As eleições de 2014 mal acabaram e já se fala em 2016. O povo alagoagrandense tem, entre outras características, a arte de respirar política, e como não bastasse, já especula quem serão os próximos candidatos a prefeito do Município. É obvio que o nome do atual gestor (Bôda) é sempre comentado no meio político como eventual candidato a reeleição, embora esta opção seja de certa forma criticada por membros petistas do municipio.
Os petistas alegam existir um compromisso do Chefe do Executivo com o vice-Prefeito José Wamberto (Beto do Sindicato) para que este último venha a ser o futuro candidato a Prefeito, fato que não tem agradado algumas lideranças e correligionários do grupo "Régis".
Além desse embate interno, começam a correr por fora os nomes do ex-presidente da Câmara Municipal: Deda Ribeiro, que, a propósito, tem realizado um ótimo trabalho naquela Casa Legislativa. Há também o atual Presidente Genildo Marques que tem se consolidado como uma liderança, essencialmente no meio rural.
A oposição, por sua vez, está vibrando com a possibilidade de voltar ao poder, confiando no desgaste da atual administração e entusiasmado com a grande vitória do Deputado Junior Carneiro, principalmente, em Alagoa Grande com seus quase sete mil votos.
Dentro desse contexto, eis que surgem diversos nomes para compor a chapa majoritária do grupo "Carneirista". Fala-se muito no nome de Dona Ieda Carneiro, que além de ter desenvolvido trabalhos importantes por seus serviços notariais; é filha do ex-prefeito, José Ferreira de Paiva; esposa do notável Dr. João Bosco Carneiro, Prefeito três vezes de Alagoa Grande; e, mãe do Deputado e ex-prefeito João Bosco Carneiro. Com todo esse histórico, credencia-se como uma pre-candidata fortíssima para confrontar com a candidatura adversária, comandada ou encabeçada pelo Prefeito Bôda.
O vereador Josildo Oliveira é outro nome que vem ganhando musculatura política dentro do grupo, principalmente, depois do seu empenho na última campanha, quando participou com êxito das articulações que fizeram com que Júnior chegasse até à Assembleia Legislativa.
Por fim, não devemos esquecer que a eleição de 2016 vai ter um novo "divisor de água", o nome dele é Fabiano Luz, simplesmente o vereador mais votado da eleição passada com quase mil votos, fato que se repetiu no ano passado, quando do apoio ao então candidato: Benjamim Maranhão. É na realidade um político que vem se notabilizando de forma crescente e contante, tornando-se o político mais cobiçado por ambos os lados, devido a sua desenvoltura.
O quadro é inédito e respeita todo o pluralismo preceituado nas normas legais brasileiras. A diversidade de personalidades que Alagoa Grande pode apoiar traz um aperitivo a mais à atual situação política da cidade. Uma coisa é certa: um povo mobilizado com a desenvoltura política da cidade terá muito mais chances e oportunidades de crescimento. Vamos aguardar o que vem por aí, acima de tudo, vamos continuar analisando o que está por vir.
José Gildo de Araújo
Jornalista
DRT4580/97
Nenhum comentário:
Postar um comentário