domingo, 26 de abril de 2015

Ricardo Coutinho: Uma metamorfose ambulante

Quando nascemos, os primeiros passos são sempre acompanhados pelos nossos pais, e de acordo com o crescimento, começamos a receber os primeiros conselhos, o de ser trabalhador, respeitador e honesto. Essa é também a tônica do eleitor quando dar seu voto a qualquer político que vai nos representar, seja no legislativo ou no executivo. E ai, não temos nenhuma dúvida de falarmos do zelo com os recursos do cidadão paraibano por parte do Governador Ricardo Vieira Coutinho, que tem feito um governo austero, porém, profícuo, com um modelo inovador e eficaz de administrar.
O governo do Estado tem mostrado ao Brasil que aquela Paraíba, antes vista como um Estado retrógrado, acabou; pois, já estamos em outro patamar, cujo o objetivo é o de buscar o desenvolvimento visando a acompanhar os nossos vizinhos estados, como Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco, tendo em vista o quanto estes avançaram nas últimas décadas, deixando a Paraíba na retaguarda.
Para o avanço paraibano foram necessárias algumas medidas amargas, no início do primeiro governo, em que foram quebrados paradigmas existentes em governos anteriores. Hoje, qualquer cidadão, por mais ingênuo que seja, já observa, uma mudança considerável no governo ricardista. Está mais do que claro que a paraíba de hoje vem tomando um novo formato de Estado; prova disso é o ritmo acelerado e consistente do desenvolvimento aplicado pelo chefe do executivo estadual, que tem sido o grande responsável por essa metamorfose, a qual tem colocado a paraíba em lugar de destaque.
Um dos fatos marcantes do governo de Ricardo Coutinho tem sido a integração do povo paraibano. Ele tem gerado facilidades, essencialmente, ao menos favorecidos, como os que vivem nas pequenas cidades e em lugares longíncuos, quando ao construir estradas e, ainda mais, asfaltadas, faz com que muitas pessoas, agora possam visitar seus parentes e amigos que há tempo não os avistavam. Ademais, tem melhorado a qualidade de vida daquele povo, deixando, de uma vez por toda, o enclausuramento, dando-lhes liberdade plena.
Ricardo não para, além de realizar sonhos dos moradores do sertão, vale do piancó, cariri, agreste, vale do mamanguape e curimataú, com estradas, barragens e hospitais, vai ao brejo, e inspirado no grande governador paraibano, João Agripino, faz novamente todo o “anel do brejo”, asfaltando desde a BR230 até Juarez Távora, passando também, pelos municípios de Alagoa Grande, Alagoinha, Mulungu, Cuitegi e toda região de Guarabira. Diga-se de passagem, são obras em que podemos chamar de primeiro mundo, e mais as barragens de Araçagi (região de Guarabira), Pitombeira em Alagoa Grande, e está construindo novamente Camará para atender toda região brejeira. Tudo isso para que as pessoas possam usufruir de água em abundância para beber e viver, e nunca mais, venham a passar por uma catástrofe vergonhosa, como foi aquela de 2004, quando vidas  foram  ceifadas em Alagoa Grande e em Mulungu.
Então fica a pergunta, como é que um governante realiza tantas obras numa região em que foi tão desfavorável politicamente. Mas, esse é o estilo de governar de Ricardo Coutinho, trabalhar sem olhar, quem votou ou quem deixou de votar com ele, o seu objetivo é labutar em prol de todos os paraibanos indistintamente.
Com essa peformance, o governador Ricardo Coutinho, entra para a história, como um dos maiores administradores da paraíba, credenciando-se, cada vez mais, a uma possivel postulação a nível federal, pois tem se destacado como uma liderança nordestina, inclusive, fazendo um papel importante em defesa do nordeste sempre que participa em reuniões na capital federal.
Não surpreendamos, portanto, se nas eleições de 2018, aparecer o nome do governador da paraíba, Ricardo Vieira Coutinho, configurando em umas das chapas majoritárias para Presidente ou vice da república, tendo em vista que seu governo tem alcançado aprovação altíssima, já que tem  logrado  êxito. Para tanto, vem despontando, de forma estratégica, como um provável representante do nordeste em uma possível composição, pelo menos, é o que se observa dentro dessa sua trajetória política. Por enquanto, ficamos torcendo para que ele continue realizando uma administração repleta de sucesso para todos os paraibanos.

José Gildo de Araújo
Jornalista
4780/97

Nenhum comentário:

Postar um comentário