domingo, 8 de maio de 2016

Uma Candidatura Precipitada

Dois meses depois do lançamento da pré-candidatura do vereador Josildo Oliveira (PSB) para prefeito de Alagoa Grande, analistas e curiosos políticos da cidade têm manifestado que além de ter sido uma decisão precipitada, foi também "um tiro no pé", dado que é cada vez mais crescente o índice de rejeição do parlamentar.
É certo de que não restam dúvidas sobre o empenho de Josildo, que já tem realizado diversas visitas na zona urbana e rural da cidade, no entanto, tem sido relativamente inócuo; talvez até por um erro de estratégia, onde o momento é muito desfavorável para os políticos pedirem votos aos eleitores, dado o grau de descrença do povo com a classe política.
E há que se falar também sobre os murmurinhos de desaprovação dos eleitores para com o candidato indicado pelo deputado Júnior Carneiro, embora existam, ainda, alguns carneiristas tradicionais que o apoiam em qualquer decisão. Porém, vou mais  longe, existem membros da cúpula dos carneiros que acreditam -ainda!- na possibilidade da volta da ex-primeira dama Iêda Carneiro na configuração da cabeça de chapa, algo que nessas alturas é quase impossível. Mas, é aquela coisa: política acontece de tudo. Quiçá esse argumento esteja sendo usado para não afugentar, ainda mais, os seguidores do grupo para outras candidaturas.
Diante de tudo isso, paira sobre a população uma pergunta que não quer calar: Por que o deputado Júnior Carneiro escolheu o candidato terceiro colocado na pesquisa? Por que trocou o vereador Fabiano Luz, o parlamentar mais votado da história de Alagoa Grande, filho da terra, jovem em ascendência, vivendo um dos melhores momentos políticos de sua vida, por um candidato com uma rejeição política considerável, que dificilmente se reelegeria para vereador, e mais, que já havia renunciado a vida política devido aos seus desencantos com a vida pública, através de uma carta aberta a população.
Os comentários que surgem nos bastidores da política são de que,  antes de divulgar quem seria o pré candidato do grupo, o vereador Fabiano Luz era taxado como conspirador, e não inspirava confiança. Essa possivelmente foi fórmula encontrada para "queimar" sua postulação na cabeça de chapa no grupo.
Talvez por esses desenlaces é que Fabiano, de forma estratégica, tenha preferido ficar no solidariedade, pra não ficar subserviente a esses modos operantes. Bom, embora mantenha alguns cargos de pessoas de sua confiança no governo do estado, só o fato de não ter aceitado ficar no PSB, já demonstrou que é independente.
E mais se por a caso acontecer um rompimento total, irá desarticular, de uma vez por todas, a possibilidade do vereador Josildo vencer as eleições, além do partido correr o risco de eleger apenas um ou dois vereadores. Tudo isso é o resultado de uma política de certa forma ultrapassada, do tipo "eu mando, eu posso, eu faço". E assim, coloca-se candidatos sem aceitação popular, só porque fulano ou beltrano foi bonzinho comigo.
Não é essa política que o alagoagrandense deseja. O povo quer alguém que apresente projetos cujos os resultados sejam para tirar a cidade da crise em que ela vive, e não candidaturas de amizades.
Chega, queremos mudança e já! Precisamos resgatar a nossa terra para nós mesmos, para podermos recomeçar a nossa história e mostrarmos ao nosso estado, ao Brasil e ao mundo que aqui nasceu Oswaldo Trigueiro de Albuquerque Mello, um dos maiores homens públicos do Brasil; Jackson do Pandeiro, o Rei do Ritmo; Margarida Alves, uma das maiores lideres camponesas do Brasil ao lado da sindicalista Maria da Penha.
Será que uma pessoa de fora resolve um problema dentro de nossa casa? Mesmo assim é a nossa cidade. Reflitam alagoagrandense. O povo quer político que faça política pública, e não por ser amigo do Rei.
Para finalizar, como ficará o governador Ricardo Coutinho, que depois de ter realizado obras estruturante no município de Alagoa Grande, ver o seu partido colocar uma pré-candidatura, que até agora, não disse para que veio. É bom que Governador tome ciência da política de Alagoa Grande, para depois não dizer que fez por nossa terra, e o povo não votou no seu candidato. Não devemos votar em candidatos ruins, pois a vítima vai ser todos nós.
" O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem éticas. O que me preocupa é o silêncio dos bons". (Martin Luther King).

RAPIDINHA 1
O ex-vereador e empresário Duca Chaves foi perguntado pela ex-primeira dama Iêda Carneiro se ele pretendia apoiar a candidatura do vereador Josildo Oliveira. Duca, sem titubear disse: " Se a candidata fosse a senhora eu apoiaria, mas Josildo, tô fora".

RAPIDINHA 2
O ex-vereador Gilberto Marques da Silva, que se licenciou da prefeitura para ser candidato a vereador, nos garantiu que o prefeito Bôda é sim, candidatíssimo a reeleição. Saindo de Gilberto tem crédito.

RAPIDINHA 3
Nos bastidores da política a "briga" é pra saber quem poderá ser o vice em uma possível composição da chapa do prefeito Bôda, caso venha ser candidato a recondução na prefeitura. Podem ser: o vereador Marcelo de Canafístula, Sobrinho, e até mesmo Fabiano Luz, ou seja, vem muito diálogo por aí.

RAPIDINHA 4
O vereador Ronaldo Marques disse não ser impossível Bôda contar com o vereador Fabiano Luz na sua chapa, caso se confirme a postulação do Chefe do Executivo Municipal. "Ainda há muita água para passar debaixo da ponte".

RAPIDINHA 5
O Banco do Brasil de Alagoa Grande continua praticamente fechado, enquanto isso fica a população sendo obrigada a se deslocar para outros municípios, principalmente para sacar dinheiro, e o pior gastam lá fora, prejudicando o comércio da cidade, que já está fraco devido a crise, ainda vem mais essa. Com a palavra as autoridades constituídas de Alagoa Grande. Isso é uma vergonha. Há se Israel fosse  vivo, era movimento todo dia na porta do Banco.

RAPIDINHA 6
Por falar em Israel Guedes, quero parabenizar a OAB da nossa região por ter inaugurado uma sala para os advogados no Fórum da cidade. Temos certeza que aí teve o pulso firme de Dr. Valcides Muniz,  vice presidente da OAB da região do brejo. Alagoa Grande valorizando o poder judiciário!


JOSÉ GILDO DE ARAÚJO
JORNALISTA
DRT 4580/97

Nenhum comentário:

Postar um comentário