o vereadores citados, só aceitariam a “oferta” se o determinado vereador sobrinhista votasse na oposição para o primeiro biênio, de modo que o situacionista só assumiria no segundo biênio. Ele não aceitou, pois iria causar um verdadeiro tumulto na posse, podendo haver até pancadarias.
Então, fez a seguinte proposta: "Vocês votam em mim, e depois votarei em vocês". Um dos vereadores ainda perguntou: “E como ficará Sobrinho?”, a resposta foi: “Não terá nenhum problema, pois ele torce para que eu seja presidente.”
Segundo esses vereadores de oposição, ao comunicar a proposta ao deputado Júnior Carneiro, o carneirista foi enfático: "É preferível perder com honra do que ganhar e depois perder". "Mantenham a chapa do jeito que está". E assim foi feita.
Segundo um vereador correligionário do prefeito, em uma conversa informal, afirmou que ao entregar a chapa para o tal parlamentar assinar, ele simplesmente ignorou; pois, provavelmente, tinha a esperança de ser presidente, já que existia uma outra chapa em branco só esperando a sua decisão para realização da eleição da mesa.
Tudo isso aos olhares de todos presentes. Seria algo estapafúrdio ! Isso nos faz lembrar Nicolau Maquiavel, filósofo Italiano, que ficou marcado pelo seu maquiavelismo, cujo significado segundo dicionário Aurélio é oportunismo.
Se todo esses embaraços viessem a acontecer seria um fato histórico, pois o prefeito Antonio Sobrinho e seus vereadores e seguidores sairiam dali frustrados com o ocorrido.
Por isso é que se diz que em política tudo pode acontecer. Casos como esses terão, sem sombras de dúvidas, vários desdobramentos; inclusive, poderá causar uma grande fissura entre o parlamentar e o grupo do governista. E quem conhece o prefeito sabe que ele não é de perdoar quem comete falta de ética política com ele, principalmente, se for pessoas de sua "confiança".

RAPIDINHA 1
MAIS RECONHECIMENTO
O deputado João Bosco Carneiro Júnior foi homenageado esta semana na cidade de Sapé. Essas honrarias têm sido mais do que justa, já que o parlamentar alagoagrandense tem desenvolvido um trabalho com eficácia na Assembleia Legislativa. Isso já são os frutos que o deputado começa a colher pelo que tem plantado em prol do povo paraibana. Júnior Carneiro tem realizado um trabalho exemplar na "Casa de Epitácio Pessoa", o que deixa a todos os alagoagrandenses e paraibanos extremamente orgulhosos. Torcemos que continue com essa performance.

RAPIDINHA 2
FOGO AMIGO
Um grupo de vereadores da oposição estão demonstrando bastante insatisfação com o ex-vereador e ex-candidato do grupo a prefeito de Alagoa Grande, na última eleição, Josildo Oliveira. Muitos desses parlamentares acusam Josildo de ter articulado a derrota dos vereadores Duca Chaves e Edvaldo Vieira à presidência da Câmara Municipal.

RAPIDINHA 3
NERVO A FLOR DA PELE
Ainda sobre o mesmo fato, alguns vereadores de oposição abalados com a derrota, alegam que se o deputado Júnior Carneiro não tomar nenhuma providência, em relação ao comportamento de Josildo Oliveira, poderão deixar o barco carneirista, pois já tem vereador dizendo: " Se ele ficar, eu saio".

RAPIDINHA 4
LENHA NA FOGUEIRA
Uma fonte fidedigna nos informou que o ex-candidato Josildo Oliveira telefonou para o vereador Marcelo para parabenizar pela sua vitória, fato que só veio colocar "lenha na fogueira" no relacionamento de Josildo e esse grupo de vereadores que já começam a pedir a "cabeça" do ex-vereador.




RAPIDINHA 5
O PREFEITO DE ZUMBI
Um secretário do atual governo municipal nos informou que a proposta para o vereador Jaílton votar na chapa da situação foi simplesmente ser o "Prefeito de Zumbi", ou seja, todos os cargos daquele distrito terá que ter o aval do parlamentar zumbiense.






RAPIDINHA 6
O NÚMERO 1

Na posse do secretariado do governo Sobrinho o mais aplaudido foi Dagoberto Fernandes, Nenen de Augustinho. Também, o homem de maior confiança do prefeito. Parabéns a Nenen. Esperamos que realize um bom trabalho à frente da Secretaria de Infraestrutura.






RAPIDINHA 7
COMEÇOU BEM
O presidente da Câmara de vereadores de Alagoa Grande, Marcelo de Canafístula, começou muito bem sua administração. Pelo menos, já se fala que Marcelo começou a colocar funcionários que estavam sem trabalhar  para exercer suas funções. Ponto para Marcelo.

JOSÉ GILDO DE ARAÚJO
JORNALISTA
DRT 4580/97