A semana passada foi muito movimentada na vida política do Deputado João Bosco Carneiro Júnior. Primeiro, uma notícia bastante inusitada, quando um meio de comunicação do Estado divulgou que o parlamentar seria um dos postulantes a ser candidato na cidade de Patos nas eleições do próximo ano; notícia que imediatamente foi desfeita pelo próprio deputado. O fato é tão inócuo que mesmo havendo a confusão com homônimo Bosco Carneiro do sertão, ainda assim, resta numa notícia equivocada, tendo que em vista este último sequer era de Patos, pois residia na cidade de Cajazeiras e chegou a ser suplente de senador ainda nos anos de 80, como reza a História. A outra relação que o nosso deputado Bosco Carneiro Junior poderia ter com Patos, seria o fato de que seu pai, também na década de 80, então prefeito de Alagoa Grande, apoiou para deputado federal, o irreverente Edvaldo Mota, avô do atual deputado federal Hugo Mota, presidente da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Petrobrás; diga-se de passagem, realizando um grande trabalho.
Outro acontecimento que envolveu, em todos os meios informativos do nosso Estado, o nome do deputado João Bosco Carneiro Júnior, foi a aprovação de uma PEC Estadual (Projeto de Emenda à Constituição da Paraíba) de sua autoria, cuja matéria versa sobre o fim do voto secreto no julgamento das contas dos Governadores da Paraíba, atingindo o atual e seus sucessores. Há de ressaltar a polêmica de que parte da oposição ricardista suscitou que isto foi uma manobra do governo para melhor fiscalizar os parlamentares que se dizem da base situacionista, mas que na hora do voto muda sua posição, traindo, assim, a orientação do grupo aliado. Isso de forma nenhuma tira o mérito da postura do deputado Bosco Carneiro Júnior, pois ele está fazendo sua parte, é como dizemos no futebol, fez “um gol de placa”, ato que já entra para os anais da casa de “Epitácio Pessoa”.
Não podemos deixar de reconhecer o valor do parlamentar alagoagrandense que inicia seus trabalhos na Assembleia Legislativa, pela segunda vez, com uma performance positiva, dando-nos um exemplo de cidadania. São gestos como esses que enchem de orgulho os alagoagrandenses e, porque não dizer, todos os paraibanos que lhe confiaram o voto, além de deixar reflexivo aqueles que não sufragaram seu nome nas urnas.
Se o amigo velho de todos alagoagrandenses, João Bosco Carneiro (in memoriam) estivesse aqui compartilhando dessa semana midiática, com certeza congratularia seu filho pela desenvoltura do seu trabalho político que de tão salutar repercutiu até no alto sertão do Estado.
Diante de tudo isso, é justo darmos apoio ao parlamentar, para que ele continue quebrando paradigmas em prol de uma sociedade menos corrupta e com mais transparência. Ademais, cobrarmos para que ele possa trazer, através do Governador Ricardo Coutinho, obras estruturantes para o nosso município e outras regiões as quais ele representa.
José Gildo de Araújo
Jornalista
DRT 4580/97
DRT 4580/97