domingo, 1 de março de 2015

RAZÃO E EMOÇÃO


Alagoa Grande, como muitas outras cidades interioranas, vem vivendo há décadas com a política sendo revezada entre dois grupos políticos: de um lado o grupo "Régis", comandado pelo atual prefeito, Hildon Régis Navarro filho (Bôda), e o seu pai, o ex-prefeito, Hildon Régis Navarro, os quais somados já chegam em torno de vinte anos à frente do executivo municipal; de outro lado, vemos a família Carneiro, que tem à frente o atual Deputado estadual João Bosco Carneiro Júnior, que junto com o seu pai, o saudoso João Bosco Carneiro, governaram, também por vinte anos, a terra de Jackson do Pandeiro.
O que podemos observar é que tanto Bôda, quanto Júnior têm se caracterizados por estilos próprios, tanto no relacionamento com seus comandados, quanto com os seus eleitores.
O atual prefeito possui um perfil administrativamente mais pragmático, técnico, em que a forma silenciosa de trabalhar é o que prevalece, por vezes, ao meio de muitas críticas, mesmo assim, não foge do alvo, buscando sempre materializar seus projetos, onde a razão fala mais forte.
Já o Deputado Júnior Carneiro procura fazer uma política mais humanizada, voltada para a valorização do bem comum, como dizia o grande filósofo grego, Aristóteles. Essa tem sido a tônica do grupo "Carnerista": administrar colocando a emoção, o sentimento à frente de quaisquer realizações materiais.
No entanto, não se deve jamais ofuscar a importância desses grupos políticos e familiar para a nossa gente. Cada um com suas peculiaridades, cuja rivalidade fica apenas no campo da política, nunca tendo atingido o lado familiar. Isto prova que mesmo sob o domínio dessas duas famílias, o povo alagoagrandense dá uma demonstração de que sempre respeitou os resultados político de forma democrática.
Diante de tudo que já vimos, eis que surge, pela primeira vez, uma grande chance de Alagoa Grande ter um Prefeito sem sobrenome "Régis" ou "Carneiro", mesmo que tenha o apoio de um desses grupos. Sobre polêmica redigirei no próximo artigo.

José Gildo Araujo
Jornalista
DRT 4580/97

Nenhum comentário:

Postar um comentário