O prefeito Antonio da Silva Sobrinho, numa tentativa de implementar ao seu governo um aspecto de austeridade administrativa, começa a se deparar com alguns vícios que, muitas vezes, são praxe em nossa cultura.
Em seu pronunciamento na Câmara Municipal, quando da abertura dos trabalhos legislativos, ele não poupou críticas aos modus operandi como vinha funcionando a Secretaria de Educação do Município. Disse ter encontrado a prefeitura sem um ônibus funcionando, e mais, com um quadro elevadíssimo de funcionários "fantasmas". "Só na escola do CAIC existem 60 (sessenta) professores. Com a mesma quantidade de alunos, a escola de Zumbí funciona com trinta professores", disse o prefeito.
Diante da situação encontrada, o Chefe do Executivo declarou: "Chamei a Secretária de Educação e exigi dela que colocassem esses professores para trabalhar". Segundo Sobrinho, muitos desses professores ficaram com raiva dele, e o pior, “não querem ir trabalhar".
Continuando sua explanação e sua indignação com os professores, o prefeito disse: "Ainda vem com uma tal de dobra". " No meu governo ninguém fala em dobra". "Tudo isso está errado dentro da Secretaria da Educação".
E não ficou só por aí, ele disse ainda: "A Secretaria de Educação ainda criou um PCCE (Plano de Cargo e Carreira da Educação), não sei quem criou isso, onde um professor com mestrado ganha 100% de gratificação e um com doutorado 150%". E, mais adiante de sua fala, foi muito duro com os mestres e doutores, quando afirmou: "Esses cursos que estão dando aos nossos professores 100%, não são reconhecidos, ou seja, não têm valor legal". E desabafou no plenário da "Casa Legislativa" indagando aos parlamentares: "Nós podemos continuar pagando isso, para depois ir para a Cadeia?" E foi mais além, "Nove ou dez estão recebendo essas gratificações, mas EU NÃO VOU MAIS PAGAR", porque fizemos uma consulta ao CAPES, fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC), e 100% desses cursos não são reconhecidos". "Ainda tem 29 professores com esses cursos que estão engessando, querendo também receber". "EU NÃO VOU MAIS PAGAR".
Para o prefeito está havendo uma distorção, já que, nas Universidades Federais, “um professor com especialização tem uma gratificação de 20%, um professor Mestre de 40% e um com Doutorado 60%". Ao término de sua fala, ele disse que quer discutir com os vereadores um novo Plano de Cargos e Carreira da Educação. Finalizou dizendo:"Queremos fazer justiça a quem de direito".
Sobrinho é mais do que sabedor de que esse plano foi elaborado por quem está muito próximo a ele. Basta consultar quem era a equipe da Secretaria de Educação em 2005.
Só resta agora o Governo Municipal divulgar os nomes desse Mestres e Doutores que, segundo o prefeito, estão recebendo esses valores de forma irregular, já que ele mesmo afirmou que 100% não são reconhecidos. E fica a pergunta que não quer calar: quem já recebeu seus vencimentos com essas gratificações supostamente irregulares, irá devolver o dinheiro aos cofres públicos? Com a palavra o Governo Municipal.
A partir dessas afirmações do prefeito alagoagrandense, vemos que será preciso muitas mobilizações dos nossos mestres para que não venham a ter perdas exorbitantes em seus vencimentos, pois também significará um prejuízo enorme no ensino e aprendizagem de nossos alunos. Precisamos valorizar o professor, pois sem estímulo não se faz educação.
Por fim, é preciso muita cautela com os nossos mestres, pois eles são a esperança de uma nova educação para a nossa cidade. O grande filósofo grego Aristóteles dizia que "Um estado (município) só pode ser feliz caso mantenha nele virtude e prudência".
RAPIDINHA 1
RELEMBRANDO DR. JOÃO BOSCO CARNEIRO
Com um discurso eloquente, o Deputado Estadual João Bosco Carneiro Júnior participou, na última sexta-feira, em frente da Assembleia Legislativa, de uma manifestação dos Trabalhadores Rurais contra o Projeto de Emenda Constitucional da Previdência Social que Tramita na Câmara Federal. O objetivo desse projeto (vindo do Governo Federal) é acabar com diversas conquistas dos trabalhadores, principalmente, os da Zona Rural. O Deputado alagoagrandense fez um pronunciamento forte contra essa PEC da Previdência e se solidarizou com todos os presentes. No instante de seu discurso, o Deputado estava usando um boné dos trabalhadores, que significa luta e resistência contra aqueles que querem prejudicar os trabalhadores brasileiros. Em sua fala, o parlamentar ainda lembrou que quando prefeito desapropriou a sede da Usina Tanques. Finalizou lembrando a luta de seu pai, Dr. João Bosco Carneiro, em defesa do homem do campo, e homenageou em nome de Beto do Sindicato, a sua mãe Penha e seu Pai, José Horácio (in memoriam), ambos símbolos de luta e resistência. Ao final de seu discurso, foi bastante aplaudido pelos manifestantes presentes. Parabéns ao nosso Deputado.
RAPIDINHA 2
Por falar em manifestação pública, quem esteve logo após o ato com o Deputado Júnior Carneiro, em seu gabinete, foi o ex-vice-prefeito e sindicalista, José Wamberto. Segundo Beto, o objetivo do encontro foi para convidar o Deputado para participar de mais uma manifestação pública que realizar-se-á na próxima quinta-feira em Alagoa Grande no pátio do Teatro Municipal. Política é a arte do diálogo.
RAPIDINHA 3
O assessor do Deputado Júnior Carneiro, Marcos de Zumbí, esteve no início da semana passada participando de uma visita "in loco", na "Barragem de Acauã", juntamente com três vereadores da cidade de Ingá. A missão foi a de observar a situação de captação de água do local e enviar um relatório ao deputado Júnior Carneiro, que é o representante político daquela região. "Acauã" fornece água para as cidades de Itatuba, Ingá, Juarez Távora e o distrito de Zumbí em Alagoa Grande. Isso demonstra o comprometimento do deputado Júnior Carneiro com suas regiões de atuações políticas.
RAPIDINHA 4
CPI DO "FIO PRETO"
O deputado Júnior Carneiro, mais uma vez, mostra-se um parlamentar independente. Enquanto muitos deputados estão se negando a assinar a CPI do "FIO PRETO", o nosso representante, de forma altiva e independente, já assinou a lista para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito que visa investigar um possível golpe que a Energisa estaria aplicando nos consumidores paraibanos. É assim que se faz.
RAPIDINHA 5
Esta semana, o vereador Cláudio Barbosa visitou diversas obras que estão inacabadas e que o governo municipal deu início a recuperação, como a Escola da Usina Tanques.
RAPIDINHA 6
Quem também vem realizando diversas fiscalizações nas diversas áreas do município é o vereador Edvaldo Vieira. O parlamentar vem intensificando seus trabalhos também em visitas nas suas áreas de atuação. Esta semana Edvaldo fez mais um gol de placa. Depois de ter indicado Manoel Pereira de Aquino para Diretor da Escola Estadual Padre Hildon Bandeira, agora, conquistou o jovem Marcelinho, que foi "Cabo Eleitoral" do vereador Fabrício Fortunato na última eleição. Edvaldo está com todo gás.
O vereador Adauto Coutinho vem apresentando diversos requerimentos na Câmara Municipal em benefício do povo alagoagrandense. Nesse início de legislatura, Adauto tem sido o recordista de propositura. O parlamentar também tem acompanhado as obras que estão sendo reconstruídas.
RAPIDINHA 8
ARROCHO AOS FUNCIONÁRIOS DA FUNASA DE ALAGOA GRANDE
Uma fonte fidedigna nos informou que, a partir desta segunda-feira, por determinação do prefeito Antonio da Silva Sobrinho, todos os funcionários da FUNASA, que são cedidos ao Município, terão que trabalhar oito horas, ou seis horas corridas. Essa determinação, segundo a fonte, é que muitos desses servidores federais estavam em casa só recebendo. E tome chibata em quem não quer trabalhar.
RAPIDINHA 9
Esta semana estivemos na Câmara Municipal e tivemos uma conversa bastante a vontade, onde estavam presentes: o atual presidente Marcelo de Canafístula, o vereador e ex-presidente Duca Chaves, o vereador Adauto, os ex-vereadores e ex-presidentes Genildo Marques e Moacy Correia Agra, e este colunista, também ex vereador. Um bate papo descontraído.
RAPIDINHA 10
Queremos parabenizar o professor Manoelzinho, diretor da Escola Estadual Padre Hildon Bandeira, pela performance apresentada até o momento. São muitos professores, funcionários e alunos que estão elogiando o trabalho até agora desempenhado. Parabéns.
JOSÉ GILDO DE ARAÚJO
JORNALISTA
DRT 4580/97
Nenhum comentário:
Postar um comentário