Nesses quase trinta dias de administração do Governo Sobrinho, podemos observar que, aos poucos, ele vem procurando dar uma conotação de querer buscar a sua própria luz, colocar sua personalidade. Todavia, quando se entra na prefeitura ainda se observa vários resquícios da administração anterior, dando uma nítida sensação de que o governo Bôda ainda persiste naquele lugar.
Basta olharmos para o quadro de secretário, parece que apenas mudou o prefeito, mas a estrutura organizacional permanece a mesma!
Na opinião daqueles verdadeiros amigos do prefeito Sobrinho, com quem temos dialogado, dizem que é preciso que o gestor dê ao seu governo uma nova identidade, afastando aqueles que irão trair o prefeito no próximo ano, quando chegar as eleições.
Um aliado de primeira hora de Sobrinho nos confidenciou esta semana de que ao ir à prefeitura e ao olhar de um lado viu um secretário remanescente do governo Bôda, quando entrou em outra sala, outro secretário do ex-prefeito Bôda. Com isso, sentiu-se um pássaro fora do ninho, ou seja, como se ele fosse uma pessoa estranha dentro do ambiente, mesmo tendo sido vitorioso.
Este amigo fiel de Sobrinho terminou dizendo que tem sido muito difícil para eles (sobrinhistas) ter que aceitar esse tipo de convivência, principalmente quando se sabe que muitos dos que estão no poder ficarão até o próximo ano, que será quando o ex-prefeito Bôda poderá chamá-los para uma conversa. E então, muitos estarão abandonando o barco de Sobrinho. "E AÍ É TARDE, INÊS É MORTA"... esse fato, poderá colocar em xeque-mate o futuro político do chefe do executivo de Alagoa Grande. "Eu fico muito preocupado", finalizou esse "fiel escudeiro" do prefeito Sobrinho.
A administração alagoagrandense, depois das eleições da Câmara Municipal, ficou ainda mais misturada. Como se não bastasse a quantidade de pessoas ligadas a Bôda em cargos importantes no governo, agora veio mais uma boa quantidade de gente colocada pelo vereador Jaílton de Zumbí, que acomodou no governo várias pessoas as quais votaram em Josildo para prefeito. E mais, tem também o povo do presidente da Câmara Municipal, Marcelo de Canafístula, que votaram em Beto nas últimas eleições.
Diante disso, está um governo extremamente "democrático", composto por diversas coligações político-partidarias, ou seja, um governo eclético, lembrando a lei da física, "corpos opostos se atraem".
Se o prefeito Antonio Sobrinho quiser "LUZ PRÓPRIA" dentro da política de Alagoa Grande, vai ser preciso formar um grupo sólido e forte, talvez seja a oportunidade de resgatar junto com seus "escudeiros fieis" a velha turma da época que deu apoio a Gilvan Freire quando naquele tempo, Sobrinho, mesmo sendo a terceira força, mostrou-se muito forte e quase batia o candidato do ex-prefeito Bôda, Arnaldo de Esperança.
Mesmo estando em início de gestão Sobrinho tem que mostrar à população a identidade de seu governo através de suas ações e dentro daquele projeto que mostrou a cidade, o qual lhe fez vencedor.
O povo quer ver a "cara" do governo Sobrinho e não um continuísmo do governo Bôda ou será que o prefeito irá aceitar a cômoda situação em ser só mero representante e pronto? Não! A população deseja de seu governante, um perfil diferente do tradicionalismo. Um governo moderno, inovador, pois foi assim que o atual gestor se apresentou ao seus conterrâneos no período eleitoral, com uma proposta progressista. Esperamos que "No final tudo der certo”, acreditando no longo caminho que ainda há para se percorrer.
RAPIDINHA 1
Esta semana estivemos conversando com alguns vereadores de oposição ao governo Sobrinho, e entre eles, o vereador Edvaldo Vieira. O fato é que o parlamentar nos apresentou um documento encaminhado pelo vereador Fabiano Luz ao Senhor Prefeito Constitucional de Alagoa Grande, Antonio da Silva Sobrinho. O curioso é que o documento foi recebido com o carimbo do gabinete do prefeito e assinado por Arluce Lima Cruz de Melo, que, segundo o vereador Edvaldo Vieira, é servidora do quadro efetivo da Câmara Municipal de Alagoa Grande, não estando à disposição da prefeitura. Ou seja, ela não está apta a assinar quaisquer documentos da prefeitura. Na última sexta-feira, o parlamentar Edvaldo Vieira esteve com o presidente da Casa Legislativa, Marcelo de Canafístula, e disse que: Ou ele, Marcelo, resolve isso, ou irá entrar com uma ação contra o que está acontecendo, pois a servidora é para estar na Câmara Municipal dando seu expediente normal como os outros funcionários, e não na prefeitura. Quem foi nomeada para ser secretária pessoal do Prefeito foi a filha de Arluce, e não ela, concluiu o parlamentar. (Documento em anexo). É bom o prefeito Sobrinho ou Marcelo resolver logo isso. Cuidado com funcionário fantasma, isso pode gerar problemas judiciais, como Improbidade Administrativa.
RAPIDINHA 2
O vereador Fabiano Luz, líder das oposições, encaminhou ao superintendente do INCRA, na Paraíba, Solon Alves Diniz, um requerimento aprovado pela Câmara Municipal, solicitando a perfuração e instalação de poços artesianos em diversos assentamentos do município de Alagoa Grande. Os assentamentos são os seguintes: Quitéria, Caiana, Sapé de Alagoa Grande, Assentamento Alagoa Nova, Coração de Jesus, Margarida Maria Alves II, Severino Ramalho, Maria da Penha I, Maria da Penha II, Severino Cassimiro, Monsenhor Luiz Pescarmona, Nova Margarida, José Horácio. Esse tipo de ação é o que engrandece qualquer político que se preze. E mais, o vereador Fabiano Luz tem uma grande influência com o superintendente do INCRA, já que se trata de uma indicação do Deputado Federal Benjamim Maranhão a quem o parlamentar alagoagrandense tem total acesso, já que o apoiou na eleição passada em Alagoa Grande, obtendo quase mil votos.
RAPIDINHA 3
Esta semana, ao chegar para ver "in loco" a obra do banheiro próximo ao antigo terminal rodoviário, um cano estourou mesmo na frente da construção, parecendo uma simbologia de alegria por está sendo, verdadeiramente, construído. Pelo que vimos, irá ficar muito bom e bonito. Uma obra simples, barata, que ninguém fez e que está causando bons dividendos para o Governo Municipal.
RAPIDINHA 4
Parece que depois de ser adiada a reunião que estava marcada para última quinta-feira, as coisas estão ficando mais serena entre os vereadores de oposição contra o ex-vereador Josildo Oliveira. Só tem uma resistência, a de Duca Chaves, que continua a dizer: "Dei minha palavra de lealdade a Júnior, mas se deixar Josildo, eu sairei do grupo, pois não vou ficar com quem denegriu a minha pessoa", concluiu o vereador Duca. Já os seus companheiros de bancada, dizem que estão só aguardando o deputado Júnior Carneiro dizer o dia da reunião, pois irão mostrar um áudio do ex-vereador Josildo Oliveira, dizendo impropérios com eles, parlamentares. Vamos aguardar.
RAPIDINHA 5
EXCLUSIVO:
Não se tem mais nenhuma dúvida, o ex-vice prefeito Beto do Sindicato irá mesmo se reintegrar ao grupo Carneiro. Esta semana, estivemos conversando com o líder sindical e ele afirmou: "Sou partidário, e que não faz política por interesses pessoais, e sim por sacerdócio". Mais adiante, ao falarmos que sua postura política e social é bem próxima com a do governador Ricardo Coutinho e a do deputado Júnior Carneiro, já que visam sempre o bem comum daquelas pessoas menos favorecidas, indagamos se isso poderia ser álibi (ferramenta), para essa reaproximação? Beto respondeu: "Não se trata de voltar. Se trata de conjunturas, e que essas conjunturas navegarão nesse sentido", finalizou Beto. Só resta agora um aceno do deputado Júnior Carneiro, pois "toda recíproca tem que ser verdadeira". Nos parece que o deputado Júnior Carneiro vem com bastante afinco para as próximas eleições. Está aglutinando muitas forças políticas.
RAPIDINHA 6
REPASSE ATRASADO
Na última sexta-feira, os vereadores tomaram conhecimento de que o repasse do duodécimo da Câmara Municipal não foi completo pela Prefeitura Municipal de Alagoa Grande. O repasse do Poder Legislativo tem que ser integral até o dia 20 de cada mês pela Prefeitura Municipal, do contrário poderá estar praticando uma inconstitucionalidade. É bom o prefeito Sobrinho tomar esses cuidados.
RAPIDINHA 7
O vereador Fabrício Fortunato parece meio triste depois da eleição da mesa diretora da Câmara Municipal. Alguns de seus colegas têm dito que o parlamentar sonhava em ser presidente e terminou vendo um dos seus arquirrivais no "trono", o vereador Marcelo de Canafístula. Mas, muitas oportunidades virão, e Fabrício ainda é bastante jovem.
RAPIDINHA 8
Um equipe de garis da prefeitura municipal participou esta semana de uma reunião com o prefeito Sobrinho. Na pauta, a volta da insalubridade que deixou de ser paga no governo anterior. Quem intermediou o encontro foi o vereador Cláudio Lúcio Barbosa. Os nossos braçais precisam ser valorizados.
JOSÉ GILDO DE ARAÚJO
JORNALISTA
DRT 4590/97
Link: http://jornalistagildo.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário